FireNotes

Muito bom. Desde que tenho um netbook que tenho sentido falta de um gestor de notas pelo que comecei a usar o Hobb Notes. Não era mau mas tinha um grafismo horrível.

O teu parece-me muito bom, simples e bonitinho. Já desinstalei o hobb notes e tudo ;D falta-me agora explorar um bocado e ver o que posso customizar, já dou feedback.
 
Ainda bem que gostaste, certamente nem tudo estara do teu agrado e podes fazer as sugestões que quiseres mas não tomes isso como garantido, eu poderei ou não implementar o que me for sugerido, dependendo de vários factores. Mas até uma decisão, será tudo discutido para se chegar a uma conclusão.

De qualquer forma nota que isto não é a versão final e como tal ainda há muias arestas a serem limadas e certas coisas mudaram em relacção à versão final ou a um próxima developer preview. Até porque já foram encontrados vários bugs e já tives varias sugestões para melhorar certos pormenores. Contudo, não sei quando irei lançar uma próxima versão com isso tudo corrigido/melhorado porque até meio de dezembrou estou carregado de trabalhos/testes pa universidade.
 
-Uma sugestão que deve ser fácil de implementar: um atalho estilo 'Ctrl+tecla' para ligar/desligar o 'Always on top' sem ter que ir ao systray com o rato. Isto daria-me muito jeito quando estou a pesquisar coisas e quero ter o espaço todo disponível, pois uso um EeePC 1000H.
Para além disto, uma opção para modificar a opacidade da janela seria excelente. Poder ter a janela sempre 'On top' mas mesmo assim conseguir ver o que se passa por baixo, activando outra vez o firenotes com o alt+tab torna tudo muito mais funcional e rápido, pelo menos para mim, que odeio usar rato.

-Outra sugestão diz respeito ao grafismo da janela: acho que a barra onde diz 'FireNotes' é demasiado grande. Uma mais fina desperdiçaria menos espaço e ficaria muito melhor.

-Opção para desligar o fade-out do programa quando ele minimizar para o systray. Não sei se é possível alterar já isto porque uso XP e não percebi como chegar ao ficheiro de settings. (já encontrei, deixa ler :P)

-Gravar o que escrevemos em diferentes notas automaticamente sem a necessidade de clikar no botão 'check'. Acho pouco prático ter que me lembrar de ir lá clicar antes de mudar de nota ou de minimizar o programa.

-ERRO: à medida que vou mexendo a janela pelo ecrã, vou tendo vários erros do .NET framework mas o programa não crasha, continuo a poder usá-lo depois de dar um 'continue' no pop-up do erro.

--------------
Modifiquei o settings.xml mudando o que queria consoante o que dizia no readme.txt. Pelo que me parece, o valor "None" para o "FormToggleEffect" não funciona. A janela não aparece. Deixando em branco fica o efeito "Blend" mas não respeita a velocidade escolhida. Alterei para "Blend" com speed 10 e obtive o efeito que queria.
 
Última edição:
1) A possibilidade de hotkeys está previsto para o futuro mas não sei para que versão nem posso prometer nada mas vai fazer parte porque é algo importante para muita gente. No entanto, não vou adicionar hotkeys para opções especificas porque o tipo de opções que se encontram no menu não é suposto serem opções que estejas sempre a modificar e se calhar, arranja-se sempre maneira de fazer o que as pessoas pretendem de outra forma. Por exemplo, no teu caso, uma hotkey para mudar o always on top iria no fundo esconder/mostrar a janela e para isso, basta uma hotkey para fazer exactamente isso, mostrar/esconder o form. Bastava veres o FormToggleEffect = None ou então um qualquer mas com uma animação bué rápida.

2) Acredito que aches isso demasiado grande visto usares um EEE, essas coisas são mesmo minúsculas lol... Já pensei no futuro adicionar alguma possibilidade de skins (de forma simples) mas isso ainda dá trabalho. No entanto, talvez implemente algumas variações e as pessoas alternam entre elas. Por exemplo, duas versões, a normal (actual) e uma mais magra. É uma ideia, vou anotar.

3) Já viste que é possível chegar lá. Está tudo explicado no README.txt. No futuro irá existir o tal dialogo para se configurar tudo facilitando muita coisa mas para já não tive nem tempo para isso.

