Firefox OS Mobile

ruca1973

Power Member
Fiz pesquisa e não encontrei nada sobre este S.O. Mobile que está a ser desenvolvido pela Mozilla.

dsc01856.jpg



Boot to Gecko é o nome da plataforma que vem sendo desenvolvida por Mozilla e Telefônica, focando nos aparelhos de baixo custo e em serviços baseados na nuvem.O novo sistema foi apresentado ontem em São Paulo por executivos da Vivo (marca da Telefônica no Brasil), com a notícia de que seremos o primeiro país contemplados com dispositivos baseado na plataforma, que deve chegar ao mercado até o final deste ano, ou começo de 2013.O Boot to Gecko tem uma aposta ousada. Ele foca principalmente em aplicativos baseados na web com HTML 5 e padrões abertos da internet. Eliminando a necessidade de apps rodando localmente, é possível, em teoria, utilizar um hardware bem mais modesto.

http://www.*****.com/new_files/images/global/Boot-to-Gecko_56145_1.jpg

O sistema poderá ser uma espécie de Firefox expandido com apps desenvolvidos em HTML 5. A plataforma também contará com uma loja de aplicativos chamada Open Web App Marketplace. A Mozilla já vem desenvolvendo por conta própria alguns web apps para o sistema há algum tempo.O Boot to Gecko pode ser uma interessante alternativa para celulares low-end, mas é difícil imaginar que uma plataforma que necessita da web para quase tudo possa ser realmente interessante com a rede de dados precária do Brasil.

*****.com

Boot-to-Gecko-OS-by-Mozilla.jpg


Review da TechRadar

V
ideo Demo 1

V
ideo Demo 2


Entretanto a Mozilla lançou muito recentemente um Marketplace (em versão PREVIEW) que deve estar associado a este projecto do S.O. Mobile B2G.

Parece que vamos ter aí mais um S.O. para telemóvis em 2013. Open-Source, baseado na WEB, destinado para telemóveis com specs mais modestas e por consequência mais baratos.

Assim de repente faz lembrar as Tiles do Windows Phone, numa versão também bastante colorida.. Pelo menos bom aspecto ele tem.

boot-to-geko-gaia-ux-2.jpg
 
Última edição:
Esperar para ver. É sempre bom existirem empresas com este tipo de iniciativas. Se o SO for bom (e algumas marcas produzirem equipamentos "engraçados), o próprio mercado tratará de o acolher.
 
É um SO que me parece que vai precisar de ligação de dados constante e se em Portugal as coisas estão desaujstadas, no brasil estão pior e aquilo vai ter que levar uma volta enorme!

Vamos aguardar
 
Mais novidades sobre o futuro Firefox S.O. Mobile

Vêm aí smartphones a 50 euros

File


O único navegador de internet que foi capaz de enfrentar a supremacia do Internet Explorer vai tentar fazer o mesmo nos telemóveis. Os primeiros smartphones Firefox chegam no início de 2013, dentro de cerca de seis meses, e trazem um trunfo imbatível: vão custar tão pouco como 40 e 50 euros. A Mozilla quer ver a Google a bater isso com o Android. Mais baixo e a Google começa a pagar aos consumidores para usarem os seus telemóveis.

O Firefox OS é a evolução do Boot to Gecko, ou B2G, que começou a ser desenvolvido em julho do ano passado. A Mozilla, uma fundação sem fins lucrativos que usa software de código-fonte aberto, começou a trabalhar num sistema operativo móvel porque nunca conseguiu que o navegador Firefox entrasse em qualquer um dos sistemas que competem no mercado - nem no iOS do iPhone, nem no Android da Google, nem no Windows Phone da Microsoft. Mas o plano está a sair melhor do que o esperado. Pelo menos seis operadoras de telecomunicações saltaram para o barco e já estão garantidas duas fabricantes de hardware, a chinesa ZTE e a TCL de Hong Kong, responsável pela marca Alcatel One Touch.

