First true HDMI-HDCP enabled video card

mascarilha

I folded Myself
All the major players in the grapic card business say that they can offer HDMI-HDCP ready hardware, but are waiting for the market to be ready. But as of late, ATI has come under fire for labeling their products HDCP-ready already, while they really are not, as they lack the chip to use the encoded signal. So it seems that ATI wants to show us, that they do have hardware ready. No specs are given, no price either, just pictures:





http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=950
 
Devem ter se sentido apertados com estas últimas noticias e lançaram isso cá pa fora à pressa...enfim, a ver vamos se saltam mais pormenores cá para fora com o tempo...

[]s
 
Isto cheira-me a um lancamento "relampago" para calar certas vozes que se comecavam a levantar devido ao HDCP "fantasma" anunciado no site da ATI e em outros sitios, e assim acho que falharam um pouco.

Estes jovens acertaram tudo bem na parte grafica, mas depois...SPDIF passthrough ???
Se nao for possivel passar som atraves do bus para a saida HDMI..GRANDE falha.

Ha anos que toda a gente quer uma alternativa para passar som multicanal para amplificadores e receivers de forma digital e com uma cabo unico, em vez das habituais varias ligacoes analogicas.
E' esse o motivo que em parte levou ao Soundstorm, ao Dolby Digital Live, etc...
Agora que temos HDMI que possibilita ate 8 canais de som, se ficarmos limitados ao stereo do SPDIF de novo...falharam em grande.
 
mascarilha disse:
All the major players in the grapic card business say that they can offer HDMI-HDCP ready hardware, but are waiting for the market to be ready. But as of late, ATI has come under fire for labeling their products HDCP-ready already, while they really are not, as they lack the chip to use the encoded signal. So it seems that ATI wants to show us, that they do have hardware ready. No specs are given, no price either, just pictures:





http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=950

Vapourware imho.
Tipo os EUA quererem ser os primeiros a ir á lua e pra isso fazerem tudo pra lançarem a nave antes dos anos 70 e quase que deu barraca tais foram os problemas.

Com a ATI é o mesmo... Lançam estas "coisas" á pressa para poderem dizer no futuro que lançaram antes da nvidia...

puke!
 
Roadster_Brabus disse:
Vapourware imho.
Tipo os EUA quererem ser os primeiros a ir á lua e pra isso fazerem tudo pra lançarem a nave antes dos anos 70 e quase que deu barraca tais foram os problemas.

Com a ATI é o mesmo... Lançam estas "coisas" á pressa para poderem dizer no futuro que lançaram antes da nvidia...

puke!

Mas a nVidia já tinha placas com HDMI/DVI + HDCP, em laptops da Sony ;)
 
Roadster_Brabus disse:
Sim, mas não tinha em pci-x/agp, if you know what i mean...

MXM é PCI-Express, e agora já nem é exclusivo dos laptops...:
MSI_GeminiumGo_1.jpg
 
Dark Angel disse:
Isto cheira-me a um lancamento "relampago" para calar certas vozes que se comecavam a levantar devido ao HDCP "fantasma" anunciado no site da ATI e em outros sitios, e assim acho que falharam um pouco.

Estes jovens acertaram tudo bem na parte grafica, mas depois...SPDIF passthrough ???
Se nao for possivel passar som atraves do bus para a saida HDMI..GRANDE falha.

Ha anos que toda a gente quer uma alternativa para passar som multicanal para amplificadores e receivers de forma digital e com uma cabo unico, em vez das habituais varias ligacoes analogicas.
E' esse o motivo que em parte levou ao Soundstorm, ao Dolby Digital Live, etc...
Agora que temos HDMI que possibilita ate 8 canais de som, se ficarmos limitados ao stereo do SPDIF de novo...falharam em grande.

Quer dizer o SPDIF do PC (optical coaxial não passa o som multicanal) para o receiver, so stéreo?

Assim explica o caso de eu no meu receiver não ter Dolby, quando ligo a saída digital do
meu PC, ao meu AV da sala!

Um gajo ta sempre a aprender.
 
frank disse:
Quer dizer o SPDIF do PC (optical coaxial não passa o som multicanal) para o receiver, so stéreo?

Assim explica o caso de eu no meu receiver não ter Dolby, quando ligo a saída digital do
meu PC, ao meu AV da sala!

Um gajo ta sempre a aprender.

Não é isso.

Algumas pessoas daqui estão preocupadas porque a sua futura placa gráfica não faz as funções de placa de som.
Mas eu pergunto:

Para quê ?

O HDMI vai transportar na mesma o som para o exterior (através dos pins de pass-through da placa gráfica), sendo ligado por cabo aos pinos internos da placa de som.
ca10pack.jpg



Esta receberá/enviará o sinal digital cuja encriptação já foi descodificada/validada na placa gráfica, mas a informação sonora propriamente dita só será processada no destino, seja ele uma placa dedicada, como uma Soundblaster, ou um codec AC'97 ou Azalia HD embutido na motherboard.

