1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

First Open Graphics board appears

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por DJ_PAPA, 7 de Janeiro de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 987)

1. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

First Open Graphics board appears

CES 007 Encouraging project takes shape

http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=36761

2. blastarr

blastarr Power Member

A intenção é nobre..., mas inconsequente.

3. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

é uma placa à base de logica programável? isto parece-me deveras interessante.
    um gajo pode projectar e aperfeiçoar o que quer por ali a funcionar...

e com interface PCI-x, está visto a quem se destina. também não deve dispensar uma placa grafica convencional.

4. blastarr

blastarr Power Member

Sim, deve ser isso, mas pergunto-me se um emulador de GPU's "open source" puramente em software não seria mais flexível.
    É que os chips que servem de base a esta placa não são open source, e se a API/GPU features começam a ficar demasiado dependentes deste ou daquele componente na placa que existe fisicamente, pode haver problemas de patentes, custo de fabrico, etc.

5. Koncaman

o xilinx pode ser obtido em open source... e com controladores para Spartan.

de qualquer forma, os drivers para esta placa devem ser algo complexos. aliás, quem projecta o hardware a usar, também deve precisar de programar os drivers para lhe dar uso.

a diferença entre esta placa e um simulador, é eventualmente a velocidade (que deve ser bem mais realista que num simulador)

6. ajax

ajax Banido

Se for barata pode vir a vender-se bem nas universidades. :D

7. WindWalker

WindWalker Power Member

Estava mesmo a pensar nisso :)

Não me importava de ter uma, especialmente se viesse ao preço de uma GF2 usada :p

E como dizem que tem a performance da mesma :p

8. Koncaman

a performance so está limitada superiormente (principalmente pelo bus de 128bit de acesso à memoria, e pela largura de banda de 1,6GB/s), o resto so depende da inteligencia da solução que tu implementares nas FPGAs.

e naturalmente a FPGA também tem as suas limitações, não se pode pensar num projecto de envolve uns 700Milhões de trnsistores e enfiar pela FPGA a dentro, simplesmente porque não ha espaço para isso.

Última edição: 7 de Janeiro de 2007
  9. marcosantos

marcosantos Power Member

É interessante, mas uma Spartan3 é muito "fraquinha". Podiam colocar uma Virtex4 ou Virtex5 que dá para pelo menos o dobro da lógica e velocidade por 20 a 30% a mais no preço. Mas para fazer uma placa de som é muito interessante. Só faltam os DACs.....

Já estou a ver depois o pessoal a fazer "download de hardware" na mula e afins....

Partilhar esta Página