"Os operadores móveis vão ter capacidade para oferecer experiências mais ricas a vários níveis de #preços na entrada da gama dos smartphones", escreveu a Mozilla no site, explicando que isto será importante para que cada vez mais pessoas comprem smartphones nos mercados emergentes. Não é por acaso que o primeiro país a receber um dos smartphones Firefox é o Brasil, através da Vivo (a operadora que já foi participada da PT e agora é da espanhola Telefónica).

Mas é precisamente este segmento de preços mais baixo que está a sustentar o crescimento da venda de smartphones na Europa, e especialmente em Portugal. Enquanto a venda de telemóveis tradicionais caiu a pique nos primeiros meses do ano, a venda de smartphones disparou 40% em Portugal, segundo a consultora IDC. Os consumidores portugueses compraram 307 mil smartphones num dos períodos mais fracos em vendas do ano, e isso só foi possível porque o Android empurrou os preços para baixo.

Esta investida da Mozilla no mercado de smartphones não é consensual entre os analistas. Alguns questionam se há espaço para mais um sistema de código aberto no mercado onde outros falharam (Meego, Tizen, Bada).

"É muito tarde para conseguir uma quota significativa", defende Jack Gold, da J.Gold Associates, citado pelo Computerworld. A IDC está mais confiante, tendo em conta o declínio rápido do BlackBerry e a pouca tração do Windows Phone.

Os smartphones Firefox, com base no Linux, vão ter uma estrutura diferente da que conhecemos hoje. Serão internet pura, com todas as aplicações baseadas em HTML5 a correr dentro do navegador, disponíveis até offline. Para os fabricantes de hardware que hoje usam Android há uma vantagem grande em mudar para Firefox: o sistema da Google tem problemas legais e eles são obrigados a pagar licenças à Microsoft por alegada violação de patentes. Para os consumidores, será uma forma totalmente diferente de pensar e usar um smartphone. E mais barata também.


Dinheiro Vivo


Firefox OS vai rodar 75% dos aplicativos de iOS e Android
Criações feitas com base em HTML5 serão portadas normalmente para o sistema operacional.

7908498006183046.jpg

O sistema operacional móvel da Mozilla já começou a sair do papel: depois de confirmar quais serão as fabricantes responsáveis por dar vida aos smartphones com o Firefox OS, chegou a hora de saber um detalhe importante: afinal, os aplicativos convencionais vão rodar nesses novos aparelhos?

Diretor de produtos e inovações da Telefônica, Carlos Domingo explicou em entrevista que cerca de 75% dos aplicativos existentes na App Store e no Google Play estarão presentes também no Firefox OS.

Isso é possível porque, em grande parte, eles são feitos com base em HTML5, uma plataforma de fácil migração e que estará presente no sistema operacional da Mozilla. Quem produz aplicativos para navegadores e integrações com redes sociais também pode comemorar, já que essas criações também serão valorizadas. Aparelhos com o sistema operacional móvel da Mozilla devem sair ainda este ano, mas chegam apenas em 2013 ao Brasil.

Fonte: Techradar


Primeiro smartphone com Firefox OS custará 100 euros

O recém-batizado Firefox OS, sistema operacional para dispositivos móveis que a Mozilla está preparando para enfrentar o Android (e quiçá o iOS), deverá ter no preço camarada a principal arma de sedução para conquistar clientes quando chegar às prateleiras, o que deve acontecer no começo de 2013.A declaração foi feita durante a conferência Telefonica Digital, que está acontecendo em Londres, pelo CEO Matthew Key. “O primeiro aparelho deverá chegar ao mercado por menos de 100 euros (R$ 250) e será lançado no Brasil antes do primeiro trimestre. Nós queremos oferecer a mesma experiência do Android em um aparelho mais barato ou a mesma experiência em um dispositivo que tem o mesmo preço”, afirmou.
tech-tudo-boot-2-gecko.jpg


Key também afirmou que, como consumidor, está “frustado” com a fragmentação do Google Play e com o fato que muitas vezes, no Android, não é possível atualizar seu telefone para a última versão do sistema operacional.

