Multiplataforma Final Fantasy XV (Square Enix)

Admito contudo que a história não é o forte do ffxv e é relativamente rápida.

Sim, a história do FFXV é das mais curtas e simples da série, daí ter dito que não valeu a pena esperar 10 anos pelo jogo. Além disso, odiei o facto de falarem tão bem da Lunafreya, que ia ser uma protagonista nunca antes vista, e depois só lhe darem, no máximo, 15 minutos de cutscenes no jogo todo. Os eventos mais importantes relacionados com as personagens aconteceram off-screen, parece mesmo que queriam despachar a história para terminar o jogo a tempo. É um bom jogo com excelentes gráficos, banda sonora e personagens, mas tem qualquer coisa que não me puxa tanto como os meus velhos preferidos FFXII e FFIX. Só espero que não estraguem o jogo com sequelas desnecessárias como aconteceu com o X e o XIII. À partida, e já conhecendo o final do jogo, isso não acontecerá, mas nunca se sabe...
 
É minha impressão ou em HDR o jogo fica pior?
Na minha TV (oled lg b6), quando ligo o HDR, fica com as cores deslavadas e demasiado brilho na imagem (tons de pele das personagens é quase branco)
 
Terminei este jogo em 37h no nível 49, já o espero desde que vi o primeiro trailer, onde fiquei logo mais ansioso por ele do que pelo XIII, que por acaso nem joguei porque na altura não tinha ps3 e li muito mal sobre o mesmo, e vou logo dizer que infelizmente o jogo não sobreviveu ao hype todo que teve ao longo dos anos, mas não seixou de ser um bom jogo, fiquei com a mesma sensação que quando acabei o MGS5, grande gameplay (mais sobre isto a seguir) mas a estória ficou aquem do esperado para um jogo da saga.

Sobre o gameplay, eu esperava um kingdom hearts mais refinado e realista, e foi mais ou menos isso que tivemos, mas eu esperava conseguir ficar com a personagem God-like como sora ficou no ultimo terço do jogo, mas que não deixou de ser desafiante, e este tem um grande problema, quando estamos no meio de 10 monstros/daemons não se percebe nada e acaba por ser button smash para nos livrarmos da confusão. Gosto da variedade de armas, mas eu usei sempre espadas que são as minhas preferidas :P, a magia está qualquer coisa, só não gosto do facto de termos que colher a magia para a termos, e o limite ser 99 de cada. Os summons, fiquei decepcionado, temos que ter certos requisitos como estar quase a morrer, o colegas mortos e estar em determinados locais para os fazer, eles estão divinais mas isto tirou a piada, eu gostava de os invocar quando quisesse, podiam faze-los menos overpowered (eles matam tudo) e deixar-nos usar quando quisesse.

Em relação à estória, estava a gostar como os primeiros trailers estavam a contar, noctis conhece a luna (ou encontra-se com ela) num baile/festa, aqui podiamos conhece-la melhor, dar um pouco de profundidade à personagem, a festa é atacada pelos imperiais e noctis tem de salvar o dia ( isto já sou eu a inventar), luna é raptada e lá vai ter ele que percorrer meio mundo com os seus camaradas para a encontrar, ao ir contar ao pai o que aconteceu com luna, ele vê-o a ser morto pelas maus do vilão do jogo (que pensei que iria ser melhor neste, especialmente depois de ler que este é parecido ao sephiroth). O final não sei, deixava para o guionistas do jogo, mas gostava mais que o jogo tivesse levado este rumo.

Fiz imensas side quests, mas bolas é tão chato percorrer as vezes 1 mile para chegar ao destino, ainda para mais quando pouco há no caminho, e sim este mundo não se equipara a um the witcher 3 que para mim continua a ser o melhor do genero.

Já vi que existem muitos bosses post game o que me agrada, mas espero para ver se são desafiantes ou são apena monstros com grande hp e ataques que tiram muito dano.

