Firmware oficial Asus Beta pré configurado para os serviços Meo

Eu pensei que era a situação de ligar directamente. Nesse caso recomendava a instalação inversa, o thomson que ficasse ligado ao tal switch. Onde está actualmente o Thomson não é viável estar o Asus a difundir o sinal Wi-Fi?

Ainda podes reforçar ligando o Wi-Fi do Thomson se a questão é cobertura...

O meu cenário é o seguinte ONT e router Thomson junto da box num armário na sala, e o router Asus no escritório.
Tentei ter o Asus junto do ONT e da Box, mas a box não funcionava. Desisti para já dessa ideia pois não tenho muito tempo para andar a fazer muitos testes e a coisa não funcionar de modo fácil.
E sim tenho tanto o Thomson como o Asus a difundir Wi-fi para aumentar a cobertura.

O Asus está a interferir no multicast. O Asus deve ter várias opções de funcionamento (router, AP, etc.), se puseres em AP continuas a ter problemas?
Se quiseres isso em modo router e sem problemas, possivelmente terás de ir às configurações (do Asus) e mexer nas opções de IGMP Proxy e/ou IGMP Snooping.

Pois a mim também me parece isso, depois do que andei a ler o que têm escrito por aqui.
O problema é que o tenho em modo AP e não deveria ter qualquer influencia, digo eu...
Vou ver se neste fim de semana consigo mudar o FW para um mais antigo e fazer um restore e testo novamente.

Um dia mais tarde quando tiver mais tempo tentarei novamente a substituição do Thompson pelo Asus.
 
Não, tenho de fazer mais testes.
Topoman, o ficheiro só tem mesmo essas duas linhas?
É necessário activar alguma coisa na webinterface?
Boas.
Sim, no meu caso só pus mesmo essas duas linhas... E não mexi em nada via Web porque aquilo que encontrei para alterar - Activar JFFS - na minha interface Web não tem nada disso...apenas fui procurar por telnet a ver se as pastas existiam. No teu caso se calhar tens de activar o Scripting JFFS de arranque... não sei.
É assim, eu digo que funcionou pois até agora não voltou a dar freeze. Mas no fim de semana vou ter de desligar tudo, ONT incluido pelo que já confirmo melhor se funcionou mesmo a sério ou não.
 
Na minha WebConfig tenho:

Special Applications
Use DHCP routes - Microsoft
Enable multicast routing (IGMP Proxy) - Disable
Enable efficient multicast forwarding (IGMP Snooping) - Disable
UDP Proxy (Udpxy) - 0
 
Pessoal, tenho um problema estranho que sinceramente não estou a entender o que se passa.

Tenho MEO Fibra há 2 dias e tentei usar o meu router (Netgear R7000 com firmware do Merlin) para funcionar como router principal, mas acabei por desistir porque ia perder o MEO Go Single e o MEO Remote.

Neste momento o ONT ligado à porta WAN do technicolor, a porta Gbit do Technicolor ligada à porta WAN do R7000 (este em modo AP) e por fim tenho a Box ligada à porta 1 do technicolor.

O que se passa é que desde que pus isto assim que comecei a ter paragens na imagem do IPTV (paragens que não são todas com o mesmo intervalo). Ou seja, eu mudo de canal e tanto posso ficar com imagem 3 segundos, 5 segundos, como 7, 9 ou até 11 e depois pára... aparece a mensagem "Serviço temporariamente indisponível" e ao fim de uns segundos volta a imagem. Inclusive, em alguns canais isto acontece mais vezes enquanto estivermos a ver TV.

Isto é algum problema técnico, ou está relacionado com o facto de ter o meu router em modo AP? Não percebo... supostamente não devia acontecer isto, pois a box está ligada directamente ao tecnicolor :/

Com a ligação de internet está tudo bem assim como com o telefone. Não entendo...

EDIT: @NYyankee , agora é que reparei, estou na mesma situação que tu. Estou a ver que tenho de perder tempo a ver essa questão do AP com mais detalhe. É que é precisamente isso que se está a passar comigo.

EDIT2: Já agora deixo uma pergunta para os entendidos. É possível ter numa mesma porta do technicolor, ter ligado equipamentos diferentes (box e PC, por exemplo) usando um switch ligado na outra ponta do cabo?
 
Última edição:
@NYyankee , já resolvi o problema.

Uma solução simples e rápida passa por mudar o IP do technicolor de 192.168.1.254 para 192.168.1.1 e meter o IP do AP em qualquer outro IP à escolha (por exemplo, 192.168.1.254, troquei os IPs). Depois desta alteração, IPTV ficou a funcionar sem qualquer freeze :D
 
Pessoal, tenho um problema estranho que sinceramente não estou a entender o que se passa.

Tenho MEO Fibra há 2 dias e tentei usar o meu router (Netgear R7000 com firmware do Merlin) para funcionar como router principal, mas acabei por desistir porque ia perder o MEO Go Single e o MEO Remote.

