Fisica é important para Engenharia Informatica?

Eu passei o ano todo da aula de TIC na net também.:-D

Só que as aulas de Arquitectura de Computadores é preciso mesmo estar atento.
Quando tive ITI no secundário (agora chama-se TIC) também passava o tempo na net e aquilo fazia-se na boa. :-D

Já sei que a minha Fisica para o ano se vai passar a chamar Fisica Aplicada e vai passar para o 2º ano, mas ainda não consegui saber que matéria vai ser dada concretamente.
 
Acho k não. Esses tipos de contas dão-te uns valores umas incognitas e chegas a resultados concretos e certos. Em logica, coisas do tipo Sistemas S, Sistems L, Resolução, Teoremas de Herbrand, tens premissas e através da inferencia podes chegar a conclusões ou não e nada te garante que as conclusões a que chegaste são correctas.


Achas que não? Então se eu tive essas Matemáticas como podes dizer que não? E pelo que vejo nas outras faculdades não é muito diferente...
 
Achas que não? Então se eu tive essas Matemáticas como podes dizer que não? E pelo que vejo nas outras faculdades não é muito diferente...


Como te expliquei, essas matemáticas não são lógica no sentido de lógica mesmo e nem se pode usar lógica nelas.
Em lógica o resultado obtido pode ser verdadeiro ou não, imagina tu calculares o volume de um objecto usando integrais e chegares a uma conclusão falsa, nem dá pra pensar.

Lógica é uma cena do tipo:

Pr1: Aristóteles é um homem. -> Verdadeiro
Pr2: Eu sou um homem. -> Verdadeiro
Conc: Eu sou Aristóteles. -> Conclusão Falsa

Eu tive lógica e sei do que estou a falar.
 
Última edição:
Claro que não me refiro à logica filosófica, refiro-me sim à lógica matemática, por outras palavras: raciocínio matemático.

Um programador tem de entender necessariamente essa lógica (não a filosófica), senão não se safa...
 
Claro que não me refiro à logica filosófica, refiro-me sim à lógica matemática, por outras palavras: raciocínio matemático.

Um programador tem de entender necessariamente essa lógica (não a filosófica), senão não se safa...

lol, eu não me tava a referir á logica filosófica, tava-me a referir á logica matemática, o exemplo que te dei faz parte de logica matemática, lógica filosófica e matematica são a mesma lógica, a lógica matemática baseia-se na filosofia.

O exemplo apenas serviu pra te mostrar que através de 2 permissas verdadeiras podes chegar a uma conclusão falsa usando lógica (não vou pôr aqui exercicios mais complicados).


Confia em mim, Análise Matemática 1 e 2 nada tem a ver com lógica, a não ser no meu caso em que tive Lógica e Teoria de Conjuntos em Análise Matemática 1.

Mas tens razão, um programador deve saber alguma coisa de lógica, principalmente se tiver na área de Inteligência Artificial.

Mas terminando, acho que ja estamos a fugir ao assunto do thread :-D:-D:-D
 
Última edição:
Confia em mim, Análise Matemática 1 e 2 nada tem a ver com lógica, a não ser no meu caso em que tive Lógica e Teoria de Conjuntos em Análise Matemática 1.

Eu falo pelo meu caso e as matemáticas que tive tinham a ver com lógica.

Tens razão o assundo a discutir não é este se bem que este também seja importante.

Fica...
 
Eu falo pelo meu caso e as matemáticas que tive tinham a ver com lógica.

Tens razão o assundo a discutir não é este se bem que este também seja importante.

Fica...


Ya... axo que é importante falarem do que se vai dando ao longo do curso... porque em parte até tem haver com o assunto...
 
Engenheiro ou técnico em engenharia?

Olá gente!

No nosso pais existem dois tipos de cursos de engenharia, aqueles que servem para por pessoas a trabalhar em áreas da engenharia e aqueles que querem fazer engenheiros.