Assim evitam-se custos adicionais ao simplesmente re-encaminhar a parte do sinal no cabo HDMI que corresponde ao som, depois de este estar desencriptado, para a placa de som, sempre em modo digital.

Com os codec's HD em motherboards já espalhados por aí, e placas Soundblaster HD, para que é que a placa gráfica teria de ter também um, que se tornaria redundante ?

De notar que este sinal é bidireccional, permitindo ter entradas de som via placa gráfica HDMI (útil para microfones ou decoders/encoders externos de som digital), ou saídas de som (para colunas embutidas em monitores, por exemplo).


No fundo, peguem nesta placa e cabo (apenas interfaces do sinal digital), mas com HDMI e uma placa gráfica incluída, e terão o modo de funcionamento do sistema.
A placa de som continua a existir separada, usando o sinal digital do cabo S/PDIF.
 
Última edição:
Hum, percebo a ideia
Mas afinal o som multicanal passa pela saída digital, do PC ou é estéreo?

Eu no meu receiver não detecto por exemplo o "Dolby Digital" num DVD lido no PC
fica em ProLogic, o que é normal quando a fonte é estéreo!
 
frank disse:
Hum, percebo a ideia
Mas afinal o som multicanal passa pela saída digital, do PC ou é estéreo?

Eu no meu receiver não detecto por exemplo o "Dolby Digital" num DVD lido no PC
fica em ProLogic, o que é normal quando a fonte é estéreo!

Pro Logic acho que não diz respeito ao número de canais, mas sim a uma tecnologia de simulação de multiplos canais (mais do que 2, quero dizer) a partir de fontes estéreo.

Não sou grande barra nesse campo, mas também julgo que o Dolby Digital diz respeito à forma de codificação do som que é obrigatória em DVD's comerciais, pois eu até tenho DVD's originais com Dolby Digital... em mono.
Também existem as faixas sonoras codificadas em PCM ou DTS.

Não terás o receptor externo mal configurado, ou então alguma opção de config. no software em PC que não tenhas visto à primeira ?
Está ligado por coaxial ou óptico (TOS-Link) ?
 
frank disse:
Hum, percebo a ideia
Mas afinal o som multicanal passa pela saída digital, do PC ou é estéreo?

Eu no meu receiver não detecto por exemplo o "Dolby Digital" num DVD lido no PC
fica em ProLogic, o que é normal quando a fonte é estéreo!

Numa placa de som que não suporte dolby digital live só tens som multicanal se a fonte estiver previamente codificada em dolby digital, como por exemplo, um DVD ou um DIVX com som AC3 5.1
Se estás a ver um DVD com som dolby digital 5.1 no PC e o receiver não está a receber 5.1 pela saida digital da placa de som é porque tens alguma coisa mal configurada.
O software leitor de DVD no PC está configurado para SPDIF passthrough?
Lembro-me que há umas versões lite do powerdvd que só suportam som stereo (pelo menos em analógico).
 
gryle disse:
Numa placa de som que não suporte dolby digital live só tens som multicanal se a fonte estiver previamente codificada em dolby digital, como por exemplo, um DVD ou um DIVX com som AC3 5.1
Se estás a ver um DVD com som dolby digital 5.1 no PC e o receiver não está a receber 5.1 pela saida digital da placa de som é porque tens alguma coisa mal configurada.
O software leitor de DVD no PC está configurado para SPDIF passthrough?
Lembro-me que há umas versões lite do powerdvd que só suportam som stereo (pelo menos em analógico).

bom ja vi o erro, era o powerdvd que não estava configurado para SPDIF passthrough, agora ja da som multicanal no receiver pela saida SPDIF do PC, como não uso muito o powerdvd não sabia que tinha que o configurar para multicanal, ja tinha feito essa configuraçao no menu da creative pensei que era so isso!

obrigado

cpmts.
 
blastarr disse:
Não é isso.

Algumas pessoas daqui estão preocupadas porque a sua futura placa gráfica não faz as funções de placa de som.
Mas eu pergunto:

Para quê ?

O HDMI vai transportar na mesma o som para o exterior (através dos pins de pass-through da placa gráfica), sendo ligado por cabo aos pinos internos da placa de som.
ca10pack.jpg

Mas a placa grafica fazer as funcoes de placa de som nao e' a questao.
Isso seria mesmo pouco inteligente.

O som e' processado pela placa de som normalmente, depois em vez de enviar 6 canais de som por 3 saidas analogicas, ou comprimir esses 6 canais para Dolby Digital...enviava isso para a grafica pelo bus ou por uma outra ligacao fisica por pins.
Agora...SPDIF????

Quando a fonte ja estiver em Dolby Digital/DTS, tipo DVDs ou AVIs...tudo bem.
Quando nao estiver... estamos limitados a 2 canais ou a comprimir tudo para Dolby Digital ou semelhantes.

Ou entao qualquer dia, temos uma saida HDMI na placa de som e outra na grafica, bonito.

Se isto e' um avanco...eu nao tou a ver onde.
 
Back
Topo