PS Final Fantasy IX

um dos meus jogos favoritos de todo o tempo.

adorei quando joguei ha mais de 15 anos. lembro-me de o ter encontrado à venda a versão platinum, numa loja de música, mas como nao tinha dinheiro comigo na altura, foi esconder o jogo atrás de uns jogos de ps2 fatelas, correr a casa e buscar dinheiro lol

pena não terem feito um remake deste (em vez de um remaster)

já agora:
 
Este é o único Final Fantasy que quero jogar depois de ter acabado o VII (que até nem gostei assim tanto, por estranho que pareça) e o VIII (grande jogo).
Tem toda a cara de ser o jogo mais underrated da saga.
 
Tinha começado isto a meados de Setembro do ano passado, mas terminei-o hoje.
Demorei este tempo todo porque já tinha ido ao fim há alguns anos e estava a jogá-lo do início ao fim pela terceira vez e portanto a minha intenção era simplesmente ir jogando de vez em quando, sem pressa indo intercalando com a ausência de jogos. E a verdade é que continua a jogar-se muito bem.
Ao ver os créditos dá-me pena assistir à decadência dos grandes estúdios japoneses e ver como têm perdido o encanto pelas histórias. Neste jogo em particular, o desenvolvimento de cada personagem é muito bem feito. O mundo em si é bem estruturado e cada personagem brilha sem monopolizar totalmente todo o propósito. O grupo é equilibrado, e é notável o crescimento de cada uma ao longo da aventura, dando a sensação que não estão só apenas a evoluírem de nível com as batalhas, mas também a amadorecerem com o rumo dos acontecimentos do jogo.
Este, com 20 anos em cima, feito para uma plataforma de 32 bits, ainda mete uns quantos jogos feitos hoje num canto. Por vezes um enredo simples e bem montado é mais do que suficiente para fazer brilhar um grupo do início ao fim. É o caso deste Final Fantasy IX que para além da narrativa, tem também um sistema de batalha e de evolução muito simples e divertido.
 
Cheio de vontade de voltar a fazer uma run deste clássico...​
Eu também tenho pensado nisso :)
Provavelmente faço outra playthrough e desta vez devo testar um mod (ainda não sei qual), para a experiência ser algo diferente.

Lembro-me bem que quando era mais novo estava sempre a trocar o FFVII e o FFIX como o meu jogo favorito.
Apesar de que atualmente digo que é o VII, existem dias em que até estou mais virado para o IX.
Aliás no meu sistema de pontuação pessoal o FFIX até está mais bem cotado.

O que este jogo faz muito bem é a introdução das personagens e cria desde o início uma forte dinâmica entre os 4 primeiros elementos da party (com diálogos muito divertidos). Só isso agarra-nos logo para querer completar o resto do jogo.
Os eventos da história estão muito bem encadeados e dão-nos a conhecer o mundo ao ritmo certo.
A maneira como se aprende habilidades está muito bem feita e dá outro propósito aos equipamentos.
Considero que tem a melhor banda sonora da série e talvez de qualquer jogo que joguei.
Gosto muito dos minijogos, até do jogo de cartas que muita gente não achou piada.
A exploração com o Chocobo também é um ponto muito positivo.
Além de o jogo ter um tom mais brincalhão também tem os seus momentos de forte impacto emocional.

A Square fechou a era da PS1 (para mim a melhor) com chave de ouro respeitando as origens da série e ao mesmo tempo inovando vários aspectos.

É de facto um jogo bastante especial para mim.
 
Back
Topo