Por incrível que pareça para trabalhar em algumas áreas da engenharia, como p.ex. a informática não é necessário saber física, pois as coisas estão a um nível completamente diferente. Contudo ajuda saber física, pois como já alguém disse em física têm-se modelos de como funciona o universo (microscópico e macroscópico).
Em infomática também existem modelos, mas a coisa funciona no sentido inverso, isto é, primeiro cria-se o modelo depois implementa-se o sistema. Na maior parte das outra engenharias o sistema já existe (a natureza) temos é que o compreender, ou seja criar um modelo útil de como funciona.

Um engenheiro de um país tecnologicamente desenvolvido terá à sua frente dois tipos de tarefas possíveis:
- criação de nova tecnologia (novos sistemas)
- utilização ou manutenção de tecnologia já existente

Um engenheiro tem que saber fazer as duas, mas um técnico só tem que saber a última.
Os politécnicos formam técnicos. Uma boa escola tenta dar ao aluno a hipótese de um dia poder crescer para se tornar um engenheiro.

Concluindo
Se só queres ser um técnico de informática que monta redes, bases de dados, faz aplicações que lidem com redes, bases de dados, web ou contabilidade (que são a maior parte dos empregos disponíveis), não vais ter necessidade nenhuma de saber física. Desde que a escola onde queres entrar não obrigue ter física para entrar não vejo a necessidade de fazer física no 12º ano, pois toda a física que precisares vai te ser dada uma vez entres.

Se queres criar algo de novo, ou seja desenvolver nova tecnologia (inovar), mais vale começar já a aprender física pois ela flexiona todos os músculos mentais e tu vais precisar!

Houve alguém que falou em entrar para o IST... Eu estou no IST e fui a uma sessão de esclarecimento sobre Bolonha e o que disseram foi que, apesar de Bolonha o IST continua agora, como sempre, a formar engeneiros. A ordem dos engenheiros não reconhece nenhum curso de engenharia com menos de 5 anos, logo vamos fazer cursos de licenciatura e mestrado integrados. Se os alunos estão interessados em sair ao fim de 3 anos, poderão fazê-lo, mas só terão o grau de licenciados e não o grau de engenheiros. Se sairem ao fim de 5 anos serão mestres e engenheiros.
[Nota: nem todos os cursos do IST são reconhecidos pela ordem!]
 
Que grande post! Parabéns!

Só um aparte, a Ordem dos Engenheiros para nós pouco serve..., no entanto os Engenheiros Civis dependem em absoluto da Ordem pois sem estarem inscritos na mesma não podem assinar projectos, nós não temos esse problema.

abraços, HecKel
 
a fisica 1 q tive na faculdade era em quase tudo similar à fisica de 12º ano
a fisica 2 ja envolvia ondas, luz e som e é portanto materia nova
(estou em eng biologica na Uminho)
este topico ja vai longo e fica a minha opiniao: ate pode ser q a fisica nem te sirva de nada para o curso(partindo desse principio o que nem sempre é certo), mas com umas boas bases vais fazer as cadeiras muito mais facilmente

cumps
 
Última edição:
O problema real é que só em portugal é que se insistiu em colocar o título de "engenheiro" aos informáticos. Em troca do título, os informáticos foram obrigados a estudar física e química em algumas escolas.

Os cursos de informática em PT foram construidos sob duas prespectivas: a dos os engº electrotécnicos ( IST por ex.) e a dos matemáticos ( FCUL muito antes de converterm o curso tb para engenharia).

Quanto a mim a informática dos dias de hoje parece-me muito mais ligada à matemática do que à engenharia ou física ...

Bocas:

Um engenheiro de um país tecnologicamente desenvolvido terá à sua frente dois tipos de tarefas possíveis:
- criação de nova tecnologia (novos sistemas)
- utilização ou manutenção de tecnologia já existente

Por essa ordem de ideias, pq é q não chamamos engenheiros aos médicos ou aos gestores etc... Todos criam tecnologia!


Isto é apenas uma opinião pessoal.
 
