1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

firewall

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por casaco, 21 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 1; Visualizações: 430)

1. casaco

casaco Power Member

uso um router lan modem com firewall para acesso a net. so esta ligado o meu pc.
    devo ou não utilizar uma firewall adicional de software?

2. v0rlon

v0rlon Power Member

Viva,
    Numa persectiva de routers "home routers", as firewalls dos mesmos, regra geral, protegem minimamente o comum mortal.
    Pessoalmente nao uso firewall de software adicional no meu pc, mantendo a firewall do router.
    O que acontece nas firewalls dos routers é que muitas vezes cedem a ataques de DOS, porque partilham da memoria e recursos escassos deste tipo de routers.

Uma das outras boas "proteções" é estar numa rede NAT, o que limita bastante os portos de entrada no teu pc em si. Estes têm sempre que ser reencaminhados para o teu pc para haver acesso. (confirma se estás em NAT)

A firewall de alguns routers tem outras desvatangens: como não limitar temporariamente o acesso a um ip abusador, nao bloquear trafego potencialmente perigoso que sai para o exterior.

Uma firewall de software permite-te um controlo maior sobre o que o teu pc está a receber e a enviar para a rede, e muitas vezes bloqueiam de imediato worms e spyware (depende da firewall), assim como muitas delas avisam-te de imediato que determinado software está a ter um comportamento "suspeito".

Isto sempre numa perspectiva de um router "basico" e não de um cisco ou outro que permitem grande controlo sobre o tráfego da rede.

Posso sugerir-te uma : comodo firewall.

Última edição: 21 de Fevereiro de 2009

Partilhar esta Página