No final dou um 8, porque sinceramente esperava mais.
 
Terminei o jogo – 37 horas, level 42.

Devo dizer que concordo em absoluto com a média que neste momento tem no Metacritic. No global, é um jogo de grande qualidade técnica, com capacidade de oferecer umas centenas de horas de jogo. Graficamente está muito aprumado, principalmente em zonas fechadas, como algumas cidades e em pontos-chave da história. Porém, a banda sonora acaba por desiludir, principalmente pela ausência de variedade a certa altura da história. Aliás, a falta de variedade e reciclagem de forma excessiva de cenários, músicas, e até mesmo de momentos, nos últimos capítulos do jogo, é algo surreal.

Emocionalmente desiludiu-me imenso, para ser franco. Houve momentos excelentes para carregar no drama para dar mais profundidade à história e a algumas personagens, e isso infelizmente não aconteceu. O final também não me convenceu, esperava algo bem mais profundo, qualquer coisa como no mesmo patamar de Final Fantasy Crisis Core. E não esteve, nem sequer perto disso. Muito morno.

No global, fica o sentimento que poderia ter sido feito muito mais, não propriamente pelo tempo que esteve em desenvolvimento, mas simplesmente porque a história tinha pano para mangas. O quarteto é um bom exemplo disso, que só se começa a perceber bem a química daquela união, só se antes os jogadores tiverem feito algumas missões, entre outras acções.

Esperava bem mais do Tabata, até mesmo pelo pouco tempo que ele esteve à frente do projecto. O jogo tem claramente altos e baixos de qualidade, mas há um capítulo perto do final que é na minha opinião, completamente falhado, e por momentos até dá a sensação que trocamos de jogo para um Resident Evil ou algo do género. Surreal.

Como Final Fantasy deixa um pouco a desejar, mas já não tenho mais ilusões. A série jamais regressará ao que era, mas a linha que está a seguir agrada-me mais do que a que estava na altura do FF 13.
 
É minha impressão ou em HDR o jogo fica pior?
Na minha TV (oled lg b6), quando ligo o HDR, fica com as cores deslavadas e demasiado brilho na imagem (tons de pele das personagens é quase branco)

Eu quando ativei a opção notei logo diferenças para melhor no ecrã de título. Só quando a imagem tem muitas sombras ou falta de luz é que me parece que fica demasiado escuro, mas ainda não fui ver como está nas opções.
 
ja devo ir com umas 20h de jogo e nivel 25 (ainda no capitulo 3).
Tenho feito muitas missoes secundarias, talvez de mais e por isso ja estou a sentir algum aborrecimento (depois de tantas missoes elas acabam por ser muito semelhantes).
Talvez me foque mais agora na missao principal e va fazendo somente algumas secundarias caso precise de aumentar de nivel.
 
Também ando a jogar, alguma dica para a cena da pesca?
Estás a ter dificuldade com algo em particular? Eu não tenho andado a explorar muito a pesca pois com tanto para fazer sinto que isso é perda de tempo mas apanho sempre qualquer coisita ;)

Ao princípio ajuda comprares a linha que tem 1500 de resistência, e quanto aos iscos geralmente tens por perto o que precisas à venda e tens alguns que são "multi-usos" :P Depois é só fazer mira mesmo para a "cabeça do peixe" o que geralmente ativa logo a atenção dele e depois vou dando 2 toques rápidos no R2 (puxar a linha) seguidos de curta pausa (1,2,_,1,2,_) das duas uma, ou o peixe morde e depois é ir seguindo as direções dadas e sempre que possível a puxar a linha ou ele perde a atenção, nesse caso recolho a cana e atiro outra vez para a cabeça do gajo... Rinse and Repeat :)
 
Square Enix Just announced a massive series of updates to make Chapter 13 better and improve the story.

http://www.gamer.ne.jp/news/201612070039/

For those that cannot read Japanese, I will give a basic summary.

