Firefox OS Mobile

Na versão que testei nem detectava sinal de rede. Só funcionavam as coisas básicas (apps, etc), isto com a Vodafone. Dava para abrir a app do telefone, mensagens, etc mas não se fazia nada com aquilo que desse para testar.

Basicamente só estava a funcionar a parte do "Smart" sem a parte do "phone". Daí estar a comentar sobre o funcionamento daquilo que testei, é um aparelho muito cloud based como um Chromebook (sem WiFi pelo menos não funciona quase nada em termos de aplicações).

Portanto a tua resposta é "não, não sei ainda como tudo irá funcionar quando o smartphone estiver à venda em Portugal em relação à rede e ás operadoras". Se é que vai chegar a Portugal. Mas estando já a ZTE metida ao barulho as expectativas são boas.
 
Portanto a tua resposta é "não, não sei ainda como tudo irá funcionar quando o smartphone estiver à venda em Portugal em relação à rede e ás operadoras". Se é que vai chegar a Portugal. Mas estando já a ZTE metida ao barulho as expectativas são boas.

Sei como está a funcionar a parte das aplicações, que são feitas em html5 e sem ligação de dados ou WiFi aparece uma mensagem de "server timeout" como num browser normal.

Agora telefone e mensagens? Não. Mas isso deve ser como em qualquer outro aparelho.
 
Se existem empresas de telecomunicação a apoiar o projecto, é porque à partida devem acreditar que têm capacidade de dar suporte ao modo de funcionamento "peculiar" deste SO, ou não?
É que não é só a Telefonica, foi também anunciado a Deutsche Telekom, Telecom Italia, Telenor, Etisalat and Smart.

Talvez as próprias operadoras estejam mais interessadas em basear o seu modelo apenas em tráfego, do que na cobrança de chamadas e sms.
 
Sei como está a funcionar a parte das aplicações, que são feitas em html5 e sem ligação de dados ou WiFi aparece uma mensagem de "server timeout" como num browser normal.

Agora telefone e mensagens? Não. Mas isso deve ser como em qualquer outro aparelho.

Sim, ontem consegui fazer uma chamada com o wifi desligado. Agora, apps sem wifi nada funciona. O OS é engraçado, um bocado tipo iOS, arranca muito rapidamente e o Market parece muito com loja de extensoes do Firefox.
 
Sim, ontem consegui fazer uma chamada com o wifi desligado. Agora, apps sem wifi nada funciona. O OS é engraçado, um bocado tipo iOS, arranca muito rapidamente e o Market parece muito com loja de extensoes do Firefox.

Eu achei o design muito "MIUI". Até o dialer me fez lembrar isso em termos de cores e afins.

Tem havido desenvolvimentos no port?
 
Mais algumas novidades trazidas pelos brasileiros, já que serão eles os primeiros a experimentar o novo S.O. móvel da Firefox.

No Brasil, Firefox OS terá celular que pode durar uma semana sem carga


Christopher Arnold, desenvolvedor de negócios da Mozilla Foundation, aproveitou o primeiro dia do FISL (Fórum Internacional Software Livre) para falar sobre a estratégia da empresa para o futuro. Uma das prioridades da empresa é o mercado mobile, com o sistema Firefox OS, a loja de aplicativos Mozilla Marketplace, o Firefox Sync e o Mozilla Persona. A empresa confirmou que pretende ainda lançar no Brasil no ano que vem um smartphone com o sistema Firefox OS, antes conhecido como Boot to Gecko, cuja bateria pode durar até uma semana.​
smartphone_firefox_os.jpg


Antes de falar sobre as novidades, Arnold relembrou o início do Firefox: “Todos vocês sabem que o Firefox surgiu do Netscape, que foi comprado da AOL. A fundação Mozilla foi criada sem fins lucrativos, para servir como um laboratório para criar novos recursos, gerando código livre que está disponível para toda a comunidade. A AOL gostou da proposta, e investiu US$ 2 milhões”.

A maioria das inovações criadas no Firefox vieram no rastro da comunidade, que contribuiu com o código, que a fundação Mozilla recebe e depois coloca o selo de aprovação do Firefox. Para Arnold, mesmo com a participação atual de 25 a 30% do mercado de navegadores, a missão do Firefox está cumprida. "Nós não queremos dominar o mundo e sim incentivar a criatividade”.O mercado mobile é o próximo objetivo da Mozilla, e o primeiro passo para isto é o Firefox OS. A diferença entre o da Mozilla e aquele dos concorrentes é simples: o sistema é bem mais leve pois conta com menos “camadas” e pode ser iniciado diretamente da Internet. Nas palavras de Arnold, “o Firefox OS dá ao desenvolvedor acesso direto aos APIs da câmera, SMS, telefone, contatos, mensagens e etc, o que vai tornar mais simples a vida dos programadores

christopher_arnold.jpg


O Firefox OS está disponível sem qualquer custo para usuários finais, fabricantes ou operadoras. Uma grande dificuldade dos desenvolvedores na App Store do iOS (iPhone e iPad) é a aprovação dos aplicativos por parte da Apple, que geralmente demora muito, sendo que muitas vezes o app é recusado sem maiores explicações. No Firefox OS, a aprovação dos aplicativos é feita pela compatibilidade com os aparelhos e não para restringir o usuário.O Firefox Sync faz a sincronização dos dados de seus aparelhos, como por exemplo do seu notebook para um tablet, um smartphone ou uma TV.

