Fisica é important para Engenharia Informatica?

Dúvidas não tenho nenhumas e continuo a pensar da mesma forma!

Eu estou num curso de ENGENHARIA INFORMATICA, e não preciso da Física do 12º para nada.

Dizes tu que é fundamental? Isso é para os casos da ENGENHARIA MECANICA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA ......

ermmm, vou parar a discussão por aqui.

O teu problema é que estás a fazer confusão com o que pensas ser o objectivo do curso do que com o que realmente ele é. Independentemente de ser Engenharia Informática, Engenharia do não tenho nada a ver com física mas tenho de gramar com ela ou qualquer outro tipo de Engenharia não deixa de ser Engenharia! Nem sequer uso argumentos do tipo "Ordem dos Engenheiros" porque esses não são válidos, o que falo é da própria designação de Engenharia!

Se não gostas de física ou achas disparate teres física num curso de Informática, então não vás para uma Engenharia! Tens outros cursos de Informática sem caracter de Engenharia logo sem física!

Agora as ENGENHARIAS que tenham a ver com a electrónica nada tem a ver com projecteis, termodinâmica, etc etc...!!!

Se tu me disseres que uma Engenharia Electronica nada tem a ver com fisica então estás mesmo muito enganado...Todo o curso de Eng. Electrotecnica assenta em bases fisicas e matematicas! Todo o ramo de Telecomunicações usa a fisica, nomeadamente electromagnetismo e afins...

Acho que a resposta do HiGhVoIcE diz tudo! E neste caso nem é necessário ser Engenharia para se justificar a física..., Electrotecnica sem física..., é outra coisa qualquer que nem me ocorre designação. A caracter informativo..., vê isto e dá um particular relevo a isto. Este último então..., é uns capitulos de física compactados num componente! E para teres uma ideia..., um computador não "vive" sem transistores....

E mais, ENGENHARIA é fundamentalmente saber resolver problemas e para isso já temos de levar com cadeirões de Matematica.

Abraços...

Problemas? Achas que o que vais dar na Universidade em Matemática é problemas para saberes com quanto dinheiro o João fica depois de vir das compras? As matemáticas que vais apanhar são totalmente diferentes da filosofia que o pessoal de secundário tem de uma matemática, daí o tabu de serem complicadas pois vêm com uma ideia errada. As Matemáticas que vais apanhar ensinam-te muita coisa, mas não te colocam apto para problemas práticos mas sim dão-te base para usares em física e aí sim tens aplicações práticas!

abraços, HecKel
 
Penso que não adianta andar a discutir mais isto, porque temos perspectivas diferentes e nunca chegaremos a um acordo. :-)

Eu já dei a minha opinião, agora é só escolheres o que é melhor para ti COPA...

Abraço e boa sorte!
 
Dúvidas não tenho nenhumas e continuo a pensar da mesma forma!

Eu estou num curso de ENGENHARIA INFORMATICA, e não preciso da Física do 12º para nada.

Dizes tu que é fundamental? Isso é para os casos da ENGENHARIA MECANICA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA ......

Agora as ENGENHARIAS que tenham a ver com a electrónica nada tem a ver com projecteis, termodinâmica, etc etc...!!!

E mais, ENGENHARIA é fundamentalmente saber resolver problemas e para isso já temos de levar com cadeirões de Matematica.

Abraços...

Meu amigo, não podias estar mais enganado!!

Estive 5 anos em Eng. Electrotécnica e de Computadores na FEUP e digo-te que GRANDE parte do curso é Física pura e dura!!
 
Aproveito para deixar a minha opinião sobre o assunto. Eu ando num curso de engenharia na Universidade do Minho. Engenharia de Comunicações, para ser mais exacto. O curso abrange áreas de informática, electrónica, TI, telecomunicações, etc...

Olhando para as cadeiras que tive, e ainda vou ter, vejo física em todo o lado.. seja ela na sua vertente "mais directa", como nas cadeiras de electromagnetismo, física e electrónicas... mas também nas cadeiras de processamento de sinal, codificação e transmissão, radiação e propagação, processamento digital de sinal, sistemas de telecomunicações, etc...

Vejo a física como um elemento essencial na minha engenharia, e digo mais...é um pilar muito forte nela... pois quase tudo o que eu estudo pode ser descrito como fenómenos físicos e matemáticos..

Além disso, estudar física, seja ela em que ramo fôr, dá uma oportunidade a cada pessoa de compreender muito melhor os fenómenos por detrás de tudo o que é usado na prática e contribui para uma percepção mais interessante da realidade.

Uma matéria que me fascina é radiação e propagação. E apesar de ter componente de programação, também exige muita física, para compreender os fenómenos por detrás das antenas, várias configurações, áreas de propagação, bla bla...
E mesmo em cadeiras de programação de electrónica, como microprocessadores, à base de programar em Assembler, é importante ter conceitos físicos sobre a lei de Ohm para não andar à nora quando quizermos ler info dos osciloscópios e retirar dados em concreto sobre o que se está a passar sobre o programa em Assembler que fizemos aplicado a um integrado.



O meu curso tem muitas cadeiras de programação e TI's e mesmo nessas ter conceitos físicos é muito importante, pois temos projectos em todos os semestres que integram várias cadeiras numa só e misturamos, por exemplo, matéria de criptografia com codificação de informação, redes de computadores e programação pura.
 
Última edição:
Bom vamos resumir:

Fisica é importante, quer se goste ou não, quer se pense ser essencial ou não...

O problema é confundir o que é "matéria" extritamente necesária para se fazer "alguma" coisa num ramo específico e capacidade com lidar com maior parte dos problemas que poderão surgir na nossa vida (e não falo só em profissionais)...

