Firewall do Mac OS impede ligação à e-U

hj quis ligar-m à e-U com um macbook e embora tenha tido de configurar umas coisas e fazer o download so certificado, passou-se tudo sem problemas. n vi foi cm tava a firewall. liguei-me no ist.

No IST já experimentei com e sem firewall e dá bem das duas formas...
 
Na fcul funciona sem problemas com o ibook, só configurar o 802.1X com TTLS.


O securew2 é "opcional".(relativamente a windows)
 
Eu estou neste momento a tentar ligar-me à rede e-U do IST.

Saquei o certificado e configurei tudo como indicado.

Ele nao dá qualquer erro na ligaçao, diz que esta ligado.

Mas tento abrir uma pagina qualquer da internet, e nada.

Até ja experimentei isso de desligar a firewall e nicles.

O que puderá ser? É preciso configurar mais alguma coisa alem do 802.1x?
 
No ist o meu MacBook liga-se por defeito a uma rede que não é a e-U. Sempre que ligo o portátil tenho de ir escolher a rede e-U ao utilitário de rede (é assim que se chama?!). Tenho de aceitar sempre o certificado e já está.

Inicialmente segui apenas as instruções que estão na página que o browser abre. Tem lá para Mac e para windows.

Uma vez tive um problema em ligar, mas foi porque não me lembrei que o fenix nos obriga a mudar de password periodicamente e a password para a rede e-U é a mesma. Por acaso não mudaste de password?
 
No ist o meu MacBook liga-se por defeito a uma rede que não é a e-U. Sempre que ligo o portátil tenho de ir escolher a rede e-U ao utilitário de rede (é assim que se chama?!). Tenho de aceitar sempre o certificado e já está.

Inicialmente segui apenas as instruções que estão na página que o browser abre. Tem lá para Mac e para windows.

Uma vez tive um problema em ligar, mas foi porque não me lembrei que o fenix nos obriga a mudar de password periodicamente e a password para a rede e-U é a mesma. Por acaso não mudaste de password?

A questao da password foi logo a primeira coisa que fui ver...e lá alterei a password.

Uma coisa que nao me acontece e que eu estava a espera, era aparecer aquela pagina do ist do wifi...mas essa pagina nem me aparece.

Configurei tudo segundo as instruçoes para mac, que o IST indica.

Nao faço ideia do que pode ser...
 
Eu configurei o meu através do "Internet Connect" e segui as instruções, deu bem.

Por acaso não te esqueceste do "l" (L minúsculo) antes do teu numero de aluno no username?
 
Eu configurei o meu através do "Internet Connect" e segui as instruções, deu bem.

Por acaso não te esqueceste do "l" (L minúsculo) antes do teu numero de aluno no username?

Pois, eu tb. É como eles indicam.

Nao esqueci...ate por descargo de consciencia experimentei minusculo e maiusculo.

Ele nao se queixa de nada quando faz a ligaçao...ate diz que esta conectado...mas tento abrir paginas, ver mail...etc...e nada.
 
Sempre que me quero ligar à e-U no meu MacBook liga-se por defeito a uma rede que não é a e-U. Sempre que ligo o portátil tenho de ir escolher a rede e-U ao utilitário de rede e aceitar sempre o certificado (que é irritante). Não existe modo de acelerar o processo? Por exemplo, no windows desde que a rede e-U esteja definida em 1º lugar liga-se automaticamente a ela. No linux tb facilmente se faz isso com wpasupplicant ou xsupplicant.
Será que com o automator se consegue simplificar o processo?
 
Última edição:
Convém especificar como fazes a autentificação: VPN ou 802.1X ?
Não será uma dúvida para tirar com os serviços da tua Universidade?
E já agora, devias criar um tópico para isso e não usar este.
 
Epá, aconselho-te a ires antes ao CIIST e eles põe-te isso a bombar num instante.

Fica no Central, no campus Alameda. Se fores do Tagus então não sei onde é.
 
Sempre que me quero ligar à e-U no meu MacBook liga-se por defeito a uma rede que não é a e-U. Sempre que ligo o portátil tenho de ir escolher a rede e-U ao utilitário de rede e aceitar sempre o certificado (que é irritante). Não existe modo de acelerar o processo? Por exemplo, no windows desde que a rede e-U esteja definida em 1º lugar liga-se automaticamente a ela. No linux tb facilmente se faz isso com wpasupplicant ou xsupplicant.
Será que com o automator se consegue simplificar o processo?

Também me acontece isso. Se descobrires como é que se resolve diz (embora esteja quase a sair de lá... finalmente).


Demio, como sabias que ele tava no ist?
 
Se conseguires ligar-te por vpn com o wpasupplicant ou xsupplicant avisa e o processo de autenticação padrão para ligar à rede e-U é por 802.1x ;-)
Relativamente ao facto de os serviços na universidade me conseguirem resolver o problema, já tentei mas sem sucesso tendo a sensação que para eles isto é um falso problema, porque me consigo ligar à rede e-U.
Penso que para aceitar o certificado de uma forma permanente seria fazer a importação no keychain, mas no meu caso o certificado já lá está e com todas as permissões de confiança. Comecei a procurar os comandos na consola (tipo wpa_supplicant e iwconfig) para fazer um script mas até agora não tive sucesso.
 
Vens a braga e passas o Help desk ad U. Minho. Se taverns sorte nao anaphase a gaja e eles resolvem isso, loll.
Por acaso sao impecaveis, se no perguntas ao ppl de Lesi (nao gosto do nome Mei, sorry, old school)
 
Back
Topo