Finalmente, FW com H.264

destr0yer disse:
Tudo muito bonito... e a ATI vai ficar a dormir? Uma cena destas para as x8x0 vinha bem :D
A questão é que as Nvidia desde a Serie 6 tiveram uma parte do chip só dedicada a processamento de video...

A ATi não vai ficar parada, mas honestamente não vai atinjir este nivel de ganhos, tou um bocado de fora ultimamente... mas pelo menos a X8x0 propunha-se a fazer esse trabalho todo pelos shaders não tinha nada dedicado como a serie 6... as novas... sinceramente não sei, mas inclino-me para o não... o máximo que eles podem fazer (nas X8x0 pelo menos) é mesmo ajudar ao processamento com os shaders (sempre inferior ao ganho que a parte do GPU dedicada na série 6/7 faz), mas não me pareçe que vás descer de 35% de utilização do CPU para 5% em H.264, a não ser que eles vão pela aceleração "quick and dirt" onde a nvidia fôr para uma melhoria/filtragem de imagem. (nem sei se é o caso... o H.264 já é supostamente quase lossless)

Mas a ATi já tem acelerações para MPEG4 e WMV9 não vejo porque não hão de amandar uma para H.264 cá para fora...

Olha estes comparativos:

-> http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=2305&p=6 - Geforce 6 versus X8x0 -

-> http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=2551&p=6 - Geforce 7 versus ATI's X1x00 -

A ATi tem o Avivo, mas não chega aos calcanhares de uma unidade dedicada... note-se que não faço a minima ideia de ser R5x0 já têm alguma coisa do género, mas as X8x0 não têm.
 
O AVIVO é dedicado sim...

É que eu ver videos WMF-HD em 1080p tenho picos de 40% (ou seja 80% um single core)...
 
Então para ver filmes nesse formato, basta eu sakar e instalar essas FW, e exprementar ver esses trailers em HD que estao nesse site da microsoft?
:) tenho que exprementar, mas so devo conseguir ver os de formato 720p, pois o maximo que o monitor suporta é 1200*1024.
 
destr0yer disse:
O AVIVO é dedicado sim...

É que eu ver videos WMF-HD em 1080p tenho picos de 40% (ou seja 80% um single core)...

O problema do AVIVO é que precisa de muitos pixel shaders para funcionar, e só funciona nas X1xxx.
Nas X8xx e inferior não funciona.



O Purevideo escala antes com o processador de vídeo integrado na GPU, razão pela qual a 6150 (GPU integrada na motherboard, sem memória local dedicada, e com apenas 2 pixel shaders e 1 vertex shader) consegue ter na mesma aceleração por hardware.
É como um DSP dedicado dentro da GPU, que só faz mesmo aquilo e não é partilhado com a gráfica quando esta renderiza jogos, ou outras aplicações 3D, por exemplo.
 
Última edição:
LionGreen disse:
Então para ver filmes nesse formato, basta eu sakar e instalar essas FW, e exprementar ver esses trailers em HD que estao nesse site da microsoft?
:) tenho que exprementar, mas so devo conseguir ver os de formato 720p, pois o maximo que o monitor suporta é 1200*1024.
O meu aguenta os 1920*1080 na boa, mas mesmo na minha resolução habitual (1200*900) consigo ver os filmes em 1080p na boínha.
E tenho uma 9600pro.
Sem encraves, fluido e perfeito.

Isso de drivers xpto é só pra encher o olho porque eu mesmo sem isso vejo perfeitamente.
 
no meu PC a utilização do CPU anda na media em 75% :P (com o stormchasers_1080)
este gajo queixa-se com 35% :D

o monitor é de 1280x1024, e realmente fiquei curioso por saber o que uns drivers com suporte para HD podem fazer por isto... Eu usei uns velhissimos (MAS BONS :D ) Catalyst 4.8 :P

neste momento, o som é que me deixou maravilhado, a imagem... pronto, esta boa, mas para a resolução do ecrã...
 
