Firmware HUB FTTH

Update: depois de 5 dias, falhou a luz :( este tempo não está a ajudar aos testes.

Estou a usar um Fonera 2.0n - velhinho, mas a aguentar o trampo. O único "defeito" dele é que tem RJ45 100Mbps, e pouca RAM e CPU para aguentar transferencias de ficheiros acima disso... Mas pelo menos não se reinicia...
 
Última edição:
mas estas a usar esse fonera em vez do hub da zon ? curioso
Não: estou a usar o HUB da ZON em modo Bridge, que me passa net direto pro outro router. Todos os meus aparelhos estão então ligados a essa router, sendo a única função do ZON HUB receber a net, alimentar o telefone fixo, e a BOX (que nem sequer é utilizada).

O quê que é curioso? :S
 
Recebi update de firmware com a data Julho 2016.
O FTTH Hub chama-se agora router wifi.
O servidor DNS já não dá problemas.
Quanto ao problema dos restarts há meses que raramente me acontece, e assim se mantém.
 
Recebi update de firmware com a data Julho 2016.
O FTTH Hub chama-se agora router wifi.

Tem a certeza que é FTTH? O que liga no HUB com internet, é um cabo de rede, ou um cabo de antena?

Esse firmware estava a ser distribuído para os routers de coaxial. O meu FTTH já tem uma versão de Agosto 2016, qual o sentido de "atualizarem" agora para uma versão anterior?
 
Não: estou a usar o HUB da ZON em modo Bridge, que me passa net direto pro outro router. Todos os meus aparelhos estão então ligados a essa router, sendo a única função do ZON HUB receber a net, alimentar o telefone fixo, e a BOX (que nem sequer é utilizada).

O quê que é curioso? :S
Pensei que o fonera era usado em vez do zon
 
Isso queria eu... uma vez que eles já têm o ONT, queria poder desligar o router deles, e usar só um qualquer à minha escolha... Mas não é possível :(

1º por causa do telefone - é o router que dá linha
2º por causa da ligação à net - porque não há um username e uma pass, como é o caso da MEO (ADSL, pelo menos), a ligação tem de ser feita pelo Router que eles dão, e não pode ser outro qualquer.

Ainda hoje confirmei e o Firmware k tenho é o tal de Agosto 2016... definiram como data prevista de resolução 30 de Outubro. Vamos a ver.

Enquanto isso, já me baixaram a mensalidade para 26,9, aumentaram a net para 100mb (ou 120, depende do ponto de vista). Se não resolverem, comprarei a minha paz com um Asus RT-AC66U.
 
Hoje uma comercial (empresarial) da NOS disse-me, quando partilhei a frustração da falta de resolução do problema com ela:

"ligue para lá e peça os routers antigos. Eu mesma nas instalações que trato peço dos antigos, porque o novo, ja sabemos que não está a aguentar a demanda." referindo-se a este modelo:
SDC10262_final.jpg


vale o que vale. Se não resolverem dia 30 como disseram, vou pedir a troca para esse modelo (que era o que tinha inicialmente, e esteve mais de um ano sem qualquer problema. Depois avariou por alguma razão, e trocaram para os novos modelos e desde então nunca mais tive sossego :( )
 
Passados alguns dias, reparei que o router em modo bridge aguenta-se sem problema (sendo que estou a usar o outro router para fazer tudo, claro, e este está só a fazer ruido e gasto eletrico).

Uma vez que passou o prazo que deram para resolver o problema, decidi voltar a usa-lo para testar. O problema persiste. Liguei para a linha "técnica". Acharam estranho pois o problema exterior já estava classificado como resolvido... God... outra vez, pensei eu...

Lá tive de explicar que eu nunca tive problemas com a linha, só com o router. Pedi então que me trouxessem esse router antigo. Espero que resolva.
 
Update do meu caso: recebi hoje telefonema da NOS a confirmar a anulação da fidelização. Tinha preenchido o formulário online do provedor no dia 29-11-2016 e recebi a resposta/confirmação hoje.

Confirmou que tinha indicação que era problema de firmware (como já sabiamos) e que realmente não poderiam dar resposta de quando estaria resolvido. E sendo assim não teve problema em remover a fidelização.

Portanto em princípio vou começar a preparar a trouxa para em breve tentar a sorte na Meo Fibra, que finalmente parece que já por aqui ronda na rua.
 
