Finepix S8100fd

Na Digital Photographer do mes de maio onde vem a tal comparaçao das Bridges...

A Fuji fica-se pelos 90%... contra os 94 da da FZ18!

Depois de ler bem o artigo, (e atençao que parecem nao testar a mesma maquina que o Rui tanto gosta de criticar) se tivesse que escolher iria obviamente para a Fuji...custa metade da Pana.
 
Tens pelo menos 3 lojas que vendem a FZ8 abaixo dos 250€. Na ***** chega a estar a 205€.

Sim, tanta ou mais qualidade por um preço mais baixo, em relação à FZ18. Em relação à S8000fd tem muito mais qualidade. E pouco interessa se há lojas a vendê-la por 500€, desde que seja possível compra-la por menos sem recorrer a importações e coisas manhosas.

Quanto às specs, há coisas que não há fuga. Os 18x são sempre 18x, a questão é se preferes os 18x em detrimento da qualidade de imagem? E sim, os 27mm são muito giros para paisagens, mas só isso. É outra questão de opção, se precisas ou não dos 27mm. No entanto com 27mm, o macro a 1cm deixa de ser algo por aí além.

Por 250€ a FZ8 tem uma lente melhor, a A720 tem uma lente melhor... São melhores em termos de qualidade. Podem não ser tão versáteis, mas têm mais qualidade.
E não percebo as queixas de aberrações cromáticas na S5 quando as Fuji são das piores nesse aspecto.
Aos cantos (muito) suaves e aberrações cromáticas, esta Fuji ainda lhe junta distorções elevadas.

Após ler as specs com mais atenção ainda acho a máquina pior. Além do que já referi em relação à lente, é uma máquina que ao contrário da FZ8, não tem RAW, é lenta como tudo (demora mais de 4s a ligar, mais de 7s para recarregar o flash!) e tem um disparo continuo muito mau (1.1fps até 3 fotos).

A S5 tem grandes aberrações cromaticas. A S8000FD tem grandes aberrações cromaticas. Ambas perdem detalhe nos cantos.

Talvez a fuji perca mais detalhe nos cantos. mas pode-se pedir mais para uma lente de 18x zoom que começa nuns optimos 27mm?

Além disso a S5 custa mais de 300€.

Abaixo de 300€ a S8000FD é na minha opiniao a melhor.

Onde viste os 4s para ligar e a 1.1fps e 7segundos entre fotos com flash?

O que eu vejo é 1.5fps para 3 fotos na qualidade maxima tamanho máximo.
Vejo também 7fps em qualidade de 4mp e 15fps em qualidade de 2mp. Isto tudo a tirar 15 fotos num burst.
2.8 segundos entre fotos com flash. Não 7 segundos.

Chega a ser mais rapido a ligar que a panasonic.

A S8000FD TEM no geral melhores specs que a panasonic.
Na minha opiniao é MESMO uma melhor maquina.

Com a FZ8 a 205€ talvez as coisas sejam um pouco diferentes. Mas de 250€ para cima é melhor comprar a S8000FD na minha opiniao.

E no geral, qualidade, versatilidade a lente da A720 perde. NÃO há essas tais N maquinas com lentes melhores abaixo de 250€. Podes encontrar a SX100IS mas que ainda assim duvido que tenha uma lente melhor. isto tendo em conta todas as specs da lente.


Não te esqueças que uma melhor qualidade da lente nao quer dizer que tenha melhor qualidade final. O sensor e o processamento de imagem tabém contam.

Na Digital Photographer do mes de maio onde vem a tal comparaçao das Bridges...

A Fuji fica-se pelos 90%... contra os 94 da da FZ18!

Depois de ler bem o artigo, (e atençao que parecem nao testar a mesma maquina que o Rui tanto gosta de criticar) se tivesse que escolher iria obviamente para a Fuji...custa metade da Pana.

É esse o problema. Por muito que se diga que a FZ18 é melhor que a S8000FD custa muito mais. É uma maquina que melhora muito em relação á FZ8. Só que pura e simplesmente ainda é cara demais para aquilo que ofereçe.

A FZ8 por 200 e poucos euros e que sim, é uma optima compra. Agora vejo-a a disparar para 300 e tal euros...

Fica-se a espera da FZ9 para corrigir os defeitos da FZ8 ao nivel do processamento da imagem.
 