O Mozilla Persona é uma identidade de usuário, feita de forma simples e rápida. Tudo o que você precisa é informar o seu nome e e-mail. Nas palavras de Arnold: “não importa para onde você vá, que sistema resolva usar, você vai continuar com a sua identidade, que não vai estar presa a Apple, Google ou outra empresa.”Para o Mozilla Marketplace, a proposta também é inovar. “Nós repensamos o que seria uma loja de aplicativos, diminuindo a quantidade de etapas entre o aplicativo e o cliente final, o que facilita a vida dos desenvolvedores”, diz Christopher Arnold.No Marketplace, não existe a necessidade de pedir a aprovação da Mozilla a cada nova versão do aplicativo. O aplicativo fica hospedado na página do desenvolvedor, e uma Web App entrega o conteúdo do aplicativo para o seu tablet ou smartphone, fazendo os ajustes necessários na resolução.

Brasil é o mercado pioneiro para o Firefox OS

A fundação Mozilla fez um acordo com as operadoras Telefônica/Vivo e vai lançar no Brasil o primeiro celular do mundo com o Firefox OS, a um custo muito acessível. O motivo da escolha do Brasil para o lançamento é o tamanho do nosso mercado, e também a dificuldade que a Apple teve para entrar no Brasil com o iPhone, graças ao seu custo elevado.

Depois do lançamento no Brasil, o aparelho fabricado pela ZTE, deve ser lançado no Chile e na Argentina. “Também estamos em negociações com a Deutsche Telecom na Alemanha e a Sprint, nos Estados Unidos”.No final da apresentação foi possível dar uma olhada no smartphone ZTE equipado com o Firefox OS. Apesar de ainda ser uma versão beta para desenvolvimento, é possível perceber que o novo sistema é promissor, principalmente pela duração da bateria, que pode chegar a uma semana, segundo o executivo da Mozilla.
techtudo.com.br

Não será propriamente uma grande novidade porque já se sabia que o Firefox OS não deverá puxar muito pela bateria mas ter um smartphone nos dias de hoje que dure cerca de uma semana sem ir à carga é sempre uma boa noticia.

Outra novidade para mim é o Firefox Persona ou Mozilla Persona que é no fundo a forma de darmos um novo "look" ao browser, que neste caso é ao próprio S.O.
Mudança de temas no Firefox OS.
 
Última edição:
Robert Nyman, evangelista da Mozilla, divulgou screenshots preliminares do sistema Firefox OS (chamado antes de Boot to Gecko). O sistema para smartphones será baseado em HTML5, e tem como objetivo servir como sistema para celulares com hardware pouco potente.

02_firefoxos_01.jpg
Como o esperado, diversos elementos dos sitemas iOS e Android podem ser notados nas telas divulgadas, como a apresentação dos ícones do aplicativos, barra de status e organização dos menus de configuração. Apesar dos avanços no desenvolvimento da interface, o sistema ainda está em seus estágios iniciais, e segundo Nyman, muita coisa pode mudar.
02_firefoxos_02.jpg


O Firefox OS tem previsão de ser lançados no Brasil no começo de 2013. O sistema, ainda em produção, estará disponível em aparelhos com processador Snapdragon que serão fabricados pela ZTE e TCL. A operadora responsável pela comercialização dos primeiros modelos no país será a Vivo. Entre seus diferenciais está a promessa de autonomia de até uma semana, muito acima do feito por outros smartphones, atualmente, que precisam de recargas a cada dois a três dias, no máximo.

adrenaline.uol.com.br

Vamos lá ver o que sai daqui.
 
Última edição:
Estou curioso para saber o que sai daqui... Espero que seja bom para redes sociais e messaging, ainda por cima ao preço a que vêm os modelos, penso que a coisa pode pegar. :)
 
Não será propriamente uma grande novidade porque já se sabia que o Firefox OS não deverá puxar muito pela bateria mas ter um smartphone nos dias de hoje que dure cerca de uma semana sem ir à carga é sempre uma boa noticia.

Isso parece-me demasiado teórico, ou pelo menos tendo em conta o panorama actual dos smartphones parece uma coisa do "outro mundo" :-D :-D, mas era excelente se isso se viesse a concretizar na prática.
 
