Fisica é important para Engenharia Informatica?

Copa7

Power Member
É assim, eu inscrevime para o proximo ano lectivo do 12ºano em fisica... mas recebi hj uma carta a dizer que nao vai haver fisica na minha escola, provavelment por falta de alunos! Mas eu queria ir para Engenharia Informatica, e queria saber se é necessario ter os conhecimentos da fisica do 12º ano, para me safar na Faculdade...

Cumps...
 
É altamente recomendado fazeres física no 12º ano para Eng. Informática... Apesar de não ser específica, vais apanhar pelo menos 1 ou 2 cadeiras de física na faculdade...
 
Não ficas nada 'lixado' conheço muita gente que não teve física e passou a mesma na boa... Mas que ajuda lá isso é ;)

PS: em que faculdade pensas em entrar?
 
Não se trata de ser importante para Engenharia Informática mas sim para Engenharia apenas! Uma Engenharia sem física não é Engenharia...

De facto dá jeito teres BOAS noções de física, algumas faculdades/politécnicos requerem física como especifica, pois vai-te facilitar a vida..., mas também não é nada que não faças com MUITO e BOM estudo :P

abraços, HecKel
 
O ISEP não pede fisica como especifica, mas claro que como já disseram é altamente recomendável teres boas noções de fisica para fazeres a cadeira. É quase como programação, muita gente entra de cursos gerais sem nunca ter programado e depois vê-se um bocado aflito para fazer a cadeira.

Mas nota final tudo se faz com estudo (não seguir o meu exemplo :D).
 
boas , eu queria tirar programação informática . Acham que é um bom curso com saída e estava a pensar entrar no FEUP , PORTO.

Que me dizem?
 
A fisica que estudas no 12º nada tem a ver com a fisica da faculdade.

Eu pelo menos falo no meu caso. No 12º não percebi nada daquilo sobre trigonometria e projecteis e bla bla....

Mas na faculdade fiz fisica à vontade (16 de nota). E tinha a ver com as partes analogicas e digitais dos sistemas electricos.

Por isso nao te preocupes muito com essa questão. Faz muito mais geito a matematica!


Relativamente à questão de quereres entrar para o IPP, tens o ISEP e a ESTGF (em Felgueiras) que têm o curso que queres. E não te pedem Fisica mas sim Matematica.
 
Última edição:
boas , eu queria tirar programação informática . Acham que é um bom curso com saída e estava a pensar entrar no FEUP , PORTO.

Que me dizem?



Qualquer curso de Engª Informatica tem muita programação.

Agora as faculdades viram-se mais para a teoria, os politecnicos mais para a prática.

Agora é só escolheres.
 
Tenho uma licencitaura em Engenheria de Telecomunicações e Informática do ISCTE (Lisboa) onde não é requerida a Física como específica, apenas a Matemática. No meu caso pessoal entrei para a este curso vindo do 3º agrupamento - serviços comerciais (más escolhas no 10º ano ;) ) e dei-me bem com a física. É claro que tive algumas dificuldades a mais do que os meus colegas que já vinham com física do 12º ano, mas nada que não se resolva com estudo e dedicação.
 
Qualquer engenharia tem que ter muita teoria principalmente devido as matematicas e fisicas se não não era engenharia. Por isso e que poucos cursos tirados nos polis n tem reconhecimento da ordem dos engenheiros.

Agora em relaçao ao topico. Por ser uma engenharia certeza que tens pelo menos uma cadeira de fisica. Mesmo que não seja especifica vai te dar jeito para depois fazeres uma cadeira qualquer de fisica pois ja tens noçoes base.
No meu curso LEEC tive fisica 1, que é igual a fisica 12º e fisica 2.
 
pois... Axo k vou mesmo ter de mudar de escola... o pior é que é no ultimo ano do secundario e isso pode nao ajudar mt! Mas prontas, vou me esforçar ao maximo para me adaptar rapido...

Agradecia ainda assim mais opinioes, e um grande obrigado para quem deixou a sua opiniao...
 
pois... Axo k vou mesmo ter de mudar de escola... o pior é que é no ultimo ano do secundario e isso pode nao ajudar mt! Mas prontas, vou me esforçar ao maximo para me adaptar rapido...

Agradecia ainda assim mais opinioes, e um grande obrigado para quem deixou a sua opiniao...

Olha a minha opinião continua a ser que a Fisica do 12º não faz tanto geito assim para o nosso curso...

Acho que vai ser mais dificil para ti mudares de escola e adaptares-te a um novo ambiente do que chegar à faculdade sem ter dado Física.

Eu tenho colegas que tiveram Física e agora vêm-se negros para fazer as cadeiras e outros que não tiveram está-lhe a correr o curso lindamente.