Última edição pelo moderador:
É esse o problema. Por muito que se diga que a FZ18 é melhor que a S8000FD custa muito mais. É uma maquina que melhora muito em relação á FZ8. Só que pura e simplesmente ainda é cara demais para aquilo que ofereçe.

A FZ8 por 200 e poucos euros e que sim, é uma optima compra. Agora vejo-a a disparar para 300 e tal euros...

Fica-se a espera da FZ9 para corrigir os defeitos da FZ8 ao nivel do processamento da imagem.

Claro!
Que a Pana. é no geral uma melhor maquina que a Fuji. nao tenho duvidas...agora o preço faz descambar a balança!
Nao va-le o que custa!
 
A lente é muito versátil, não haja dúvida, mas sim, pode-se pedir MUITO mais de uma lente de 18x e a FZ18 é a prova disso.

Os testes à velocidade da máquina podes encontrar em vários sites de reviews. Os que encontrei foram:
Off to first shot - 4.2s
Display recorded image - 1.5s
Flash recycling (full power) - 7.4s

Disparo contínuo - 1.3fps (valor oficial da Fuji) Os outros valores são muito bons, mas à custa de resolução.

Em relação à qualidade das lentes, não tenhas a mínima dúvida que a A720IS, a FZ8, a SX100 e outras máquinas, são muito melhores. Podem não ser tão versáteis, é verdade, mas em qualidade são muito superiores.

E sim, eu sei que muito mais coisas contam para a qualidade de imagem. Mas embora o processamento da Panasonic seja francamente mau, especialmente em ISOs acima de 100, o da Fuji também não é perfeito e nem sequer dá a opção de processar a foto no PC.

As ÚNICAS coisas que a S8000fd tem a seu favor é que é a única 18x, que começa nos 27mm, perto dos 250€ e baixando a resolução consegue um disparo contínuo bom.

@dpreview:
Canon A720IS - Highly Recomended - Optics 8.0 - Image quality 8.0
Canon SX100 - Recomended - Optics 8.0 - Image Quality 8.0
Panasonic FZ8 - Highly Recomended - Optics 8.0 - Image Quality 8.0
Fuji S8000fd - Recomended - Optics 7.0 - Image Quality 7.0

Por isso volto a dizer que na minha opinião não está sequer perto de ser a melhor opção por 250€, a menos que se queira uma lente tão versátil. E fico por aqui.
 
Última edição:
A lente é muito versátil, não haja dúvida, mas sim, pode-se pedir MUITO mais de uma lente de 18x e a FZ18 é a prova disso.

Os testes à velocidade da máquina podes encontrar em vários sites de reviews. Os que encontrei foram:
Off to first shot - 4.2s
Display recorded image - 1.5s
Flash recycling (full power) - 7.4s

Disparo contínuo - 1.3fps (valor oficial da Fuji) Os outros valores são muito bons, mas à custa de resolução.

Em relação à qualidade das lentes, não tenhas a mínima dúvida que a A720IS, a FZ8, a SX100 e outras máquinas, são muito melhores. Podem não ser tão versáteis, é verdade, mas em qualidade são muito superiores.

E sim, eu sei que muito mais coisas contam para a qualidade de imagem. Mas embora o processamento da Panasonic seja francamente mau, especialmente em ISOs acima de 100, o da Fuji também não é perfeito e nem sequer dá a opção de processar a foto no PC.

As ÚNICAS coisas que a S8000fd tem a seu favor é que é a única 18x, que começa nos 27mm, perto dos 250€ e baixando a resolução consegue um disparo contínuo bom.

@dpreview:
Canon A720IS - Highly Recomended - Optics 8.0 - Image quality 8.0
Canon SX100 - Recomended - Optics 8.0 - Image Quality 8.0
Panasonic FZ8 - Highly Recomended - Optics 8.0 - Image Quality 8.0
Fuji S8000fd - Recomended - Optics 7.0 - Image Quality 7.0

Por isso volto a dizer que na minha opinião não está sequer perto de ser a melhor opção por 250€, a menos que se queira uma lente tão versátil. E fico por aqui.

Manda-me o site desses valores. 7segundos para recarregar e muito muito mau.

Nao compares o tratamento de ruido da panasonic com a da fuji. As fotos da panasonic, logo a ISO 200 ou 400 os vermelhos perdem-se.

