Firewall gratuita que permita fazer Internet Connection Sharing?

Korben_Dallas

Zwame Advisor
Pessoal,

Já há bastante tempo que uso Zone Alarm e firewalls freeware mas vejo sempre que nenhuma delas permite fazer connection sharing visto serem para uso pessoal.

Existe alguma firewall free que permita isto?

Thanks
 
re:

Possivelmente deverás querer firewalls que estejam actualizadas.

Que sejam de graça apenas conheço a Sygate e permite sharing ( NETBIOS/SAMBA ). Mas também já deves saber que não se encontra actualizada.

Anyways só conheço isto... freeware e para windows.
 
Arranjas um pc, mesmo que da idade da pedra, juntas duas placas de rede e um dos muitos sistemas operativos freeware para router que existem na net, e tens um router com firewall a partilhar a net e também outros recursos dependendo do software.
 
Explicar melhor...

Neptuno seria possivel, por favor, explicares um pouco melhor?
Sera que se esse PC tiver placa de rede e sair para um "switch" (aproveitando os recursos que tenho sem ter que investir mais €€€€ ) posso enviar net para um Desk e um Lap onde tenho instalado "Zone Alarm"???
Desde ja Obrigado pela atencao!
:kfold:
 
Neptuno seria possivel, por favor, explicares um pouco melhor?
Sera que se esse PC tiver placa de rede e sair para um "switch" (aproveitando os recursos que tenho sem ter que investir mais €€€€ ) posso enviar net para um Desk e um Lap onde tenho instalado "Zone Alarm"???
Desde ja Obrigado pela atencao!
:kfold:

Esse pc para poder partilhar net, tem de ter no mínimo duas placas de rede, a não ser que queiras usar um modem USB(speedtouch 330 sei que funciona com o meu software), onde só é necessário teres uma.
No primeiro caso, ligas um modem ethernet a uma placa de rede e a segunda placa de rede fica ligada ao switch. Depois de configurares o software a nível de routing e login da sessão PPPoE (tudo usando o browser noutro pc - webadmin), fica tudo a bombar, e ficas com um router home made. É também de realçar que é o mais rápido, o mais fiável e o mais fácil.

No segundo caso, ligas o modem a uma USB e ligas a placa de rede ao switch. Depois de instalar o software, envias para lá o firmware do modem e configuras tudo o que houver para configurar a nível de routing e login da sessão PPPoE (tudo usando o browser noutro pc - webadmin). Dá mais trabalho, mas é de realçar que também não é difícil e que apesar de USB não ser uma boa ligação, desenrasca quem só tenha modem USB.

Como no meu caso, quem já tiver um router e não estiver satisfeito com os resultados, pode sempre mete-lo em modo bridge (caso suporte) e utiliza-lo como modem ethernet, seguindo depois os passos do 1º caso. As vantagens são: maior velocidade de routing, novos recursos a nível de segurança e mesmo funções que não estão disponíveis em grande parte dos routers, suporte de centenas de milhares de ligações IP(dependendo também da própria ligação à net) e um aumento geral do desempenho da ligação à internet(eu notei... - ver tópico: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=100732).

Dúvidas é só perguntar..
Já agora, diz-me que equipamento tens e será mais fácil explicar o que tens de fazer. Ah, e caso instales isto, não precisas de qualquer tipo de firewall nos pc's. O software do router tem firewall própria que diga-se de passagem é muito, mas muito mais segura que qualquer uma que esteja distribuida pelos vários pc's que tiveres.
 
Última edição:
re:

Neptune.. não querendo dizer mal da tua ideia ( não é de todo ), permite-me dizer que esse tipo de soluções não é o mais adequado para uma casa nos dias de hoje.

Repara que a conta da luz e poluição sonora é algo a ter em conta. Para alem do aumento da temperatura da assoalhada onde o aparelho vai funcionar.

É preferir investir num router que seja facilmente hackado para installar um openWRT ou algo do genero.. e a partir dai ele installa tudo desde Samba a bnc's firewall's ou mesmo o velho e bom iptables :P que serve que nem uma luva. Podes conseguir isso e tudo por 100€ ou menos. E um consumo a volta dos 1W-33W...
 
Neptune.. não querendo dizer mal da tua ideia ( não é de todo ), permite-me dizer que esse tipo de soluções não é o mais adequado para uma casa nos dias de hoje.

Repara que a conta da luz e poluição sonora é algo a ter em conta. Para alem do aumento da temperatura da assoalhada onde o aparelho vai funcionar.

