First ULPC Notebook with Dual-Core AMD Processor Out

Gray-Fox

Power Member
While Intel readies its dual-core Atom processor, a certain company called Raon Digital has already come up with a ULPC notebook (dubbed netbook) named EVERUN NOTE that uses a dual-core AMD Turion X2 processor that has low clock-speeds that reduce power consumption. The netbook comes with a 7" (1024 x 600 px) screen making it very compact, a 1.3 MP web-cam, 802.11b/g and Bluetooth connectivity and an electronic dictionary. It runs Windows XP, uses either a 12 GB SSD or 60 GB HDD storage. It tips the scales at a 742 g.




System specifications are as follows:
  • Dual-Core AMD Turion X2 processor with 1.20 GHz clock speed, 1 MB L2 cache
  • 1 GB DDR2 memory
  • ATI RS690E + 64MB DDR2 Side port Memory, Full DirectX 9.0 support
  • Supports external display up to 1920x1200 px.
  • 60GB 1.8 inch HDD, SSD optional
  • 802.11b/g WiFi, Bluetooth 2.0 with EDR connectivity
  • 1.3M pixel CMOS web camera
  • SD/MMC Slot
  • Realtek ALC262 HD Audio
  • 2xUSB host, 1 x USB mini, 1x mini PCIExpress Slot, USIM card slot
  • 2.5 Hours for web-surfing (rated battery life)
  • Dimensions: 200(W)x 118(H)x 27.5(D) mm

Fonte: http://forums.techpowerup.com/showthread.php?t=68471

Não me parece nada mau mas como ainda deve ser um cpu bem comilão, a bateria tem pouca autonomia em comparaçao aos modelos da intel, mesmo embora este tipo de sistema seja mais "potente" que outros no mercado
 
isso é só para melgar a intel e via... 2,5h para algo que era suposto ter uma duração de bateria maior que os portáteis convencionais...
 
Amigo, existem varias razões para isso acontecer, vou enumerar as primeiras:
1º O CPU é Dual-core ao contrario do da intel ou via.
2ºÉ um Turion normal, ou seja não foi desenhado especificamente para este tipo de plataformas, mas sim para um portátil convencional.
3º A bateria não deve valer uma bosta!

Digo isso porque tenho um Turion 64 X2 a 1.7Ghz, e com uma bateria de 6 celulas dura-me +/- 4h, e têm equipamento que gasta mais do que esse, logo em grande parte o problema é da bateria.

Se tive-se um ecrã jeitoso era capaz de comprar um, isto claro se viesse a preços decentes.

Cumprimentos,
:kfold:
 
Exacto, é um cpu normal que sofreu underclock para "comer" menos energia, não sendo feito de raiz para esta utilização e enquanto a intel tem os seus cpus para este tipo de plataforma a 45nm, este é a 65nm se não estou enganado, o que contribui para maior consumo
 
Notem que eu não me referi ao cpu, mas sim à plataforma do portatil. Nota-se que é algo concebido à pressa, para ver se vendem alguma coisa. Depois acontece como alguns chipsets que não vendem o que um marketing boy acha que devem vender num momento à pressa, e cortam-lhes o suporte pela raiz.

Isto é um exemplo de uma empresa que foi abalada pela raiz com o que a concorrencia mostrou.

Se isto é o melhor que eles podem oferecer (de notar que este tipo de apresentação com 2 cores não tem nada de especial tendo em conta o mercado em que este se inclui...). Não pensem que estas baterias são roscofe... Normalmente têm as melhores baterias, e que depois nunca são vistas nas lojas...

É como tentar meter o sumo de um vaio TZ dentro de algo ainda mais pequeno e depois dizer que são muita bons, nisso.
 
Sim, mesmo a nível de design parece um pouco fatela. Tem uma forma muito retangular e ao mesmo tempo que é pequeno é demasiado grosso. Além disso penso que o ideal para um netbook são as 8.9" e não fica muito maior por isso ao mesmo tempo que nos fornece um bom ambiente de trabalho. Já as 7" acho que apesar de tudo é um pouco insuficiente.
 
de salientar que é o 1º netbook de 7" que aparece com specs decentes..também gosto bastante, resta mesmo saber o preço
 
Este pessoal só gosta de dizer mal, se não é da marca do coração já não presta.
Acho que isto sim, já são specs aceitáveis e já se pode considerar uma rápida ferramenta de trabalho ultraportátil e com boa capacidade armazenamento.
Quanto à bateria, é um aspecto a melhorar, mas pelo menos isto já vai agitar o mercado. Eu prefiro menos autonomia e uma máquina em condições, senão é mais sensato para mim ter um PDA. E várias pessoas que conheço também me disseram o mesmo, o Asus EEPC é uma grande desilusão, principalmente pela capacidade de armazenamento.

Cumps
 
Não é dizer mal, é constatação da realidade...

Até quero ver daqui a 1 ano os numeros de vendas desta "nova plataforma".

Desde que a ATI foi comprada a AMD tem andado a desiludir muito a espectativa de competir a sério como fazia antes dos core2 da Intel.

Considero que neste momento para segmentos de baixa potencia, puramente office a via é a empresa que oferece melhores cpus x86. Quem já viu os cpus da via a funcionar a 800Mhz numa caixa do tamanho de 2 comandos lado a lado, sem dissipação activa, e com performances espectaculares ao ponto de fazer encriptação de 2048 bits em 1h... Um espectaculo!!
 
Última edição:
Não é dizer mal, é constatação da realidade...

Até quero ver daqui a 1 ano os numeros de vendas desta "nova plataforma".

Desde que a ATI foi comprada a AMD tem andado a desiludir muito a espectativa de competir a sério como fazia antes dos core2 da Intel.

Já aqui no forum foi referido a resposta da amd em relaçao ao atom da intel.... este ultra-portatil pode ser um "projecto privado" já que é um turion x2 normal e usa um underclock em cima para não ser tão guloso para a bateria
 
Back
Topo