Não vou comprar uma maquina so porque a lente não dá aberrações cromaticas e grava video em 16:9. Até porque a qualidade final so supera a da fuji com iso100.

Por 205euros e que sim ja vale a pena.

Nessas recommended e isso está o "versatility" ? ou por exemplo "value for money" ?

Aonde e que a qualidade de imagem e melhor que a da fuji?
So se estiverem a falar de iso 100.
Nao te esqueças que se tiveres um objecto longe e quiseres usar os 18x zoom, na fuji vais usar 18xzoom optico na panasonic ja vais tar a usar o zoom digital.
 
Esses valores são de www.imaging-resource.com

Quanto à cena do ISO isso apenas se aplicava a alguns modelos da Fuji. O famoso sensor Super CCD 1/1.6" e 6Mp já não existe. Os sensores actuais têm um pixel pitch normalissimo. Só o da S100fs é que se destaca.

No caso da Panasonic, JPEGs da máquina, sim, só supera em ISO100, mas ao contrário da Fuji a Panasonic dá-te o RAW, o que muda muito as coisas.

Sim, eles quando atribuem a pontuação às lentes, contam com qualidade e versatilidade, mas obviamente que dão mais valor à qualidade. E sim, também têm o value, apesar de ser relativo porque os preços de lá não são iguais aos de cá.

O recomended ou highly recomended é a classificação geral, tendo tudo em conta: Qualidade de imagem, processamento, desempenho, versatilidade, valor, etc.

A qualidade de imagem é superior às da Fuji, não só em ISO100. Como já disse umas linhas acima, os sensores da Fuji que se destacavam nesse aspecto, já sairam do mercado. E há sensores com mais alcance dinâmico e melhores cores que os da Fuji, o da FZ8 é um exemplo disso e o da A720IS também.

O alcance da lente é uma questão de opção. Eu não preciso de uma lente com 18x para nada. Tenho dezenas de milhares de fotos tiradas, já usei lentes dos 24mm aos 850mm e posso-te dizer que uma 35-210mm chega-me perfeitamente. Mesmo assim é muito raro usar os 210mm. Apesar de também não sentir falta, compreendo muito mais a necessidade dos 28mm do que dos 500mm ou 18x de zoom. Uma lente 28-280mm (10x) como a da TZ3 consegue ser versátil o suficiente para a maioria das pessoas e não sacrifica tanto a qualidade.
Isto porque ao escolher uma máquina, quero que ela tenha qualidade máxima na maioria das fotos. Não vou comprar uma máquina com menos qualidade só porque uma ou duas vezes poderei vir a precisar de 18x de zoom.
 
Esses valores são de www.imaging-resource.com

Quanto à cena do ISO isso apenas se aplicava a alguns modelos da Fuji. O famoso sensor Super CCD 1/1.6" e 6Mp já não existe. Os sensores actuais têm um pixel pitch normalissimo. Só o da S100fs é que se destaca.

No caso da Panasonic, JPEGs da máquina, sim, só supera em ISO100, mas ao contrário da Fuji a Panasonic dá-te o RAW, o que muda muito as coisas.

Sim, eles quando atribuem a pontuação às lentes, contam com qualidade e versatilidade, mas obviamente que dão mais valor à qualidade. E sim, também têm o value, apesar de ser relativo porque os preços de lá não são iguais aos de cá.

O recomended ou highly recomended é a classificação geral, tendo tudo em conta: Qualidade de imagem, processamento, desempenho, versatilidade, valor, etc.

A qualidade de imagem é superior às da Fuji, não só em ISO100. Como já disse umas linhas acima, os sensores da Fuji que se destacavam nesse aspecto, já sairam do mercado. E há sensores com mais alcance dinâmico e melhores cores que os da Fuji, o da FZ8 é um exemplo disso e o da A720IS também.

O alcance da lente é uma questão de opção. Eu não preciso de uma lente com 18x para nada. Tenho dezenas de milhares de fotos tiradas, já usei lentes dos 24mm aos 850mm e posso-te dizer que uma 35-210mm chega-me perfeitamente. Mesmo assim é muito raro usar os 210mm. Apesar de também não sentir falta, compreendo muito mais a necessidade dos 28mm do que dos 500mm ou 18x de zoom. Uma lente 28-280mm (10x) como a da TZ3 consegue ser versátil o suficiente para a maioria das pessoas e não sacrifica tanto a qualidade.
Isto porque ao escolher uma máquina, quero que ela tenha qualidade máxima na maioria das fotos. Não vou comprar uma máquina com menos qualidade só porque uma ou duas vezes poderei vir a precisar de 18x de zoom.

