1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fixar LCD em parede pladur

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por Totoro, 9 de Maio de 2012. (Respostas: 22; Visualizações: 13262)

1. Totoro

Totoro Folding Member

Bom dia,

Gostaria de saber se alguém que fixou um LCD em pladur tem conselhos a dar, já li o manual da marca mas ainda tenho algumas dúvidas para fixar um LCD de 32'' e aprox. 20Kg.

1. Pode-se fixar directo na parede (sem fixar aos perfis)?
    2. Basta usar buchas adequadas para pladur, quais?

O suporte tem 3 pontos de fixação (aqueles do IKEA). Aconselham algum diferente ou este serve?

Obrigado

Última edição: 5 de Outubro de 2016
  2. touromelga

touromelga Banido

desculpa, mas se fosse eu no teu caso, não arriscava fixar uma tv numa placa de pladur, o que mais pode acontecer é a tv cair pó chão de um momento para o outro, pois o pladur não tem a mesma resistencia que uma parede de tijolo ou mesmo alvenaria... e ainda por cima o suporte só tem 3 pontos de fixação isso é mesmo acidente a espera de acontecer...

acho que tens de repensar isso melhor...

3. mrafael

mrafael Power Member

Não necessariamente.
    Já fixei várias tvs em paredes de pladur e nunca tive problemas.
    É preciso ter alguns cuidados.
    Eu tento sempre fixar nos perfis de alumínio com parafusos auto roscantes. Desse modo fica seguro. Quando não é possível uso buchas próprias que funcionam como âncora.
    Já fixei tvs ao tecto e até hoje ainda não caíram.

4. Totoro

Totoro Folding Member

Ok, era a ideia que tinha, o problema de fixar nos perfis é ficar condicionado ao sitio onde eles estão, acho que se usar as buchas correctas, com 3 pontos de fixação, aguenta no mínio 30Kg e no máximo 75Kg, o meu LCD pesa 20Kg por isso acho que é bastante seguro, mas vou indagar melhor.

Obg

5. touromelga

touromelga Banido

ok, mas o problema é a dimenção da tv face ao que a estrutura aguenta, e nem todas as paredes de pladur teem possibilidade de fazer ou simplesmente pelo pilar de alimunio suportar grandes pesos, o que já vi feito é o que tu fazes mas apenas com tv's até 20 e poucas polegadas, na ordem de 32 e superior, simplesmente tiveram de abrir a parede e reforça-la com mais estrutura para aguentar o peso, ou mesmo já a mesma ser projectada e pensada para essa situação...

agora simplesmente, ter uma parede feita, sem saber onde fica os pilares(o que normalmente não ficam centrados com o local onde se pretende a tv), e fixa-la lá, alem do mais os mais diversos tipos de pladures teem uma resistencia, e logo as buxas que falas tipo ancora para a situação onde não tens pilar, podem não vir a ser eficazes, se o plaudur não for suficientemente forte para aguentar com o peso...

e se ainda não te caiu nenhuma até hoje, dá-te então por muito contente, pois numca se sabe o dia de amanhã, e uma tv não é barata, tenho visto estruturas de pladur que deixam muito a desejar mesmo dai a eu dizer, prefiro gastar e fazer melhor ,do que apostar num desenrasque em algo que não tenho confiança e a qualquer momento, tenho um prejuiso tremento...

6. madmig

madmig Power Member

tudo depende do numero de fixações e do seu afastamento.

Se são 3 ou 4 fixações juntas, então aconselho a ver mesmo os limites do pladur.
    Se as fixações são afastadas umas das outras vários centímetros não deverás ter qualquer problema.

edit:
    se as fixações tiverem muito juntas funcionam como uma só.
    Se se afastarem as fixações, para haver rotura, é necessário que o pladur rasge em varios sitios, o que não deverá ser assim tão facil.

7. Totoro

Totoro Folding Member

O suporte é daqueles do IKEA (UPPLEVA ORMO). Tem 66 cm de largura, ou seja dá para espaçar os 3 parafusos, mais ou menos, de 30 em 30 cms.

Última edição pelo moderador: 9 de Maio de 2012
  8. madmig

madmig Power Member

julgo que não terás qualquer problema.
    Mas, para ficarmos todos descansados, depois de fixares o suporte "atas-lhe" 5 garrafões de água e fazes o teste de carga! :o

Quando o prejuizo é grande, há que ter todo o cuidado...

Última edição pelo moderador: 9 de Maio de 2012
  9. xedas

xedas Power Member

Cheeeek.......cheekkk!
    (isto fui eu a fazer reload á minha metralhadora de opinação)

Se tiveres acesso á parte de trás do pladour podes sempre usar umas chapinhas de madeira finas "por dentro"....a bucha tipo ancora fura no centro destas chapinhas e assim distribui a força por mais área.

São estas as buchas?

10. madmig

madmig Power Member

Sim julgo que essas são adequadas.

A bucha para pladur tem que formar um bolbo no tardoz da parede.
    Essa que mostras, quando apertas o parafuso, faz uma espécie de um chápeu na ponta, tipo ancora, com o mesmo efeito do bolbo.

11. Totoro

Totoro Folding Member

Vou procurar outro suporte, um que tenha mais pontos de fixação e o mais afastados possivel, assim penso que me safo, junto com umas buchas de nó ou similares.

EDIT: Estive a pesquisar e se calhar o IXOS XHM 244 é melhor que o do IKEA e custa o mesmo.

Última edição: 10 de Maio de 2012
  12. O problema do pladur é o tempo. Quer se queira quer não, aquilo é papel e gesso e, naturalmente, com o tempo, vai perdendo resistência. Se a intenção for colocar aquelas fixações com um braço articulado que permite movimentar o LCD, então, com franqueza, tenho de te desaconselhar fortemente; o gesso cartonado e o movimento definitivamente não combinam. Se for para uma solução fixa, então assegura-te que "agarras" mais qualquer coisa para além da chapa de 13mm.

13. Totoro

Totoro Folding Member

Vou ver se encontro os perfis, mas o suporte vai ser um daqueles rasantes na parede, sem movimento e com 4/8 pontos de fixação afastados (ex: IXOS XHM 244 ). Não sei a espessura do pladur, tinha ideia que era de 19mm.

14. mrafael

mrafael Power Member

Esquece suportes articulados.
    Usar um suporte fixo, ok, mas articulados é para teres problemas num futuro breve.

15. Pode ser de 19 mm ou até de outras espessuras, mas há muito boas hipóteses de ser de 13 mm, já que é mais comum.

16. madmig

madmig Power Member

yep, 13mm parece que é o mais comum!

17. Totoro

Totoro Folding Member

Só para referir que acabei por instalar com um suporte de 4 apoios e ficou perfeito e seguro.

18. Obrigado

Última edição: 9 de Setembro de 2012

19. Eu não aconselhava por causa do calor gerado pela lareira.
    Outro problema que também terias de pensar é a passagem dos cabos (ou em roço pela parede ou em calha à vista).

Também podes montar a tv por cima da lareira e não usar a lareira (é só uma ideia)...

Partilhar esta Página