1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

(flash) como adicionar um contador de visitas?

Discussão em 'Web Development' iniciada por rm_fontes, 3 de Janeiro de 2007. (Respostas: 41; Visualizações: 10643)

1. rm_fontes

rm_fontes Power Member

estou a criar um site em flash e tenho mais uma duvida.
    quero adicionar um contador de visitas... ja vi um exemplo em que eram precisos um ficheiro txt e um php junto ao ficheiro do flash.
    sei que o ficheiro txt tem de ter permiçoes 777 senao n escreve as visitas e o servidor para onde tenho k mandar a pagina nao da essa permissao.
    +reciso entao de um contador k nao use o txt.
    é possivel aplicar um contador tipo do bravenet???
    quero tb criar um guestbook mas tb tem k ser armazenada a info notro tipo de ficheiro.

2. fil79

fil79 Power Member

bem o ideal para fazeres um script deste género é guardares os dados numa base de dados...é mais fácil ( o php oferece-te dezenas de funções para manipulares os dados em Base de dados, especialmente Mysql) e seguro

3. rm_fontes

rm_fontes Power Member

deste genero como? sei que da para usar como banco de dados um documento do access mas nao sei como o fazer...

4. fil79

fil79 Power Member

o teu servidor está preparado para rodar PHP e tem servidor de Base de dados Mysql??é que com Access é mais complicado pelo menos para mim)

5. fil79

fil79 Power Member

o teu servidor está preparado para rodar PHP e tem servidor de Base de dados Mysql??é que com Access é mais complicado (pelo menos para mim)

6. rm_fontes

rm_fontes Power Member

eta preparado para php e suporta mysql... uma ajudinha era bem vinda...

7. fil79

fil79 Power Member

bem este apesar de simples funciona:

Primeiro tens de criar uma nova base de dados de nome visitas

de seguida crias uma tabela com dois campos (id,ip) com o seguinte código sql;

PHP:
    CREATE TABLE `visitas` (
    `
    idINT50 NOT NULL AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY ,
    `
    ipVARCHAR250 NOT NULL 
    TYPE innodb;
    e depois inseres este script php dentro do html da página que pretendes que se conte as visitas:

PHP:
    <?php

# tira o ip do utilizador

$ip=getenv("REMOTE_ADDR"); 

#abre a ligação á base de dados, por norme o host é localhost, o user é root , tens de inserir 
    nas terceiras aspas a tua password de acesso ao teu servidor Mysql

$abrir
    =mysql_connect("localhost","root","") or die ("impossivel ligar á base de dados");

#escolhe a base de dados dentro do servidor

mysql_select_db(visitas,$abrir); 

#contabiliza uma nova visita

mysql_query('INSERT INTO visitas (id,ip) values("","'.$ip.'")');

#Visualiza  o número de visitas

$total=mysql_num_rows(mysql_query("SELECT * FROM visitas")); 

#escreve na página o número de visitas, se quiseres que as visitas fiquem só para ti guarda esta página num local do servidor que só tu tenhas acesso....

echo"Você é o visitante número $total";
    ?>

Não te esqueças de salvar a página com a extensão .php

8. rm_fontes

rm_fontes Power Member

ta a dar...

eu quero fazer a pagina toda em flash por isso tenho k quardar o codigo num php e atraves do flash chamar esse codigo. mas como faço isso? sei que para ser enviada a contagem no final tenho k alterar a parte final do codigo (vi noutro exemplo).

Última edição: 9 de Janeiro de 2007
  9. fil79

fil79 Power Member

se quiseres que os dados fiquem só para ti podes criar este script e guardas num local restrito do servidor...se quiseres que a contagem fique disponivel para todos tens de juntar actionscript com php....usas a classe loadvars do actionscript no teu site flash, que serve para "ir buscar variáveis externas" e mostrá-las no flash

10. rm_fontes

rm_fontes Power Member

ja puz o contador... ta a funcionar as mil maravinhas... como tinha dito do 1º post tb queria por um livro de visitas... sabes como fazer?