A minha opinião:
Eu passei o ano todo da aula de TIC na net também.:-D
Havia um projecto que era suposta ser feito ao longo do ano (base de dadou, powerpoint ou site na net), eu trabalhava só em casa, nas aulas tinha desculpa, os PCs não davam para aceder a FTPs nem tinham Dreamweaver e então ia jogar jogos flash porque era para investigação para o site.:002:

No final do ano só tive 19 >( :D, enquanto os outros era só powerpoint eu fiz um site com php e mysql. Era o site dum clan de jogos online. (E tinha os tais jogos flash.:002:)
<Offtopic mode>
Pois... o stor lá da escola tem aquele jeito especial de "desliguem os PCs" e mesmo que ninguem faça o que ele manda ele não faz nada :-D se apanhaste o mesmo que eu, ele n ligava nenhuma ao q fazias xD
Só que apanhou um colega meu na linha de comandos a fazer "NET SEND PC1 Olá" e desligou o Messenger (serviço, não programa)... porque raio lhes fui eu ensinar a usar aquilo se eles não se sabiam esconder? :rolleyes:
E eu fiz um site com JavaScript simples e ele deu-me 20. Só que deu 20 a todos -.-
Final do ano: 18 (não fiz o trabalho do word e para ele isso baixa 1 :-\ )
(sei quem tu és, tu sabes quem eu sou mas ainda não sabes que sabes :002: :P e para terminar, talvez vá pa tua turma no proximo ano)
</Offtopic mode>

Quando tive ITI no secundário (agora chama-se TIC)
ITI = Introdução às Tecnologias de Informação
TIC = Tecnologias da Informação e Comunicação
antigamente precisavam que lhes explicassem como se liga um computador, enquanto que agora explica-se como o desligar correctamente -.- (é só um aparte....por outras palavras, é a mesma m%&$a com um nome diferente)

Como te expliquei, essas matemáticas não são lógica no sentido de lógica mesmo e nem se pode usar lógica nelas.
Em lógica o resultado obtido pode ser verdadeiro ou não, imagina tu calculares o volume de um objecto usando integrais e chegares a uma conclusão falsa, nem dá pra pensar.

Lógica é uma cena do tipo:

Pr1: Aristóteles é um homem. -> Verdadeiro
Pr2: Eu sou um homem. -> Verdadeiro
Conc: Eu sou Aristóteles. -> Conclusão Falsa

Eu tive lógica e sei do que estou a falar.
Acho que a lógica matemática é do género
a = b
b = c
logo, a = c

ou,

a = 2*b
b = 1/2*c
logo c = a

E conclusões verdadeiras tiram-se de outra forma:
Aristóteles (a) é humano (b)
Todos os humanos (b) são mortais (c)
Logo, Aristóteles (a) é mortal (c)

(atenção ao Todos, porque se fosse "alguns", a conclusão estaria errada - Aristóteles PODE SER mortal... assim como pode não o ser)
Penso que o que tu disseste é lógica filosófica... estou errado?
Nunca tive lógica, mas para mim lógica é practicamente senso comum...
Mais, para a tua lógica ter a conclusão Verdadeira, terias de ou acrescentar, ou modificar:

ou

Pr1: Aristóteles é um homem. -> Verdadeiro
Pr2: Eu sou um homem. -> Verdadeiro
Conc: Eu poderia ser Aristóteles. -> Conclusão Verdadeira, mas dúbia

ou

Pr1: Aristóteles é um homem. -> Verdadeiro
Pr2: Eu sou um homem. -> Verdadeiro
Pr3: Só existe um homem (falso, mas só acrescentando isto é que teriamos uma conclusão verdadeira)
Conc: Eu sou Aristóteles. -> Conclusão Verdadeira

** é a minha opinião **
Por essa ordem de ideias, pq é q não chamamos engenheiros aos médicos ou aos gestores etc... Todos criam tecnologia!
Gestores usam tecnologia... médicos criam técnica (o que não é bem o mesmo) e também usam tecnologia... mas sempre com fins não destinados ao aperfeiçoamento ou criação de mais tecnologia. Talvez por isso não sejam considerados engenheiros? :)
 
A minha opinião:


