Multiplataforma Final Fantasy XII The Zodiac Age (Square Enix)

Acabei de derrotar o Bushfire, e devo ter perto de quatro horas de jogo. Curiosamente, começo olhar para ele de outra forma. As personagens começaram a ganhar algum carisma. O início é um pouco assustador, com poucas falas e sem grande relação com as personagens secundárias. O sistema de batalha está jeitoso, embora o sistema de progressão - licença - parece-me um pouco meh em algumas coisas. O sistema de gambits tal como prévia e já tinha lido funciona de facto muito bem, embora ainda esteja curioso para ver como funciona em batalhas mais complexas e com mais monstros.
Os cenários também melhoraram significamente. Confesso que desertos e ambientes do género não são o meu forte, e portanto só agora é que a coisa começou a mudar de figura. A banda sonora nem sempre encaixa bem nos momentos, sendo para mim a coisa que menos estou a gostar, apesar de ter uma ou outra melodia que até tenham apreciado, sinto falta das músicas clássicas de jrpg.
Resumindo, está a ser bacano.
 
Tem sido uma maratona, mas tem sido também uma maratona agradável jogar isto. Em principio, amanhã já terei a review a isto pronta.

Mas voltar a jogar isto fez-me ver certas coisas que me tinham passado um pouco ao lado há 10 anos atrás. Falo em particular da posição dos protagonistas e de Vayne na história. Além de todas as jogadas políticas de bastidores, não existe uma separação clara de quem é o herói e quem é o vilão.
 
Tem sido uma maratona, mas tem sido também uma maratona agradável jogar isto. Em principio, amanhã já terei a review a isto pronta.

Mas voltar a jogar isto fez-me ver certas coisas que me tinham passado um pouco ao lado há 10 anos atrás. Falo em particular da posição dos protagonistas e de Vayne na história. Além de todas as jogadas políticas de bastidores, não existe uma separação clara de quem é o herói e quem é o vilão.

Acho que essa é a beleza deste FF. Em todos os outros, há sempre um protagonista e um vilão claro. Neste, quem é o verdadeiro protagonista? O Vaan porque aparece primeiro? A Ashe porque é a princesa/rainha? O Balthier porque é o pirata/Han solo? Ou até o Basch, por ter sido incriminado e querer vingança? Vamos excluir a penelo e a fran porque são sidekicks. Acho que tens um elenco verdadeiramente forte e podes identificar-te com quem quiseres. O Vayne faz-me lembrar muito o Seymour do FFX, mas bastante mais calculista.
 
E pronto, cheguei às 9 horas de jogo. Estou a curtir imenso a experiência conclui agora a Lhusu Mines e estou aqui há cerca de uma hora simplesmente a ganhar level. A possibilidade de aumentar a velocidade do jogo torna a jornada muito mais simples e atractiva. Aliás, actualmente a possibilidade de aumentar a velocidade do jogo é algo que já deveria ser obrigatória, principalmente em rpgs.

A história abriu e finalmente comecei a ver algum potencial nas personagens.

Bom, estão reunidas as condições para ir ao fim do jogo. Que maravilha.
 
ZWAME - 9/10

Acho que essa é a beleza deste FF. Em todos os outros, há sempre um protagonista e um vilão claro. Neste, quem é o verdadeiro protagonista? O Vaan porque aparece primeiro? A Ashe porque é a princesa/rainha? O Balthier porque é o pirata/Han solo? Ou até o Basch, por ter sido incriminado e querer vingança? Vamos excluir a penelo e a fran porque são sidekicks. Acho que tens um elenco verdadeiramente forte e podes identificar-te com quem quiseres. O Vayne faz-me lembrar muito o Seymour do FFX, mas bastante mais calculista.

Eu até iria mais longe.

Até diria que o Vayne é mais herói que a Ashe. Vayne foi demasiado longe em algumas alturas, e algumas das suas decisões, mesmo que não intencionais, trouxeram grande destruição (Nabudis). No entanto, ele lutou para proteger o seu país de uma nação agressiva, libertou dois países de ditaduras e, acima de tudo, tentou libertar a humanidade do controlo de seres megalomaníacos que queriam ser vistos como deuses.

Por outro lado, Ashe apenas queria voltar a uma posição de poder, utilizou esses seres megalomaníacos para atingir os seus objectivos, e aliou-se a criminosos para tentar trazer vingança a todo o custo. De referir que esses mesmos seres, tentaram destruir Ivalice em Final Fantasy Tactics.

E é este um dos aspectos que mais gosto do jogo. Nenhum dos lados é definitivamente bom ou mau.
 
ZWAME - 9/10



Eu até iria mais longe.

Até diria que o Vayne é mais herói que a Ashe. Vayne foi demasiado longe em algumas alturas, e algumas das suas decisões, mesmo que não intencionalmente, trouxeram grande destruição (Nabudis). No entanto, ele lutou para proteger o seu país de uma nação agressiva, libertou dois países de ditaduras e, acima de tudo, tentou libertar a humanidade do controlo de seres megalomaníacos que queriam ser vistos como deuses.