Ajuda muito as coisas o RAW? Não é o que me dizem. Se a camera tem problemas com iso's altos, tem problemas com iso's altos e nao podes mudar isso.

A TZ3 nao tem modos manuais.

Não é a unica a ter aberrações cromaticas.
Olha a fz8.
"Chromatic aberration
Low at wide angle, high at telephoto. Very noticeable effect on some images in the corners toward full telephoto."
Chega a ser mais preocupante e intrusiva a da FZ8 no 12xzoom do que a fujifilm nos 18x zoom.

Outra questão:
Detail and resolution were both good, though there's a moderate amount of softening in the corners from the lens, as well as significant chromatic aberration not far from the center.

Nos testes de ruido tambem se ve uma grande diferença entre as duas cameras. A da fujifilm porta-se bem melhor. Logo a partir do 200iso os vermelhos das fotos das panasonic começam a esborratar-se.


Enfim, acho que isto nao vai dar a lado nenhum. Prefiro a S8000FD. Tou a espera review da superzoom de 18x da nikon.

São maquinas para usos diferentes. mas acho que all-around a S8000FD e melhor. Isto na minha opiniao, á revistas que podem discordar, mas pronto.
 
O RAW não ajuda em muito? O RAW é das melhores coisinhas que se pode ter. Se te informares melhor, o problema das Panasonic com os ISOs altos, não tem nada a ver com o sensor, tem a ver com o processamento do Venus Engine, que esborrata as fotos. Se o processamento for feito no PC a partir do RAW, o Venus Engine nem toca na foto, portanto é um problema que fica completamente excluído.

A FZ8 sofre algumas aberrações cromáticas, mas a S8000fd abusa:
"High at wide angle, higher still at telephoto. Extends fairly deep into the frame too."
Além disso na FZ8 só se notam aberrações cromáticas, com o zoom ao máximo, nos cantos, no centro não se nota. Já a Fuji tem aberrações cromáticas tanto nos cantos como no centro. Se bem que nos cantos já está tudo tão desfocado que as aberrações cromáticas acabam por ser um mal menor.

Essa segunda parte que citas diz respeito ao modo Macro e logo a seguir diz:
"Most cameras have some softening in the corners in macro mode, and it's not surprising to see chromatic aberration in a 12x lens's macro mode."
No entanto se fores ver o da Fuji verás que é pior. E além de cantos "significativamente suaves" ou aberrações cromáticas, ainda tem distorções, que de acordo com eles já não é assim tão normal.

Se fores ver a secção "Color" verás também que a FZ8 tem melhor precisão nas cores. Mesmo em relação aos ISOs, até em ISO200 a FZ8 é melhor. Em ISO400 a Fuji é melhor, mas a partir daí venha o diabo e escolha.
Aliás, no fim em "Output quality" eles dizem mesmo que na FZ8 uma foto em ISO800 ainda dá para uma boa impressão a 8x10", enquanto na S8000fd dizem que em ISO800 uma foto 4x6" "only make passable" (minimamente aceitável).

E mais uma vez, a questão dos ISOs na FZ8 é contornável e pode ser muito melhorada processando a partir do RAW. Aliás, tens aqui muitos relatos no fórum sobre o próprio Silkypix (processador da Panasonic) fazer um excelente trabalho. Depois ainda há o Noise Ninja e NeatImage.

Agora gostos não se discutem, se gostas mais da S8000fd é contigo, não digas é que é a melhor máquina porque não é. É muito versátil, mas isso é só uma coisa e não é apreciada por todos, especialmente se implicar tanta perda de qualidade.
 
O RAW não ajuda em muito? O RAW é das melhores coisinhas que se pode ter. Se te informares melhor, o problema das Panasonic com os ISOs altos, não tem nada a ver com o sensor, tem a ver com o processamento do Venus Engine, que esborrata as fotos. Se o processamento for feito no PC a partir do RAW, o Venus Engine nem toca na foto, portanto é um problema que fica completamente excluído.