É preferir investir num router que seja facilmente hackado para installar um openWRT ou algo do genero.. e a partir dai ele installa tudo desde Samba a bnc's firewall's ou mesmo o velho e bom iptables :P que serve que nem uma luva. Podes conseguir isso e tudo por 100€ ou menos. E um consumo a volta dos 1W-33W...

Tudo depende da máquina que ele utilizar. É possível fazer "milagres" com um Pentium 200MHz como o meu a nível de consumos de energia, temperaturas e de ruído. Repara que só é necessário teres a fonte(até podes usar uma passiva), a board, o cpu, as memórias RAM e um leitor de disquetes. O disco é dispensável em software como o coyote linux. Utiliza ramfs (disco virtua na RAM). E a gráfica pode ser removida depois de estar configurado. Basta alterar na BIOS a opção que faz com que haja um erro se não estiver presente a VGA e também o keyboard. A mim custou-me 16€. Duas placas de rede para a máquina antiga.

Cumps
 
Pessoal,

Já há bastante tempo que uso Zone Alarm e firewalls freeware mas vejo sempre que nenhuma delas permite fazer connection sharing visto serem para uso pessoal.

Existe alguma firewall free que permita isto?

Thanks

Penso que o ZoneAlarm funciona bem com o ICS do Windows XP.
Só tens de pôr no servidor o nível de segurança "médio" para a internet zone, e criar uma "LAN Zone" com o nível no mínimo... eu já cheguei a usar assim, mas foi há bastante tempo.
 
Será que a firewall que indicaste não consegue trabalhar com o ICS do xp ? Eu não uso uma firewall gratuíta mas, não é com a firewall que faço a partilha de ligação, mas através do ICS do xp...
 
É pa eu faço partilha de internet com o Zone Alarm e nunca tive problemas, configurei uma proxy no "servidor" e esta a andar de mota :)
 
Pois é que parvoíce... antigamente usava uma firewall que não me deixava usar ICS e por alguma razão sempre assumi o mesmo quando mudei para a Zone Alarm.

Já configurei e tá td na boa :)
 
Tudo depende da máquina que ele utilizar.

True, true. Mas pessoalmente, havendo $$$, prefiro isto. Low power, low noise, low space, dependendo do CPU dela tens entre um P3-500 mais coisa menos loiça, e têm uma durabilidade invejável. A minha velha que ainda está na sig esteve um ano a fazer de router montada em cima da minha segunda mesa de trabalho. Sem caixa, sem nada, era só pó e fios :D
 
Material disponivel

Resposta a Neptune:
Pentium 4 (Laptop "Gericom" com "Windows XP" original e com CD.)
Pentium 4 (Desktop "Dell", com um problema no windows pois nem mostra "as minhas ligacoes" nem o assistente de ligacoes arranca. Permite "ping" a outro PC mas nao permite que o outro o "ping","Windows XP" original mas sem CD.)
Pentium 3 (Desktop "Dell" com "Windows98" original mas sem CD.)
Switch TE100-S5P+ ("Trendenet").
Ok! Ja consegui ligar o Lap com o Pentium3 em rede partilhando e alterando em ambos os discos.
O que eu pretendia era ter net (que e por cabo e o modem e da empresa "NTL" a qual me deu como drives do modem as mesmas do "Motorola SB5100" o que me leva a crer ser esse modem com um "casco" diferente dado que o painel tem os mesmos "leds" de funcoes.), portanto ter net nos Pentium4 (Desktop e Laptop) e se possivel no 3.
Obrigado desde ja pela atencao!
:kfold:
 
Arranjas um pc, mesmo que da idade da pedra, juntas duas placas de rede e um dos muitos sistemas operativos freeware para router que existem na net, e tens um router com firewall a partilhar a net e também outros recursos dependendo do software.

e que sistema operativo para router recomendavas? o clarkconnect?
 
e que sistema operativo para router recomendavas? o clarkconnect?

Hmmm, se bem que não tenha nada contra essas prefab distros, sinceramente não ia por ai. É um bocado como usar o SME Server. Muito giro, muito bonito, e continuas a saber nestum sobre o que se passa.

IMHO, ficas melhor com uma distro "normal", preferência género Slackware, ie, não faz e sai de cima. Com uma ou outra hora ja te orientaste com iptables o suficiente para teres a partilha feita. Mais um cadito e tens os forwards a funcionar lindamente. Uns dias e tens uma pilha de regras de segurança a bombar na box. E tens um shell script que podes ir guardando para (se) tiveres de mudar de box. Se usares uma cena tipo fwbuilder até podes deixar o GUI escrever as regras e depois vai ler as ditas para compreender como era.