Não: estou a usar o HUB da ZON em modo Bridge, que me passa net direto pro outro router. Todos os meus aparelhos estão então ligados a essa router, sendo a única função do ZON HUB receber a net, alimentar o telefone fixo, e a BOX (que nem sequer é utilizada).

O quê que é curioso? :S

A tua instalação é de FTTH ? É que estou a tentar ativar o modo bridge mas não consigo, não tem nenhuma opção. Acabei de comprar um Asus RT-AC58U e não sei como vou fazer isto.
 
A tua instalação é de FTTH ? É que estou a tentar ativar o modo bridge mas não consigo, não tem nenhuma opção. Acabei de comprar um Asus RT-AC58U e não sei como vou fazer isto.

Tens de entrar com o login: home_admin / zonnetadmin. Seguiste as instruções aqui do site deles? http://asus-portugal.com/isp-config/tutorial-nos.html



Aqui também acabei por experimentar um TP-Link C1200 e desde o dia 2 que já não tenho falhas. So far so good...
 
Eu também tenho desde ontem um Asus RT-AC51U, e pelo que pouco que já testei, está muito melhor.

Mais estável (não há freezes como tinha com o HUB), os equipamentos ligam-se mais rápido à rede quando ligo o wifi, e as velocidades por wifi estão bastante melhores (através da banda de 5ghz tenho praticamente 100Mbps). Já para não falar que a gestão de redes é mais fácil, como criar redes para convidados etc.

Por cerca de 30€ estou bastante contente.
 
Tens de entrar com o login: home_admin / zonnetadmin. Seguiste as instruções aqui do site deles? http://asus-portugal.com/isp-config/tutorial-nos.html



Aqui também acabei por experimentar um TP-Link C1200 e desde o dia 2 que já não tenho falhas. So far so good...

Obrigado pela resposta, realmente foi falha minha porque encontrei resposta aqui mesmo no fórum.

Já tenho o router configurado em modo bridge, mas não sei porque volta e meia ele falha e disconnecta tudo o que está ligado, seja por wi-fi ou lan. Já aconteceu isto a alguém ? No router da NOS apenas ativei o modo bridge, e ele está como 192.168.1.1 e o asus como 192.168.1.254. Acham que assim está bem ?
 
Sim, ele tem um ip externo, mas só não percebo o porque de as ligações falharem as vezes. De qualquer forma é do dia para a noite em relação ao NOS hub. No Nos hub só é necessário colocar em modo bridge ? Não é necessário fazer mais nada ?
 
Eis o bom e o mau referente às firmwares dos routers hitron da ZON/NOS :

Firmware : ZON
- Wifi (WPS) pode ser hackeado usando linux e o pixiewps , o que leva ao atacante descobrir a password wifi do router , mas para evitar isto basta desativarem o WPS no menu do wireless do router . No entanto o atacante pode capturar o handshake entre cliente e router e desencripta-lo de forma a conseguir a palavra pass .
A diferença entre 1 ataque e o outro é que o primeiro tem sucesso em 5s a revelar a pass , o segudo ataque demora 5 semanas a descobrir a password . No entanto o ataque por captura de handshake é inevitável em qualquer router e para o evitar só mesmo desligando o WIFI .

- Se a firmware for antiga dá para com algum hacking no javascript adquir acesso administrativo e desactivar o acesso remoto do operador que por norma eles fazem sempre que queiram sem a gente saber .

Firmware NOS
- Wifi não se consegue creckar com PixieWPS à exceção se for por captura do handshake e desicriptando-o no hashcat , mas desta forma e para evitar que isso aconteça , só mesmo desligando o wifi definitivamente .

-Não é possivel até ao momento ter acesso administrativo ao router para desativar o acesso remoto do operador com tecnicas de javascript porque o segredo foi revelado na internet por todo o lado e a NOS apressou-se a comunicar a Hitron para corrigir o erro na firmware .

Forma destes parametros as firmwares trabalham igual .

Nota : "Com tráfego ilimitado acho que ninguem se preocupa com a password creckada do wifi , antigamente era mais complicado porque existiam plafons de tráfego mensal que o cliente não podia ultrapassar ou então sofria um custo adicional na fatura por cada 1G a mais de download , mas hoje em dia esses limites já não existem ."
 
Back
Topo