Por outro lado, Ashe apenas queria voltar a uma posição de poder, utilizou esses seres megalomaníacos para atingir os seus objectivos, e aliou-se a criminosos para tentar trazer vingança a todo o custo. De referir que esses mesmos seres, viriam a tentar destruir o mundo em Final Fantasy Tactics.

E é este um dos aspectos que mais gosto do jogo. Nenhum dos lados é definitivamente bom ou mau.

Epá não concordo nada com isto (não sei se já acabaste o jogo, se não, não vejas):

O Vayne é um megalomaniaco que quer ser o ultimo Dynast King custe o que custar. Contudo, é muito pragmático e persuasivo, por isso sabe bem do valor que tem ter aliados políticos. Não joguei o FFT, mas repara que desde o Raithwall que os deuses têm andado sem interferir, provavelmente contentes com a maneira como Ivalice evolui. O Vayne quer acabar com os occuria para que ninguém se ponha no caminho dele, ele só pensa em dominação por isso até pode ter liberto dois países de ditaduras mas apenas para criar a dele: o objectivo final do Vayne é substituir os occuria.

A Ashe no início só pensa em vingança, mas ela nunca esteve sobre a influência dos occuria; aliás, ela usa Espers, que são em teoria seres condenados e ostracizados pelos deuses. Ela no final decide destruir a suncryst, mesmo que não tenha sido ela a fazê-lo e diz que já não quer vingança, só liberdade. Só não consigo perceber o verdadeiro objectivo da Venat. Pode ser que depois de todos os occuria serem destruídos, ela conseguisse ser a verdadeira dynast queen, influenciando o dynast king humano...

Posto isto, só prova que este jogo é bastante sub-valorizado. O enredo é muito melhor do que parece e está muito bem escrito, gosto muito do gameplay e das personagens (uma ou outra são piores mas em todos os FF é assim).
 
Última edição:
E vi agora que mesmo a minha teoria tem falhas,
porque se a Venat queria dominar o mundo, porque é que se sacrifica no final?
Volto a dizer, muito bom mesmo.
 
já cá mora.:001:

IMG_20170720_145506_HDR.jpg

IMG_20170720_145818_HDR.jpg


Qualidade das fotos não é a melhor, mas é o que se pode arranjar.
 
E vi agora que mesmo a minha teoria tem falhas,
porque se a Venat queria dominar o mundo, porque é que se sacrifica no final?
Volto a dizer, muito bom mesmo.

Vayne ate podia ter desejo de poder. Acredito que depois de tudo concluído, ele se visse como o salvador de Ivalice. No entanto, o objectivo era quebrar com o controlo dos Occuria sobre a humanidade.

Venat teve divergência sobre a forma como os Occuria controlavam a humanidade e decidiu fazer algo. Como tal, juntou-se ao Vayne e ao Cid, partilhando informação importante, informação essa que os Occuria apenas partilhavam com quem eles achavam "digno". E eles apenas faziam isto um individuo de cada vez.

Podes dizer que na pratica, Venat estava a fazer o mesmo que os Occuria fizeram originalmente com Raithwall, mas a verdade, é que tanto o Cid como o Vayne não estavam a ser verdadeiramente controlados. Aliás, Venat até via Vayne e Cid como companheiros.

E no final, o objectivo dos três foi cumprido; a destruição do Sun-Cryst retirou a possibilidade de os Occuria darem mais fragmentos de nethicite a alguém "digno", evitando assim a aparição de um novo Raithwall e retirando o seu controlo sobre a humanidade. Ou seja, a vitória de Ashe trouxe paz (pelo menos provisória), mas as acções de Vayne trouxeram liberdade.

Quanto aos Espers, estes seres, chamados de Lucavi no FF Tactics, tentaram destruir Ivalice.

Nota; não estou a dizer que Vayne é um herói. Apenas estou a dizer que Vayne e Ashe são mais parecidos do que aparentam inicialmente.
 
Cheguei a Phon Coast. Devo ter qualquer coisa como 20 e tal horas de jogo.

Continuo a gostar bastante do jogo, e para ser honesto, até me surpreendeu bastante. A narrativa que ao início aparentava ser bastante genérica tem vindo a crescer em envolvência com as personagens, sem destacar nenhuma naquele núcleo. Não há propriamente um herói até ao momento, e mesmo assim consegue dar crédito à todas. Conta-se pelos dedos os jogos de aventura que conseguiram com sucesso algo semelhante.

De resto, continuo a levar uma vida pacífica. Sinto que estou bastante forte para o momento do jogo em que estou, fruto do level up com aumento de velocidade. A banda sonora continua a ser bastante genérica, com muita pena minha, pois se durante a jornada de batalhas e exploração encaixa muito bem, durante os momentos de história fica um pouco estranho, não batendo muito bem o ritmo com o momento.