4) Concordo. Apesar de eu já estar habituado e no fundo o conceito é o mesmo em todo o lado. No Word, modificas um documento, ele não grava automaticamente, apesar de se crashar ele tem uma cópia e o FireNotes também faz cópias de tudo e alguma coisa (mas só nesta versão no caso de acontecer alguma coisa menos boa). Mas não precisas de te lembrar de gravar a nota, se tentares fazer alguma coisa que estrague as modificações da última nota modificada, serás automaticamente avisado. De qualquer forma, também tenho uma nota para implementar "automatic save", mas não o quero fazer às 3 pancadas, tenho de pensar bem como vai funcionar.

5) Dava mais jeito que explicasses melhor o erro lol, assim não consigo chegar lá. Mas algo me diz que é o erro que já foi denunciado varias vezes e será corrigido na próxima versão (assim espero). Está relacionado com o facto de não conseguir modificar o "settings.xml" porque diz estar em uso, correcto? Se for, será corrigido, se não, podes dizer melhor como é o erro porque desconheço.

6) Achei esse teu problema um bocado confuso. Podes explicar melhor? De qualquer forma, eu testei essa parte várias vezes (mudar os efeitos e assim) e sempre funcionou, não percebo como não funciona contigo. Depois de colocares em "None" experimentaste clicar várias vezes no ícone a ver se ele aparecia? Esse "Blend" com 10 não deveria ser preciso, mas mesmo que não repares ele ainda tem um efeito muito rápido de "Blend" lol. Tentar por em "None" com o programa desligado e depois entra nele e vê se funciona. Mas devia funcionar com o programa aberto. Depois diz qualquer coisa...

EDIT: Esquece, tens razão, não está a funcionar direito. Será corrigido para a próxima versão.

Obrigado pelos testes que fizeste. Quando houver novidades numa nova versão irei colocar aqui, mas também podes escrever a RSS feed do meu blog :)
 
Última edição:
Excelente. Gosto bastante.
-Tem o tal problema do NET Framework dar erro quando se move.

-Não percebo porque é que o menu "Settings" está desactivado.

-Há um problema quando se faz Rename, por exemplo, quando tens um título "TEste", e queres alterar para "Teste" ele dá erro porque diz que já há um ficheiro com o mesmo nome, eu percebo porquê, mas era giro contornares a situação.

ps: se precisares de uma extra-hand no design, eu teria gosto em ajudar.
 
-Não percebo porque é que o menu "Settings" está desactivado.
Porque não está programado, ainda nem o comecei. As "settings" só podem ser alteradas mudando directamente o ficheiro XML. Não tive tempo de programar esta parte e decidi lançar na mesma assim visto as "settings" poderem ser alteradas facilmente editando o ficheiro manualmente.

Há um problema quando se faz Rename, por exemplo, quando tens um título "TEste", e queres alterar para "Teste" ele dá erro porque diz que já há um ficheiro com o mesmo nome, eu percebo porquê, mas era giro contornares a situação.
Contornar a situação como? Se o nome já existe, ele não pode mudar o nome da nota para algo que já existe. Ou estas a sugerir que permita alterar o nome da nota tendo em atenção as letras maiúsculas/minúsculas?

ps: se precisares de uma extra-hand no design, eu teria gosto em ajudar.
Para já não, obrigado :) A não ser que queiras fazer uma (ou mais que uma) skin diferente e eu poderei no futuro incluir no programa e assim as pessoas tem mais liberdade de escolha. Mas tendo em conta que isto das "skins" será built-in porque fazer um sistema de skins ainda dá trabalho e a ctual está "hard-coded", todas as skins teriam de ser "hard-coded" na aplicação e isso implica que realmente valham a pena. Mas se quiseres fazer, podemos discutir isso melhor, depois apresenta-se ao pessoal e se houver interesse, tenho todo o gosto em incluir alternativas no programa :)
 
Skins, yey \o/

Qualquer coisa mais 'slick' e com outra côr mais neutra. Percebo que queiras manter o tema do fogo por causa do nome mas é uma côr pouco adaptável à maior parte dos temas e desktops. Eu adorava qualquer coisa mais escura, cinzento.. numa barra super fina (opinião mais pessoal por causa do visual style que uso no XP ;P)
 
@SaNz
Só para ter a certeza que não ficam a pensar nas coisas de forma errada... O FireNotes não vai ter suporte para skins da forma que conhecemos em outras aplicações. Isso daria algum trabalho a fazer e esta nos meus planos, mas não é uma prioridade. O que pretendo, é apenas dar algumas alternativas precisamente porque nem toda a gente pode gostar daquela cor. Eu pensei isto desde que me lembrei de redesenhar o interface desta forma, mas o tempo não chega para tudo.