Neste momento o ONT ligado à porta WAN do technicolor, a porta Gbit do Technicolor ligada à porta WAN do R7000 (este em modo AP) e por fim tenho a Box ligada à porta 1 do technicolor.

O que se passa é que desde que pus isto assim que comecei a ter paragens na imagem do IPTV (paragens que não são todas com o mesmo intervalo). Ou seja, eu mudo de canal e tanto posso ficar com imagem 3 segundos, 5 segundos, como 7, 9 ou até 11 e depois pára... aparece a mensagem "Serviço temporariamente indisponível" e ao fim de uns segundos volta a imagem. Inclusive, em alguns canais isto acontece mais vezes enquanto estivermos a ver TV.

Isto é algum problema técnico, ou está relacionado com o facto de ter o meu router em modo AP? Não percebo... supostamente não devia acontecer isto, pois a box está ligada directamente ao tecnicolor :/

Com a ligação de internet está tudo bem assim como com o telefone. Não entendo...

EDIT: @NYyankee , agora é que reparei, estou na mesma situação que tu. Estou a ver que tenho de perder tempo a ver essa questão do AP com mais detalhe. É que é precisamente isso que se está a passar comigo.

EDIT2: Já agora deixo uma pergunta para os entendidos. É possível ter numa mesma porta do technicolor, ter ligado equipamentos diferentes (box e PC, por exemplo) usando um switch ligado na outra ponta do cabo?

Tive exatamente os mesmo problemas e tu e o meu router também é um R7000.

Vocês conseguem colocar só um router a funcionar, é como eu tenho agora e só quando desligo a box ou o router é que volto a ter problemas, mas rapidamente os resolvo.

As minhas configurações no Merlin são as das imagens.

f7e0aa3ec2bafa667a156a7259b1adbf.png


587176d927e2bbe4920ed26f3db40b48.png


É importante colocarem o IP do router no mesmo ip do da meo (192.168.1.254) para que a box o encontre mais rapidamente e devem definir o primeiro ip da vossa LAN como o 192.168.1.64 porque é o que está pre-definido pela meo para ser o ip da box.

Depois disto assim configurado só teem que ligar o vosso router à corrente e deixá-lo iniciar sem o ligar a mais nenhum aparelho da meo.

Depois ligam a box e o router da meo deixam a coisa ficar assim a correr 2 ou 3 minutos e se virem que tudo está estável mudam o cabo do ONT que está no router da meo para o vosso router e mudam o cabo da box para a porta LAN 1 do vosso router. A box vai parar e dizer que não tem serviço, não faz mal, desligam no comando e voltam a ligar e tudo trabalha 5*, pelo menos eu consegui e tive problemas iguais aos vossos.

Isso do meo go single não funcionar, não é verdade porque comigo trabalha dentro e fora de casa. Dentro de casa na rede tudo ok, fora de casa criei um servidor OpenVPN no router e basta-me ir ao Telemóvel ou tablet, abrir a aplicação OpenVPN, fazer a ligação e voila, tudo funciona como se estivesse dentro de casa.

Estou muito contente com o R7000 em fibra, a velocidade não tem nada a haver com o da meo.

A questão da configuração por Telnet do ficheiro dnsmasq ainda não fiz, mas já vi como se faz.

Se desligarem da corrente o vosso router ou a box e a imagem voltar a parar como também já me aconteceu, basta terem à mão o router da meo e voltar a ligar tudo como a meo instalou, esperar um pouco, desligar os cabos e voltar a ligar tudo ao vosso router.

Espero ter ajudado.
 
Boas @NEighteen

Já tenho este router desde que ele saiu e realmente é um excelente router :D

Quanto às configurações que falaste, eu já tive como tu explicas, mas para ter meo go single e meo remote a funcionar, a box tinha de estar obrigatoriamente ligada ao R7000, coisa que não me interessava muito pois necessito das portas do router para outros equipamentos e sempre terei de ter o technicolor ligado por causa do telefone fixo.

Sendo assim, dava-me jeito ter a box no technicolor para "poupar" o router. Como o que o router faz é um bridge, eu fico com 2 redes diferentes nos 2 equipamentos, algo que também não me interessa porque perco os serviços em questão.

Sendo assim, voltei atrás e meti o meu router apenas a fazer de AP, mas tinha freezes na imagem. Consegui resolver o problema dos freezes com a solução que indiquei no post anterior.
 
Boas @NEighteen

Já tenho este router desde que ele saiu e realmente é um excelente router :D

Quanto às configurações que falaste, eu já tive como tu explicas, mas para ter meo go single e meo remote a funcionar, a box tinha de estar obrigatoriamente ligada ao R7000, coisa que não me interessava muito pois necessito das portas do router para outros equipamentos e sempre terei de ter o technicolor ligado por causa do telefone fixo.

Sendo assim, dava-me jeito ter a box no technicolor para "poupar" o router. Como o que o router faz é um bridge, eu fico com 2 redes diferentes nos 2 equipamentos, algo que também não me interessa porque perco os serviços em questão.