O sistema de batalhas continua a não desiludir, mas o sistema de licenças começou a tornar-se ridículo com várias coisas por desbloquear sem grande importância.
 
Já agora, malta que já jogou o jogo: para que servem os materiais? É que até agora ainda não vi grande utilidade para eles, e verdade seja dita, o dinheiro aqui é escasso.
Posso vender tudo, ou isto dá para fazer armas em algum lado?
 
Já agora, malta que já jogou o jogo: para que servem os materiais? É que até agora ainda não vi grande utilidade para eles, e verdade seja dita, o dinheiro aqui é escasso.
Posso vender tudo, ou isto dá para fazer armas em algum lado?
Se venderes algum tipo de materiais ao mesmo tempo, tens acesso a novos items no bazaar, alguns deles armas boas. Tens varias listas online
 
Já vi que mudaram algumas coisas no jogo. Por exemplo, já não é possível obter a demonsbane na tomb do raithwall.
Logo a seguir a tomb fui ao merchant que antes vendia thiefs cuffs em Mosphoran Highwaste e já não vende.
 
A Zodiac Spear já não aparece em Necrohol of Nabudis mas podes apanhar no Special Charter Shaft em Henne Mines. Existe 1% de hipótese de o chest fazer spawn.

Alternativamente, podes apanhar bem cedo a arma Seitengrat, a arma mais forte do jogo.
 
A Zodiac Spear já não aparece em Necrohol of Nabudis mas podes apanhar no Special Charter Shaft em Henne Mines. Existe 1% de hipótese de o chest fazer spawn.

Alternativamente, podes apanhar bem cedo a arma Seitengrat, a arma mais forte do jogo.

Nunca a apanhei, nem nunca quis tentar. Um chest com 1% de probabilidade de spawn e 1% de probabilidade de ser a Seitengrat... Estou a tentar replicar o auto-levelling do Negalmuur tendo escolhido todos os jobs, mas é impossível. Morre sempre o meu party leader e não tenho raises/charges suficientes
 
@hmgcsilva Apanhar a Seitengrat é bem mais fácil e rápido do que pensas (tenho 3 e não passei assim tanto tempo à procura). Em 15 ou 20 minutos deves conseguir pelo menos uma arma. E acho que o esforço compensa porque vai ajudar imenso nas hunts mais difíceis e nos bosses/áreas opcionais, assim como no leveling up.

Contudo, não recomendo o uso desta arma para a campanha, porque uma arma com 224 ATK sem o requisito de uma licença e que qualquer personagem pode usar, quebra por completo qualquer dificuldade.
 
Nunca a apanhei, nem nunca quis tentar. Um chest com 1% de probabilidade de spawn e 1% de probabilidade de ser a Seitengrat... Estou a tentar replicar o auto-levelling do Negalmuur tendo escolhido todos os jobs, mas é impossível. Morre sempre o meu party leader e não tenho raises/charges suficientes

O auto-levelling do Negalmuur também não funciona? pensava que não ia passar tanto tempo a upar. No problem.

@hmgcsilva Apanhar a Seitengrat é bem mais fácil e rápido do que pensas (tenho 3 e não passei assim tanto tempo à procura). Em 15 ou 20 minutos deves conseguir pelo menos uma arma. E acho que o esforço compensa porque vai ajudar imenso nas hunts mais difíceis e nos bosses/áreas opcionais, assim como no leveling up.

Contudo, não recomendo o uso desta arma para a campanha, porque uma arma com 224 ATK sem o requisito de uma licença e que qualquer personagem pode usar, quebra por completo qualquer dificuldade.

Fui ver uns vídeos dessa arma e realmente com esses stats deve tirar a vontade de jogar. Acho que só o facto de a arma ser invisível tira-me para já a vontade de ir tentar apanhar. Uma arma dessas merecia ser vista.
 
Derrotei o Shemhazai, terminei a dungeon de Giruvegan.

33 horas de jogo: Vaan lvl 69, Balthier lvl 52, Fran lvl 59, Bash lvl 32, Ashe lvl 62, Penelo lvl 47.

Licenças praticamente todas concluídas à excepção de meia-dúzia de quadrados nas extremidades do tabuleiro (que sinceramente, nem sei como é que se vão desbloquear).

A história está bem quentinha neste momento e começo a sentir que o fim está próximo. O aspecto negativo que continuo a destacar é essencialmente a banda sonora. Não gosto da forma como as músicas foram introduzidas. Há inúmeros momentos em que as músicas deveriam encaixar nas acções, diálogos etc. O que até é uma pena as músicas não acompanharem as excelentes animações das personagens, pois possuem movimentos bastante fluidos e pouco robóticas. Uma banda sonora com todo o espírito de MMORPG introduzido nestas cenas, simplesmente não funciona. Fica estranho.

Tudo o resto, óptimo título. Muito equilibrado.
 
Última edição:
Back
Topo