Firmware oficial Asus pré configurado para os serviços Vodafone (BETA)

Agora põe-te no lugar de uma pessoa que ficou entusiasmada com as especificações técnicas de um router da Asus, faz HOJE um search no google por "Router Asus + Vodafone" e vai parar a esta página que diz "substitua o router da Vodafone e mantenha os serviços todos" (http://asus-portugal.com/isp-config/) , a pessoa ao gastar cento e tal (ou muito mais) no router da ASUS vai-se sentir bem enganada quando aplicar a solução disponibilizada nesse site e vai concluir "gastei este dinheiro todo para me deixarem de funcionar coisas no router que a Vodafone me deu estavam a funcionar?"

É como procurares qualquer outra coisa, banha de cobra, alguém vai estar a vender...
A diferença é que podes devolver esse router que compraste, nao ficas a arder, como tambem podes falar com a asus, seja no suporte, pagina facebook etc, e indicar a eles que já não funciona, ou nao funciona e queres saber se têm solução, se não têm, que removam a pagina.

Repara que a propria asus já nao faz publicidade a isso, efectivamente se fores pelos menus refundidos deles ainda podes ir ter a pagina, mas na altura era beta, o facto de encontres hoje é pelo google e não pela asus.
É mesmo falar com eles para alterarem essa informação.

Sem querer abusar, podes-me indicar em qual thread abordam as soluções alternativas?

https://forum.zwame.pt/threads/substituir-router-vodafone-fibra.627747/
 
Tks pela thread.

Relativamente ao comportamento da ASUS, eu já tenho um pedido aberto no suporte deles em que me disponibilizo a indicar a solução e está a ser surreal a forma como estão a lidar com o pedido...

Se a informação já não é válida e eles têm conhecimento disso têm que a remover.
 
Boas,

Eu sei a configuração em comand-line (Cisco ou Huawei), mas em Merlin/Linux não sei como o fazer.

A ideia é fazeres um TRUNK na WAN que liga ao ONT, teres a VLAN100+105 a receber rotas por DHCP, regeres a tabela de routing e o NAT de acordo com as rotas que recebes por DHCP.
A VLAN101 podia ser em duas opções:

Um Bridge para a porta 4 ou também ser integrada na tabela de routing do ASUS para quem queira ligar um telefone VOIP e souber como o registar na Vodafone substituindo assim a porta analógica do router Vodafone e a necessidade de o ter ligado.

No cenário de Brige é importante que seja um bridge que mantenha a TAG da VLAN101 mas filtre as restantes, um dos problemas da config actual é que deixa passar todas colocando o ASUS e o router Vodafone a competir pela lease da VLAN100 e causando indisponibilidade da internet ou instabilidade. Aparentemente a Vodafone permitia mais do que MAC-Address com lease na VLAN100 vindas do mesmo acesso na altura em que a Asus testou o script.

Tendo uma tabela de routing comum com rotas IPTV+NET podes ter as boxes com NET, podes ter o WIFI nos smartphones e tablets a comunicar com as BOX's, enfim tudo o que o router Vodafone permite e não consegues fazer no ASUS.

Cumpts.
 
então nao perbebo, primeiro dizes que nao da, pedes ajuda com soluções alternavivas, mas ao mesmo tempo dizes que te disponibilizas a dar a solução a Asus...
 
Boas,

Eu sei a configuração em comand-line (Cisco ou Huawei), mas em Merlin/Linux não sei como o fazer.

A ideia é fazeres um TRUNK na WAN que liga ao ONT, teres a VLAN100+105 a receber rotas por DHCP, regeres a tabela de routing e o NAT de acordo com as rotas que recebes por DHCP.
A VLAN101 podia ser em duas opções:

Um Bridge para a porta 4 ou também ser integrada na tabela de routing do ASUS para quem queira ligar um telefone VOIP e souber como o registar na Vodafone substituindo assim a porta analógica do router Vodafone e a necessidade de o ter ligado.

No cenário de Brige é importante que seja um bridge que mantenha a TAG da VLAN101 mas filtre as restantes, um dos problemas da config actual é que deixa passar todas colocando o ASUS e o router Vodafone a competir pela lease da VLAN100 e causando indisponibilidade da internet ou instabilidade. Aparentemente a Vodafone permitia mais do que MAC-Address com lease na VLAN100 vindas do mesmo acesso na altura em que a Asus testou o script.

Tendo uma tabela de routing comum com rotas IPTV+NET podes ter as boxes com NET, podes ter o WIFI nos smartphones e tablets a comunicar com as BOX's, enfim tudo o que o router Vodafone permite e não consegues fazer no ASUS.

Cumpts.
Não é melhor entrares em contacto com o grupo Merlin que faz os firmwares alterados para a asus e colocar essa questão ou tentar implementar essa solução nas atualizações Merlin.
A asus só trabalha com as versões deles.
 
@rjSampaio

Pensava que tinha ficado claro, mas explico-me novamente, sei o que a configuração deve ser, sei aplicar a config em outros tipos de routers/linguagens de configuração, não sei no entanto fazer em Merlin/linux por falta de experiência, se a Asus perceber o que a configuração deve ser é muito rápido tornar numa configuração pronta a usar. Quando falei em dar a solução à Asus foi precisamente dizer o que escrevi no ultimo post a alguém da ASUS interessado em resolver o problema e até colaborar em testar.
Relativamente às "soluções alternativas" era perceber se alguém já conseguiu por a funcionar uma configuração que resolvesse estas questões todas seja num router ASUS seja de outro fabricante.
Parece que estás a insinuar alguma incoerência da minha parte...

@seewax
Vou explorar essa aproximação de falar com o grupo Merlin, qual costuma ser a forma de contacto? tickets de suporte? fóruns? tks!
Relativamente à ASUS só trabalhar com versões deles, eles é que fizeram um script para este efeito e divulgaram-no numa página que ainda te aparece num search no google que te convida a trocar o router dos operadores (entre eles a Vodafone) e pura e simplesmente não funciona.
 
@rjSampaio

Pensava que tinha ficado claro, mas explico-me novamente, sei o que a configuração deve ser, sei aplicar a config em outros tipos de routers/linguagens de configuração, não sei no entanto fazer em Merlin/linux por falta de experiência, se a Asus perceber o que a configuração deve ser é muito rápido tornar numa configuração pronta a usar. Quando falei em dar a solução à Asus foi precisamente dizer o que escrevi no ultimo post a alguém da ASUS interessado em resolver o problema e até colaborar em testar.
Relativamente às "soluções alternativas" era perceber se alguém já conseguiu por a funcionar uma configuração que resolvesse estas questões todas seja num router ASUS seja de outro fabricante.
Parece que estás a insinuar alguma incoerência da minha parte...

@seewax
Vou explorar essa aproximação de falar com o grupo Merlin, qual costuma ser a forma de contacto? tickets de suporte? fóruns? tks!
Relativamente à ASUS só trabalhar com versões deles, eles é que fizeram um script para este efeito e divulgaram-no numa página que ainda te aparece num search no google que te convida a trocar o router dos operadores (entre eles a Vodafone) e pura e simplesmente não funciona.

https://www.snbforums.com/forums/asuswrt-merlin.42/ não sei se tem contact no site mas ele passa bastante tempo nesse forum a ajudar etc.
 
Back
Topo