Faz geito se fosse numa Engenharia como Mecênica ou Civil, aí aconselhava-te a ir, mas em Informática é desnecessária.

Mas tú é que sabes. Fica a opinião de um dos melhores alunos da minha faculdade, que por acaso reprovou um ano no 12º por causa de física, e depois mudei para biologia e fiz a disciplina com 14!

Penso que terás muito em conta a minha opinião.
 
pois... Axo k vou mesmo ter de mudar de escola... o pior é que é no ultimo ano do secundario e isso pode nao ajudar mt! Mas prontas, vou me esforçar ao maximo para me adaptar rapido...

Agradecia ainda assim mais opinioes, e um grande obrigado para quem deixou a sua opiniao...

Mudar de escola? mudar de terra? tem calma, mas que grande precipitação que prai vai.

Não fiz fisica no 12º e tou no 3º ano em leiria. relacionado com fisica tive fisica aplicada e electronica no 1º ano e sistemas digitais no 2º. não as fiz de olhos fechados mas também não foram nenhum bicho de sete cabeças.

Além do mais, já aqui referiram, a fisica do 12º tem muito pouco ou nada mesmo com a fisica que provavelmente vais ter no curso

Como também já disseram aqui preocupa-te mais com a matemática que essa sim é essencial.
 
Concordo com algumas coisas que aqui foram ditas e respeito outras, no entanto por vezes foram confundidas duas fisicas, que mudam de escola para escola, realmente é atribuido o mesmo nome, mas nao se tratam verdadeiramente da mesma coisa. Vou deixar o meu caso: Tive no primeiro ano Fisica I que se tratava verdadeiramente de fisica de 12 Ano, depois tive Fisica II no 2° semestre do 1° Ano, que tratava o Electro-magnetismo, que compoe alguma coisa do abordado no 12° Ano. Até aqui da para ver que a fisica de 12° Ano era importante, porque levavas ja noções que terias de as adquirir se tal ainda nao tivesse acontecido, no entanto existe outra disciplina que se chama tambem Fisica e que trata a teoria dos circuitos e noções basicas de circuitos electricos, que eu tambem tive mas noutra disciplina designada por Electrotecnia, e para essa já nao seria assim tao importante a Fisica de 12 Ano.
Portanto tens de ver para onde queres ir e analisar o tipo de fisica tratada nessa escola.
Abraço... e Boa Sorte. :)
 
Aqui fica a minha experiência.

Não tive fisica no secundário, pk simplesmente me interessava mais a química.
Entrei para Química (Licenciatura) e tenho logo 3 cadeirões de fisica, mt mais dificeis do que akeles leccionados aos alunos de algumas engenharias, nomedeadamente, aos de engenharia informática.
Passei bem as cadeiras e até tirei 16 numa delas. Já acabei o curso.

Conclusão, é bom teres tido fisica no secundário, já que é das poucas coisas k vai-te ser directamente comum na faculdade, mas não é uma exigência e mt menos uma necessidade. Acredita k te safas bem sem essa fisica do secundário. Até pk o k dão no ano todo, tu dás num mês na faculdade hehehe!
 
Ter Física em Engenharia Informática é tão útil como ter java num curso de direito. Ainda não conheci nenhum engenheiro que me dissesse quão útil foram os conhecimentos de física para saber programar ou projectar uma rede. A não ser que se vá trabalhar para o médio oriente e tenhamos de calcular qual o melhor sítio para os routers da empresa não sofrerem o impacto de um projéctil, não vejo utilidade nessa cadeira. :P :P

Pelo modo como as pessoas andam a escrever, deviam era colocar uma cadeira de Português, em todos os cursos, porque há por aí muito boa gente (e cada vez mais, infelizmente) a dar cada erro >( >( >(
 
Ter Física em Engenharia Informática é tão útil como ter java num curso de direito. Ainda não conheci nenhum engenheiro que me dissesse quão útil foram os conhecimentos de física para saber programar ou projectar uma rede. A não ser que se vá trabalhar para o médio oriente e tenhamos de calcular qual o melhor sítio para os routers da empresa não sofrerem o impacto de um projéctil, não vejo utilidade nessa cadeira. :P :P

Eu detesto física..., mas de facto não consigo imaginar o titulo de Engenheiro sem ter visto física à frente...

Pelo modo como as pessoas andam a escrever, deviam era colocar uma cadeira de Português, em todos os cursos, porque há por aí muito boa gente (e cada vez mais, infelizmente) a dar cada erro >( >( >(

Não poderia estar mais de acordo contigo..., por vezes dá-me vontade de colocar a imagem do dicionário da Lingua Portuguesa a seguir a alguns posts..., erros todos damos..., mas uns abusam...

abraços, HecKel
 
Back
Topo