Fim do roaming na UE

Quando o teu telemóvel é um 4P, considera-se o preço que pagarias se tivesses o tarifário equivalente da operadora. Se estiver a interpretar bem o regulamento, tens direito a usar em Roaming o mesmo que quem tem um Unlimited L de 31,99€ (tarifário equivalente ao teu, mas fora de pacote).

Divides o preço (c/IVA) por 4,7355: 31,99 / 4,7355 = 6,76 GB

https://www.meo.pt/telemovel/tarifarios/unlimited
https://forum.zwame.pt/threads/fim-do-roaming.979395/page-2#post-14577724

Sim, continuas.

Só nao concordo que ele tenha 6,76GB em Roaming visto que ele so tem 3GB nacionais, logo creio que continue com esses 3GB em Roaming tambem :)
 
Se fizer chamada de uma rede nacional para números internacionais (do EEE), continuo a pagar certo? Esses números por acaso estão a fazer roaming em portugal... Sou vodafone red

Sim pagas a chamada, porque estás em PT a fazer uma chamada para um numero estrangeiro, independentemente se está em PT ou não

Eu fiz chamadas da Noruega para números norugueses e para a Espanha e não me cobraram dinheiro nenhum.. Tenho Yorn X 5GB, será que apanhei um bug?
 
Eu fiz chamadas da Noruega para números norugueses e para a Espanha e não me cobraram dinheiro nenhum.. Tenho Yorn X 5GB, será que apanhei um bug?
Não, não foi bug :) Ele perguntou chamadas de Portugal para fora. Cenário diferente é estar em roaming (fora do país de origem e ligar para outro país do EEE), que é o teu caso.

Os mercados dos países de origem não são regulados por Bruxelas. No caso português o mercado é livre.
 
@iAstroLeo ,
Sim só poderá ter sido um erro ou mais tarde ou mais cedo vai aparecer na facturação.

Eu já reportei noutra thread sobre roaming. Mas para quem está habituado a fazer chamadas internacionais não sei se reparou mas com este "fim do roaming" os tarifários das chamadas para os países da UE mudou radicalmente. Agora fazer chamadas para países dentro da UE custa uma pequena fortuna:

Vodafone PT:
http://www.vodafone.pt/main/particulares/tarifarios/comunicacoes-internacionais.html

MEO:
https://www.meo.pt/telemovel/tarifarios/tarifario-internacional

É assim que ele pretendem pagar o roaming aos operadoras. Agora a solução é usar VOIP e o plafon de dados enquanto se anda pela europa.
 
Basicamente deve ser a duvida que tinha, eu achava que, em roaming, apenas as chamadas para e desses país contavam, tudo o resto eram chamadas internacionais.
No fundo, desde Badajoz até aos arredores de Berlim estás em roaming e assim podes ligar aos mesmos custos tanto para Portugal como para Paris ou Florença.
Não esquecer que a Suíça não é UE.
É que o RU ainda é [emoji6]
 
Malta,

Já tínhamos referido, mas para que não restem dúvidas:
- Roaming: Chamada com origem fora de Portugal, com destino a qualquer país. As novas regras de Roaming só são aplicáveis no Espaço Económico Europeu, ou seja: União Europeia, Noruega, Islândia e Liechtenstein. Andorra, Suiça e Mónaco, por exemplo, não estão incluídos.
Casos práticos:
  • Estou em Espanha e ligo para Portugal: Aplicam-se as condições do tarifário nacional
  • Estou em Espanha e ligo para a Alemanha: Aplicam-se as condições do tarifário nacional
  • Estou em Espanha e ligo para o Canadá: Aplica-se o tarifário Roaming de cada operador
  • Estou em Portugal e ligo para o Canadá: Aplica-se o tarifário Internacional de cada operador
  • Estou em França e ligo para Itália: Aplicam-se as condições do tarifário nacional

- Internacional: Chamada com origem em Portugal, para outro país.

@Tomekk
Pelo menos no caso do MEO, o tarifário Internacional não sofreu alterações com a entrada do regulamento.

EDIT: Acrescentei exemplos práticos.
 
@Zeekyword

Talvez a maneira como reportei nesta thread os preços possa gerar alguma confusão. Mas sim chamada internacional é toda aquela que é feita para um número fora do pais ao qual o cartão está associado.

Acho que acabei por gerar mais confusão. Sim chamadas internacionais não tem directamente nada a ver com o roaming, mas pode ter influencia sobre as políticas tarifárias que as operadoras usam.

O uso do VOIP para chamadas internacionais dentro do UE é prático porque posso pagar 2centimos por minuto em chamadas internacionais para paises dentro da UE e não só usando dados moveis que são descontados do meu plafon nacional independentemente do país da UE onde eu esteja.
 
Bom pessoal vamos às novidades do meu caso em Roaming:

Cartão Moche Legend 500 MB
500 MB passaram para 3572 MB (2GB oferta de campanha para resposta de questionário + 1GB de oferta)

Cartão Yorn 500 MB
500 MB passaram a ter um pacote extra de 2070 MB

Banda Larga Móvel +GB
100 GB passou para 3170 MB

Redes utilizadas Vodafone De, E-Plus De, Telia N, N Telenor, Telia DK, Telia Se. Notem que o WhatsApp e afins são descontados do pacote que têm em roaming. Caso utilizem as redes sociais, o gasto é debitado do novo pacote. Os valores à pala estão só disponíveis para Portugal. O pacote de voz é exatamente o mesmo que têm em Portugal, podendo existir PUR. No meu caso não utilizo muito a voz, logo nem 100 Minutos gastei.
 
Tenho um Yorn X 5GB e quando fui para fora, recebi um pacote de dados para usar no estrangeiro igual (em quantidade de MB) ao remanescente do meu pacote nacional (eram 3,68 GB). Muito estranho. Fui o único?

As apps grátis (tendo em conta o limite geralmente imposto pelas operadores) funcionam no estrangeiro? Ou gasta desse pacote "estrangeiro"?
 
Tenho um Yorn X 5GB e quando fui para fora, recebi um pacote de dados para usar no estrangeiro igual (em quantidade de MB) ao remanescente do meu pacote nacional (eram 3,68 GB). Muito estranho. Fui o único?

As apps grátis (tendo em conta o limite geralmente imposto pelas operadores) funcionam no estrangeiro? Ou gasta desse pacote "estrangeiro"?

O Yorn X 5G tem uma PUR a rondar os 3.6GB para puderes utilizar em qlq país da UE.
A PUR das apps so se aplicam em Portugal.
Basicamente só tens o primeiro valor mencionado para usufruir na UE, mais os minutos/SMS ;)
 
Back
Topo