Se o lucro fosse o valor fundamental da criação de um produto não haveria Macs. A Apple já foi uma vez cegamente pelas métricas e afundou-se. O que TC não demonstrou é se tem visão sobre o futuro da computação que o distinga dos outros CEO's.
A diferença entra a era SJ e pós SJ é clara. A Apple nunca mais conseguiu se antecipar inovação face à concorrência em coisa alguma. A última vez que o conseguiu fazer foi com o iPhone 4 e a Siri e mais tarde o finger print reader. A partir nunca mais. Tem ainda muita coisa que está à frente da concorrência mas foi idealizada e realizada na era do SJ não depois. E essas coisas a concorrência tem vindo apanhar, uma após uma.
-
Apple TV Update ... vem tarde ... muito tarde.
- iWatch veio muito depois
- iTunes Streaming, muito muito depois
- Alexa, não tem, vem agora tentar lançar uma coisa que apanhe.
- Airplay, fantástico ... mas com muito pouca actualização. Resultado a concorrência já apanhou e ultrapassou (Google).
- Mac OS X touch strip. Vem numa era que a concorrência tem full screen touch no PC.
...
Entretanto tem abandonado alguma coisas inovadoras que fez. Por exemplo o Target Display Mode no iMac ...
A questão não é criar este ou aquele produto. Mas sim ter uma visão sobre a computação pessoal, como os múltiplos produtos encaixam nessa visão (visão de produto) e ter capacidade para fazer bem e melhor que outros de tal forma que convence o público a comprar.
Mas o que tem feito são melhorias sobre coisas visionadas na era SJ, melhor do que ninguém para já e o que faz em inovação já foi feito por outros e é discutível que seja melhor. Vale o efeito de alavancagem ou bola de neve em andamento como lhe queiram chamar.
Entretanto vemos a Siri a promover um filme, o Batman Lego.
Não sei. Eu gosto muito dos produtos da Apple mas o efeito Microsoft e Google já se está a notar sobre a empresa, quando era a Apple que tinha efeito sobre os outros dois.
Espero que este WWDC surpreenda pela positiva.