PS2 Final Fantasy XII (Square-Enix)

bubsy vbmenu_register("postmenu_1464936", true); eu n critiquei própriamente o sitema de combate. Claro que odeio o sistema de esferas, mas a história em si, e as personagens, está diferente, não gosto, n considero isso um FF
 
Mas o meu post nem era propriamente uma resposta directa a qualquer outro post. Nem vinha aqui falar do FFX, logicamente, mas como entretanto li algumas opiniões negativas aproveitei para dar a minha - que é positiva -, que penso nunca ter dado anteriormente neste fórum.
 
Bom.. eu Começei a jogar deste o FF VII, tenho adorado imenso a saga final fantasy desde aí, correndo para as lojas para o comprar no primeiro dia. O que gostei mais possivelmente foi o X, apesar de o tidus ser por vezes irritante, adorei o conceito e o jogo em sim.. reparem.. até me fez chorar ;) .. adorei imenso.

o x-2 foi o descalabro.. a cena do girl power e das tanguinhas, do pop e dos vestidos, fez me vomitar cor-de-rosa (yah assim tão mau). foi desde aqui que a square se uniu ao consumismo.

Já repararam que desde a união com a enix, que a square não faz nada de REALMENTE bom, só faz coisas boas, não muita boas, como dantes fazia.. Metam mas é o Uematsu a fazer musicas que a gente adora o gajo (fez musicas dos ff até ao X) ..

dito isto, acho pelo que joguei o 12, frakito honestamente... e por favor.. metam os turnos de volta, eu não quero saber se o jogo parece menos real com turnos, o jogo não é suposto ser real!! Não tentem alterar uma formula que sempre ganhou, eu jogo o Final Fantasy para me abstrair as vezes da vida real, e porque adoro estar descontráido a jogar.. qual é a cena do real time? se quiser jogar devil may cry, jogo, mas não misturem as coisas por favor!! .. devo dizer-vos que não vou comprar o ff 12 nem possivelmente mais nenhum..

Final fantasy perdeu toda a fantasia que tinha.. :(
 
Já repararam que desde a união com a enix, que a square não faz nada de REALMENTE bom, só faz coisas boas, não muita boas, como dantes fazia.. Metam mas é o Uematsu a fazer musicas que a gente adora o gajo (fez musicas dos ff até ao X) ..

Hmm, já jogaste Dragon Quest VIII? Eu cá diria que é um verdadeiro jogão. Assim ao de leve parece um joguinho, é verdade, mas depois vai-se a ver e torna-se num jogão. Os japoneses é que são espertos, viram perfeitamente que o Dragon Quest VIII tinha algo que os FF's estão a perder: alma.

É um problema inerente à indústria hoje em dia. Querem-se coisas pretensamente adultas, quer-se parecer cool, dominar a tecnologia, projectar-nos para um futuro cada vez mais metálico, e depois dá no que se vê. Mas isto sou eu, que cresci nos anos 90, uma época em que os jogos eram produtos primariamente de distracção.
 
Mas o meu post nem era propriamente uma resposta directa a qualquer outro post. Nem vinha aqui falar do FFX, logicamente, mas como entretanto li algumas opiniões negativas aproveitei para dar a minha - que é positiva -, que penso nunca ter dado anteriormente neste fórum.

Claro, e só fizeste bem, cada um tem a sua opinião...
 
Bem malta... eu sou um tipo k liga aos gráficos. lololol

A história, para mim, deve ser saboreada com inocência. Devemos deixar os pormenores cativar-nos e deliciar-nos. Não estar constantemente a comparar e a analisar e procurar minuciosamente os clichés e semelhanças com outros títulos e histórias. Devemos deixar o pensamento de lado e jogar com o coração. É o k tento fazer... até pk se fosse a ser mto critico, ás vezes passava mto tempo a chorar o meu dinheirinho :P

Agora a nivel de jogos...

O XII é bom. Os graficos falam por si... os loads, depois de um período de habituação, a pessoa já nem liga mto e a história é razoavel. Tem os seus momentos, como por exemplo o inicio, k revela grande qualidade e um desenrolar cativante.

O VII não gostei... talvez a história fosse cativante, mas os gráficos eram sofríveis... Eu joguei-o na altura em k saiu para a playstation. E na época havia mtoooo melhor em 3D. Mão circulares sem dedos, tudo feito em grandes poligonos sem uma ponta de requinte. Para fazerem como fizeram bem podiam faze-los em 2D, como em suikoden e nos rpgs da velhinha super nintendo.

