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PlayStation Final Fantasy XVI (Square Enix)

Esse numero de 3M está mais que desatualizado. Há muito tempo que o jogo passou essa marca. Isso era o que já tinha sido atingido bem antes do lançamento em PC.

No mês passado a Square revelou que o jogo vendeu 3.5 Milhões de copias.
3 Milhões nos primeiros 6 dias, e 500k no quase ano e meio após.
 
Se assim for, então são boas noticias.

Pois duvido que haja um Final Fantasy XVII se o XVI tiver dado grande prejuízo. Isso, ou o XVII passa a ser um jogo de baixo orçamento.

Mesmo que tenha dado prejuízo acredito que façam mais jogos na saga. Mas claramente eles não vão fazer mais exclusividades, isso diria que é quase certo.
 
O ffxvi custar 200m é que é alarmante.
Está dentro do orçamento tendo em conta o rpg que ele é, tendo em conta que a expansão está incluída e o marketing , só para teres uma ideia o cyberpunk com a expansão + custos de marketing e ainda a inflação vai para os 515 milhões.

Mesmo um the last of us 2 que é um jogo mais pequeno e linear já custa 267 milhões, imagina agora um rpg.

Já nem te vou falar do Cod.
 
Só que o ffXVI é super linear, não é open world e de rpg tem muito pouco, e a propria scope do jogo é bem mais limitada face a um XV ou VII. Os próprios devs confirmaram isso mesmo desde a sua apresentação, super focado e de desenvolvimento rápido. O tlou 2 esteve 7 anos em desenvolvimento e desenvolver nos usa fica bem mais caro que no japão onde tipicamente são mal pagos, nem sequer é comparavel.
 
Só que o ffXVI é super linear, não é open world e de rpg tem muito pouco, e a propria scope do jogo é bem mais limitada face a um XV ou VII. Os próprios devs confirmaram isso mesmo desde a sua apresentação, super focado e de desenvolvimento rápido. O tlou 2 esteve 7 anos em desenvolvimento e desenvolver nos usa fica bem mais caro que no japão onde tipicamente são mal pagos, nem sequer é comparavel.

Certo seja como for, em termos de escala o FF XvI é bem maior que o The Last of Us 2 , a equipa que fez o FF XvI também é maior que a equipa que fez o FF XV e ainda tiveram apoio da unit creative I e da platinum games , portanto ainda tiveste 3 equipas a trabalhar nele e a razão disto foi porque a Square foi criticada por ter demorado 10 anos a desenvolver o FF XV e portanto eles largaram mais recursos para que o FF XVI fosse feito em menos tempo.

Fora que o desenvolvimento do FF XVI calhou no periodo do covid ( foi mais de 1 ano e meio) enquanto que o The Last of Us só apanhou com 3 meses de covid e já sabes o que isso representa em custos e duração.

O desenvolvimento do ff xvI começou em 2015 e foi lançado em Setembro de 2023 logo conta também com 7 a 8 anos.

Seja como for orçamento do the last of us 2 é superior conforme meti em cima ( 200 milhões FF XVI/ 267 milhões The last of Us 2 ) logo não é assim tão alarmante.

Ah e a outra coisa que tens que ver, um foi desenvolvido para a ps4 ( tlou 2 ) e o outro foi para a playstation 5 ( ffxvI )

Em relação ao rpg para mim o FF XVI é um rpg, mais concretamente um rpg de ação mas não deixa de ser.
 
Continuo a achar um valor demasiado alto, uma coisa é certa se o ff17 custar tanto como este e tiver o mesmo numero de vendas vão ter que repensar muito bem o que querem fazer do ip. Não só é insustentavel como estão a caminho de tornar a marca ff irrelevante.
 
Continuo a achar um valor demasiado alto, uma coisa é certa se o ff17 custar tanto como este e tiver o mesmo numero de vendas vão ter que repensar muito bem o que querem fazer do ip. Não só é insustentavel como estão a caminho de tornar a marca ff irrelevante.
A tendencia ( para nós jogadores ) é sempre a piorar, porque as pessoas que trabalham no ramo de ano para ano querem melhores salários e mais condições logo quem vai pagar isso é o consumidor final.

O desenvolvimento agora demora mais tempo e requer mais mão de obra, do que no tempo da ps1.

Tu agora tens equipas com 300/400 pessoas, no tempo da snes o super mario world foi feito por uma equipa de 25 pessoas e já estou a contar com o vigilante que está na porta.

No próximo FF XVII já podes contar com orçamento de 350 milhões porque é isso que vai acontecer.

Ou seja se o pessoal não comprar xd vai acontecer a square aquilo que aconteceu a ubisoft.
 
Ou começam a lançar remakes (fala-se do FF9 e chrono trigger) para gerar dinheiro e começam a fazer ajustes para estes jogos não custarem tanto e não demoraram tanto tempo.
 
Comecei a jogar o FF XVI, e basicamente ainda não joguei quase nada, parece que estou a ver uma Série de TV.

Pelo menos a história parece estar a ser boa, pois continuo agarrado ao ecrã.

Após já bastantes horas (devo ir prai a meio), posso dizer que este é dos jogos com melhor narrativa que já joguei e que me está a deixar totalmente preso ao ecrã.

Leio tudo o que existe para ler sobre a narrativa e considero que tenho um conhecimento amplo da mesma até ao ponto em que vou no jogo.

É verdade que a narrativa é complexa, e é muita informação a entrar ao mesmo tempo e pode ser bastante confuso, mas após se perder tempo e se entender bem a mesma e fazer a ligação de todos os pontos, está simplesmente fantástica.
 
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