A FZ8 sofre algumas aberrações cromáticas, mas a S8000fd abusa:
"High at wide angle, higher still at telephoto. Extends fairly deep into the frame too."
Além disso na FZ8 só se notam aberrações cromáticas, com o zoom ao máximo, nos cantos, no centro não se nota. Já a Fuji tem aberrações cromáticas tanto nos cantos como no centro. Se bem que nos cantos já está tudo tão desfocado que as aberrações cromáticas acabam por ser um mal menor.

Essa segunda parte que citas diz respeito ao modo Macro e logo a seguir diz:
"Most cameras have some softening in the corners in macro mode, and it's not surprising to see chromatic aberration in a 12x lens's macro mode."
No entanto se fores ver o da Fuji verás que é pior. E além de cantos "significativamente suaves" ou aberrações cromáticas, ainda tem distorções, que de acordo com eles já não é assim tão normal.

Se fores ver a secção "Color" verás também que a FZ8 tem melhor precisão nas cores. Mesmo em relação aos ISOs, até em ISO200 a FZ8 é melhor. Em ISO400 a Fuji é melhor, mas a partir daí venha o diabo e escolha.
Aliás, no fim em "Output quality" eles dizem mesmo que na FZ8 uma foto em ISO800 ainda dá para uma boa impressão a 8x10", enquanto na S8000fd dizem que em ISO800 uma foto 4x6" "only make passable" (minimamente aceitável).

E mais uma vez, a questão dos ISOs na FZ8 é contornável e pode ser muito melhorada processando a partir do RAW. Aliás, tens aqui muitos relatos no fórum sobre o próprio Silkypix (processador da Panasonic) fazer um excelente trabalho. Depois ainda há o Noise Ninja e NeatImage.

Agora gostos não se discutem, se gostas mais da S8000fd é contigo, não digas é que é a melhor máquina porque não é. É muito versátil, mas isso é só uma coisa e não é apreciada por todos, especialmente se implicar tanta perda de qualidade.

Mas não foi o que me disseram. Eu sei, que o problema é do processamento de imagem da VENUS III, só que me tinham dito que era muito dificil, reverter o resultado. Uns diziam que sim outros que nao.

Eu acho que em ISO 200 para cima a fuji leva a melhor. Em todos os ISO's, prefiro o tratamento da fuji, mas se o raw depois de tratado devidamente fizer essas maravilhas o que isso interessa.

Mas repara, que andar sempre a tirar fotos em RAW não é a coisa mais engraçada que há. Torna a camera mais lenta.

Acho que são 2 optimas cameras. Tinha a ideia de que a S8000FD leva-va a melhor porque vi uns preços que me assustaram (da fz8), e as specs e umas fotos em ISO alto comparadas com as FZ8 e até a FZ18 tambem me davam a ideia de que a S8000FD era uma melhor maquina.

Visto que o problema do barulho excessivo esta resolvido com o raw já não vejo grandes razões para a S8000FD ser melhor.

Outra coisa que me fazia e faz gostar da S8000FD era porque era mais ergonomica. Pelo menos para mim. Fui pegar nas 2 a umas semanas e a fuji cabia-me melhor na mão. A panasonic era muito pequena e leve.

Falo assim porque vou comprar uma maquina, e queria uma bridge ou superzoom. E essas 2 eram as que me mais saltaram a vista. Também não é para comprar já por isso.

Depois a FZ8 tem uma delicia que me dá muito jeito que é a gravação de video.

De qualquer forma, a pana apesar desta minha opiniao final só é melhor compra façe á fuji se tiver abaixo dos 270€, por volta do preço da fuji.
 
O RAW não serve para reverter resultados nenhuns. Uma coisa é aquilo que o sensor capta, outra é a foto final. O RAW é a informação que o sensor captou, no seu estado puro. A foto depois fazes no PC com essa informação. Ou seja, não estás a reverter nada, estás a criar outra foto, com outro processamento, a partir dos mesmos dados.

Mas o RAW não interessa só por isso. O RAW é um tipo de ficheiro muito importante para quem leva a fotografia a sério. Permite muito tipo de edições e ajustes que só podem ser feitos a partir do RAW, sem perdas de qualidade. E visto que o RAW não tem compressão nenhuma, até tens ganhos em relação aos JPEGs feitos pelas máquinas.