Em outro momento o executivo chegou a afirmar que o Firefox OS está “destinado a reparar um desequilíbrio no número de smartphones com o Android no mercado”, e emitiu um apelo para que outras operadoras entrem no projeto. Todavia (sempre quis usar essa palavra num post, gente), se há qualquer temor num possível monopólio do Google neste mercado, ele não foi dito claramente, lembra o pessoal do site Pocket Lint.

Diversos especialistas apontam que o conceito de um telefone powered by Firefox seja um barco furado, mas Key afirma estar consciente dos desafios. “Não subestimamos o tamanho dessa tarefa. Muitos sistemas operacionais já surgiram e a maioria deles falhou”, lembra.

tecnoblog.net


Estou muito expectante em relação a isto. Smartphones abaixo dos 100€, que vão conseguir correr boa parte das apps do Android e do iOs. Este Firefox S.O. começa-me a agradar cada vez mais. Esperemos por mais novidades. Já estou a torcer para o sucesso desta nova plataforma. :)
 
Última edição:
É bom que tenha sucesso para competir com as versões baratas do Symbian e afins.

Mas sinceramente sendo isto semelhante ao funcionamento do ChromeOS não estou a ver isto a ter sucesso cá em Portugal onde os pacotes de dados são extremamente caros. Como isto é um browser a correr sob o kernel do Android quase de certeza que vai implicar a que se tenha ligação de dados 24/24.

É esperar para ver.
 
Certamente não será tudo dependente de acesso a net.

Eles seram espertos suficientes para fazer a grande maioria das funções "offline"
 
Também não me parece que seja tudo de acesso à net. Até porque não faz grande sentido gastar tráfego para ver um contato, enviar um sms, fazer uma chamada, etc, etc, tudo coisas que se fazem num telemóvel e que não dependem da net. Dependem da rede. Agora, há imensa coisa que pode estar integrada para aproveitar a internet, isso sem dúvida.

Não me parece que todo o sistema (tudo o que se venha a fazer no telemóvel) dependa da net. Para um país com os limites de tráfego "mobile" (e preços) como Portugal seria no minimo caricato. E tb não me parece que no Brasil haja downloads ilimitados para a maior parte dos "usuários" brasileiros, se é que existe para alguns deles.

A verdade é que o primeiro país a receber smartphones com este Firefox OS será o Brasil.
 
Depende do conceito do OS, os Chromebooks também têm quase tudo na cloud (sejam documentos, contactos, etc), isto segue o mesmo modelo. São as limitações de quando tens um browser a correr sob um kernel de linux com webapps html 5.

As probabilidades de teres que ter ligação de dados 24/24 são muito grandes.

E verdade seja dita, a Mozilla é uma empresa ligada à web, logo faz sentido que coloque todos os recursos virados para aí.
 
Depende do conceito do OS, os Chromebooks também têm quase tudo na cloud (sejam documentos, contactos, etc), isto segue o mesmo modelo. São as limitações de quando tens um browser a correr sob um kernel de linux com webapps html 5.

As probabilidades de teres que ter ligação de dados 24/24 são muito grandes.

E verdade seja dita, a Mozilla é uma empresa ligada à web, logo faz sentido que coloque todos os recursos virados para aí.

Pois, mas o Chromebook não é um telemóvel. É um notebook que tem instalado o Chrome OS.
Acho que a Mozilla não é estúpida e percebe que existem funções básicas num telemóvel (do mais básico que há) que não precisam de internet para nada. Até porque as operadoras utilizam a rede.
Vão meter internet nessas funções (enviar sms, fazer uma chamada, etc) para quê? Para ter um S.O. que gasta tráfego em funções básicas onde os outros não gastam nada?
Volto a dizer, não faz sentido nenhum chegarem smartphones ao mercado português onde o smartphone depende exclusivamente da net. A não ser que seja para ficarem nas prateleiras das lojas. No panorama actual dos tarifários/tráfegos quem é o "espertinho" que se vai meter neles?

