1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Firewall gratuita que permita fazer Internet Connection Sharing?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Korben_Dallas, 6 de Agosto de 2006. (Respostas: 19; Visualizações: 2111)

1. Korben_Dallas

Korben_Dallas Zwame Advisor

Pessoal,

Já há bastante tempo que uso Zone Alarm e firewalls freeware mas vejo sempre que nenhuma delas permite fazer connection sharing visto serem para uso pessoal.

Existe alguma firewall free que permita isto?

Thanks

2. Tomekk

Tomekk Power Member

re:

Possivelmente deverás querer firewalls que estejam actualizadas.

Que sejam de graça apenas conheço a Sygate e permite sharing ( NETBIOS/SAMBA ). Mas também já deves saber que não se encontra actualizada.

Anyways só conheço isto... freeware e para windows.

3. Neptune

Neptune 1st Folding then Sex

Arranjas um pc, mesmo que da idade da pedra, juntas duas placas de rede e um dos muitos sistemas operativos freeware para router que existem na net, e tens um router com firewall a partilhar a net e também outros recursos dependendo do software.

4. FutureNeo

FutureNeo Power Member

Explicar melhor...

Neptuno seria possivel, por favor, explicares um pouco melhor?
    Sera que se esse PC tiver placa de rede e sair para um "switch" (aproveitando os recursos que tenho sem ter que investir mais €€€€ ) posso enviar net para um Desk e um Lap onde tenho instalado "Zone Alarm"???
    Desde ja Obrigado pela atencao!
    :kfold:

5. Neptune

Esse pc para poder partilhar net, tem de ter no mínimo duas placas de rede, a não ser que queiras usar um modem USB(speedtouch 330 sei que funciona com o meu software), onde só é necessário teres uma.
    No primeiro caso, ligas um modem ethernet a uma placa de rede e a segunda placa de rede fica ligada ao switch. Depois de configurares o software a nível de routing e login da sessão PPPoE (tudo usando o browser noutro pc - webadmin), fica tudo a bombar, e ficas com um router home made. É também de realçar que é o mais rápido, o mais fiável e o mais fácil.

No segundo caso, ligas o modem a uma USB e ligas a placa de rede ao switch. Depois de instalar o software, envias para lá o firmware do modem e configuras tudo o que houver para configurar a nível de routing e login da sessão PPPoE (tudo usando o browser noutro pc - webadmin). Dá mais trabalho, mas é de realçar que também não é difícil e que apesar de USB não ser uma boa ligação, desenrasca quem só tenha modem USB.

Como no meu caso, quem já tiver um router e não estiver satisfeito com os resultados, pode sempre mete-lo em modo bridge (caso suporte) e utiliza-lo como modem ethernet, seguindo depois os passos do 1º caso. As vantagens são: maior velocidade de routing, novos recursos a nível de segurança e mesmo funções que não estão disponíveis em grande parte dos routers, suporte de centenas de milhares de ligações IP(dependendo também da própria ligação à net) e um aumento geral do desempenho da ligação à internet(eu notei... - ver tópico: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=100732).

Dúvidas é só perguntar..
    Já agora, diz-me que equipamento tens e será mais fácil explicar o que tens de fazer. Ah, e caso instales isto, não precisas de qualquer tipo de firewall nos pc's. O software do router tem firewall própria que diga-se de passagem é muito, mas muito mais segura que qualquer uma que esteja distribuida pelos vários pc's que tiveres.

Última edição: 7 de Agosto de 2006
  6. Tomekk

Tomekk Power Member

re:

Neptune.. não querendo dizer mal da tua ideia ( não é de todo ), permite-me dizer que esse tipo de soluções não é o mais adequado para uma casa nos dias de hoje.

Repara que a conta da luz e poluição sonora é algo a ter em conta. Para alem do aumento da temperatura da assoalhada onde o aparelho vai funcionar.

É preferir investir num router que seja facilmente hackado para installar um openWRT ou algo do genero.. e a partir dai ele installa tudo desde Samba a bnc's firewall's ou mesmo o velho e bom iptables :P que serve que nem uma luva. Podes conseguir isso e tudo por 100€ ou menos. E um consumo a volta dos 1W-33W...

7. Neptune

Tudo depende da máquina que ele utilizar. É possível fazer "milagres" com um Pentium 200MHz como o meu a nível de consumos de energia, temperaturas e de ruído. Repara que só é necessário teres a fonte(até podes usar uma passiva), a board, o cpu, as memórias RAM e um leitor de disquetes. O disco é dispensável em software como o coyote linux. Utiliza ramfs (disco virtua na RAM). E a gráfica pode ser removida depois de estar configurado. Basta alterar na BIOS a opção que faz com que haja um erro se não estiver presente a VGA e também o keyboard. A mim custou-me 16€. Duas placas de rede para a máquina antiga.

Cumps

8. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

Penso que o ZoneAlarm funciona bem com o ICS do Windows XP.
    Só tens de pôr no servidor o nível de segurança "médio" para a internet zone, e criar uma "LAN Zone" com o nível no mínimo... eu já cheguei a usar assim, mas foi há bastante tempo.

9. Phantasia

Phantasia [email protected] Member

Será que a firewall que indicaste não consegue trabalhar com o ICS do xp ? Eu não uso uma firewall gratuíta mas, não é com a firewall que faço a partilha de ligação, mas através do ICS do xp...

10. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

É pa eu faço partilha de internet com o Zone Alarm e nunca tive problemas, configurei uma proxy no "servidor" e esta a andar de mota :)

11. Korben_Dallas

Korben_Dallas Zwame Advisor

Pois é que parvoíce... antigamente usava uma firewall que não me deixava usar ICS e por alguma razão sempre assumi o mesmo quando mudei para a Zone Alarm.

Já configurei e tá td na boa :)

12. ShadeX

ShadeX Power Member

True, true. Mas pessoalmente, havendo $$$, prefiro isto. Low power, low noise, low space, dependendo do CPU dela tens entre um P3-500 mais coisa menos loiça, e têm uma durabilidade invejável. A minha velha que ainda está na sig esteve um ano a fazer de router montada em cima da minha segunda mesa de trabalho. Sem caixa, sem nada, era só pó e fios :D

13. FutureNeo

FutureNeo Power Member

Material disponivel

Resposta a Neptune:
    Pentium 4 (Laptop "Gericom" com "Windows XP" original e com CD.)
    Pentium 4 (Desktop "Dell", com um problema no windows pois nem mostra "as minhas ligacoes" nem o assistente de ligacoes arranca. Permite "ping" a outro PC mas nao permite que o outro o "ping","Windows XP" original mas sem CD.)
    Pentium 3 (Desktop "Dell" com "Windows98" original mas sem CD.)
    Switch TE100-S5P+ ("Trendenet").
    Ok! Ja consegui ligar o Lap com o Pentium3 em rede partilhando e alterando em ambos os discos.
    O que eu pretendia era ter net (que e por cabo e o modem e da empresa "NTL" a qual me deu como drives do modem as mesmas do "Motorola SB5100" o que me leva a crer ser esse modem com um "casco" diferente dado que o painel tem os mesmos "leds" de funcoes.), portanto ter net nos Pentium4 (Desktop e Laptop) e se possivel no 3.
    Obrigado desde ja pela atencao!
    :kfold:

14. Cabalo

Cabalo Power Member

e que sistema operativo para router recomendavas? o clarkconnect?

15. Neptune

Também. Eu uso IPCop, mas clarkconnect e coyote também têm boas referências.

16. ShadeX

ShadeX Power Member

Hmmm, se bem que não tenha nada contra essas prefab distros, sinceramente não ia por ai. É um bocado como usar o SME Server. Muito giro, muito bonito, e continuas a saber nestum sobre o que se passa.

IMHO, ficas melhor com uma distro "normal", preferência género Slackware, ie, não faz e sai de cima. Com uma ou outra hora ja te orientaste com iptables o suficiente para teres a partilha feita. Mais um cadito e tens os forwards a funcionar lindamente. Uns dias e tens uma pilha de regras de segurança a bombar na box. E tens um shell script que podes ir guardando para (se) tiveres de mudar de box. Se usares uma cena tipo fwbuilder até podes deixar o GUI escrever as regras e depois vai ler as ditas para compreender como era.

A usar um OS mais genérico e minimalista tens a vantagem que podes quase sempre ir metendo "extras" sem te preocupares com "arrumar" com a box, pq sabes precisamente o que lá está (foste tu que meteste) e podes calcular as interacções.

Tens é de perder um bocado de tempo, mas sinceramente vale a pena. As boxes Slack based que tenho por ai, em média têm o uptime da EDP ;) Quando são mission

Para ondas mais hardcore podes sempre ter um sistema mesmo minimo, ie, boota, e depois metes o resto tu mesmo.

Quanto a hw idade da pedra não aconselho muito pré-histórico. Pq se um dia te lembras de meter um VNC server na box, vês o hw a lutar para não ficar de rastos. E antes que perguntem, si, há uma ou duas boas razões para ter VNC na box... A melhor é que nem sempre me posso conectar remotamente ao X do sitio onde estou , e VNC nem que seja via webbrowser com java applet...

Uma mini-itx das mais baratinhas (€100?) é mesmo a solução ideal. Consome menos que o hw da idade da pedra, dá para ligar um HD decente se precisares de mais espaço, é pequena como tudo, etc etc etc... Custa uns cobres obviamente, mas se deixares de precisar dela para router pode sempre servir de mula box :P Só é uma pena as BIOS serem ocasionalmente temperamentais, senão era outro sobre azul.

17. [BoB]Marley

[BoB]Marley To fold or to FOLD?

onde é que se vendem essas boards ITX?

18. ShadeX

ShadeX Power Member

As ultima que comprei foi na CG Informatica. Eles costuma ter uma quantas em stock, nao muito pq o mercado e pequeno.

Edit: Btw, mini-itx é o form factor da mobo :) O ppl costuma referir-se ás da Via como mini-itx pelo facto de terem sido eles a começarem com a coisa, mas atm tens outras variedades não-Via de mobos mini-itx. laro que não podes esperar que um P4 consuma 25W só pq a board é pequena :P As de baixo consumo são as que têm C3/C7. Se tiveres mesmo muita "pasta" podes ir para uma nano-itx, com 12cm é uma coisa linda... Cara como o raio, mas linda :) Mas na dá para router, escepto as que forem feitas com dual nic...

Última edição: 18 de Agosto de 2006
  19. Neptune

Mas se ele não quiser gastar dinheiro, pode usar o coyote que nem precisa de HD. Boot a partir de uma disquete e depois funciona na RAM.

20. Tomekk

Tomekk Power Member

re:

humm tambem não é por ai podes meter tudo desde o princi
    pio... e fazeres uma parfição em ramfs. E ficas com a ram particionada...

Partilhar esta Página