Sendo assim, voltei atrás e meti o meu router apenas a fazer de AP, mas tinha freezes na imagem. Consegui resolver o problema dos freezes com a solução que indiquei no post anterior.

Boa, ainda bem :)

Já agora diz-me 2 coisas @LiveMetal:

- Tens o FW XWRT Merlin, certo?
- O teu alcance wifi 5G é bom? O meu ficou mais fraco desde que mudei do tomato para o Merlin!
 
Boa, ainda bem :)

Já agora diz-me 2 coisas @LiveMetal:

- Tens o FW XWRT Merlin, certo?
- O teu alcance wifi 5G é bom? O meu ficou mais fraco desde que mudei do tomato para o Merlin!
Ya, é esse mesmo. O alcance do 5G dá para cobrir bem um sotão e um 1º andar, sendo que o sinal no res-do-chão existe mas já é fraco. Nunca experimentei o Tomato no R7000, por isso não consigo fazer essa comparação :/ mas considero a cobertura em 5G bastante razoável :)
 
Ya, é esse mesmo. O alcance do 5G dá para cobrir bem um sotão e um 1º andar, sendo que o sinal no res-do-chão existe mas já é fraco. Nunca experimentei o Tomato no R7000, por isso não consigo fazer essa comparação :/ mas considero a cobertura em 5G bastante razoável :)

Ok!

E tens o tx power do wireless em que valor?

Tens a rede 2,4 activa também?
 
Afinal retiro o que disse. Hoje lá desliguei tudo, incluindo ONT e fiquei com os freezes novamente mesmo com o DNSMasq... Voltei a colocar o Thomson para a TV... Enfim, fica assim...
 
Amanhã se tiver tempo, vou efectuar mais testes.

A MEO devia permitir que usassemos outros routers para meter os serviços todos. Entendo que isso seja para evitar que a malta use o VoIP fora da rede, mas por exemplo a Vodafone permite saber os dados VoIP e também não se pode usar o número fora da rede interna deles (está bloqueado o acesso). Não entendo porque é que a MEO também não o faz. Enfim...

É que meter a dar TV até deve ser relativamente fácil (é uma questão de paciência porque há pessoas que já conseguiram), mas o problema é que terei sempre de ter o technicolor por causa do telefone fixo.
 
Pois... o que eu acho estranho é desenvolverem um firmware que indicam que IPTV funciona nos Routers que não Thomson...e na maioria dos casos isso não se verifica.
Acredito que seja algo simples de resolver, como rotas, multicast, igmp... mas não deviam dizer que funciona e pronto...
Já agora, tendo em conta que se a box estiver ligada 1 dia ao Thomson já a seguir pode ser ligada ao Asus à vontade, e pode ser desligada da corrente e ligada quantas vezes se queira tal e qual o Asus que funciona sempre isto leva-me a crer que é tem algo a ver com autenticação, pois em Single Edge é o ONT que a faz e a box só deixa de funcionar no Asus caso se desligue o ONT!
 
@topoman , pelo que já vi, são vários os factores para o IPTV não funcionar muito bem nos routers Asus (ou com software Asuswrt-Merlin). Um deles, é os DNS específicos para IPTV que a MEO usa. Os outros tem a ver com o multicast e entrega dos respectivos pedidos.
 
No meu caso, desligar o router implica ter de usar o Thomson novamente para a box não ficar pendurada. Mas mesmo assim a performance não é a mesma, e estou de acordo com os comentários anteriores. Falta saber se é algo em concreto com a MEO ou não, mas parece que sim, não leio relatos de problemas em fazer a troca na Vodafone. Falta saber se, com as configurações que a MEO aplica, dará para arranjar uma forma de resolver ou não. Independentemente disso, a ASUS e a TP-link não podem afirmar que os routers são substituíveis para a televisão, a não ser que apareçam aqui a dizer linha por linha que equipamentos usam e as configurações (que não são muitas).
 
Ok, decidi fazer uns testes e umas alterações.

Neste momento tenho o R7000 ligado directo ao ONT, tenho o Technicolor na porta 4 em bridge a fazer telefone e alguns equipamentos de internet que não necessito de ter ligados à minha rede principal.

Tenho a box ligada ao R7000 e não tenho paragens! Já experimentei ligar, desligar, mudar de canal, nunca perco o multicast :D Acho que, para já, vai ficar assim.
 
Ok, decidi fazer uns testes e umas alterações.

Neste momento tenho o R7000 ligado directo ao ONT, tenho o Technicolor na porta 4 em bridge a fazer telefone e alguns equipamentos de internet que não necessito de ter ligados à minha rede principal.

Tenho a box ligada ao R7000 e não tenho paragens! Já experimentei ligar, desligar, mudar de canal, nunca perco o multicast :D Acho que, para já, vai ficar assim.

Desliga a box "da ficha" (botão traseiro) a ver se continuas a ter o multicast ;)
 
Back
Topo