Tenho médias de 80% de cpu usage com o coral reef, mas vejo-o perfeitamente.

E as cores são way better that the all rest. O som também, mas são as cores e a fluidez que mais marcam a diferença.


EDIT: Radeon Omega 3.8.221
 
blastarr disse:
destr0yer disse:
O AVIVO é dedicado sim...

É que eu ver videos WMF-HD em 1080p tenho picos de 40% (ou seja 80% um single core)...
O problema do AVIVO é que precisa de muitos pixel shaders para funcionar, e só funciona nas X1xxx.
Nas X8xx e inferior não funciona.

O Purevideo escala antes com o processador de vídeo integrado na GPU, razão pela qual a 6150 (GPU integrada na motherboard, sem memória local dedicada, e com apenas 2 pixel shaders e 1 vertex shader) consegue ter na mesma aceleração por hardware.
É como um DSP dedicado dentro da GPU, que só faz mesmo aquilo e não é partilhado com a gráfica quando esta renderiza jogos, ou outras aplicações 3D, por exemplo.
exacto... :D Avivo... usa os shaders não é uma unit/dsp dedicada dentro do GPU para o efeito.
Roadster_Brabus disse:
O meu aguenta os 1920*1080 na boa, mas mesmo na minha resolução habitual (1200*900) consigo ver os filmes em 1080p na boínha.
E tenho uma 9600pro.
Sem encraves, fluido e perfeito.

Isso de drivers xpto é só pra encher o olho porque eu mesmo sem isso vejo perfeitamente.
mas pelos teus specs tens o CPU bem overclockado para um 4500+... salvo erro para os Pentium 4 sem aceleração extra... pede-se uns 3 GHz para tirar os 1920x1080 aceitáveis... são requisistos mto altos comparados com o que o DivX faz...

O teu PC não é o Celeron da loja, mas imagina o que aconteçe com 1 celeron low end em stock speed :004: (burn baby... burn!)

Mesmo assim... levas 80% de taxação do CPU... é imenso :wow:
 
I_Eat_All disse:
A questão é que as Nvidia desde a Serie 6 tiveram uma parte do chip só dedicada a processamento de video...

A ATi não vai ficar parada, mas honestamente não vai atinjir este nivel de ganhos, tou um bocado de fora ultimamente... mas pelo menos a X8x0 propunha-se a fazer esse trabalho todo pelos shaders não tinha nada dedicado como a serie 6... as novas... sinceramente não sei, mas inclino-me para o não... o máximo que eles podem fazer (nas X8x0 pelo menos) é mesmo ajudar ao processamento com os shaders (sempre inferior ao ganho que a parte do GPU dedicada na série 6/7 faz), mas não me pareçe que vás descer de 35% de utilização do CPU para 5% em H.264, a não ser que eles vão pela aceleração "quick and dirt" onde a nvidia fôr para uma melhoria/filtragem de imagem. (nem sei se é o caso... o H.264 já é supostamente quase lossless)

Mas a ATi já tem acelerações para MPEG4 e WMV9 não vejo porque não hão de amandar uma para H.264 cá para fora...

Olha estes comparativos:

-> http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=2305&p=6 - Geforce 6 versus X8x0 -

-> http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=2551&p=6 - Geforce 7 versus ATI's X1x00 -

A ATi tem o Avivo, mas não chega aos calcanhares de uma unidade dedicada... note-se que não faço a minima ideia de ser R5x0 já têm alguma coisa do género, mas as X8x0 não têm.

lol
Epa desculpa la mas foste buscar artigos mais que revelhos em que o AVIVO nem sequer estava em funcionamento com esses drivers.
E o mais interessante é ninguem ter "notado" tal situaçao, ja que o que indicas ta digamos muito errado em muitos sentidos. (talvez pq convem ninguem ter notado, nao sei...)

Eu actualizo-te.
Começamos pelo suporte:
1- A ATI ja tem suporte para todo os formatos oficialmente e incluindo H.264 e HD-DVD desde o Natal de 2005 nas series X1K.
2- As series X8xx ate agora têm suporte so para HD-WMV e MPEG-4.