A usar um OS mais genérico e minimalista tens a vantagem que podes quase sempre ir metendo "extras" sem te preocupares com "arrumar" com a box, pq sabes precisamente o que lá está (foste tu que meteste) e podes calcular as interacções.

Tens é de perder um bocado de tempo, mas sinceramente vale a pena. As boxes Slack based que tenho por ai, em média têm o uptime da EDP ;) Quando são mission

Para ondas mais hardcore podes sempre ter um sistema mesmo minimo, ie, boota, e depois metes o resto tu mesmo.

Quanto a hw idade da pedra não aconselho muito pré-histórico. Pq se um dia te lembras de meter um VNC server na box, vês o hw a lutar para não ficar de rastos. E antes que perguntem, si, há uma ou duas boas razões para ter VNC na box... A melhor é que nem sempre me posso conectar remotamente ao X do sitio onde estou , e VNC nem que seja via webbrowser com java applet...

Uma mini-itx das mais baratinhas (€100?) é mesmo a solução ideal. Consome menos que o hw da idade da pedra, dá para ligar um HD decente se precisares de mais espaço, é pequena como tudo, etc etc etc... Custa uns cobres obviamente, mas se deixares de precisar dela para router pode sempre servir de mula box :P Só é uma pena as BIOS serem ocasionalmente temperamentais, senão era outro sobre azul.
 
As ultima que comprei foi na CG Informatica. Eles costuma ter uma quantas em stock, nao muito pq o mercado e pequeno.

Edit: Btw, mini-itx é o form factor da mobo :) O ppl costuma referir-se ás da Via como mini-itx pelo facto de terem sido eles a começarem com a coisa, mas atm tens outras variedades não-Via de mobos mini-itx. laro que não podes esperar que um P4 consuma 25W só pq a board é pequena :P As de baixo consumo são as que têm C3/C7. Se tiveres mesmo muita "pasta" podes ir para uma nano-itx, com 12cm é uma coisa linda... Cara como o raio, mas linda :) Mas na dá para router, escepto as que forem feitas com dual nic...
 
Última edição:
Hmmm, se bem que não tenha nada contra essas prefab distros, sinceramente não ia por ai. É um bocado como usar o SME Server. Muito giro, muito bonito, e continuas a saber nestum sobre o que se passa.

IMHO, ficas melhor com uma distro "normal", preferência género Slackware, ie, não faz e sai de cima. Com uma ou outra hora ja te orientaste com iptables o suficiente para teres a partilha feita. Mais um cadito e tens os forwards a funcionar lindamente. Uns dias e tens uma pilha de regras de segurança a bombar na box. E tens um shell script que podes ir guardando para (se) tiveres de mudar de box. Se usares uma cena tipo fwbuilder até podes deixar o GUI escrever as regras e depois vai ler as ditas para compreender como era.

A usar um OS mais genérico e minimalista tens a vantagem que podes quase sempre ir metendo "extras" sem te preocupares com "arrumar" com a box, pq sabes precisamente o que lá está (foste tu que meteste) e podes calcular as interacções.

Tens é de perder um bocado de tempo, mas sinceramente vale a pena. As boxes Slack based que tenho por ai, em média têm o uptime da EDP ;) Quando são mission

Para ondas mais hardcore podes sempre ter um sistema mesmo minimo, ie, boota, e depois metes o resto tu mesmo.

Quanto a hw idade da pedra não aconselho muito pré-histórico. Pq se um dia te lembras de meter um VNC server na box, vês o hw a lutar para não ficar de rastos. E antes que perguntem, si, há uma ou duas boas razões para ter VNC na box... A melhor é que nem sempre me posso conectar remotamente ao X do sitio onde estou , e VNC nem que seja via webbrowser com java applet...

Uma mini-itx das mais baratinhas (€100?) é mesmo a solução ideal. Consome menos que o hw da idade da pedra, dá para ligar um HD decente se precisares de mais espaço, é pequena como tudo, etc etc etc... Custa uns cobres obviamente, mas se deixares de precisar dela para router pode sempre servir de mula box :P Só é uma pena as BIOS serem ocasionalmente temperamentais, senão era outro sobre azul.

Mas se ele não quiser gastar dinheiro, pode usar o coyote que nem precisa de HD. Boot a partir de uma disquete e depois funciona na RAM.
 
re:

humm tambem não é por ai podes meter tudo desde o princi
pio... e fazeres uma parfição em ramfs. E ficas com a ram particionada...
 
Back
Topo