Finalmente - Super Zoom Camera Group Test

É fixe ver a Panasonic novamente na linha da frente de um comparativo :)
Depois de ver algumas fotos, acho que a Canon é a que tem melhor detalhe nas fotos quando vistas a 100% a ISO's baixos (excelente mesmo). No entanto se fosse comprar, ia de certeza para a Panasonic que custa menos 63 euros que a Canon na *****.
 
A S5 is terminava em F-3.5, mas tambem "só" tinha 12 de zoom. Nem sei ate que ponto è uma jogada deles para nao "aproximar" das reflex de entrada com as 18-55 a F-3.5-5.6, embora com as grandes diferenças entre ambos os equipamentos.
 
De todas as fotos que já vi de uma e de outra, acho a SX10 francamente a melhor do grupo, apesar de eu não dar um xavo por ela, nem por nenhuma superzoom :rolleyes:
 
Canon SX10 IS FujiFilm S2000HD FujiFilm S8100fd
CanonSX10_ISO1600_28-002.jpg
FujifilmS2000_ISO1600_25-002.jpg
FujifilmS8100_ISO1600_35-002.jpg


one.gif
Nikon P80Olympus SP-565UZPanasonic FZ28
NikonP80_ISO1600_29-002.jpg
OlympusSP565_ISO1600_25-002.jpg
PanasonicFZ28_ISO1600_37-002.jpg


one.gif
Sony H50
SonyH50_ISO1600_28-002.jpg

nem sx10 nem fz28
neste aspecto nenhuma vale um tusto
 
Não levem a mal o que vou dizer, nem quer criar confusão, vejam isto apenas como um desabafo e morre aqui...

Mas há certos senhores que quando há malta a querer comprar uma SLR vem para aqui mandar bitáites dizer que não sabem onde se vão meter, que só querem é gastar dinheiro, para comporarem superzooms que são ideias para eles... e mais não sei o quê... (temos de ver que cada um é como cada qual, e faz o que quer)

Agora sai uma preview de super zooms, e vêm para aqui dizer mal destas... é obvio que não terão o desempenho de uma SLR (toda a gente sabe disso), temos de ver que não tem nada a ver...

Vamos lá ver onde ficamos meu amigos...

À malta que ganha a vida a tirar fotos, outros apenas que gostam de tirar boas fotos e gostam de fotografia, não tendo "ambição" (diga-se monetária), apenas desfrutar o momento para mais tarde recordar e ter gozo com isso...

A malta que é boa, não vale a pena vir para aqui bater no ceguinho e dizer que estas máquina são fracas, porque não são, aliás são optimas para o utilizador normal, que "normalmente" (não são todos) nem mexe em isos, aliás nem sabe o que isso é, e obviamente não vai tirar uma foto em iso 1600... Isso fica para "profs", outra gama de utilizadores.

Assim me dispesso cordealmente e esperando que este post não cause polémica!
 
Não levem a mal o que vou dizer, nem quer criar confusão, vejam isto apenas como um desabafo e morre aqui...

Mas há certos senhores que quando há malta a querer comprar uma SLR vem para aqui mandar bitáites dizer que não sabem onde se vão meter, que só querem é gastar dinheiro, para comporarem superzooms que são ideias para eles... e mais não sei o quê... (temos de ver que cada um é como cada qual, e faz o que quer)

Agora sai uma preview de super zooms, e vêm para aqui dizer mal destas... é obvio que não terão o desempenho de uma SLR (toda a gente sabe disso), temos de ver que não tem nada a ver...

Vamos lá ver onde ficamos meu amigos...

À malta que ganha a vida a tirar fotos, outros apenas que gostam de tirar boas fotos e gostam de fotografia, não tendo "ambição" (diga-se monetária), apenas desfrutar o momento para mais tarde recordar e ter gozo com isso...