11. fil79

fil79 Power Member

1ºfazes um form em html
    2ªrecebes os dados num script php

por exemplo:

Tens os campos de formulário nome e mensagem

a)transformas as variáveis carregadas no html(post) para novas variáveis

$nome=$_POST['nome'];
    $msg=$_POST['mensagem'];
    $data=date("d-m-Y");
    $hora=date("H:i:s");

depois fazers o mesmo procedimento para as visitas...

crias uma base de dados com uma tabela com os quatro campos

ligas-te á base de dados

PHP:
    $abrir=mysql_connect("localhost","root","") or die ("impossivel ligar á base de dados");

#escolhes a base de dados

mysql_select_db(guestbook,$abrir); 

#e inseres os valores

$resultado=mysql_query('INSERT INTO visitas (nome,mensagem,data,hora) values("'.$nome.'","'.$mensagem.'","'.$data.'","'.$hora.'")');

#para visualizares os valores podes usar a seguinte função:

while ($registo=mysql_fetch_array($resultado)){
    $nomedoutilizador=$registo["nome"];
    $mensagem=$registo["msg"];
    $dat=$registo["data"];
    $hor=$registo["hora"];

/*já tens aqui os resultados num array...depois se quiseres e para ficar mai atraente colocas os resultados numa tabela:*/

<table width=202 border=3 cellspacing=0 cellpadding=0>
      <
    tr>
        <
    td width=194>$mensagem</td>
      </
    tr>
      <
    tr>
        <
    td>$nomedoutilizador<br>$dat<br>$hor</td>
      </
    tr>
    </
    table>
    <
    br>

espero que tenhas percebido a ideia:)

12. rm_fontes

rm_fontes Power Member

13. fil79

fil79 Power Member

este é só um exemplo que fiz á pressão somente para tu perceberes...não tes esqueças que tens de criar uma validação para o teu formulário HTML para não se inserir campos vazios....

14. rm_fontes

rm_fontes Power Member

ainda nao testei...
    no flash nao consigo criar hiperligações... lembrei-me que podia chamar um ficheiro php e esse fazer a hiperligação... como fazer a hiperligação no php?
    tentei
    <?php
    $abrir="www.google.pt";
    ?>
    mas nao da...

15. fil79

fil79 Power Member

<?php
    echo"<a href=link.php>Link</a>";
    ?>

16. rm_fontes

rm_fontes Power Member

nao consegui... se calhar nao me expliquei bem.
    segundo o que percebi o comando echo é para aparecer alguma coisa na pagina. nao quero isso quero ao clicar no link no flash ele abra este ficheiro e este automaticamente re-encaminhe para um site. nao deve aparecer nada na janela de visualização... podes colocar o ex com o site do google para eu perceber melhor?

17. fil79

fil79 Power Member

o exeplo de cima é assim:
    PHP:
    <?php
    echo"<a href=http://www.google.com>Ir para google</a>";
    ?>
    Como dizes isto apenas cria um script em que aparece uma hiperligação na pa´gina, não vai abrir nada....

o que tu pretendes é isto:

actionscript:

escreves isto nas actions do teu botão:

on(release){
    getURL(http://www.google.com);
    }

18. rm_fontes

rm_fontes Power Member

esse codigo ja tentei a muito. era o normal mas com o ie7 e firefox 2.0 existem bloqueios que impedem a hiperligação. se conseguisse fazer a hiperligação para um ficheiro alojado no servidor e esse fazer para o site que quaria é que tornava possivel as hiperligações... e ***** coisa com o comando $abrir??? tem k ser alguma coisa que logo que o ficheiro seja executado faça...

19. fil79

fil79 Power Member

PHP:
    <?php
    header
    ("Location: link.php");

?>

20. rm_fontes

rm_fontes Power Member

tudo bem?
    estive um tempo ausente...
    ja ando a dar uns toques em myskl e agora as minha duvidas sao mais concretas.
    qual o comando para retornar o ultimo valor de uma tabela. o k quero é o ultimo ip da base de dados visitas (esta em cima)

Partilhar esta Página