Claro que andar sempre a tirar fotos em RAW não é praticável (só em SLRs ou se a lentidão não for um problema), mas pelo menos para mim, na maioria das situações, o JPEG da máquina é suficiente. Primeiro porque o processamento é bom, depois porque mesmo que fosse uma Panasonic, a maioria das fotos que tiro são durante o dia, com flash ou com tripé. Muito raramente preciso de usar ISOs altos.

Se a FZ8 fosse assim tão cara também começava a não ser grande opção. Mas continua a ter uma das melhores lentes e a ser a única (das que me lembro) que consegue tirar fotos em RAW, dentro destes valores.
A FZ18 é muito semelhante à FZ8, mas além da qualidade e funções, ainda lhe junta a versatilidade dos 18x de zoom. Também por isso é que é tão cara.

Quanto à ergonomia já vai de cada um, mas normalmente as maiores são as melhores (no meu caso).
Já agora, a S8000fd não faz vídeo?

Existe também outra opção que não foi falada e que dizem ser uma boa concorrente, a Kodak Z812 (acho que é essa). E já pensaste também procurar por uma máquina usada? Acho que andam por aí umas FZ50 à venda. São grandes máquinas.
 
Eu iniciei a discussão, não se esqueçam de mim...

Olhem,
estão a dar-me uma enorme ajuda. Antes de vir ao fórum não sabia metade sobre foto digital do que sei agora.
Mas a conversa está a ficar descontrolada.
Há posts em que já nem sei se estão a dizer mal ou bem de certa câmara...
Leio um post e penso: ena pá, a panasonic é a melhor! E no seguinte dizem que não presta e que a fuji é a melhor, e depois acrescentam que não tem vermelhos (?!?!?).
Vamos resumir:
A minha dúvida inicial era sobre a Finepix S8100fd (na altura achava que era a melhor). Depois convenci-me que valia mais a pena a Panasonic LUMIX FZ18 (principalmente por causa da revista).
Começou-se a falar da Finepix S8000fd, da Panasonic LUMIX FZ8, etc...
Eu só quero saber qual é a melhor, se é mesmo a Panasonic LUMIX FZ18 ou outra...

Obrigado

:zzz:
 
Já agora, se por acaso alguém conhecer algum site
que explique claramente, em português, todas estas noções básicas sobre fotografia,
(abertura, focagem, zoom, RAW, ect,), era ouro.
 
Se leres tudo com atenção verás que a minha opinião é que a S8000fd tem a vantagem de ser versátil, mas em termos de qualidade de imagem acho a FZ8 melhor. A FZ18 é versátil e tão boa como a FZ8, mas é bem mais cara.

Quanto ao que queres aprender, tens tudo aqui no fórum. Já há por aí um tópico "Modos manuais - dicas" com muita informação sobre usar uma máquina, tens outro só sobre o RAW e tens um Sticky cheio de links para sites com mais informação.
 
Eu só quero saber qual é a melhor, se é mesmo a Panasonic LUMIX FZ18 ou outra...

a minha mulher tem uma FZ18...
a máquina tem uma performance muito boa;
cheia de funções e opções de funcionamento que não encontras em nenhuma das outras super-zoom;
oferece-te resultados excelentes em termos de qualidade de imagem quando utilizada em condições ideais (muita luz...) graças a sua excelente lente e também ao óptimo sistema de estabilização de imagem, ;
boa autonomia;
zoom bastante versátil, desde wide até à tele;
leve, bem construida e fácil de transportar (não no bolso, mas num saco relativamente pequeno..)...
modo macro muito bom.

enfim, tens tudo isto e muito mais...
mas em "compensação", quando utilizada com pouca luz e/ou com ISO´s a ou acima de 200, a qualidade é sofrível...
diria mesmo... se pensas tirar fotos dentro de casa, com pouca luz ou mesmo luz artificial, não compres a máquina (bom, esta ou qualquer outra super-zoom)...
mas se a tua intenção for utilizar a máquina com luz ambiente na maior parte das vezes, com ISO 100 ou 200 (mesmo assim, de evitar) e nunca acima disto, de entre todas as super zoom, compra a FZ18... é excelente e não te vais arrepender... ;)
 
Não me vou arrepender?
Mas e se eu quiser tirar fotos dentro de casa?
No site da FZ18 diz que tira boas fotos no escuro, e no interior, até tem um modo para isso!
 