A malta que é boa, não vale a pena vir para aqui bater no ceguinho e dizer que estas máquina são fracas, porque não são, aliás são optimas para o utilizador normal, que "normalmente" (não são todos) nem mexe em isos, aliás nem sabe o que isso é, e obviamente não vai tirar uma foto em iso 1600... Isso fica para "profs", outra gama de utilizadores.

Assim me dispesso cordealmente e esperando que este post não cause polémica!

o facto de elas serem más a iso1600 n invalida que sejam boas máquinas.
há que saber tb que da percentagem que compra um destas máquinas poucos vão tirar fotos nestas condições. o utilizador comum raramente passa de iso400 ou usa flash.

o indicar superzooms ou slr tem a ver, regra geral, com a utilizaçao/conhecimentos/disponibilidade do utilizador
 
O que estamos aqui a dizer é que elas não valem um tusto em High ISO. A ISO 100 são óptimas máquinas (com especial destaque para a SX10 como dissse acima).

Quando aconselho uma máquina destas aconselho com base na qualidade de imagem em low ISO (analisando os CROPS a 100%), partindo do princípio que o ISO não é uma questão fundamental para este tipo de utilizadores. Mesmo porque se querem High ISO não têm alternativa senão ir para uma SLR, ou desencantar uma fuji S6500, que a ISO 800 se porta lindamente (sem "aguarela's" effect).

O que tenho pretendido é informar que há bridges antigas muito melhores que as actuais (tópico "o que é feito dos 1/1.6").
 
Naturalmente que não será pelos extremos que se comparam as máquinas.... na base do ISO qualquer uma é boa, no extremo nenhuma se safa, aliás, acho que só lá está, muitas vezes, para dizer que sim! Agora, naturalmente, que para o utilizador comum qualquer uma destas é óptima, se calhar até demais (quem utiliza RAW?!) e perfeitamente funcional, quem se interessa com o zoom ou a focagem manual se tem automática!?

Cada macaco no seo galho (salvo seja!), quem pretende outra coisa, discute noutro sítio! Naturalmente que a mais valia de uma superzoom será sempre a polivalência da lente para o utilizador comum, para o resto, existem outras opções...
 
Última edição:
Em âmbito geral, a minha escolha iria para a Panasonic. Achei-a estupenda e adorava ter uma para brincar. Infelizmente é muito grande para mim. Quem dá prioridade à portabilidade como eu, dificilmente sairá do mundo das compactas.
 
Realmente é preciso ter estas maquinas no seu proprio campo. Ou seja são melhores, quanto mais não seja em zoom que as standart, podemos andar com uma lente de 300 ou 400 mm no bolso, (ou quase), são relativamente baratas e uma pessoa não tem que andar com muita coisa quando vai de férias. Dito isto a base line é são melhores que as "compactas" e inferiores à dslr. Agora quem quiser tirar umas fotos no bao e no Natal aos amigos e familia, precisa mais de uma compacta? quem vai fazer ferias uma lente com bastante zoom não lhe dará jeito nesse caso a opção seria uma superzoom das do teste' e quem quiser levar a fotografia a um nivel mais criativo, experimental ou simplesmente tirar fotografias com melhor qualidade e não se importar de andar com um aparelho mais pesado e maior, compra uma dslr. Cada câmara para sua ocasião / tipo de pessoa / fim a que se destina. Em Marketing chama-se segmentação, como sabem.
 
Sempre que vejo uma pessoa a manifestar algum interesse por uma SLR e que acaba por comprar uma superzoom, em alguns casos passado tão sómente 1 mês já quer uma SLR. Como sempre, vende a superzoom e perde dinheiro no processo. Se há uma manifestação de interesse pela melhor qualidade de imagem, um orçamento de 500€+ e algum interesse por uma SLR, não vejo razão para se comprar uma superzoom de sensor 1/2.3" que não vale um pechisvelho (sem ofensa para quem tem). Se as superzooms fossem como antigamente com sensores maiores, lentes com melhores focais e menos megapixels, era mais fácil recomendar.
 
Back
Topo