Mais uma vez reforço, o pessoal não deve pensar "eu só quero saber daquilo o resto não interessa" mas sim tentar, pelo menos, saber um pouco de tudo...

Como se diz: o saber não ocupa espaço...
 
É so para dizer o que decidi, e decidi fazer quimica na minha escola. Claro que é importante fisica, e eu adoro fisica(e detesto quimica) mas na adaptaçao a outra escola ia me prejudicar no meu desepenho na escola. E ainda por cima ja nem há exame a quimica(pois ja fiz exame no 11º a Fisica-Quimica), logo vou me conecntrar em matematica, pois nisso é que me dou bem e pelo k sei é o mais importante em Eng. Informatica...


Cumps e obrigado a todos
 
É so para dizer o que decidi, e decidi fazer quimica na minha escola. Claro que é importante fisica, e eu adoro fisica(e detesto quimica) mas na adaptaçao a outra escola ia me prejudicar no meu desepenho na escola. E ainda por cima ja nem há exame a quimica(pois ja fiz exame no 11º a Fisica-Quimica), logo vou me conecntrar em matematica, pois nisso é que me dou bem e pelo k sei é o mais importante em Eng. Informatica...


Cumps e obrigado a todos

Fizes-te bem na minha opinião...
 
É so para dizer o que decidi, e decidi fazer quimica na minha escola. Claro que é importante fisica, e eu adoro fisica(e detesto quimica) mas na adaptaçao a outra escola ia me prejudicar no meu desepenho na escola. E ainda por cima ja nem há exame a quimica(pois ja fiz exame no 11º a Fisica-Quimica), logo vou me conecntrar em matematica, pois nisso é que me dou bem e pelo k sei é o mais importante em Eng. Informatica...


Cumps e obrigado a todos


Podes ter a certeza que o mais importante é a Matemática, o resto das cadeiras faz-se bem, agora as matemáticas como o pessoal normalmente não gosta e não está preparado pra elas chumbam quase todos.
Na minha escola Análise Matemática 1 e 2 têm uma taxa de chumbos de 80%.
Mas digo-te uma coisa, não são tão dificeis quanto isso. Depois de me pôr a estudar a sério e fazer muitos exercicios começei a perceber os truques e la fiz aquilo.

Boa sorte

Rui
 
As matemáticas da faculdade em Engª Informatica têm a ver sobretudo com raciocinio lógico...

Por acaso estas matemáticas que referi são iguais pra todos os cursos na minha escola.
Diferentes so tenho Matemática Aplicada que é bastante facil e tenho Programação Lógica e Funcional que é so Lógica (isto no Bacharelato :) ) e que serve de base para as cadeiras de Inteligencia Artificial.
 
Se a tua ideia for entrar no ISEP, a Física que dás no 12º nada tem a ver com a que dás no ISEP.

Convém teres Física só pelo facto de abrir mais hipóteses se quiseres entrar noutra faculdade e também porque o que hoje não é ecigido, pode ser amanhã.
 
Como se diz: o saber não ocupa espaço...

:lol: O meu stor de Fisica deste ano que passou (10º) dizia exactamente o contrário:
- O saber ocupa lugar.

Tive a ler este tópico por alto.
Quando falam que fisica é precisa para as Engenharias mais especificamente para Informática, qual é o tipo de matéria de física que se estuda?

Tou a pensar em ir para Engenharia Informática. Em matemática vou-me safando (17, 15 e 13 este ano), em Fisica e Quimica também (15,14 e 14), pronto ainda não sei o que é estudar a sério.

Eu este ano em fisica só dei energia e movimentos, que não me sai lá muito bem (1º teste de fisica 8,5,), mas o que eu gosto de fisica é a eletricidade e electrónica.

Engenharia de Informática não têm fisica dos movimentos pois não? :confused:
 
Mas nota final tudo se faz com estudo (não seguir o meu exemplo :D).

O nosso exemplo. Passar as aulas de Arquitectura de computadores a navegar na net. :-D

A Fisica que dei no ISEP este ano, não tinha nada a ver com a Fisica do 12º.
A Fisica que dei este ano era só sobre sistemas eléctricos! Mais nada!

Agora não sei como vai ser para o ano, com o processo de Bolonha... A cadeira vai mudar...
 
Agora não sei como vai ser para o ano, com o processo de Bolonha... A cadeira vai mudar...


Pois vai, a minha fisica chamava-se Fundamentos de Electromagnetismo k era muiyo facil, agora chama-se Mecânica e se fôr como a que alguns cursos na minha escola ja têm, eles dizem k é muito dificil.
 
Eu refiro-me a Álgebra, Cálculo diferencial, integrais, ...

É tudo lógica.


Acho k não. Esses tipos de contas dão-te uns valores umas incognitas e chegas a resultados concretos e certos. Em logica, coisas do tipo Sistemas S, Sistems L, Resolução, Teoremas de Herbrand, tens premissas e através da inferencia podes chegar a conclusões ou não e nada te garante que as conclusões a que chegaste são correctas.
 
Não, é sobre electrónica digital e analógica.

Que alivio... Se é só fisica sobre electrónica tasse bem.:D

sLiNk disse:
O nosso exemplo. Passar as aulas de Arquitectura de computadores a navegar na net. :-D

Eu passei o ano todo da aula de TIC na net também.:-D
Havia um projecto que era suposta ser feito ao longo do ano (base de dadou, powerpoint ou site na net), eu trabalhava só em casa, nas aulas tinha desculpa, os PCs não davam para aceder a FTPs nem tinham Dreamweaver e então ia jogar jogos flash porque era para investigação para o site.:002:

No final do ano só tive 19 >( :D, enquanto os outros era só powerpoint eu fiz um site com php e mysql. Era o site dum clan de jogos online. (E tinha os tais jogos flash.:002:)
 
Back
Topo