In addition to Episode Gladio/Ignis/Prompto, they are planning on a multitude of free updates to the game. They have divided these updates into "short term" "mid term" and "long term" updates, based on how long they think it will take them.

The short term updates are centered around adding more powers to the ring and making chapter 13 more interesting and more fun. They seem to imply that the new powers added to the ring will make chapter 13 more enjoyable as you will constantly be unlocking new tools to use in this section. They said there will be numerous updates and changes to chapter 13.

Their midterm updates will be about making the "second part" of the game more enjoyable. They plan to do this primarily by adding more cutscenes en masse. Tabata specifically states that "Part 1 is about the gameplay, part 2 is about the story." They specifically outline more cutscenes with Ravus . They say these updates will take a bit because they have to localize each and everyone of the new cutscenes into various different languages.

Their longterm updates are the most exciting and the strangest one. The exciting part is that they say most important characters will get a playable portion- Aranea, Ravus, Luna for example. The weirdest thing they said though, and this is indeed strange: They are looking into the option to include an avatar system into the game, where you can create and design your own character to play as instead of the default Noctis.

In other news, New Game + and various challenge modes are also being added to increase replay-ability in the game. Tabata says they are going to continue to support and improve FFXV over the next couple of years, and that is because this is a FF dedicated to the players. It was mentioned that post game support will be similar to support before the game launched- just like how they took in our feedback after episode duscaue to improve the game, they plan on taking in our feedback on the full product to improve the game. The ultimate goal, Tabata says, is to make FFXV into a game that we will still be playing years from now.
 
Espero então que encontres alguma informação útil no que eu disse antes ;)
Sim claro, quando for tentar fazer o troféu da pesca essa info vai dar jeito, já terminei a historia, bom jogo, melhor do que estava a espera, achei foi fácil, mesmo jogando em "normal", agora faltam meia dúzia de troféus para a platina.
 
What¿??? eles vao mudar o sistema no 7???
Que parvoice.

O sistema do 7 é turn-based. Já não se fazem jogos turn-based há anos (sem ser Civ's e afins) e este modelo do XV até resultou. Eles vão manter um bocado a lógica dos turnos (dá para ver nos trailers) e fica mais do género XII, mas com mais ação. Pessoalmente, e sendo mais a minha opinião, de que serve ter os gráficos que se tem se é para o boneco estar parado durante 90% da batalha?
 
Bravely default nao concorda que nao se fazem ha anos...

Certo, esqueci-me desse. Contudo, não há muitos e mesmo esse, é para 3ds.

Edit: de qualquer forma, a minha intenção não era a de começar já uma discussão. Quero apenas dizer que, apesar de também ter jogado praticamente todos os FF em turnos, nota-se que há uma clara tendência para o turn-based desaparecer, à medida que o hardware evolui. Goste-se ou não, é o que tem acontecido nos últimos anos e parece que é o que o público quer. Talvez porque hoje em dia ser 'gamer' é um conceito mais generalizado e a maioria não tem tempo para pensar (eu próprio incluído, já não tenho tempo para Yiazmat e coisas assim e esse nem era por turnos).
 
Última edição:
E por ser para 3DS e' menos jogo?
Ha mercado para turn based, podem melhorar o sistema para o por mais dinamico e ate perdiam menos tempo. Mas whatever, e' a square...
 
Não estava a dizer que era menos jogo, até porque não joguei e não posso dar a minha opinião sobre isso, embora tenha lido muito boas reviews. Estava a dizer que não foi para nenhuma das consolas de casa. O sistema da 3DS é mais propenso a jogos deste tipo.

A nível de mercado, aí tenho que discordar mais, saíram cerca de 20 jogos este ano que chegaram ao metacritic, grande parte RTS. Isso não é mercado, para a quantidade de jogos que que se fazem.
 
Última edição:
Back
Topo