Numa chamada além de gastar saldo, gastaria tb tráfego. Era de mestre, 2 em 1. :lol:
 
Última edição:
Os Chromebooks não são um telemóvel, certo, mas o ChromeOS funciona como este SO funciona.

São as mesmas bases, um browser a correr sob um kernel de Linux, portanto acho que pode seguir os mesmos princípios. Cortam no hardware do aparelho para não serem aparelhos caros mas tornam-nos muito dependentes da cloud para compensar esse hardware em que foi cortado.
 
Última edição:
Já agora,

http://www.androidauthority.com/first-firefox-os-smartphones-release-2013-zte-alcatel-98988/

E os Chromebooks não são um telemóvel, certo, mas o ChromeOS funciona como este SO funciona.

São as mesmas bases, um browser a correr sob um kernel de Linux, portanto acho que pode seguir os mesmos princípios. Cortam no hardware do aparelho para não serem aparelhos caros mas tornam-nos muito dependentes da cloud para compensar esse hardware em que foi cortado.

Primeiro, tu não sabes como este S.O. móvel vai funcionar ao pormenor porque a Mozilla ainda não o disse. Vai ser um S.O. baseado na núvem mas ainda não se sabe como tudo vai interagir e integrar.

Segundo, como eu já disse algumas vezes por aqui não é muito do meu estilo andar a discutir à volta de especulações. Eu sei que essa é a base e principal "praia" para muitos daqui. Discutem, discutem, discutem à base de muita coisa menos de factos.

Eu quando criei este tópico não foi com a intenção de especular sobre o Firefox OS. Criei-o porque surgiram noticias sobre o dito novo S.O., e mais tade voltei a colocar aqui mais noticias sobre o mesmo. Noticias essas que revelam muito pouco sobre o S.O., deixam a nu alguns (poucos) factos mas falta explicar ainda muita coisa por parte da Mozilla, coisa que ela fará certamente antes de se chegar a 2013.

Vou continuar a trazer noticias por aqui do FirefoxOS, sempre que achar pertinente, e desafio a outros a fazerem o mesmo.
E deixo para muitos outros a tarefa de andarem ás voltas na conversa, na maior parte das vezes baseados em "coisa nenhuma".
 
(...)
Numa chamada além de gastar saldo, gastaria tb tráfego. Era de mestre, 2 em 1. :lol:

Não tenho duvidas que isto vai ser o futuro das telecomunicações. Gastar trafego? Sim. Saldo? Nem por isso. (voip... skype e outros do genero). E mesmo que se gaste saldo as chamadas são muito muito mais baratas.
Agora acho que ainda não estamos nesse momento devido aos caros e limitados planos.
Alguém vai ter de dar o passo nessa direcção. Mas acho improvavel que seja já e com este OS.
Mas lá esta, é muito cedo para falar em relação ao Firefox OS porque existe pouca informação.
 
Aplicações android vão correr no dispositivo como? Através do trafego? Faz-me lembrar uma "consola" que saiu ha uns tempos que funcionava por stream de audio e video a partir de uma cloud, nao sei se e o mesmo principio. Era o OnLive penso eu. É o mesmo principio?
 
Primeiro, tu não sabes como este S.O. móvel vai funcionar ao pormenor porque a Mozilla ainda não o disse. Vai ser um S.O. baseado na núvem mas ainda não se sabe como tudo vai interagir e integrar.

Segundo, como eu já disse algumas vezes por aqui não é muito do meu estilo andar a discutir à volta de especulações. Eu sei que essa é a base e principal "praia" para muitos daqui. Discutem, discutem, discutem à base de muita coisa menos de factos.

Eu quando criei este tópico não foi com a intenção de especular sobre o Firefox OS. Criei-o porque surgiram noticias sobre o dito novo S.O., e mais tade voltei a colocar aqui mais noticias sobre o mesmo. Noticias essas que revelam muito pouco sobre o S.O., deixam a nu alguns (poucos) factos mas falta explicar ainda muita coisa por parte da Mozilla, coisa que ela fará certamente antes de se chegar a 2013.

