1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Firefox começa a mostrar sinais de fraqueza.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por The Zombie, 16 de Setembro de 2005. (Respostas: 143; Visualizações: 6672)

1. The Zombie

The Zombie Power Member

2. Jintro

Jintro O Colaborador

Tendo em conta as variantes, quanto tempo demora a ser corrigido um bug/falha de segurança no IE e quanto tempo demora no FF?

3. timber

timber Zwame Advisor

É natural, o Firefox está agora a iniciar a exposição pública normal.
    Mas eu uso o Firefox principalmente porque a interface é muito superior ao IE 6 portanto vou continuar a usar.

4. mikan

mikan Power Member

Nunca ligo a artigos do género. Prefiro instalar e testar... e retirar as conclusões eu mesmo.

5. Seavoices

Seavoices Power Member

Não passa de um Biased Article. Parte primeiro por um caminho incomparável e depois os dois programa têm timelines distintos.

Porque será que eles não contabilizaram TODOS os bugs desde o início de cada programa? Ou então juntar a timeline do Netscape com a do Firefox?

6. Megapinto

Megapinto Power Member

É verdade, e se compararmos com o tempo de existencia do IE6, este já nem devia dar quase nenhum bug, mas pronto é microsoft....

Eu continuo a usar o Firefox...

7. tetsuo

tetsuo 1st Folding then Sex

Eu curti o Opera,

Mas continuo a usar o firefox, não sei bem porquê, se calhar fiquei fiel à marca!

Cumps.

8. rodaco

rodaco Power Member

este tipo de artigos não me afecta, uso o produto e enquanto ele n me der razões de queixa n o deixo de usar. n é por devotismo a x marca/empresa que mudo de browser. se o IE desse rsp às minhas necessidades modo seguro continuaria a utilizá-lo, mas como tal n acontece uso e abuso de FF (para além do facto do software livre me agradar) ;)

isso mesmo! é algo, que para além da segurança, me leva ao FF ;)

cumpz

9. sotavento

sotavento [email protected] Member

Cambada de gente biased ...

enfim ... montes degente PULOU de cabeça pro firefox ... agora lixam-se ... o ano passado não teria problema nenhum em dizer que o FireFox era mais seguro que o IE6 ... o problema é que hoje em dia já está ao contrario ... e com a quantidade de n00b's que foram "aconselhados" ainda vai ficar pior. :S

P.S.: quem disse que o IE6 é inseguro?
    P.S.2: A timeline do netscape nunca pode ser incorporada na timeline do firefox ... uns quantos milhões de bucks é que o dizem e não eu ... ou entã odeixa de ser software "livre". ;)
    P.S.3: just my 2 eurocents of fuel ...

10. _freelancer_

_freelancer_ Power Member

Talvez um dia façam um port do IE6 para Linux :002: :002: :002: depois talvez conquistem mais uma fatia do mercado (not!)

Quem disse que o IE6 é inseguro perguntas tu? Concerteza que não foi o sr. que diz que uma solução Linux é mais cara que uma solução Windows ... mas claro, open-source é que não presta. Se calhar qualquer dia tornam o Firefox um projecto fechado para evitar os bugs e aì talvez fiquem mais contentes :)

P.S. Cá pra mim até o Bill Gates usa o Firefox :-D

11. Seavoices

Seavoices Power Member

Talvez te devas informar um pouco mais e tentares saber de onde vem o código base do FF e qual a origem dos seus programadores (pelo menos os que iniciaram o projecto)

12. Kermit the frog

Kermit the frog I quit My Job for Folding

Eu fartome de rir com as intervenções do sotavento...realmente és a pessoa que vem "contra tudo"...
    É o windows que é bom, o linux...enfim...
    É o IE que é bom, os outros browsers...que é isso?
    É os dvds da princo que rockam, gravas isso tipo verbatim...
    Enfim...
    Mas porque é que o pessoal se há-de lixar por usar firefox?!...tu dizme o que podes fazer com o IE e depois, procura ou alguem tratará de te esclarecer o que o firefox faz...melhor e a mais...
    E eu que nem gosto muito do Firefox, para mim é Opera e acabou :)

Btw: desde abril, houveram quantas actualizações ao FF?! O_o'

Última edição: 16 de Setembro de 2005
  13. Rudzer

Rudzer Power Member

esforça-te e pensa um bocadinho no que disseste....

14. Rudzer

Rudzer Power Member

nota: ele não parece ser contra tudo mas "contra a tua opinião" são coisas diferentes

E realmente o que mais não falta aqui é pessoal linux-biased que so sabe dizer **** ....

15. blastarr

blastarr Power Member

Eu uso ambos e ambos têm virtudes e defeitos.
    O Firefox é bom, mas algumas páginas não ficam bem renderizadas.
    E nem me falem no Netscape Navigator, desde a versão 2.xx que aquilo era uma valente m***a, cheio de bugs, lento e ora era pago, ora era free, ora era pago, ora era free...
    Aliás, se alguma coisa beneficiou o FF foi o facto da fundação Mozilla ter autonomia em relação à Netscape/AOL/TimeWarner.

Por outro lado, o IE já foi fraquinho (2.x), esteve melhor na 3.x, depois veio o fiasco do active desktop com a versão 4.0 e o Windows 98, depois ficou melhor na versão 5.5, depois a 6 normal estagnou e a versão do XP SP2 já melhorou um bocado, mas nada de significativo.

Espero com ansiedade o IE 7.0, parece que vai correr num modo aínda mais protegido do que o LUA do VISTA (Limited User Account). E o ActiveX é OptIn, opcional e não default.

