1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Firefox OS Mobile

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por ruca1973, 26 de Junho de 2012. (Respostas: 123; Visualizações: 19155)

  1. ruca1973

    ruca1973 Power Member

    Fiz pesquisa e não encontrei nada sobre este S.O. Mobile que está a ser desenvolvido pela Mozilla.

    [​IMG]


    [​IMG]

    Review da TechRadar

    V
    ideo Demo 1

    V
    ideo Demo 2


    Entretanto a Mozilla lançou muito recentemente um Marketplace (em versão PREVIEW) que deve estar associado a este projecto do S.O. Mobile B2G.

    Parece que vamos ter aí mais um S.O. para telemóvis em 2013. Open-Source, baseado na WEB, destinado para telemóveis com specs mais modestas e por consequência mais baratos.

    Assim de repente faz lembrar as Tiles do Windows Phone, numa versão também bastante colorida.. Pelo menos bom aspecto ele tem.

    [​IMG]
     
    Última edição: 7 de Julho de 2012
  2. |_ScorpioN_|

    |_ScorpioN_| Power Member

    Esperar para ver. É sempre bom existirem empresas com este tipo de iniciativas. Se o SO for bom (e algumas marcas produzirem equipamentos "engraçados), o próprio mercado tratará de o acolher.
     
  3. soxy

    soxy Power Member

    Muito interessante este OS :)

    Talvez daqui a uns tempos se a coisa for boa, um concorrente a ter em conta.
     
  4. Banhoca_PT

    Banhoca_PT Power Member

    É um SO que me parece que vai precisar de ligação de dados constante e se em Portugal as coisas estão desaujstadas, no brasil estão pior e aquilo vai ter que levar uma volta enorme!

    Vamos aguardar
     
  5. ruca1973

    ruca1973 Power Member

    Mais novidades sobre o futuro Firefox S.O. Mobile



    Estou muito expectante em relação a isto. Smartphones abaixo dos 100€, que vão conseguir correr boa parte das apps do Android e do iOs. Este Firefox S.O. começa-me a agradar cada vez mais. Esperemos por mais novidades. Já estou a torcer para o sucesso desta nova plataforma. :)
     
    Última edição: 7 de Julho de 2012
  6. The-One

    The-One Colaborador
    Staff Member

    É bom que tenha sucesso para competir com as versões baratas do Symbian e afins.

    Mas sinceramente sendo isto semelhante ao funcionamento do ChromeOS não estou a ver isto a ter sucesso cá em Portugal onde os pacotes de dados são extremamente caros. Como isto é um browser a correr sob o kernel do Android quase de certeza que vai implicar a que se tenha ligação de dados 24/24.

    É esperar para ver.
     
  7. mr tripe

    mr tripe Power Member

    com ligação 24/24 estou a ver as baterias a voarem...
     
  8. soxy

    soxy Power Member

    Certamente não será tudo dependente de acesso a net.

    Eles seram espertos suficientes para fazer a grande maioria das funções "offline"
     
  9. ruca1973

    ruca1973 Power Member

    Também não me parece que seja tudo de acesso à net. Até porque não faz grande sentido gastar tráfego para ver um contato, enviar um sms, fazer uma chamada, etc, etc, tudo coisas que se fazem num telemóvel e que não dependem da net. Dependem da rede. Agora, há imensa coisa que pode estar integrada para aproveitar a internet, isso sem dúvida.

    Não me parece que todo o sistema (tudo o que se venha a fazer no telemóvel) dependa da net. Para um país com os limites de tráfego "mobile" (e preços) como Portugal seria no minimo caricato. E tb não me parece que no Brasil haja downloads ilimitados para a maior parte dos "usuários" brasileiros, se é que existe para alguns deles.

    A verdade é que o primeiro país a receber smartphones com este Firefox OS será o Brasil.
     
  10. The-One

    The-One Colaborador
    Staff Member

    Depende do conceito do OS, os Chromebooks também têm quase tudo na cloud (sejam documentos, contactos, etc), isto segue o mesmo modelo. São as limitações de quando tens um browser a correr sob um kernel de linux com webapps html 5.

    As probabilidades de teres que ter ligação de dados 24/24 são muito grandes.

    E verdade seja dita, a Mozilla é uma empresa ligada à web, logo faz sentido que coloque todos os recursos virados para aí.
     
  11. ruca1973

    ruca1973 Power Member

    Pois, mas o Chromebook não é um telemóvel. É um notebook que tem instalado o Chrome OS.
    Acho que a Mozilla não é estúpida e percebe que existem funções básicas num telemóvel (do mais básico que há) que não precisam de internet para nada. Até porque as operadoras utilizam a rede.
    Vão meter internet nessas funções (enviar sms, fazer uma chamada, etc) para quê? Para ter um S.O. que gasta tráfego em funções básicas onde os outros não gastam nada?
    Volto a dizer, não faz sentido nenhum chegarem smartphones ao mercado português onde o smartphone depende exclusivamente da net. A não ser que seja para ficarem nas prateleiras das lojas. No panorama actual dos tarifários/tráfegos quem é o "espertinho" que se vai meter neles?

    Numa chamada além de gastar saldo, gastaria tb tráfego. Era de mestre, 2 em 1. :lol:
     
    Última edição: 9 de Julho de 2012
  12. The-One

    The-One Colaborador
    Staff Member

    Os Chromebooks não são um telemóvel, certo, mas o ChromeOS funciona como este SO funciona.

