1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Firmware oficial Asus pré configurado para os serviços Vodafone (BETA)

Discussão em 'Vodafone' iniciada por xpto_pt, 1 de Julho de 2015. (Respostas: 367; Visualizações: 46908)

1. rjSampaio

rjSampaio Power Member

É como procurares qualquer outra coisa, banha de cobra, alguém vai estar a vender...
    A diferença é que podes devolver esse router que compraste, nao ficas a arder, como tambem podes falar com a asus, seja no suporte, pagina facebook etc, e indicar a eles que já não funciona, ou nao funciona e queres saber se têm solução, se não têm, que removam a pagina.

Repara que a propria asus já nao faz publicidade a isso, efectivamente se fores pelos menus refundidos deles ainda podes ir ter a pagina, mas na altura era beta, o facto de encontres hoje é pelo google e não pela asus.
    É mesmo falar com eles para alterarem essa informação.

https://forum.zwame.pt/threads/substituir-router-vodafone-fibra.627747/

2. Tks pela thread.

Relativamente ao comportamento da ASUS, eu já tenho um pedido aberto no suporte deles em que me disponibilizo a indicar a solução e está a ser surreal a forma como estão a lidar com o pedido...

Se a informação já não é válida e eles têm conhecimento disso têm que a remover.

3. rjSampaio

rjSampaio Power Member

qual a solução mesmo?

4. Boas,

Eu sei a configuração em comand-line (Cisco ou Huawei), mas em Merlin/Linux não sei como o fazer.

A ideia é fazeres um TRUNK na WAN que liga ao ONT, teres a VLAN100+105 a receber rotas por DHCP, regeres a tabela de routing e o NAT de acordo com as rotas que recebes por DHCP.
    A VLAN101 podia ser em duas opções:

Um Bridge para a porta 4 ou também ser integrada na tabela de routing do ASUS para quem queira ligar um telefone VOIP e souber como o registar na Vodafone substituindo assim a porta analógica do router Vodafone e a necessidade de o ter ligado.

No cenário de Brige é importante que seja um bridge que mantenha a TAG da VLAN101 mas filtre as restantes, um dos problemas da config actual é que deixa passar todas colocando o ASUS e o router Vodafone a competir pela lease da VLAN100 e causando indisponibilidade da internet ou instabilidade. Aparentemente a Vodafone permitia mais do que MAC-Address com lease na VLAN100 vindas do mesmo acesso na altura em que a Asus testou o script.

Tendo uma tabela de routing comum com rotas IPTV+NET podes ter as boxes com NET, podes ter o WIFI nos smartphones e tablets a comunicar com as BOX's, enfim tudo o que o router Vodafone permite e não consegues fazer no ASUS.

Cumpts.

5. rjSampaio

rjSampaio Power Member

então nao perbebo, primeiro dizes que nao da, pedes ajuda com soluções alternavivas, mas ao mesmo tempo dizes que te disponibilizas a dar a solução a Asus...

6. seewax

seewax Power Member

Não é melhor entrares em contacto com o grupo Merlin que faz os firmwares alterados para a asus e colocar essa questão ou tentar implementar essa solução nas atualizações Merlin.
    A asus só trabalha com as versões deles.

7. @rjSampaio

Pensava que tinha ficado claro, mas explico-me novamente, sei o que a configuração deve ser, sei aplicar a config em outros tipos de routers/linguagens de configuração, não sei no entanto fazer em Merlin/linux por falta de experiência, se a Asus perceber o que a configuração deve ser é muito rápido tornar numa configuração pronta a usar. Quando falei em dar a solução à Asus foi precisamente dizer o que escrevi no ultimo post a alguém da ASUS interessado em resolver o problema e até colaborar em testar.
    Relativamente às "soluções alternativas" era perceber se alguém já conseguiu por a funcionar uma configuração que resolvesse estas questões todas seja num router ASUS seja de outro fabricante.
    Parece que estás a insinuar alguma incoerência da minha parte...

@seewax
    Vou explorar essa aproximação de falar com o grupo Merlin, qual costuma ser a forma de contacto? tickets de suporte? fóruns? tks!
    Relativamente à ASUS só trabalhar com versões deles, eles é que fizeram um script para este efeito e divulgaram-no numa página que ainda te aparece num search no google que te convida a trocar o router dos operadores (entre eles a Vodafone) e pura e simplesmente não funciona.

8. https://www.snbforums.com/forums/asuswrt-merlin.42/ não sei se tem contact no site mas ele passa bastante tempo nesse forum a ajudar etc.