Firmware oficial Asus pré configurado para os serviços Vodafone (BETA)

porque o IP que tenho nao abre determinados sites , bem mas i penultimo firmware ja da aceita, so que é assim apos fazer o processo que explicas no blog o tecnicolor ligado a porta 4 a luz fica sempre vermelha

apos fazer o comando faço reboot ?


Executa este comando e mostra-me o resultado .

Robocfg show
 
Boas.. Andava a ler sobre o assunto e parece que encontrei aqui uma possivel solução para o meu problema..

Tenho fibra vodafone mas o techicolor é absolutamente terrível.. Tinha pensado acrescentar um RT-n66u ao sistema, para gerir a net.. mas até agora não estava a encontrar alternativa senão ter de comprar e ligar mais um switch (o sg105e) para separar as vlans logo apos o ONT.

Segundo percebi, com o RT-n66u, o fw Merlin mais recente e este script posso dispensar o switch e ficar com:

ONT ----> Asus ----> Net (wifi + 2 portas) + Router VDF ----> IPTV + VOIP

Se sim, alguem me sabe dizer se tenho mesmo de desactivar a rede wifi do router VDF ou se seria também possível manter net + voz + iptv pelo router vodafone? (lol, sou egoísta e preferia reservar o asus para os meus dispositivos, se possível, o restante da minha familia continuaria a ter net pelo VDF) Ficaria algo tipo:

ONT ----> Asus ----> Net (wifi + 2 portas) + Router VDF ----> IPTV + VOIP + Net (wifi + portas)

mesmo que isso implicasse a separação das redes e impossibilidade de partilha de ficheiros e impressoras..

Estou so a espera de confirmar isto para, se possível, avançar com a compra do bicho! Cumps :D
 
nice! depois meto as redes a usar canais em extremos opostos, o menos congestionado para o asus, claro! :D hahahahah
o que me dizem em relação ao AC66u vs n66u ? ainda so um dos meus PCs tem AC, mas... valerá a pena para future proofing? qual dos dois é mais estável?
 
nice! depois meto as redes a usar canais em extremos opostos, o menos congestionado para o asus, claro! :D hahahahah
o que me dizem em relação ao AC66u vs n66u ? ainda so um dos meus PCs tem AC, mas... valerá a pena para future proofing? qual dos dois é mais estável?

Boas

Neste momento a diferença de preço é de cerca de 10€ , mais vale ires para o RT-AC66U.

Os dois routers são exactamente iguais só muda mesmo a norma AC.
 
comprei o RT-AC66U ^^

hmmm segui todos os passos aqui detalhados e no post do blog, estou com a ultima versão merlin..
Mas apesar de ter ligado os cabos conforme os esquemas, o router da vodafone tem net mas o VOIP e IPTV não estão a funcionar :(
Testei a IPTV também na porta 3 do asus e nada :( A STB dá erro de sinal indisponível e acaba por reiniciar..

Alguem faz ideia do que poderá estar a correr mal? cumps
 
comprei o RT-AC66U ^^

hmmm segui todos os passos aqui detalhados e no post do blog, estou com a ultima versão merlin..
Mas apesar de ter ligado os cabos conforme os esquemas, o router da vodafone tem net mas o VOIP e IPTV não estão a funcionar :(
Testei a IPTV também na porta 3 do asus e nada :( A STB dá erro de sinal indisponível e acaba por reiniciar..

Alguem faz ideia do que poderá estar a correr mal? cumps


Boas

As portas podem estrar invertidas nesse firmware , se for o caso a porta 3 e 4 devem estar a ser atribuídas ás portas físicas 1 e 2 , 1=4, 2=3.

Mas para melhor perceber isso executa este comando via telnet e coloca aqui o resultado .

robocfg show


Ps.. Reiniciaste o router depois de activares as opções da partição jffs , se não o fizeres as pastas não vão ser criadas e o script não vai funcionar
 
ASUSWRT-Merlin RT-AC66U_3.0.0.4 Fri Jul 17 03:17:11 UTC 2015
admin@RT-AC66U-D020:/tmp/home/root# robocfg show
Switch: enabled gigabit
Port 0: 1000FD enabled stp: none vlan: 2 jumbo: off mac: 00:00:00:00:02:22
Port 1: DOWN enabled stp: none vlan: 1 jumbo: off mac: 9c:97:26:a0:f2:da
Port 2: 1000FD enabled stp: none vlan: 1 jumbo: off mac: 9c:97:26:a0:f2:da
Port 3: DOWN enabled stp: none vlan: 105 jumbo: off mac: cc:0d:ec:13:ab:c3
Port 4: DOWN enabled stp: none vlan: 1 jumbo: off mac: 9c:97:26:a0:f2:da
Port 8: 1000FD enabled stp: none vlan: 1 jumbo: off mac: e8:94:f6:15:27:21
VLANs: BCM53115 enabled mac_check mac_hash
1: vlan1: 1 2 3 8t
2: vlan2: 0 8u
100: vlan100: 0t 4t 8t
101: vlan101: 0t 8t
105: vlan105: 0t 3 8t
admin@RT-AC66U-D020:/tmp/home/root#

Aqui tens.. Já testei nas portas todas, o router vodafone so tem net ligado à porta 4 mesmo.. Nenhuma das outras portas faz o IPTV/VOIP funcionar no vodafone..

Hmm segui os passos direitinhos, reiniciei depois de activar as opções jffs, e o script correu bem pelo que me pareceu..