    São as mesmas bases, um browser a correr sob um kernel de Linux, portanto acho que pode seguir os mesmos princípios. Cortam no hardware do aparelho para não serem aparelhos caros mas tornam-nos muito dependentes da cloud para compensar esse hardware em que foi cortado.
     
    Última edição: 9 de Julho de 2012
  13. ruca1973

    ruca1973 Power Member

    Primeiro, tu não sabes como este S.O. móvel vai funcionar ao pormenor porque a Mozilla ainda não o disse. Vai ser um S.O. baseado na núvem mas ainda não se sabe como tudo vai interagir e integrar.

    Segundo, como eu já disse algumas vezes por aqui não é muito do meu estilo andar a discutir à volta de especulações. Eu sei que essa é a base e principal "praia" para muitos daqui. Discutem, discutem, discutem à base de muita coisa menos de factos.

    Eu quando criei este tópico não foi com a intenção de especular sobre o Firefox OS. Criei-o porque surgiram noticias sobre o dito novo S.O., e mais tade voltei a colocar aqui mais noticias sobre o mesmo. Noticias essas que revelam muito pouco sobre o S.O., deixam a nu alguns (poucos) factos mas falta explicar ainda muita coisa por parte da Mozilla, coisa que ela fará certamente antes de se chegar a 2013.

    Vou continuar a trazer noticias por aqui do FirefoxOS, sempre que achar pertinente, e desafio a outros a fazerem o mesmo.
    E deixo para muitos outros a tarefa de andarem ás voltas na conversa, na maior parte das vezes baseados em "coisa nenhuma".
     
  14. insectskin

    insectskin Power Member

    Não tenho duvidas que isto vai ser o futuro das telecomunicações. Gastar trafego? Sim. Saldo? Nem por isso. (voip... skype e outros do genero). E mesmo que se gaste saldo as chamadas são muito muito mais baratas.
    Agora acho que ainda não estamos nesse momento devido aos caros e limitados planos.
    Alguém vai ter de dar o passo nessa direcção. Mas acho improvavel que seja já e com este OS.
    Mas lá esta, é muito cedo para falar em relação ao Firefox OS porque existe pouca informação.
     
  15. DarkRidder

    DarkRidder Power Member

    Aplicações android vão correr no dispositivo como? Através do trafego? Faz-me lembrar uma "consola" que saiu ha uns tempos que funcionava por stream de audio e video a partir de uma cloud, nao sei se e o mesmo principio. Era o OnLive penso eu. É o mesmo principio?
     
  16. _Drifter_

    _Drifter_ Power Member


    Nao sabe... provavelmente porque nao quer, porque o Nexus S da para correr o Boot to Gecko e sim a maior parte do OS funciona à base da cloud, logo sem ligaçao de dados nao ha muito à fazer no OS. Mais logo, ja que vou mudar de ROM, irei tentar testar isto ;)

    Ja agora, o Firefox OS ja nao é de agora, tem pelo menos 1 ano, fica um video de um Nexus S a correr um bastante limitado como é obvio, mas sempre da para ver como é o OS: http://www.youtube.com/watch?v=6p_y3Wq58WU
     
    Última edição: 9 de Julho de 2012
  17. ruca1973

    ruca1973 Power Member

    O Nexus S e o Samsung Galaxy S2, que é um dos smarthphones que aparece nas fotos, em testes com o Firefox OS.
    Eu não digo que a base do sistema não seja a cloud. O que faz mais confusão é a parte das chamadas e tudo o que diz respeito à rede de telecomunicações dos 3 operadores portugueses. Neste momento tb posso fazer chamadas via net através do Skype e de outras apps mas fazer chamadas da minha rede para outras redes não é através da net. É sobre esse ponto que eu me refiro.

    Mas não vai demorar assim muito tempo para percebermos como as coisas vão funcionar com o Firefox OS. Daqui a cerca de 6 meses os nossos amigos brasileiros (e da Vivo) já vão poder usar o Firefox OS em toda a sua plenitude.

    E faz isso que dizes. Experimenta o Firefox OS e depois diz aqui o que achaste da experiência. :)
     
  18. The-One

    The-One Colaborador
    Staff Member

    Eu já corri uma versão alpha no Nexus, daí que posso dar uma opinião sobre a maneira de funcionamento.
     
    Última edição: 9 de Julho de 2012
  19. ruca1973

    ruca1973 Power Member

    E sabes-me dizer como vai funcionar a parte das chamadas/envio de sms e tudo o que dependa da rede com a TMN, Optimus, Vodafone?
    É que por vezes parece que se falam "línguas" diferentes aqui dentro. Uma pessoa questiona uma coisa mas falam sobre outra. É isso que me interessa. Que vai ser baseado na cloud já eu sei.
     
  20. The-One

    The-One Colaborador
    Staff Member

    Na versão que testei nem detectava sinal de rede. Só funcionavam as coisas básicas (apps, etc), isto com a Vodafone. Dava para abrir a app do telefone, mensagens, etc mas não se fazia nada com aquilo que desse para testar.

    Basicamente só estava a funcionar a parte do "Smart" sem a parte do "phone". Daí estar a comentar sobre o funcionamento daquilo que testei, é um aparelho muito cloud based como um Chromebook (sem WiFi pelo menos não funciona quase nada em termos de aplicações).

    Mas era uma versão alpha e portada, nem sei se continuaram a desenvolver isso ou se mudaram já coisas.
     

Partilhar esta Página