3- Quanto a velocidades/taxas de utilizaçao do CPU que dizes ser muito melhor com o Purevideo:
Media Playback

To measure the video decoding capabilities of the Radeon X1900 XTX with various formats, we carried out a few tests using the popular Windows Media Player 10 (with the patch that enables DirectX video acceleration for WMV HD content available here) and our standard selection of video clips:

* Magic of Flight (WMV HD, 1080p)
* A DivX clip, 640x480
* Starship Troopers DVD, PAL

dvd.gif


divx.gif


wmvhd.gif


4- Falando a nivel de qualidade com o AVIVO contra o Purevideo:
http://www.extremetech.com/article2/0,1697,1916966,00.asp
http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=2691&p=1
http://www.firingsquad.com/hardware/ati_catalyst_5.13_video_quality/
ATI: 111 NVIDIA: 68

Por isso falando em questoes de suporte de features e qualidade multimedia a Nvidia ainda tem muito que evoluir para xegar aos calcanhares do AVIVO presentes nas series X1k.

Pronto. E ja agora 2 treads na techzone que falam sobre o que aqui pus:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=79103&highlight=avivo
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=83030&highlight=avivo

btw, so gosto de ver as coisas como elas sao e actualizadas. Pq o que ai ta escrito nao é mentira nenhuma e mostra como estao as coisas actualmente a nivel do multimedia ;)

EDIT:
No coral-reef com a 9800pro tenho uma taxa de uso do CPU entre 40-45% +/-
 
DJ_PAPA mas tu não acabaste de fazer o mesmo k o blastarr ? Dás dados de quando a Nvidia também não tinha este suporte nos drivers, logo que não servem de nada...
 
God_Lx disse:
DJ_PAPA mas tu não acabaste de fazer o mesmo k o blastarr ? Dás dados de quando a Nvidia também não tinha este suporte nos drivers, logo que não servem de nada...
Quando a Nvidia lançar drivers oficiais e aparecerem reviews comparativas ca estaremos para as ver.
Por agora é assim que estamos, nao como tava a ser dito.
Cada coisa a seu tempo ;)
 
Pois, tens +/- razão, se fosses um burocrata e tal :P Eu não vou instalar estes drivers enquanto não forem finais... Não pq tenha alguma coisa contra betas mas porque não vejo NENHUM HD-Video logo era desperdiçar banda para nada, e ter mais trabalho...
 
DJ_PAPA disse:
Quando a Nvidia lançar drivers oficiais e aparecerem reviews comparativas ca estaremos para as ver.
Por agora é assim que estamos, nao como tava a ser dito.
Cada coisa a seu tempo ;)
e benchs de H.264? pá é isso que interessa para aqui... porque divX em standard definition até o meu portátil celeron 600 MHz com uma grafica Trident marcha a maior parte.

de qq maneira o que eu disse estava certo... as ATi pelo que sei não têm unidade dedicada, usam os shaders, o que é optimo e etc, mas uma unidade dedicada é sempre melhor, numa Nvidia se eu quisesse mesmo podia usar os shaders e a unidade dedicada... em base é melhor... é o mesmo que ter 2 passaros na mão em vez de 1...

Agora se queres que te diga comprei a minha Geforce 6600 GT em 2004 e só agora é que pareçe que vou ter aceleração real a valer a pena para video, como podes ver pelos meus specs... não são famosos, já se engasgou umas vezes com o H.264 sem aceleração.

O blastarr disse que desceu de 35% para 5%... não vejo ali nos benchs que deste nenhum video em HD a puxar 5% numa ATi com aceleração (tá bem que é WMV HD e os CPU's não serão decerto iguais, mas tu percebes).

O que a ATi presisa mesmo... é de também implementar uma unidade de processamento de video, e não acredito que não tenham já começado, a nvidia é claramente superior nisto, podem é não usar bem o que tem, ter aceleração H.264 só agora com suporte por hardware próprio desde 2004 para o fazer vem um bocadinho tarde, sem duvida.

