1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Firmwares para discos ...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por rodrigues1988, 26 de Julho de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 673)

1. rodrigues1988

rodrigues1988 Power Member

boas ... alguem me sabe dizer com se mete firmwares para discos ???

eu sei k é possivel!!!

2. Unleashed

Unleashed Power Member

Actualizar firmware nos discos rígidos? :S

Não creio que isso seja prática comum nos fabricantes, será comum nos Gravadores de DVD, isso sim.

3. rodrigues1988

é possivel sim!!!

isso é certo!!!

4. Scarecrow

Scarecrow Power Member

E que vantagens teria um upgrade de firmware no disco rígido??

5. luikki

luikki Power Member

se tens a certeza podes is buscar o firmware ao site do fabricante.....e as instruções...
    o que esperas conseguir com essa "actualização"?

6. Unleashed

Unleashed Power Member

Não faz sentido mesmo. Passava de 7200RPM para 10.000RPM? estilo os gravadores de DVD de 8x para 16x ? :-D

Não creio que isso se faça, não digo que não seja possivel, agora os fabricantes nunca vão disponibilizar ferramentas para tal, imaginem se corre alguma coisa mal a flashar uma drive de backups com 500Gb de dados? O risco e responsabilidade são enormes.

7. rodrigues1988

cada cromo!!!

axas k passava para 10.000 rotações ???fdx

vantagens - corrigir bad sectors e maior estabilidade do disco!!!

cada um!!! fdx

ab!

8. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Tu sabes o que é ironia, ou não?

E se isso é uma coisa assim tão comum, vai simplesmente ao site do fabricante do teu disco e deves encontrar lá o tal firmware...

9. Unleashed

Unleashed Power Member

Jovem, não se corrigem bad sectors com actualizações de firmware, tens uma coisa há muitos anos que se chama S.M.A.R.T. cujo objectivo é testar os discos em busca de bad sectors e outras falhas e assinalá-las para informar o utilizador enquanto o problema não é demasiado grave e permitir a este salvaguardar as informações da drive. Para corrigí-los e, nem sempre é possivel, existem outras aplicações que são corridas a partir do sistema operativo ou de uma shell para verificar o disco.

E sim, estava a utilizar um rescurso estilístico que dá pelo nome de *ironia*.

10. rodrigues1988

assim gosto de ouvir respostas para os problemas!!! isso é uma resposta!!! nao há cá ironias!!! lol

cumps

11. Viva.

Já que falam nisso, permitam a minha seguinte questão:
    - Por onde se pode actualizar esse firmware nos discos e já agora em porta pelo pc??

[email protected]

12. MinisterOfSound

MinisterOfSound Power Member

Boas,

É possivel actualizar o firmware dos discos mas geralmente os fabricantes só facultam os updates se acharem que temos um problema. Por norma pedem-nos para correr um software de diagnóstico primeiro e conforme os resultados decidem se dão ou não o update.

Problemas conhecidos por mim que foram resolvidos por updates:
    Inconsistência dos dados,
    Má informação sobre a capacidade real (LBA, CHS,HEADS...),
    Velocidades de transmissão baixas,
    Problemas com Spin-Up e Spin-Down.

Os updates costumam correr-se em DOS usando 1º uma disquete de arranque e depois 1 ou 2 disquetes com o sofware de update e firmware novo.

Cuidado que os updates ao firmware para serem bem sucedidos tem que ser feitos consoante o Part-Number, Firmware Version e Data de fabrico.

Cumps.

Partilhar esta Página