O X cativou-te até pelo nível gráfico mto bem conseguido e por uma história cativante. Acerca de destinos e da nossa incapacidade de fugirmos a eles sob pena de cairmos na obscuridade e na insignificância. Gostei... mas realmente o sistema grid complicava bem as coisas. Mas sinceramente gostei do jogo. Tanto k comprei o X-2(que ainda não joguei, mas tenciono... :p)

Isto é tudo discutível... mas axo k os gráficos contribuem mto para a magia. E no VII por vezes tinhamos de nos encostar ao ecran para perceber bem as acções das personagens nos videos. Tal a confusão a nível gráfico. Sofrível sinceramente... Mas isto são só opiniões :P
 
FFXII - A minha review

Demasido hype + Influências da nova geração + Demasiado tempo à espera = Desilusão :Sad_anim:

Infelizmente a meu ver é verdade, o jogo que poderia ser considerado o ultimo grande jogo de RPG para a PS2 acabou por me deixar desiludido (não completamente desiludido mas desiludido na mesma)

Vamos por partes:

Os graficos

Talvez sejam os melhores da serie mas perderam parte do brilho dos seus antecessores, apesar do jogo ser (supostamente) vocacionado para uma clientela mais "madura" os mundos dos FF eram mundos de fantasia que parecia que brilhavam, a luz neste FF parece que escasseia e isso descaracteriza logo desde inicio o jogo.
Os FMV's do jogo são muitos (talvez até demais) e os melhores que já vi.

A historia

O tipico de um FF, uma linha de historia unica com sidequests para apimentarem um bocado o jogo. (Não vou entrar muito em detalhes) Sem grandes twists & turns, sem grandes surpresas, é quase como um filme do James Bond, um tipo vê as coisas a virem um tempão antes das mesmas acontecerem, ao ponto de uma pessoa não se sentir atraida pelo jogo ao ponto de "suspender" o resto da vida so para ver o quê que vai acontecer a seguir (como me aconteceu com o FFVII ou o FFVIII).

O feeling

Infelizmente o FF Tactics não foi lançado no velho continente pelo que eu não sendo um possuidor de uma consola chipada não o pude jogar e presumo que parte da historia mes esteja a passar ao lado mas mesmo assim fiquei com a sensação que tinha dado um salto atras no tempo e e estava a jogar no mundo do FFIX, isso quer pelo tipo de personagens que o povoam quer pelo facto de o personagem principal ser um ladrão (acho que so lhe falta a cauda e as namoradas para ser um remake do Zidane). (Há mais similaridades com o FFIX durante o decorrer do jogo mas não as vou revelar visto serem spoilers)

A jogabilidade

A evolução das personagens tem duas vertentes, voltou a haver uma evolução em niveis que nos sobem o HP e MP (coisa que tinha desaparecido no FFX) e foram buscar uma variação da gridsphere do FFX para as skills, feitiços, equipamento, etc. O conceito em si até está porreiro MAS acho que o facto de termos de comprar as skills e feitiços para os podermos usar é um bocado redundante demais.

O novo sistema de batalha a mim foi o que mais desiludiu, as batalhas aleatorias e o ATB eram o coração de todos os FF que já joguei até agora e acabaram com os dois. Bem... acabaram e não acabaram... se um tipo desligar os gambits e a cada acção de cada personagem lhe der novas ordens os turnos quase que lá estão (já que se um tipo jogar em wait a acção para enquanto damos a ordem) e deixamos de andar às voltinhas para ter batalhas, começamos é a entrar e sair de salas para que os monstros que lá estavam reapareçam (um dos problemas é que é so mesmo quase). Agora o que eu não perdoo à Square é mesmo o facto de ter dado um feeling quase MMO a um FF, as batalhas que eram algo de ordenado com os nossos personagens de um lado e os inimigos do outro acabaram agora parece um "Tudo ao molho e fé em Deus" que até doi, situação essa agravada pelo facto do controlo da camara as vezes desajudar mais do que ajuda o que ajuda à confusão. Em cima disso acrescento ainda o facto dos ataques "especiais" pelo facto de serem fmv's passam por cima de factos tão simples como é a presença de outros personagens mesmo ao lado que desaparecem como que por encanto da animação quando o ataque é efectuado.

O som

Tudo bem que o Uematsu saiu da produção do jogo mas alguns dos temas que fizeram a historia da serie FF continuam por lá (se bem que com outros arranjos), os outros temas no geral ouvem-se bem, duvido que apareçam no proximo alinhamento do Play mas não são tão maus como os vejo a serem criticados.

Lifespan / Replay Value

Dependendo como for jogado é jogo para muitas horas, os sidequests e as caçadas dão para um tipo se ir entretendo, agora recomeçar o jogo do inicio para o voltar a acabar... duvido... so se entretanto encontrar alguma coisa que realmente valha a pena quando começar a ler os FAQS do jogo.