Já ando a ver videos em H.264 à um bom aninho.
 
Se abrires os links rapidamente encontras a resposta á tua 1ª pergunta:

0,1425,i=125704,00.gif


E tas a dizer que uma unidade separada é melhor quando esta perde claramente em todos os campos para uma soluçao muito mais inteligente que usa o pipeline para fazer o mesmo e de forma mais rapida e com melhor qualidade?
Nao faz sentido sequer.....

Esqueces-te que secalhar o pipeline da Nvidia nao da para fazer o que o da ATI faz. As diferenças arquiteturais sao enormes, logo nao podes afirmar que o pipeline da Nvidia pode fazer o que o da ATI faz. 1- pq nao tens dados que os indiquem, 2- pq isso nunca aconteceu.

btw, axas mesmo que depois do que te mostrei a ATI ainda precisa de fazer alguma coisa em relaçao ao video e ao multimedia?
Quem precisa de fazer e urgentemente é a Nvidia.
Nao faz sequer sentido o que afirmas. A ATI tem far-way melhor imagem, melhor performance, melhor suporte (agora a Nvidia tb vai ter, mas ainda ta em beta).

Se te deres ao trabalho de abrires os links e leres, vais ver que nao faz sentido o que dizes. Nenhum....
 
Pá, ó DJ_Papa, estás a dormir ou quê ?
Nesse teste, o Purevideo aínda não acelerava H.264 !!!

O que é que achas que o driver que eu coloquei no primeiro post veio fazer, quando foi lançado... ontem ?
 
*cof* DJ_PAPA vendo isso e vendo o k os users k já instalaram os novos drivers dizem, quem precisa mesmo de se mexer é a ATI... Porque a Nvidia apesar de MUITO atrasada cumpriu a promessa da aceleração nas séries 6/7 e a ATI ainda não tem nada visivel...
 
blastarr disse:
Pá, ó DJ_Papa, estás a dormir ou quê ?
Nesse teste, o Purevideo aínda não acelerava H.264 !!!

O que é que achas que o driver que eu coloquei no primeiro post veio fazer, quando foi lançado... ontem ?
Ya, se arranjares melhor comprartivo. Um com os drivers beta P.ex.

Ou entao esperar por novas reviews com drivers novos e finais da ATI e da Nvidia e fazer novo balanço no multimedia.

God_Lx: Mas a ATI nao prometeu nada na serie X8xx em relaçao a H.264, logo.... o que vier é extra ;)
Dizem dizem dizem.... lol
As reviews ao-de aparecer. Entretanto o AVIVO ja mostrou aquilo que vale (melhor soluçao do mercado na area multimedia). Agora vamos ver se a Nvidia consegue diminuir esse gap ou ate empatar.
 
Última edição:
DJ_PAPA disse:
Ya, se arranjares melhor comprartivo. Um com os drivers beta P.ex.

Ou entao esperar por novas reviews com drivers novos e finais da ATI e da Nvidia e fazer novo balanço no multimedia.

Os drivers AVIVO também são BETA e só funcionam com um decoder externo (que nem menciona o nome "AVIVO")...:rolleyes:
http://www.cyberlink.com/cinema/ati/h264_decoder/enu/index.jsp

Compara com o que dizem acerca do Purevideo (é a mesma empresa, a Cyberlink, note-se):
http://www.cyberlink.com/oem/nVidia/0602/enu/index.jsp
 
Epá, isto é só rir, oh DJ_PAPA em tanta tralha que puseste aqui ainda não percebeste o que é a thread ao certo, eu ajudo, é sobre uma FW que ACELERA H.264! Portanto vai buscar tralha actualizada, não sobre coisas do passado e gráficos com tudo menos FW 84.12.

p.s. E essa do ser BETA é para chorar! Ao cúmulo que chegas para negar um avanço do concorrente da ATi! Mais valia dizer que é o numero do azar e portanto não vale! :D
 
Última edição:
Back
Topo