First review of Intel Core 2 Duo E4300

onde é que tu viste 1.55?

eh pa, sinceramente estava à espera de algo mais diferenciado do 6300...
baixaram o fsb, mas a frequencia mantem-se graças ao multiplicador mais alto. tiraram a virtualização... mas na pratica, é apenas um 6300 light. por um preço quase identico.
perdem-se algumas funcionalidades que podem ou não ser interessantes, ganha-se potencialmente, qualquer coisa em overclock...
a lista de motherboards compativeis continua a ser a mesma (que a dos restantes core 2 duo), presumo...

enfim, o 6300 é uma opção mais ajuizada para a maioria das pessoas, pelo que pedem a mais por ele.
isto, naturalmente, para os preços actuais. o que acontece aos preços no futuro, logo se ve.
o 4300, se aguentar 500mhz de fsb com o multiplicador a 9, também tem os seus moivos de interesse para overclockers...
 
onde é que tu viste 1.55?

eh pa, sinceramente estava à espera de algo mais diferenciado do 6300...
baixaram o fsb, mas a frequencia mantem-se graças ao multiplicador mais alto. tiraram a virtualização... mas na pratica, é apenas um 6300 light. por um preço quase identico.
perdem-se algumas funcionalidades que podem ou não ser interessantes, ganha-se potencialmente, qualquer coisa em overclock...
a lista de motherboards compativeis continua a ser a mesma (que a dos restantes core 2 duo), presumo...

enfim, o 6300 é uma opção mais ajuizada para a maioria das pessoas, pelo que pedem a mais por ele.
isto, naturalmente, para os preços actuais. o que acontece aos preços no futuro, logo se ve.
o 4300, se aguentar 500mhz de fsb com o multiplicador a 9, também tem os seus moivos de interesse para overclockers...

quote:

OC: 366MHzX9 1.55V PASS SP2004



Pensava que o e4300 era a versao de e6300 para boards que não suportam mais de 800 fsb, para nao ter de ser mudada uma board recente com 800mhz fsb.mas devo tar mal...que chipset's é preciso para esse cpu?os mesmos do e6300?
 
quote:

OC: 366MHzX9 1.55V PASS SP2004



Pensava que o e4300 era a versao de e6300 para boards que não suportam mais de 800 fsb, para nao ter de ser mudada uma board recente com 800mhz fsb.mas devo tar mal...que chipset's é preciso para esse cpu?os mesmos do e6300?

Para suportar o core2 a board tem que ser obrigatoriamente nova por causa do novo circuito de alimentação.
Tens é algumas boards novas com chipsets antigos (i865, por ex) que não suportavam oficialmente 266MHz de FSB mas que mesmo assim os fabricantes de boards as lançaram com suporte para os E6XXX.
Normalmente são boards extremamente baratas (a asrock 775i65g, por ex.) e que com este E4300 já devem dar para ir até aos 300x9=2700MHz em overclock
 
pelos vistos vieram mais caros k os E6300 e pelos vistos overclokam menos e com mais voltagem ( cerca de [email protected]) , no entanto dizem que vao descer para os 130/135€ em Q2 2007 .

Sao melhores que os E6300 pelo facto de terem multi mais alto (x9) que e uma vantagem pois nao e necessario ter umas boas memorias nem é necessario uma board que consiga grandes FSB´s para conseguir um OC razoavel podendo usufruir por exemplo de boards com chipset 975 (melhor chipset mercado) que conseguem em media 400/440 FSB o que e suficiente para um CPU com multi x9 .

com um E6300 para conseguir um OC razoavel ja nao podemos usufruir de uma board com chipset 975 pois o CPU tem multi x7 e nem que seja para conseguir "só" 3200mhz ja é necessario uma board que consiga 460 FSB ou seja tem que se ir obrigatoriamente para uma board com chipset 965 que nao tem divisores para memorias abaixo do 1:1 ou seja como consequiencia teriamos que ter tb umas memorias que dessem no minimo 460mhz (DDR2-920mhz) ou entao para uma board com chipset 680i Sli que neste caso ja nao ha problema a nivel de memorioas pois o OC feito no CPU é independente das memorias no entanto ambos os chipsets teem pior desempenho que o chipset 975 .

para quem quer um CPU com OC moderado com voltagens aceitaveis tipo 3100mhz para dia a dia estes E4300 sao uma boa escolha .

para os entusiastas de OC o E6300 é melhor .



como ja disse , este E4300 sao bons por exemplo para meter com uma board com chipset 975 e umas memorias nao mto caras ;)




Tb pode ser que o "fraco" OC quando comparado com outros Core2Duo seja destes primeiros cpus usados nestas reviews , deixar haver mais pessoal com eles a ver se overclokam mais que estes , se isso se verificasse eram CPu´s do BUFO ;)

mas quando descerem para os 135€ em Q2 2007 sem duvida que vao ser um "best buy"




xbitlabs source here
anandtech source

cpu-2969.png


cpu-3420.png


13868.png
 
Última edição:
...
como ja disse , este E4300 sao bons por exemplo para meter com uma board com chipset 975 e umas memorias nao mto caras ;)
...


E estas boards n são mais caras q as 965?

O que me parece bem, e lógico em OC é ter um CPU com preço "n" e o rendimento de um "2n" não em dobro obviamente (ie se possivel tanto melhor), mas fazer oc num CPU barato e isso obrigar-me a ter de comprar umas mem's de 300€ e uma board de 250€ acho q deixa de ser um bom negócio.