O melhor:

Os graficos
Os FMV
Duracell (dura... dura... dura... ou pelo menos dá essa sensação ;))

O pior:

Não ser um "Final Fantasy"
O controlo da câmara
A historia semi-interessante sem momentos realmente marcantes e sem gosto de "quero mais"

Nota Final: 8/10

Pode parecer um bocado estranho uma critica negativa com uma nota alta mas este jogo com qualquer outro nome que não fosse FINAL FANTASY seria um optimo jogo de RPG, agora com todas as alterações que houveram o jogo não merece o nome que possui, tudo bem que está lá todo o lore comum aos Final Fantasy como Moogles e Chocobos mas o jogo não está à altura do titulo de Final Fantasy e muito menos do melhor Final Fantasy já feito como li em algumas revistas.

Acrescente-se a isso o facto de termos esperado quase um ano que o jogo cá chegasse e o tamanho da desilusão aumenta ainda mais.
 
Bem malta... eu sou um tipo k liga aos gráficos. lololol
(...)
A história, para mim, deve ser saboreada com inocência. Devemos deixar os pormenores cativar-nos e deliciar-nos. Não estar constantemente a comparar e a analisar e procurar minuciosamente os clichés e semelhanças com outros títulos e histórias

De facto o teu post é prova disso... dizes que as falhas na história deve ser ignoradas (por outras palavras) mas és minucioso a analisar os gráficos de um jogo como o FF7. :wvsore:

"Saborear com inocência"? Infelizmente após jogar muitos jogos e ver muitos filmes fica difícil aturar certas coisas...

Se a falta de polígonos na mão dos personagens te faz ignorar um dos melhores jogos de sempre então só deves jogar mesmo pelo eye candy. Quanto aos vídeos serem confusos não faço ideia ao que te estás a referir... os FMV do FF7 eram bastante bons.

Cada um tem as suas prioridades mas não consigo deixar de estranhar como aturas certas coisas em prol de gráficos.

Eu pessoalmente adoro grandes gráficos e art mas se passado 1 ou 2 horas se não tiver jogabilidade que o sustente o jogo vai pa prateleira e não pego mais nele. :wvsore:

Adorei o KOTOR, acho que é um dos melhores RPG's de sempre e também aturei os loadings do jogo mas apenas porque tem uma história memorável (melhor que a dos filmes...) e personagens e quests fantásticas. Os gráficos eram aceitáveis.

Enfim são opiniões e respeito o teu gosto :)
 
Última edição:
Se formos a ver o ffVII tb há kem considere algumas tiras da história um ripoff... :P

Os gráficos de ff7 eram mto poligonais na altura e havia certas sequencias k se tornava dificil compreender. viamos apenas uma cambada de poligonos a flutuar pelo ecran... lol Os fmv eram bons e os do resto do jogo? Com as personagens num 3D rudimentar e os ambientes em 2D? como por exemplo no na primeira vez k eles estão no comboio. Onde devido ao tamanho das personagens tens pouca definição acerca dos seus gestos e embora dê para compreender o k estão a fazer nota-se uma grande pobreza gráfica...

Eu gosto mto de uns bons gráficos k me cativem e a história se formos a ver... já vimos tudo o k aparece lá em qq lado. lol nem k seja num rpgzinho cheio de pó...

"Saborear com inocência"? Infelizmente após jogar muitos jogos e ver muitos filmes fica difícil aturar certas coisas...
O teu problema não é esse. Provavelmente é k mal começas a jogar qq coisa, refletes acerca das tuas experiencias anteriores e não achas k alguma chega aos calcanhares dakelas. A coisa é k qq jogo, qq hstória, qqs gráficos partem sempre de uma base de influencias. Logo não existe nenhum jogo verdadeiramente original e nenhuns gráficos verdadeiramente revolucionarios. A pessoa tem é de deixar envolver pelo jogo, feito para nos cativar. Cada um à nossa maneira, seduzido pelo k a nossa mente gosta mais... :P

Eu ligo ao gráficos pk se não compreendo o k vejo, embora a história me ressoe não sou cativado pelo aspecto geral. Os gráficos contribuem mto para o jogo.

Eu tb respeito a tua opinião... simplesmente na altura sendo fan de rpgs, especialmente de snes, akele não me encheu as medidas.
 
