Wii Final Fantasy: Crystal Bearers (RPG, Square-Enix)

Sinceramente não deposito muito nas críticas, era óbvio desde o início que isto ia ser um jogo completamente diferente do FF normal, mas no entanto toda a gente espera um FF com batalhas por turnos e com 100 horas e analisam o jogo como tal. Isso e o facto de não haver uma ponta de markting para o jogo na América assim como a maioria dos "profissionais" do jornalismo continuarem a ignorar os jogos Wii não Nintendo, faz com que não haja tantas impressões como isso para tirar alguma "conclusão", ou o mais próximo que se pode chegar sem jogar o jogo.

Muito provavelmente é um bom jogo, não extraordinário, mas bom à mesma e que vai levar por tabela pelas razões já ditas.
 
Tenho ouvido falar de coisas tipo "tem tudo para ser um cult classic" as in: não é sem defeitos e decerto não é perfeito... Mas faz algumas coisas muito bem.
 
Pelos vistos, eu fui o unico a obter o jogo perto da sua data de lançamento :p vou deixar aqui as minhas impressões:
Antes de mais nada, o jogo ira ser uma decepção para quem tá a espera de um Final Fantasy, ou de um Final Fantasy Crystal Chronicles: isto é simplesmente um jogo de acçao/aventura que se passa no mundo de Crystal Chronicles. Eu ja tava mentalizado dessa ideia quando coloquei o jogo na wii, por isso nao tive nenhuma surpresa desagradavel :P.
Actualmente tou com 9 horas de jogo e tem sido uma experiencia agradavel e até viciante, os graficos sao muito bons para as capacidades da Wii e actualmente é um dos melhores jogos em termos visuais para Wii (em termos de third-party), a parte sonora tambem é agradavel tirando uma ou outra musica que aparece em "random encounters" (nao sei mesmo que nome dar) que é do mesmo genero como aquela musica inicial do trailer (western, muito animada). Em termos de longevidade nao posso dizer muita coisa, eu penso que esteja quase a meio da historia e ja ouvi dizer que a historia dura entre 11 horas a 15, mas acredito que com a exploraçao de tudo e tentar ganhar todas as medalhas de para umas boas 22,25 horas =).
Quanto ao ponto principal do jogo, a jogabilidade: antes de mais, nao á equipamentos (a nao ser earings, necklaces e rings (i guess) que podem ter status e aumentam conceitos basicos como range, focus, defense, attack e luck) muito menos armas, é simplesmente a vossa personagem e a sua habilidade como crystal bearer. Se isso é bom ou mau, sinceramente nao sei; por um lado, nao custava muito adicionar espadas ou qualquer outra arma em conjunto com a vossa habilidade para ajudar nas batalhas; mas por outro, parte da diversão das batalhas é causada devido a essa limitaçao, nos temos que pensar bem que objectos atirar para que monstros e se apanharmos algum monstro com habilidade em que inimigo devemos usar essa habilidade.E sim, o combate é basicamente atirar objecos contra monstros ou monstros contra monstros, mas cada monstro tem certas reaçoes, há objectos que tambem teem reaçoes e sempre que encontramos novos inimigos é divertido andar a experimentar tudo, a ver que resultado podemos obter e descobrir vantagens a usar para as batalhas: por exemplo, existe um inimigo a meio do jogo, que nao me recordo o nome, que faz summon de meteoritos contra a vossa personagem, e assim que os meteoritos aterram, nos podemos levanta-los e mandar contra o inimigo; existem inimigos que, se mandarem contra outro igual, transformam-se numa bola que se pode atirar contra outros inimigos; ha inimigos que podemos usar como bombas, assim como ha objectos que explodem etc.
Acreditem que pode parecer aborrecido, mas eu tou-me a divertir imenso com o jogo, tou a gostar da historia que, apesar de nao ser nada de especial, desvia-se um bocado da tradicional historia rpg com a personagem principal emo, mas acima de tudo o que me faz voltar ao jogo é a exploraçao do mundo enorme e tambem de novos inimigos; as primeiras batalhas poderam ser secantes, mas ha medida que vao progredindo e vao tendo mais jeito para os levantar e atirar, acabam por ser muitos divertidas (um pouco repetitivas no entanto).
Quanto a defeitos, existe um grande defeito que tenho aqui a apontar que me frusta: quando entramos num local onde existam inimigos, nos temos que os eliminar todos e depois "fechar" um pequeno portal que se encontra no ceu para obtermos um "life fragment" (como o nome sugere, é para aumentar a nossa barra de vida) e "limpar" o local, no entanto tanto as batalhas tem um tempo limite de cerca de 5 minutos salvo erro. Exactamente, nos temos um tempo limite para andar ali á luta com os bichos e ainda fechar o portal, e isto em sitios com dificeis acesso, ou com inimigos enormes que nunca encontramos e nao conhecemos as suas fraquezas nem a melhor estrategia para o matar, é muito chato porque assim que acaba o tempo limite, o local de batalha fica limpo e temos que voltar a esperar mais uns 3 ou 4 minutos ate os inimigos aparecerem de novo.
Mesmo assim aconselho o jogo, nao é dos melhores final fantasy nem dos melhores crystal chronicles que há, mas é dos melhores jogos de acçao/aventura que existe na wii ;).
 
bem chegou hoje e joguei 1 hora e meia, o jogo não é tão mau como fazem querer, é simplesmente diferente de final fantasy. Acho que gostavam mais do jogo se não tivesse final fantasy no nome.
 
bem chegou hoje e joguei 1 hora e meia, o jogo não é tão mau como fazem querer, é simplesmente diferente de final fantasy. Acho que gostavam mais do jogo se não tivesse final fantasy no nome.
Infelizmente as pessoas não sabem julgar as coisas pelo que são, mas pelas expectativas que têm na cabeça.
 
Joguei este jogo há já uns mesitos e ainda o voltei a repetir. Nutro um especial carinho por este jogo mesmo sabendo que não foi o melhor RPG feito para a Wii. Na verdade não é um RPG e sim um jogo de acção mas sempre que olho para ele só o vejo como um RPG. Faltou mais qualquer coisa para ser um verdadeiro jogo de acção e também não é um verdadeiro RPG.

Porém foi o primeiro jogo que encontrei na altura que reunia as 3 coisas que mais valorizo num jogo - cutscenes à medida que a história avança com vozes (odiei Legend of Zelda Twilight Princess exactamente por esta falha), bons gráficos (os deste jogo eram simplesmente maravilhosos) e uma história com sentido e que nos prende a ela. Uma vez que estes três pontos fizeram-me o dia, consegui ignorar a sua fraca jogabilidade em termos de combates e a falta de desafios que o jogo possa proporcionar. É também muito curtinho. Umas 12 horas são necessárias para terminar para quem não quer zerar o jogo completamente. Ainda tentei zerá-lo mas a minha paciência não me permitiu recolher todas as medalhas e derrotar todos os monstros com as fracas ferramentas de batalha. Uma espada nas mãos do Layle teria torna tudo mais viciante.

Sei que agora começaram a surgir os verdadeiros RPG/acção para a Wii, pena que só vieram no final do tempo de vida da consola, mas este foi um dos primeiros jogos trouxe algo novo para a Wii.
 
Última edição:
Back
Topo