Ainda assim acho q qualquer um dos dois deve ser excelente, bem como o D805 q ao que parece precisa de muitos Watt's.

Era interessante pessoas com conhecimentos aqui no forum colocarem um post com config's aconselhadas para OC, com exemplos de valores(até 750€, 1000€).

Esta um pouco na vossa mão, como podes ver estou registado á mto tempo mas sou treinador de bancada.

A malta como eu agradecia ...

MODERADORES-POST DUPLICADO ... http://www.techzonept.com/showthread.php?t=126227&highlight=e4300
 
Última edição:
E estas boards n são mais caras q as 965?

O que me parece bem, e lógico em OC é ter um CPU com preço "n" e o rendimento de um "2n" não em dobro obviamente (ie se possivel tanto melhor), mas fazer oc num CPU barato e isso obrigar-me a ter de comprar umas mem's de 300€ e uma board de 250€ acho q deixa de ser um bom negócio.

Ainda assim acho q qualquer um dos dois deve ser excelente, bem como o D805 q ao que parece precisa de muitos Watt's.

Era interessante pessoas com conhecimentos aqui no forum colocarem um post com config's aconselhadas para OC, com exemplos de valores(até 750€, 1000€).

Esta um pouco na vossa mão, como podes ver estou registado á mto tempo mas sou treinador de bancada.

A malta como eu agradecia ...

MODERADORES-POST DUPLICADO ... http://www.techzonept.com/showthread.php?t=126227&highlight=e4300

Estes E4300 são bons é para boards com chipsets 865 e 945 com suporte core2 que são muito mais baratas que as 965/975.
Ou para quem tenha memórias fracas.
 
E estas boards n são mais caras q as 965?

O que me parece bem, e lógico em OC é ter um CPU com preço "n" e o rendimento de um "2n" não em dobro obviamente (ie se possivel tanto melhor), mas fazer oc num CPU barato e isso obrigar-me a ter de comprar umas mem's de 300€ e uma board de 250€ acho q deixa de ser um bom negócio.



sim sao mais caras , mas podes meter em boards com chipset 965 ou mesmo 945 k sao mais baratas

eu apenas referi as boards com chipset 975 como uma vantagem nestes E4300 face aos E6300 pois com estes E4300 podes te-los numa board 975 com bom OC enquanto que com um E6300 que tem multi x7 ja nao consegues fazer grande OC numa board com chipset 975 pois as boards com chipset 975 fazem em média 400/440FSB ou seja :

E6300 (multix7) >>> 400x7 =2800mhz

E4300 (multix9) >>> 400x9 = 3600mhz (embora nas reviews o maximo k conseguiram com E4300 foram [email protected])

ou seja volto a reptir , uma pessoa que queria um CPU com OC razoavel tipo 3100/3200mhz e queira ter uma board com chipset 975 (é o melhor) nunca o irá conseguir com um E6300 mas ja o consegue com um E4300


em relaçao as memorias foi mesmo isso que referi , tendo o E4300 multi x9 nao precisas de umas memorias caras ,


embora na minha opiniao acho uma estupidez os E4300 virem mais caros que os E6300 pois sao mais lentos e nao teem tanta capacidade de OC



cumps
 
Última edição:
Os E4300 vem mais baratos que os E6300 cerca de 30EUR.

Em janeiro por um preço previsto de 163$ e no 2Q2007, por 113$
 
Última edição:
Entende-se ...
Não vai bater record's mas pra users médios funciona e é barato o conjunto, tem uma melhor relação de €/Perfomance ...

Mascarilha, deixa-nos lá aí umas configs pra OC ... ajuda lá a malta :)

Abraço e obrigado pelo esclarecimento.
 
Bem, eu já os vi 170€...numa loja de power...:002:

entao os preços altos nao sao em todo lado , OK thnks


tb ja estava axar estranho quando os vi a 190€ pois saiu uma noticia num site mto credivel a dizer que a intel dia 21 janeiro ia lançar os E4300 a cerca de 165$

[ 01/08/2007 | 05:21 PM ]

January 21, Intel is expected to begin shipping its Core 2 Duo E4300 processor that lowers the price bar of CPUs with the Core micro-architecture to $163. A few days before this date we are ready to give you comprehensive tests of the highly promising product.

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/core2duo-e4300.html


vamos esperar que cheguem a todas as lojas para ver o preço final



cumps
 
Última edição:
Errado

isso sao os preços na tabela da intel e nao a realidade >>> pelo menos ja os vi a venda em em portugal a 190€ :Whatever:



cumps


Esta noticia tá aki -> http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/core2duo-e4300.html

É o único preço que sei, ainda nao vi em nenhuma loja

Aliás eu falei em Dollars $$$ não em €€€ EUR

Não estou errado e os preços são a realidade... E apenas os usei para comparaçao com os E6300.

Em portugal ainda não os vi à venda... Como não sou adivinho fico-me pelos factos
 
mas se a diferença entre os dois for somente o valor mencionado, compensa?... sobretudo em stock?... parece-me estranho valores tão próximos, já para não dizer q assim o segmento entry vai todo para amd...

veja-se o exemplo de novos conceitos como o HP TouchSmart IQ770 PC ou o HP MediaSmart Server
 
Última edição:
Back
Topo