1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Firefox OS Mobile

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por ruca1973, 26 de Junho de 2012. (Respostas: 123; Visualizações: 19155)

1. ruca1973

ruca1973 Power Member

Fiz pesquisa e não encontrei nada sobre este S.O. Mobile que está a ser desenvolvido pela Mozilla.

Review da TechRadar

V
    ideo Demo 1

V
    ideo Demo 2

Entretanto a Mozilla lançou muito recentemente um Marketplace (em versão PREVIEW) que deve estar associado a este projecto do S.O. Mobile B2G.

Parece que vamos ter aí mais um S.O. para telemóvis em 2013. Open-Source, baseado na WEB, destinado para telemóveis com specs mais modestas e por consequência mais baratos.

Assim de repente faz lembrar as Tiles do Windows Phone, numa versão também bastante colorida.. Pelo menos bom aspecto ele tem.

Última edição: 7 de Julho de 2012
  2. |_ScorpioN_|

|_ScorpioN_| Power Member

Esperar para ver. É sempre bom existirem empresas com este tipo de iniciativas. Se o SO for bom (e algumas marcas produzirem equipamentos "engraçados), o próprio mercado tratará de o acolher.

3. soxy

soxy Power Member

Muito interessante este OS :)

Talvez daqui a uns tempos se a coisa for boa, um concorrente a ter em conta.

4. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

É um SO que me parece que vai precisar de ligação de dados constante e se em Portugal as coisas estão desaujstadas, no brasil estão pior e aquilo vai ter que levar uma volta enorme!

Vamos aguardar

5. ruca1973

ruca1973 Power Member

Mais novidades sobre o futuro Firefox S.O. Mobile

Estou muito expectante em relação a isto. Smartphones abaixo dos 100€, que vão conseguir correr boa parte das apps do Android e do iOs. Este Firefox S.O. começa-me a agradar cada vez mais. Esperemos por mais novidades. Já estou a torcer para o sucesso desta nova plataforma. :)

Última edição: 7 de Julho de 2012
  6. The-One

The-One Colaborador
    Staff Member

É bom que tenha sucesso para competir com as versões baratas do Symbian e afins.

Mas sinceramente sendo isto semelhante ao funcionamento do ChromeOS não estou a ver isto a ter sucesso cá em Portugal onde os pacotes de dados são extremamente caros. Como isto é um browser a correr sob o kernel do Android quase de certeza que vai implicar a que se tenha ligação de dados 24/24.

É esperar para ver.

7. mr tripe

mr tripe Power Member

com ligação 24/24 estou a ver as baterias a voarem...

8. soxy

soxy Power Member

Certamente não será tudo dependente de acesso a net.

Eles seram espertos suficientes para fazer a grande maioria das funções "offline"

9. ruca1973

ruca1973 Power Member

Também não me parece que seja tudo de acesso à net. Até porque não faz grande sentido gastar tráfego para ver um contato, enviar um sms, fazer uma chamada, etc, etc, tudo coisas que se fazem num telemóvel e que não dependem da net. Dependem da rede. Agora, há imensa coisa que pode estar integrada para aproveitar a internet, isso sem dúvida.

Não me parece que todo o sistema (tudo o que se venha a fazer no telemóvel) dependa da net. Para um país com os limites de tráfego "mobile" (e preços) como Portugal seria no minimo caricato. E tb não me parece que no Brasil haja downloads ilimitados para a maior parte dos "usuários" brasileiros, se é que existe para alguns deles.

A verdade é que o primeiro país a receber smartphones com este Firefox OS será o Brasil.

10. The-One

The-One Colaborador
    Staff Member

Depende do conceito do OS, os Chromebooks também têm quase tudo na cloud (sejam documentos, contactos, etc), isto segue o mesmo modelo. São as limitações de quando tens um browser a correr sob um kernel de linux com webapps html 5.

As probabilidades de teres que ter ligação de dados 24/24 são muito grandes.

E verdade seja dita, a Mozilla é uma empresa ligada à web, logo faz sentido que coloque todos os recursos virados para aí.

11. ruca1973

ruca1973 Power Member

Pois, mas o Chromebook não é um telemóvel. É um notebook que tem instalado o Chrome OS.
    Acho que a Mozilla não é estúpida e percebe que existem funções básicas num telemóvel (do mais básico que há) que não precisam de internet para nada. Até porque as operadoras utilizam a rede.
    Vão meter internet nessas funções (enviar sms, fazer uma chamada, etc) para quê? Para ter um S.O. que gasta tráfego em funções básicas onde os outros não gastam nada?
    Volto a dizer, não faz sentido nenhum chegarem smartphones ao mercado português onde o smartphone depende exclusivamente da net. A não ser que seja para ficarem nas prateleiras das lojas. No panorama actual dos tarifários/tráfegos quem é o "espertinho" que se vai meter neles?

Numa chamada além de gastar saldo, gastaria tb tráfego. Era de mestre, 2 em 1. :lol:

Última edição: 9 de Julho de 2012
  12. The-One

The-One Colaborador
    Staff Member

Os Chromebooks não são um telemóvel, certo, mas o ChromeOS funciona como este SO funciona.