Olhem,
estão a dar-me uma enorme ajuda. Antes de vir ao fórum não sabia metade sobre foto digital do que sei agora.
Mas a conversa está a ficar descontrolada.
Há posts em que já nem sei se estão a dizer mal ou bem de certa câmara...
Leio um post e penso: ena pá, a panasonic é a melhor! E no seguinte dizem que não presta e que a fuji é a melhor, e depois acrescentam que não tem vermelhos (?!?!?).
Vamos resumir:
A minha dúvida inicial era sobre a Finepix S8100fd (na altura achava que era a melhor). Depois convenci-me que valia mais a pena a Panasonic LUMIX FZ18 (principalmente por causa da revista).
Começou-se a falar da Finepix S8000fd, da Panasonic LUMIX FZ8, etc...
Eu só quero saber qual é a melhor, se é mesmo a Panasonic LUMIX FZ18 ou outra...

Obrigado

:zzz:

Isto é muito simples. Tens dinheiro para a FZ18 compra a FZ18 de todas as 4 que falamos a FZ18 é a melhor.
 
O RAW não serve para reverter resultados nenhuns. Uma coisa é aquilo que o sensor capta, outra é a foto final. O RAW é a informação que o sensor captou, no seu estado puro. A foto depois fazes no PC com essa informação. Ou seja, não estás a reverter nada, estás a criar outra foto, com outro processamento, a partir dos mesmos dados.

Mas o RAW não interessa só por isso. O RAW é um tipo de ficheiro muito importante para quem leva a fotografia a sério. Permite muito tipo de edições e ajustes que só podem ser feitos a partir do RAW, sem perdas de qualidade. E visto que o RAW não tem compressão nenhuma, até tens ganhos em relação aos JPEGs feitos pelas máquinas.

Claro que andar sempre a tirar fotos em RAW não é praticável (só em SLRs ou se a lentidão não for um problema), mas pelo menos para mim, na maioria das situações, o JPEG da máquina é suficiente. Primeiro porque o processamento é bom, depois porque mesmo que fosse uma Panasonic, a maioria das fotos que tiro são durante o dia, com flash ou com tripé. Muito raramente preciso de usar ISOs altos.

Se a FZ8 fosse assim tão cara também começava a não ser grande opção. Mas continua a ter uma das melhores lentes e a ser a única (das que me lembro) que consegue tirar fotos em RAW, dentro destes valores.
A FZ18 é muito semelhante à FZ8, mas além da qualidade e funções, ainda lhe junta a versatilidade dos 18x de zoom. Também por isso é que é tão cara.

Quanto à ergonomia já vai de cada um, mas normalmente as maiores são as melhores (no meu caso).
Já agora, a S8000fd não faz vídeo?

Existe também outra opção que não foi falada e que dizem ser uma boa concorrente, a Kodak Z812 (acho que é essa). E já pensaste também procurar por uma máquina usada? Acho que andam por aí umas FZ50 à venda. São grandes máquinas.


Não sei o que foi feito do post em que te respondi, mas pronto, falo outra vez

Já tou a perceber o RAW. É pena é que faça a maquina mais lenta, mas visto por outro lado nao tenho de o usar sempre. Sempre que sair á rua com a maquina guardo as fotos em jpg. Quando tirar fotos á noite ou indoors posso começar a gravar raw + jpg. A FZ8 tem opção para isso certo?


A S8000FD faz video só que nao o grava em 16:9. Isso dame muito jeito porque tenho um portatil a minha televisão é em 16:9 e por isso nao faz sentido estar a gravar um video em 4:3.
Aliás todas as maquinas deviam agora ter suporte de 16:9...
Enfim,


Já vi essa kodak e gostei muito até a parte em que estava escrito (distancia min de macro - 12cm)

Sei que posso por lentes a parte, mas como a maquina nem com baterias vem nao tou para comprar isto ali, e aquilo acolá, e depois fica um bocado caro. Até porque nem e a coisa mais pratica estar a meter lente e tirar lente. Além disso o som do video disseram-me que era horrivel.
 
Tirar e meter lentes? Actualmente penso que só SLRs fazem isso...

Sim, a FZ8 tem opção para RAW. Normalmente usa-se o RAW sempre que queres tirar o máximo de uma imagem, seja de dia, de noite, indoor, outdoor.
 
Back
Topo