Pois... o stor lá da escola tem aquele jeito especial de "desliguem os PCs" e mesmo que ninguem faça o que ele manda ele não faz nada :-D se apanhaste o mesmo que eu, ele n ligava nenhuma ao q fazias xD
Só que apanhou um colega meu na linha de comandos a fazer "NET SEND PC1 Olá" e desligou o Messenger (serviço, não programa)... porque raio lhes fui eu ensinar a usar aquilo se eles não se sabiam esconder? :rolleyes:
E eu fiz um site com JavaScript simples e ele deu-me 20. Só que deu 20 a todos -.-
Final do ano: 18 (não fiz o trabalho do word e para ele isso baixa 1 :-\ )
(sei quem tu és, tu sabes quem eu sou mas ainda não sabes que sabes :002: :P e para terminar, talvez vá pa tua turma no proximo ano)
</Offtopic mode>


Agora fiquei curioso... conheço um gajo aqui do fórum e não sabia.
O meu stor era o da moto.
Quando é que desligaram o serviço messenger? No inicio do ano no esperimentei e não funcionava.:( Se não fazia uns batchs para inundar os PCs de mensagens. :002:
 
A minha opinião:


Gestores usam tecnologia... médicos criam técnica (o que não é bem o mesmo) e também usam tecnologia... mas sempre com fins não destinados ao aperfeiçoamento ou criação de mais tecnologia. Talvez por isso não sejam considerados engenheiros? :)

Bom relativamente aos médicos não há dúvidas. :)

Relativamente a um gestor. Qualquer técnica, metodologia de cálculo ou procedimento que seja criado por um gestor para resolver um problema da sua área é tecnologia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia
 
Precisar precisar nao.....
Nao vais precisar de fisica pra nada quando fores para o mundo do trabalho (pra ficar agarrado a um pc), mas ajuda para ires ja com umas nocoes em algumas cadeiras da licenciatura. :zzz:
 
Eu refiro-me a Álgebra, Cálculo diferencial, integrais, ...

É tudo lógica.


lol. tás enganado.

lógica matemática darias em cadeiras como Matemática Discreta, Teoria da Computação e isso, onde tens matéria como provas por indução matemática, inferências lógicas, tabelas de verdade...

Derivadas, Integrais, e isso tudo, não é nada mais que cálculo, e são disciplinas que não têm como ponto forte o raciocínio mas o conhecimento e a aplicação de procedimentos para resolver problemas típicos.
 
Física é sempre importante para uma engenharia, nem que seja para desenvolver a capacidade de raciocínio, para desenvolver a capacidade de nos adaptarmos a novas situações. No mercado de trabalho pouco ou nada importa, só talvez para quem queira seguir areas relacionadas com telecomunicações, comunicações móveis..

Para programar um motor de física para um jogo tem que se saber Física.

Sim. Mas não penses que um engenheiro informático vai fazer um motor físico para um jogo. As empresas de certeza que pedem pessoas com cursos de informática e física, os conhecimentos que aprendes em eng. informática não te dão capacidade para programares um motor físico.
 
Pessoalmente acho que há muito poucas coisas em que a física (a níveis diferentes) não seja importante...
Eu tou num curso de saúde e para começar logo no primeiro ano levo com Física I, Física II e Biofísica (sim a um nível mais elementar que provavelmente todas as engenharias) e no 2º ano para completar a festa Análise de Sinal Biológio e ainda Biolelectónica... o que é que eu pensei? Para que raio preciso eu destas cadeiras... mas só pensei isso até que outras cadeiras do curso começaram a pedir alguns conhecimentos dessas cadeiras... é verdade que há coisas que se aprendem e que provavelmente não vão ser mais que cultura geral mas há outras que vão sendo precias ao longo do curso e da vida profissional
 
Boas, sou aluno da FEUP e uma coisa te digo, a física é muito importante de secundário é muito importante. Tens mecânica clássica ( algo do género de física de 12º ano mas mais aprofundado),muito electromagnetismo e é outro "estofo" entrares na fac já com umas noções de mecânica... Por isso inscreve-te pa!
Abraço
 
Back
Topo