São as mesmas bases, um browser a correr sob um kernel de Linux, portanto acho que pode seguir os mesmos princípios. Cortam no hardware do aparelho para não serem aparelhos caros mas tornam-nos muito dependentes da cloud para compensar esse hardware em que foi cortado.

13. ruca1973

ruca1973 Power Member

Primeiro, tu não sabes como este S.O. móvel vai funcionar ao pormenor porque a Mozilla ainda não o disse. Vai ser um S.O. baseado na núvem mas ainda não se sabe como tudo vai interagir e integrar.

Segundo, como eu já disse algumas vezes por aqui não é muito do meu estilo andar a discutir à volta de especulações. Eu sei que essa é a base e principal "praia" para muitos daqui. Discutem, discutem, discutem à base de muita coisa menos de factos.

Eu quando criei este tópico não foi com a intenção de especular sobre o Firefox OS. Criei-o porque surgiram noticias sobre o dito novo S.O., e mais tade voltei a colocar aqui mais noticias sobre o mesmo. Noticias essas que revelam muito pouco sobre o S.O., deixam a nu alguns (poucos) factos mas falta explicar ainda muita coisa por parte da Mozilla, coisa que ela fará certamente antes de se chegar a 2013.

Vou continuar a trazer noticias por aqui do FirefoxOS, sempre que achar pertinente, e desafio a outros a fazerem o mesmo.
    E deixo para muitos outros a tarefa de andarem ás voltas na conversa, na maior parte das vezes baseados em "coisa nenhuma".

14. insectskin

insectskin Power Member

Não tenho duvidas que isto vai ser o futuro das telecomunicações. Gastar trafego? Sim. Saldo? Nem por isso. (voip... skype e outros do genero). E mesmo que se gaste saldo as chamadas são muito muito mais baratas.
    Agora acho que ainda não estamos nesse momento devido aos caros e limitados planos.
    Alguém vai ter de dar o passo nessa direcção. Mas acho improvavel que seja já e com este OS.
    Mas lá esta, é muito cedo para falar em relação ao Firefox OS porque existe pouca informação.

15. DarkRidder

DarkRidder Power Member

Aplicações android vão correr no dispositivo como? Através do trafego? Faz-me lembrar uma "consola" que saiu ha uns tempos que funcionava por stream de audio e video a partir de uma cloud, nao sei se e o mesmo principio. Era o OnLive penso eu. É o mesmo principio?

16. _Drifter_

_Drifter_ Power Member

Nao sabe... provavelmente porque nao quer, porque o Nexus S da para correr o Boot to Gecko e sim a maior parte do OS funciona à base da cloud, logo sem ligaçao de dados nao ha muito à fazer no OS. Mais logo, ja que vou mudar de ROM, irei tentar testar isto ;)

Ja agora, o Firefox OS ja nao é de agora, tem pelo menos 1 ano, fica um video de um Nexus S a correr um bastante limitado como é obvio, mas sempre da para ver como é o OS: http://www.youtube.com/watch?v=6p_y3Wq58WU

17. ruca1973

ruca1973 Power Member

O Nexus S e o Samsung Galaxy S2, que é um dos smarthphones que aparece nas fotos, em testes com o Firefox OS.
    Eu não digo que a base do sistema não seja a cloud. O que faz mais confusão é a parte das chamadas e tudo o que diz respeito à rede de telecomunicações dos 3 operadores portugueses. Neste momento tb posso fazer chamadas via net através do Skype e de outras apps mas fazer chamadas da minha rede para outras redes não é através da net. É sobre esse ponto que eu me refiro.

Mas não vai demorar assim muito tempo para percebermos como as coisas vão funcionar com o Firefox OS. Daqui a cerca de 6 meses os nossos amigos brasileiros (e da Vivo) já vão poder usar o Firefox OS em toda a sua plenitude.

E faz isso que dizes. Experimenta o Firefox OS e depois diz aqui o que achaste da experiência. :)

18. The-One

The-One Colaborador
    Staff Member

Eu já corri uma versão alpha no Nexus, daí que posso dar uma opinião sobre a maneira de funcionamento.

19. ruca1973

ruca1973 Power Member

E sabes-me dizer como vai funcionar a parte das chamadas/envio de sms e tudo o que dependa da rede com a TMN, Optimus, Vodafone?
    É que por vezes parece que se falam "línguas" diferentes aqui dentro. Uma pessoa questiona uma coisa mas falam sobre outra. É isso que me interessa. Que vai ser baseado na cloud já eu sei.

20. The-One

The-One Colaborador
    Staff Member

Na versão que testei nem detectava sinal de rede. Só funcionavam as coisas básicas (apps, etc), isto com a Vodafone. Dava para abrir a app do telefone, mensagens, etc mas não se fazia nada com aquilo que desse para testar.

Basicamente só estava a funcionar a parte do "Smart" sem a parte do "phone". Daí estar a comentar sobre o funcionamento daquilo que testei, é um aparelho muito cloud based como um Chromebook (sem WiFi pelo menos não funciona quase nada em termos de aplicações).

Mas era uma versão alpha e portada, nem sei se continuaram a desenvolver isso ou se mudaram já coisas.

Partilhar esta Página