PS: Não sei se é relevante, mas do router vodafone até à STB está um link Powerline.. Além disso, de acordo com o router da vodafone , GPON_VOIP e GPON_IPTV estão ambos "a contactar o servidor DHCVv4"
 
Última edição:
ASUSWRT-Merlin RT-AC66U_3.0.0.4 Fri Jul 17 03:17:11 UTC 2015
admin@RT-AC66U-D020:/tmp/home/root# robocfg show
Switch: enabled gigabit
Port 0: 1000FD enabled stp: none vlan: 2 jumbo: off mac: 00:00:00:00:02:22
Port 1: DOWN enabled stp: none vlan: 1 jumbo: off mac: 9c:97:26:a0:f2:da
Port 2: 1000FD enabled stp: none vlan: 1 jumbo: off mac: 9c:97:26:a0:f2:da
Port 3: DOWN enabled stp: none vlan: 105 jumbo: off mac: cc:0d:ec:13:ab:c3
Port 4: DOWN enabled stp: none vlan: 1 jumbo: off mac: 9c:97:26:a0:f2:da
Port 8: 1000FD enabled stp: none vlan: 1 jumbo: off mac: e8:94:f6:15:27:21
VLANs: BCM53115 enabled mac_check mac_hash
1: vlan1: 1 2 3 8t
2: vlan2: 0 8u
100: vlan100: 0t 4t 8t
101: vlan101: 0t 8t
105: vlan105: 0t 3 8t
admin@RT-AC66U-D020:/tmp/home/root#

Aqui tens.. Já testei nas portas todas, o router vodafone so tem net ligado à porta 4 mesmo.. Nenhuma das outras portas faz o IPTV/VOIP funcionar no vodafone..

Hmm segui os passos direitinhos, reiniciei depois de activar as opções jffs, e o script correu bem pelo que me pareceu..


Ok

Sry.. é culpa minha, enganei-me na criação do script , faz reset ao router volta a configurar mas usa este script.

wget ftp://vsteam.asuscomm.com/WRT/asus/vdf/MRL/RT-66U-MRL-V2.sh

sh RT-66U-MRL-V2.sh
 
Ok

Sry.. é culpa minha, enganei-me na criação do script , faz reset ao router volta a configurar mas usa este script.

wget ftp://vsteam.asuscomm.com/WRT/asus/vdf/MRL/RT-66U-MRL-V2.sh

sh RT-66U-MRL-V2.sh

Impecavel! ;)

Fiz factory reset, segui os passos todos do inicio com o novo script, já está tudo a funcionar, IPTV e VOIP e NET pelo router vodafone, NET pelo Asus (my own selfish personal network :D)

Já agora, em relação ao upgrade do Vodafone para o Asus, no speedtest:
VDF - média 3 testes cerca de 43Mbps
AC66U - média 3 testes cerca de 55Mbps

Nada mau até porque a minha fibra era de 30Mbps salvo erro hehehe

No status de rede do windows:
Link speed no VDF a cerca de 60Mbps
Link speed no AC66U a cerca de 77Mbps

Obrigado pela ajuda e pelo esforço em criar o script! :D
 
@xpto_pt quais sao os modelos suportados neste momento?


Boas

Com o firmware beta de momento só o RT-AC87U e RT-AC68U, mas criei um script para o firmware Merlin para desenrascar quem tem outros modelos.

Estes são os modelos suportados com Merlin Firmware + script

RT-N16, RT-N66U, RT-AC56U, RT-AC66U, RT-AC68U, RT-AC87U e RT-AC3200.

O procedimento pode ser encontrado aqui.

http://asuswrt.blogspot.pt/2015/06/vodafone-asusmerlin.html


Posso ainda fazer um script para o RT-N18U com firmware original e uma drive usb para correr o script .
 
Para o RT-AC51U vai haver?
O RT-AC51U (e os outros) já suporta o modo "normal". É só configurar manualmente as VLANs para as portas desejadas.

Sinceramente, o RT-AC51U é péssima escolha. Nem portas Gigabit tem e o WiFi é uma solução extremamente barata e duvidosa. É tão limitado que firmware oficial actual nem suporta o modo que a Asus apelidou de "Media Bridge".
A única vantagem da pré-configuração (passar as VLANs todas para uma só porta) é inútil, tendo em conta que as portas são todas 10/100, limitando severamente a conectividade. Faria muito mais sentido usá-lo em modo Access Point - e fica o Thomson (por muito mau que seja) a tratar das funções habituais (NAT, DHCP, ...).

Dito isso, o RT-AC51U já suporta nativamente as configurações para o MEO, portanto é de esperar que suporte.
 
nem reparei nisso de ser apenas 10/100 como tinha 2,4 e 5 ghz pelo preço pareceu me bem, pretendo uma solução barata para a Vodafone, na meo já coloquei o N18U mas custa o dobro!
 
nem reparei nisso de ser apenas 10/100 como tinha 2,4 e 5 ghz pelo preço pareceu me bem, pretendo uma solução barata para a Vodafone, na meo já coloquei o N18U mas custa o dobro!
Também fui levado pelo preço e pela reputação dos restantes modelos da Asus. Fiquei extremamente desiludido, mesmo por 32€.
O rádio 802.11n é 2x2 (possivelmente dual band), integrado no SoC, mas o 802.11ac é um chip à parte e é só 1x1.

O RT-N66U é o que tem a melhor relação preço/qualidade, especialmente para quem não quer 802.11ac. O RT-N56U é semelhante, mas a performance wireless é inferior.
Os modelos mais baratos não conheço bem, como se vê pela minha asneira.
 
Back
Topo