Última edição:
Korben_dallas, algusn dos FMV do ff7 tavam tão mal feitos... uiii, só isso é que metia dó, por de resto, os graficos estavamn um espanto :D
 
O novo sistema de batalha a mim foi o que mais desiludiu, as batalhas aleatorias e o ATB eram o coração de todos os FF que já joguei até agora e acabaram com os dois. Bem... acabaram e não acabaram... se um tipo desligar os gambits e a cada acção de cada personagem lhe der novas ordens os turnos quase que lá estão (já que se um tipo jogar em wait a acção para enquanto damos a ordem) e deixamos de andar às voltinhas para ter batalhas, começamos é a entrar e sair de salas para que os monstros que lá estavam reapareçam (um dos problemas é que é so mesmo quase). Agora o que eu não perdoo à Square é mesmo o facto de ter dado um feeling quase MMO a um FF, as batalhas que eram algo de ordenado com os nossos personagens de um lado e os inimigos do outro acabaram agora parece um "Tudo ao molho e fé em Deus" que até doi, situação essa agravada pelo facto do controlo da camara as vezes desajudar mais do que ajuda o que ajuda à confusão. Em cima disso acrescento ainda o facto dos ataques "especiais" pelo facto de serem fmv's passam por cima de factos tão simples como é a presença de outros personagens mesmo ao lado que desaparecem como que por encanto da animação quando o ataque é efectuado.

Exactamente o que sinto...

Porque é que eles alteram uma formula que ganha? não percebo... Turnos faz parte do FF.. por que alterar?

mais pareço que estou a jogar WOW, e isso não deveria acontecer <.<.

acho que já disseste todo o resto.. o jogo é ok para um rpg.. mas mau para um Final Fantasy.. infelizmente, de fantasia este não tem muito ;(
 
Ao contrário de muitos aqui do fórum, achei a nova mecânica deste Final Fantasy uma lufada de ar fresco, apesar de ser um pouco extrema em relação à "tradição" da série.
O jogo vai buscar inspirações ao final fantasy XI, não o digo só a nível da jogabilidade , mas também a nível de paisagens e cenários, quem o já jogou sabe o que eu digo.
A história em si agradou-me em relação ao X, pelo menos do pouco que vi, o jogo deu-me um bom "feeling" para ficar preso ao mesmo.
De certo modo o jogo vai buscar as características dos turnos dos jogos anteriores (ATB) e seleccionar as acções das outras personagens durante a batalha.
Enfim quem gostou de Vagrant Story/FFIX/FFXI a nível de aparência, acho que não vai ficar desagradado com a experiência deste jogo.

Cumps
 
Ao contrário de muitos aqui do fórum, achei a nova mecânica deste Final Fantasy uma lufada de ar fresco, apesar de ser um pouco extrema em relação à "tradição" da série.

Uma lufada de ar fresco seria apenas o sistema de licenças, isso em conjunto com o acabar com o ATB e com os combates aleatorios foi um vendaval... ou pior ainda um terramoto já que danificou completamente as fundações que fizeram desta serie o que é (ou era) :P

Eu não considero o FFXI como um FF mas um MMO em que a Square aproveitou o nome e parte do Lore de uma serie de sucesso para lançar um MMO, infelizmente nem nisso foi muito original ja que SEGA já tinha feito o mesmo com o Phantasy Star :P
 
Bem compreendo , que nem todos gostem, lá está podiam ter aproveitado outro nome para o jogo, mas o sucesso seria diferente...Além do mais o responsável pelo jogo é diferente , logo também seria de esperar mudanças.
Não posso aconselhar o jogo a pessoal que está mesmo à espera de final fantasy, apenas que o vejam como se não fosse um.
Na minha opinião a square devia começar a dar outro nome aos seus títulos.
 
tou agora a jogar o jogo. .e honestamente. a história até me está a interessar, no entanto ter que jogar este FFXI em versão server privado e particular, tá me dar cabo da vontade ... omg.. odeio tanto este novo sistema de batalhas..

por favor da proxima vez que fizerem estas porcarias não lhe Dêm o nome de final fantasy, não tentem enganar os Final fantay fans que compram estes produtos acreditando na qualidade square (mais concretamente FF series).. pff.. va lá que isto é emprestado.

prolly ainda vou é começar o FFX outra vez para relembrar o que é um bom Final Fantasy.. tb estou com vontades de jogar o VII again :>
 
O FF13 para a a PS3 vai ter duas versões. Uma versão normal. E outra parecida com este FF12.

E ambas as versões são feitas por developers diferentes da square.
 
O FF13 para a a PS3 vai ter duas versões. Uma versão normal. E outra parecida com este FF12.

E ambas as versões são feitas por developers diferentes da square.

LoL uma versão pra canalhada outra pros cotas... é bem é bem ;)

Deve ter vindo da chuva de reclamações que este deve ter tido dos jogossauros como eu pq os primeiros trailers que vi apontavam era para para um sistema tipo o do FFXII :(

Vamos la a ver o que sai disso... nunca se consegue agradar a gregos e troianos :P
 
Isso do 13, quer dizer que uma é baseado nos mais antigos e outra baseada nos mais recentes? Sei que vão haver 2 ou 3 (13, versus 13 e axo que ainda havia outro)

Eu fico-me pela verssão mais classica :D
 
Back
Topo