O FF 1.5 também promete.

16. kidloco

kidloco Power Member

Opera é nice...pelo menos nao usa tanto proc como o FF :)

17. QuickFire

QuickFire What is folding?

Sinseramente só uso FF tanto em Windows como em Linux :) o que me agrada é o facto de ter o FF igual nos dois ambientes :) tanto em extensions, bookmarks, etc... claro que podia usar Opera que também é muito bom por sinal mas nunca me puxou tanto não sei porquê :) já devo usar FF à um anito dantes usava IE6 com muitas janelas abertas agora até sinto falta das tabs cada vez que sou obrigado a lá ir :P mas enfim cada um usa aquilo que quer... se existem pessoas que usam IE ora bolas é isso que faz render às lojas de informática :P que todas as pitahx do mundo usem IE para apanharem muito spyware e as lojas de informática ganharem mais uns trocos com assistencias :P eu em spyware sinto-me mais protegido assim... talvez seja uma protecção puramente "virtual" mas como uso pouco windows, pouca difrença faz :P quanto aos Linux fan boys que só dizem **** pá acho que ninguém é obrigado a usar Windows e ser culpado por dizer **** por expressar a sua opinião do que acha ser melhor :)

18. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Eu uso FF porque gosto das tabs e também já reparei que me entra bem menos adware pelo pc adentro desde que o passei a usar. Aqui à uns tempos ainda disse mal da minha vida porque volta e meia dá-va erro e encerrava sozinho sem mais nem porquê. Mas passou-lhe...

19. ShadeX

ShadeX Power Member

Na venho praki fazer de avogado do diabo, mas o IE nunca me deu probs. Enquanto o usei... Lol, não o vejo desde o NS6 :D Tab browsing since like forever, e não ia largar agora...

Agora, outra questão porreira que nunca ou raramente ninguem fala. O FF é uma app. Qqr exploit, por muito bera que seja, consegue tanto quanto o user conseguiria face ao OS. O IE? Bom... o IE é um reflexo de alguns componentes base do OS. Qqr exploit/privilege escalation vai direitinho imaginem onde?

Se falassemos em termos *nix era a dif entre o FF ser uma userland app e um componente do kernel. Assumindo que pode ser exploited e taken over, um pode ser usado para tanto quanto o user possa fazer, o outro pode fazer o raio que o parta queira pq é parte do kernel.

Na minha conf actual, qqr exploit que o FF sofresse, pffff, não ia muito longe. A account que uso tem menos que poucos privs e na dava em nada. Pior dos casos tinha de loggar como admin e limpar qqr coisita. E quantos exploit conhecem que partem duma vuln numa conta sem privs e conseguem privilege escalation via uma app/service que corre sempre com user privs?

Agora, se me disserem que o vosso FF foi "exploitado" enquanto tavam como admin ou como root, bom... só vos tenho a chamar ursos. Já não chega o que um gajo tem mesmo de expor a risco, ainda tinham de ajudar...

Ao ppl que escreve bacorradas como este artigo, só uma coisa a dizer, aprendam a usar users sem previlégios para o dia a dia. Calhando a vida era mais segura...

... ahhhh, pera, aparentemente a M$ pretende fazer isso no próximo OS. Agora as contas por defeito não vão ser admins.... uhhhh.... e quando os users começarem a ver que dá mais trabalho a vida como non-admin, autopromovem-se sem entenderem que voltam á estaca 0... brilhante...

A segurança, ao contrário do que muito se prega, é proactiva e não reactiva. Depoiz da m***a acontecer, trancas á porta serve de muito... O negócio é precaver o pior cenário possivél e pensar préviamente como mitigar o problema se acontecer. E vejam o post que vou fazer a seguir pra terem uma perspectiva curiosa do que tou a dizer...

20. johnzap

johnzap Power Member

Sinais de fraqueza?! Que dizer dum browser com a maturidade que o IE 6 tem (ou devia ter), produzido por uma empresa com bombilhões de biliões de dólares disponíveis?

Atentar por favor nestas duas páginas da Secunia, Secunia que é a fonte, em parte, para a prosa em análise:

Como podemos ver, temos uma agradável corzinha verde...

Como podemos ver, temos um laranja quase a atirar para o vermelho...

Não parece ser dificil concluir que, apesar da juventude do FF, estamos em presença de um produto que, pelo menos por agora, é muito mais seguro de usar que o IE 6.

Aliás, lê-se que existem exploits para o FF. Mas afinal onde andam os relatos de pessoal que usa o FF e que está atrapalhado com infecções? Deve estar no mesmo sítio onde estão relatadas as infecções no Linux. :002:

Uma "medalha" que o IE 6 já recebeu várias vezes e o FF ainda não, diz respeito às vulnerabilidades "Extremely critical". Aquelas que fazem acender a luzinha vermelha... Ainda não foi descoberta nenhuma vulnerabilidade "Extremely critical" no FF, enquanto no IE 6 ainda em Julho passado apareceu uma...

E para finalizar, o artigo parece ser um bocadinho a atirar para o biased. Senão vejamos, não seria mais lógico discutir a gravidade das vulnerabilidades? Colocar tudo no mesmo saco, em termos de totais, quer estejamos a falar de vulnerabilidades de baixa ou alta gravidade é, no mínimo, querer chamar a atenção só por chamar ou então, não ser sério na abordagem das questões.

Última edição: 17 de Setembro de 2005

Partilhar esta Página