Vou continuar a trazer noticias por aqui do FirefoxOS, sempre que achar pertinente, e desafio a outros a fazerem o mesmo.
E deixo para muitos outros a tarefa de andarem ás voltas na conversa, na maior parte das vezes baseados em "coisa nenhuma".


Nao sabe... provavelmente porque nao quer, porque o Nexus S da para correr o Boot to Gecko e sim a maior parte do OS funciona à base da cloud, logo sem ligaçao de dados nao ha muito à fazer no OS. Mais logo, ja que vou mudar de ROM, irei tentar testar isto ;)

Ja agora, o Firefox OS ja nao é de agora, tem pelo menos 1 ano, fica um video de um Nexus S a correr um bastante limitado como é obvio, mas sempre da para ver como é o OS: http://www.youtube.com/watch?v=6p_y3Wq58WU
 
Última edição:
Nao sabe... provavelmente porque nao quer, porque o Nexus S da para correr o Boot to Gecko e sim a maior parte do OS funciona à base da cloud, logo sem ligaçao de dados nao ha muito à fazer no OS. Mais logo, ja que vou mudar de ROM, irei tentar testar isto ;)

Ja agora, o Firefox OS ja nao é de agora, tem pelo menos 1 ano, fica um video de um Nexus S a correr um bastante limitado como é obvio, mas sempre da para ver como é o OS: http://www.youtube.com/watch?v=6p_y3Wq58WU

O Nexus S e o Samsung Galaxy S2, que é um dos smarthphones que aparece nas fotos, em testes com o Firefox OS.
Eu não digo que a base do sistema não seja a cloud. O que faz mais confusão é a parte das chamadas e tudo o que diz respeito à rede de telecomunicações dos 3 operadores portugueses. Neste momento tb posso fazer chamadas via net através do Skype e de outras apps mas fazer chamadas da minha rede para outras redes não é através da net. É sobre esse ponto que eu me refiro.

Mas não vai demorar assim muito tempo para percebermos como as coisas vão funcionar com o Firefox OS. Daqui a cerca de 6 meses os nossos amigos brasileiros (e da Vivo) já vão poder usar o Firefox OS em toda a sua plenitude.

E faz isso que dizes. Experimenta o Firefox OS e depois diz aqui o que achaste da experiência. :)
 
Primeiro, tu não sabes como este S.O. móvel vai funcionar ao pormenor porque a Mozilla ainda não o disse. Vai ser um S.O. baseado na núvem mas ainda não se sabe como tudo vai interagir e integrar.

Eu já corri uma versão alpha no Nexus, daí que posso dar uma opinião sobre a maneira de funcionamento.
 
Última edição:
Eu já corri uma versão alpha no Nexus, daí que posso dar uma opinião sobre a maneira de funcionamento.

E sabes-me dizer como vai funcionar a parte das chamadas/envio de sms e tudo o que dependa da rede com a TMN, Optimus, Vodafone?
É que por vezes parece que se falam "línguas" diferentes aqui dentro. Uma pessoa questiona uma coisa mas falam sobre outra. É isso que me interessa. Que vai ser baseado na cloud já eu sei.
 
Na versão que testei nem detectava sinal de rede. Só funcionavam as coisas básicas (apps, etc), isto com a Vodafone. Dava para abrir a app do telefone, mensagens, etc mas não se fazia nada com aquilo que desse para testar.

Basicamente só estava a funcionar a parte do "Smart" sem a parte do "phone". Daí estar a comentar sobre o funcionamento daquilo que testei, é um aparelho muito cloud based como um Chromebook (sem WiFi pelo menos não funciona quase nada em termos de aplicações).

Mas era uma versão alpha e portada, nem sei se continuaram a desenvolver isso ou se mudaram já coisas.
 
Back
Topo