1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

fios da ventoinha

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Daniel, 2 de Janeiro de 2003. (Respostas: 10; Visualizações: 763)

1. Daniel

Daniel Power Member

boas..

comprei uma ventoinha para a caixa e aquilo tráz ligação aos 12v da fonte de alimentação e ainda ligação a motherboard, mas esta é só com um cabo.. um fio azul...

para k serve.?

a ventoinha em questão é esta..

http://www.*****.net/produtos/imagens/antecfanblue.gif

2. Biker_

Biker_ Power Member

Não conheço a ventoinha em questão, mas se dizes que para a ligação à mobo é um fio, só pode ser o fio do conta-rotações. :D

3. Daniel

Daniel Power Member

e como faço para ver as rotações...???

há algum programa para isso..?

(tnks pela resposta)

4. timber

timber Zwame Advisor

Não sabes o fabricante e modelo da tua fan nova?

5. FELiYCORA

FELiYCORA 1st Folding then Sex

as rotações sao mts vezes mostradas na propria bios. mas ha programas para o efeito, um muito bom é o MBM5 (motherboard monitor 5), podes sakar no link abaixo:

http://mbm.livewiredev.com/

6. Daniel

Daniel Power Member

tnks.. vou sakar o programa..

a fan é esta

Antec
    Blue Led 80x80x25
    Dimensões:80 x 80 x 25.4 mm -Peso:71.5 gm -Velocidade:2,600 rpm -34 CFM -Ruido:30 dBA

7. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

é igual á minha, esse fio é mesmo pra rotações!

Atenção pessoal dos mod's! Esta fan quando trabalha a 7 ou menos volt's perde a capacidade de ler os rpm! mesmo a 9 por vezes deixa de os ler! A 10v ñ notei esse problema, mas a 7v , como eu tenho actualmente, ñ lê as rpm!

8. Daniel

Daniel Power Member

aquilo traz os fios para ligar aos 5 v...

já traz uma peça... para ligar directamente as saidas da fonte de alimentação...

será k posso por a 12 v como ponho a 9v??

a 12v nao vou pifar os led´s ??

9. SimpleFriend

SimpleFriend Power Member

O fio q liga á board, é o fio q conta as rotações.
    Tb tens aki este link de um programa q te apresenta as rotações das Fans, e as temperaturas do CPU, Board e HDD, tal como o MBM5, mas mais fácil de configurar, aliás, a única coisa q tens de fazer, e é se kiseres, é atribuir os nomes às fans e às temperaturas, pa saberes qual o componenete respeitante ao valor

http://www.almico.com/speedfan407.exe

:003: :003:

10. Daniel

Daniel Power Member

nem com um programa nem com outro... já pus a 12v

ele nao lê as rpm... nem detecta a fan

será da motherboard ser antiga...??

é para p3.. no outro pc nao posso ir testar agora...

11. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

fan trabalha a 12! eu ponho-a a 7 com um fanbus 12\7 ! E ñ ñ pifas os leads :D, como disse ela de origem trabalha a 12!
    Esse contaco extra (fio azul) só deve ser ligado num conector de 3 pins pois só esses suportam a leitura das rpm!
    Btw.... a minha mobo slot1 tb tem conectores com 3 pinos e ñ lê as rotações mas isso penso que seja da bios beta que uso (suporte pra discos de 60 gb)
    Pra pores a 7v tens uma solução muito simples! Compras duas fichas molex, 1 macho e outra femea, e de um lado (lado da fonte) ligas um fio ao 12v e outro ao 5v e no outro ligas o de 12v ao vermelho e o de 5 ao preto! Logo, graças á diferença de potencial, ficas com ele a bulri a 7v e o unico defeito que tem, a meu ver, é a luz dos leads diminuir um coi de intensidade!

Espero ter ajudado!

Partilhar esta Página