1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Firmware oficial Asus pré configurado para os serviços Vodafone (BETA)

Discussão em 'Vodafone' iniciada por xpto_pt, 1 de Julho de 2015. (Respostas: 367; Visualizações: 47834)

1. rjSampaio

rjSampaio Power Member

mas a 100 é a da net certo? logo não interessa se consegue ou não.

2. hildeberto

hildeberto Power Member

Não interessa como? A box 4K precisa da VLAN 100 para aceder a Gravações automáticas e Às apps... A box Full HD nao precisa da Vlan 100..

3. rjSampaio

rjSampaio Power Member

Tanto a 4k como a HD requer net para as apps e conteúdos interativos.

Mas disse isso porque se me recordo correctamente so funcionava com net vindo do router do ISP mesmo, do asus nao funcionavam na mesma.

4. hildeberto

hildeberto Power Member

Mas tenho amigos com Box HD com o Asus e funciona tudo..

5. rjSampaio

rjSampaio Power Member

a minha também funciona, sem apps.

6. Boas, podes elaborar um pouco mais sobre isto?
    Comprei um AC66U e consigo ter internet e IPTV com configuração manual. No entanto, preciso do router da technicolor para o serviço de Voip e ainda não consegui arranjar um setup que funcionasse

7. hildeberto

hildeberto Power Member

Posso sim senhor :)

Deixa ver se consigo exemplificar bem :)

Compras um Switch que premita gestão (TP-link TL-SG105E)

Tens de configurar assim o Switch:
    Porta 1 e 2 a VLan 100;
    Porta 1 e 2 a Vlan 105;
    Porta 1 e 3 a Vlan 101;

Assim desta maneira, o Thomsom só vai receber Voip, não interferindo no IP Publico da Asus e deixa de criar conflito de IPs Publicos.

Porque se nao usares assim, quando ligas o thomson via Asus perdes internet no Asus Certo?

8. Sim, é exatamente isso que acontece. ;)

O meu router não é thomson, é o da technicolor. Não deve haver nenhum problema, certo?

Encontrei também este post do sk3, será que também conseguia resolver a situação desta maneira?

9. hildeberto

hildeberto Power Member

Não tens problema..

A vlan 101 é telefone, vlan 100 é internet e vlan 105 iptv. Parece uma solução mais complicada mas tu é que sabes :)

10. NVRSystem

NVRSystem Power Member

Thomson e Technicolor é a mesma coisa.

como o colega hildeberto referiu é mais simples...

11. C0ldfl@me

[email protected] Power Member

Configurei o router Asus AC66U-B1 e tenho tudo a funcionar. (segui este tutorial http://asus-portugal.com/isp-config/tutorial-vodafone.html )

No entanto passado algum tempo deixo de ter conexão(Internet) nos dispositivos que estão ligados ao Asus (o serviço de TV continua a funcionar normalmente).

Firmware: 3.0.0.4.380_7743-g2cf84e9

Na figura está representada a rede.

Será que tenho de clonar o MAC Address do technicolor?
    Obrigado

Última edição: 12 de Novembro de 2017
  12. Illusion4u

Illusion4u Power Member

Com esse setup Nao estas a filter a vlan 100.

Leiam os posts para trás ao invés de repetir sempre as mesmas perguntas

13. bisonte70

bisonte70 Power Member

Dúvida:
    Como posso configurar um router Asus com o Smart Router da Vodafone?

14. Raen

Raen Power Member

Acho que não é possível ter routers Asus com AIOs da Vodafone, apenas com instalações ONT Huawei + router Thomson separadamente.

15. noite775

noite775 Power Member

Boas

No final do ano comprei um Asus RT-AC1200G+ com o objetivo de controlar toda a internet ficando o tecnicoler da VDF apenas para o telefone fixo.
    Desde que o tecnicoler estivesse desligado o Asus funcionava na perfeição. O problema era quando ligava o tecnicoler o asus deixava de funcionar.
    Depois de muita pesquisa e contactos percebi com o problema residia na configuração das portas Vlans derivado à VDF ter retirado o 2º ip.
    Reportei a situação à Asus que ficou de analisar a situação e também porque não conseguia colocar o firmware beta específico do modelo.
    Na ausência de resposta acabei por devolver o router.

