1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Firewall c/Iptables configuração

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por redy, 3 de Março de 2009. (Respostas: 5; Visualizações: 689)

1. Viva...

Estou a trabalhar numa rede em que tem um Servidor Web (rede da escola)

E pretende-se fazer um firewall de rede, para negar/permitir os acessos aos alunos/professores!

Bem, supondo que tenho um firewall, existe alguma forma para ser feita a filtragem por endereço MAC? É mais produtivo em relação a segurança (IP vs MAC)?

caso alguém ja tenha feito algum trabalho do género, algo que me possa ajudar, agradecia :D

Saudaçoes, Redy

2. Podes fazer filtragem por MAC address com iptables, da seguinte forma:

iptables -A INPUT -m mac --mac-source <mac address aqui> -j DROP

Neste exemplo, todos os packets provenientes do MAC address especificado serão descartados.
    Podes alterar o comportamento disto, basta dares uma olhada nas man pages do iptables.

3. skorzen

skorzen Power Member

Para já, aconselho-te a usares o squid.
    Em relação a essa filtragem muito específica, lê isto.

4. tangram

tangram Power Member

Filtrar por MAC não é uma grande medida de segurança já que é muito fácil de fazer spoof.

5. skorzen

skorzen Power Member

O que aconselhas então?

Se eu for ler os manuais do CEH, escuso de me proteger contra alguma coisa.

6. icebrain

icebrain Power Member

Se o objectivo é filtrar o acesso a um servidor Web, é muito melhor filtrar a nível do servidor Web, com user+pass por HTTPS.

Mudar a MAC para fazer spoof basta correr "ifconfig <interface> hw <nova mac>", depois de obter uma MAC usando um sniffer qualquer.

Última edição: 7 de Março de 2009

Partilhar esta Página