E outra coisa, o laranja forte não é por causa do nome lol... Ficou esta cor só mesmo porque eu gostei dela, nada mais, foi ao calhas. Escolhi uma a modos que aleatório, gostei e ficou.

@rodaco
Obrigado.
 
Eu percebi que não ias dar prioridade ao suporte de skins mas era só para te motivar a fazê-lo, quando pudesses/quisesses. Tenho pena de não saber quase nada de programação, pelo menos nada que possa ser usado no desenvolvimento do programa, senão oferecia-me para ajudar.
Força nisso, estamos cá à espera das novas versões :D
 
Uma coisa que eu queria fazer, que talvez te ajudasse a ti por causa do "problema" em que a barra do título é muito grande, era permitir desactivar a skin actual e assim ficava uma janela como outra qualquer do Windows.

Aparentemente, isto seria mais fácil de fazer do que estar a implementar várias skins e já permitia alguma liberdade de escolha no aspecto do programa. Mas para algum motivo esta-me a custar por essa cena a funcionar em condições, mas ainda tenho de investigar melhor.
 
Isso era óptimo. Assim tinha a certeza que ia bem com o meu theme :D

EDIT: Reparei noutra coisa: a mudança da velocidade do aparecimento da janela só está activo em 'Slide', no 'Blend' não funciona.
 
Última edição:
A ver vamos o que vou conseguir fazer...

Tens a certeza? Deste lado esta a funcionar... Lembra-te que não podes fazer alterações ao settings.xml com a aplicação aberta. Se o fizeres, as novas "settings" não irão ter qualquer efeito e quando terminares a aplicação, as "settings" antigas irão gravar por cima das (supostas) novas.
 
Experimentei agora este programinha e devo já dizer que acho que está um óptimo trabalho, apesar de o uso que irei dar a isto ser baixo vai servir para o que eu queria xD

Obrigado e continua o bom trabalho
 
Contornar a situação como? Se o nome já existe, ele não pode mudar o nome da nota para algo que já existe. Ou estas a sugerir que permita alterar o nome da nota tendo em atenção as letras maiúsculas/minúsculas?

Não sei se leste bem o que escrevi, mas não faz sentido querer mudar o nome da nota e não dar, independentemente do nome ser igual ao da nota que estás a alterar. Ele devia ser capaz de alterar o nome do ficheiro no windows e consequentemente no programa.

Para já não, obrigado :) A não ser que queiras fazer uma (ou mais que uma) skin diferente e eu poderei no futuro incluir no programa e assim as pessoas tem mais liberdade de escolha. Mas tendo em conta que isto das "skins" será built-in porque fazer um sistema de skins ainda dá trabalho e a ctual está "hard-coded", todas as skins teriam de ser "hard-coded" na aplicação e isso implica que realmente valham a pena. Mas se quiseres fazer, podemos discutir isso melhor, depois apresenta-se ao pessoal e se houver interesse, tenho todo o gosto em incluir alternativas no programa :)

Eu faço uns exemplos, depois posto aqui.
 
Não sei se leste bem o que escrevi, mas não faz sentido querer mudar o nome da nota e não dar, independentemente do nome ser igual ao da nota que estás a alterar. Ele devia ser capaz de alterar o nome do ficheiro no windows e consequentemente no programa.
Não estou a perceber onde queres chegar e/ou qual é o problema... Estás a dizer que não consegues mudar o nome das notas? Eu consigo, isso sempre funcionou...
 
Mas se o nome for o mesmo não dá! Tu no windows, se queres alterar o nome de um ficheiro, podes alterar para Nome.jpg nOme.jpg noMe.jpg NOME.jpg, e no programa não dá.
 
Back
Topo