Por coincidência à dias verifiquei que agora todos os firmwares estão como final:

http://asus-portugal.com/isp-config/firmware.html

Alguém que tenho comprado recentemente algum router da lista que tenha conseguido colocar o firmware final da VDF que está no link anterior e tenha funcionado bem com o Asus a gerir tudo e o tecnicoler apenas com o telefone???

Desde já agradeço o vosso feedback.

Boa Pascoa.

16. Nandeco

Nandeco Power Member

Alguem com o Asus RT-AC66U? Existe algum firmware novo que corrige o malware do VPNFilter? Sabem se é compatível com a Vodafone?

17. ericloewe

ericloewe Power Member

Não sei se houve algum update específico, se o ataque era para versões mais antigas ou se o risco ainda existe. Dito isso, o suporte é igual em todas as versões vagamente recente (ou seja, funciona até certo ponto). Com firmware do Merlin dá para ter suporte completo, mas o AC66U é capaz de ainda não ter as versões mais recentes.

18. Olá a todos,

Desculpem estar a ressuscitar uma thread antiga, mas este é um tema que me interessa muito resolver.

A ASUS disponibiliza um firmware para vários modelos que segundo a ASUS permite substituir o router da Vodafone para NET e IPTV, e manter o router da Vodafone ligado se pretendermos manter o telefone fixo que liga ao router Vodafone.

A meu ver a configuração que implementam tem dois problemas graves, e queria perceber se tenho aqui algum erro de interpretação ou há soluções para estes problemas e eu é que não as encontrei.

Problema 1 - Actualmente, manter o router Vodafone ligado em Bridge ao ASUS na Ethernet4 já não funciona ou não funciona de forma estável, na prática dado que a bridge passa a VLAN de serviço de internet (VLAN100) ao router da Vodafone ao mesmo tempo que o Asus também a usa, na altura em que o firwmare foi disponibilizado aparentemente a Vodafone permitia teres dois MAC-ADDRESS distintos vindos do mesmo acesso, actualmente isso já não e possível e esta configuração coloca os dois routers a competir pela lease DHCP da VLAN100, isto provoca o não funcionamento do acesso internet do ASUS ou instabilidade a partir do momento em que o RENEW de DHCP do router Vodafone "rouba" a lease ao ASUS.

Problema 2 - A porta 3 dedicada às STB (boxes IPTV) só dá conectividade à VLAN de serviço de IPTV e não dá conectividade internet às STB, isto na altura em que o firmware foi disponibilizado não era um problema de maior, dado que os serviços nas BOX's que precisavam de internet eram poucos e não muito "mission critical", hoje em dia com Netflix e HBO e com BOX's 4K que dependem de internet para funcionar já não é aceitavel este cenário.

A meu ver com estas limitações, é difícil haver argumentação para integrar um router ASUS num acesso Vodafone, e já se torna publicidade enganosa o site da ASUS dizer que pode substituir o router da Vodafone por um ASUS e manter todos os serviços.

Primeiro de tudo, queria perceber se este entendimento está certo/actual, quem tem router ASUS+Vodafone pode-se pronunciar?

Obrigado!

19. rjSampaio

rjSampaio Power Member

nao é publicidade enganosa, a nao ser que o site tenha sido actualizado recentemente, pois antigamente dava, simplesmente nunca mais actualizaram a informacao.

anyway, vai aos outros topicos sobre o assunto, tens lá alternativas, mas penso que nao é com asus actualmente.

20. Eu fiz a resalva que na altura em que foi disponibilizado era uma solução viavel (embora limitada).

Agora põe-te no lugar de uma pessoa que ficou entusiasmada com as especificações técnicas de um router da Asus, faz HOJE um search no google por "Router Asus + Vodafone" e vai parar a esta página que diz "substitua o router da Vodafone e mantenha os serviços todos" (http://asus-portugal.com/isp-config/) , a pessoa ao gastar cento e tal (ou muito mais) no router da ASUS vai-se sentir bem enganada quando aplicar a solução disponibilizada nesse site e vai concluir "gastei este dinheiro todo para me deixarem de funcionar coisas no router que a Vodafone me deu estavam a funcionar?"

Sem querer abusar, podes-me indicar em qual thread abordam as soluções alternativas?

Tks!