Mozilla reveals Firefox OS Developer Preview Phone

geeksphone.jpg


Mozilla said it won't be launching its own hardware to run the in-development Firefox OS when it's finished, but the company has just announced a "Developer Preview Phone" for putting the OS through its paces. It's not quite the same as the mystery device we saw sporting Firefox OS at CES, but its specs seem almost as basic. The handset will feature a 3.5-inch HVGA touchscreen and 3-megapixel camera on the outside, with a 1GHz Snapdragon S1 CPU, half a gig of RAM, 4GB of microSD-expandable storage and WiFi, 2G and 3G antennae inside. Sure, that processor isn't a beast, but an 800MHz S1 does just fine in the Lumia 610. A 1580mAh battery will keep the carrier-unlocked phone running, and Mozilla is promising OTA updates to Firefox OS to keep devs, well, up to date. At the moment, we have no idea how much the phone will cost, but the first units are expected to be available next month.

The developer handset is called the Keon, according to creator Geekphone's website, and while not mentioned in the Mozilla Hacks blog post, it appears to have a more powerful cousin called the Peak. It's got a 4.3-inch qHD screen, 8-megapixel back-facing camera (with flash) and 2-megapixel shooter round the front. A 1.2GHz dual-core Snapdragon S4 CPU and larger 1800mAh battery are within, but storage, RAM and connectivity specs are the same as the smaller Keon. Mozilla may not be formally promoting this as its own dev handset, but it was still included in the picture which accompanied the announcement (see above: the Keon is in orange, the Peak in white). We're getting in contact with Mozilla to clarify, and will update you when we hear back.
http://www.engadget.com/2013/01/22/firefox-os-developer-phone/
 
Boas!


Firefox OS gets dedicated developer hardware
Two unlocked handsets will be available for developing and testing apps.

Mozilla announced on Tuesday that it has teamed up with Spain-based Geeksphone to build and distribute developer preview hardware for its upcoming mobile Firefox OS. One device will be a budget model with the bare essentials for testing apps, while the other boasts some pretty competitive hardware.

http://arstechnica.com/gadgets/2013/01/firefox-os-gets-dedicated-developer-hardware/
 
Boas!

With Firefox OS, Mozilla gets a little dirty to clean the mobile web
Strange bedfellows aim to crack the Apple-Google duopoly
...
And that’s how we arrived at last Sunday’s Mozilla press conference, where senior executives from no fewer than five carriers enthusiastically took the stage alongside Mozilla CEO Gary Kovacs. How does a new kid in the perpetually overcrowded smartphone scene have the attention of the likes of Deutsche Telekom, one of the largest operators in the world?

By letting them in on the money.
...
http://www.theverge.com/2013/2/27/4...a-gets-a-little-dirty-to-clean-the-mobile-web
 
Nojo autentico... para mim o Firefox OS já morreu.
E espero bem que seja o maior desastre na historia das comunicações e seja um autentico fail.

Eu logo vi... para a TMN ir logo ser dos primeiros a entrar, por alguma razão era.

Para mim o verdadeiro Open OS ira ser o Ubuntu Phone OS.
 
Última edição:
Nojo autentico... para mim o Firefox OS já morreu.
E espero bem que seja o maior desastre na historia das comunicações e seja um autentico fail.

Eu logo vi... para a TMN ir logo ser dos primeiros a entrar, por alguma razão era.

Para mim o verdadeiro Open OS ira ser o Ubuntu Phone OS.

Nojo? Se conseguires explicar-me a diferença entre ser a Google ou a Apple a fazer fortunas à nossa custa (consumidores) ou de serem as operadoras?
Deves pensar que a Google e a Apple são anjinhos.

E mais. Quem é que vai pegar no Ubuntu Phone OS? Não vão ser as operadoras? Ou vai ser a Canonical que vai andar a vender smartphones com o seu S.O. pelo mundo? O Ubuntu não tem de saber seduzir fabricantes?
Por mais aberto que venha a ser o Ubuntu Phone OS, se não cheirar a negócio, se não cheirar a dinheiro, os fabricantes, as operadoras, (quase) ninguém vai querer saber do SO móvel do Ubuntu.
 
Eu não disse que o iOS e o Android eram anjos, a mesma coisa pode-se dizer do BB OS, do WP ou outro qualquer.
A questão aqui não é essa, mas sim um retrocesso ao passado para beneficiar ainda mais os Operadores.

Isto vai originar que cada Operador tenha a sua Store com as suas apps e as genéricas.
Mais tarde um dia queres mudar de operador, vais ter uma nova Store, onde tens de comprar as aplicações todas outra vez.
Depois também vais ter as guerras das apps só para o Operador A e não para o B.
O support deve ser irrisorio, pelo menos cá já se sabe como é.

Já para não falar que vai ser extremamente Operador friendly, por outro post que anda aqui no forum, os Operadores vão poder personalizar o OS a um nível nunca antes visto.
E normalmente fazem-no para que? Bloquear e restringir o que podemos fazer.

Porque acham que monte de operadores se chagaram logo a frente, eles querem garantir o seu poder no mercado.
Os operadores deviam nesta altura ser unicamente para o sinal e dados, nada mais.
 
Última edição:
Back
Topo