Flash da BIOS Toshiba

tiagunix

Membro
O título é provavelmente a última e única solução possivel do meu caso.

Estou a "reparar" um Toshiba L500-13w pslj3e. Por motivos de força maior tive de o formatar. Após a formatação, com o DVD Win 7, deparo-me com um problema, quando aparece o Log do Windows, o portátil encrava.


- Meti o DVD novamente para fazer reparação de Arranque do Sistema. O problema persiste.

- Tento formatar novamente, com o mesmo DVD que até sinal, nunca deu problemas, e deparo-me novamente com o mesmo problema.

- Após pesquisa, reparei que na BIOS teria de alterar as configurações de AHCI para Compatível. Fiz isso e o problema continua.

- Experimentei instalar o XP. Mas nem ao ecrã de escolha de disco chega, fica preso num ecrã preto com o cursor a piscar.



Análise:

- Arranco em modo de segurança e o sistema encrava num driver DISK.SYS e dali não passa. Procurei qual seria o problema no entanto todas as soluções me remetiam para uma das soluções anteriores, mudar o modo do disco de AHCI para Compatível.

- Já fiz load default options na BIOS;


Acho que só mesmo flashando a BIOS isto poderá ir ao sitio. Alguém tem outra soluções???

Já agora, estou acostumado apenas a fazer reset à BIOS por programas a correr no SO. Nunca o fiz sem ter um SO instalado. Alguém me sabe dizer como fazer?! A BIOS é da PHOENIX.


Obrigado pela atenção ;)
 
Desculpa a demora. Sim já testei e funciona bem, ainda assim experimentei com um western digital que eu tinha e que funciona bem também e acontece o mesmo. Quando aparece o Log do Windows encrava.

Já testei as RAM's tbm.
 
Por isso é que já estive a excluir por partes. Só falta a Board e a Gráfica. Duvido que seja da gráfica, senão ou daria erro no Boot, não mostrando imagem, ou então, mostrava riscos ou interferências. Resta-me a Board. O problema é que estou a tentar desenrascar um rapaz que não tem muitas posses monetárias, e sinceramente já não sei :P

Se eu tirar a pilha da board, e ligar umas poucas vezes, é considerado um "reset" à BIOS?! Como posso fazer upgrade à BIOS sem ter SO instalado?
 
Olá,

Um upgrade á BIOS nesse modelo sem sistema operativo windows instalado não me parece que seja possivel uma vez que a toshiba apenas disponibiliza versões windows do software de update.

Nos menus da própria BIOS existe algum parametro de update ?
 
Nada mesmo, esta BIOs é básica, e não dá muitas opções de manobra, daí eu estar a perguntar sobre um update ou reset. Para ver se realmente poderia "fazer" algo mais :S
 
normalmente dá para fazer update através de linha de comandos. é preciso seguir as instruções do fabricante.

em relação ao problema, se o pc ja funcionou não vai ser com update que irá resolver.. se coanseguesa aceder à bios consegues fazer o reset lá, deve ter uma opção de reset to default.
 
O reset to default da bios não é o mesmo que um Clear CMOS. Podes ter ficado com algum parâmetro de ACPI corrompido e o Clear CMOS pode ser uma solução.

Como não é muito difícil, vale a pena testar, basta desligar toda a alimentação da maquina (bateria e carregador), abrir o compartimento das memórias, remover as memórias, remover uma protecção plástica e fazer um curto circuito entre estes 2 contactos:

009.jpg
 
boas...
Estou com mesmo problema num portatil igual!
Alguem descobriu o problema? mesmo se for um problema na board alguem sabe como reparar?
 
@FastBoy: Já tinha visto esse tuto noutro site, mas obrigado na mesma.

Não experimentei fazer esse clear, tentei algo diferente que apesar de demonstrar falhas, mostrou algo de avanço.

Com o disco de origem do Toshiba, meti num Insys que aqui tenho, da e.scolas. Formatei o disco e instalei o Win7 DVD que sempre usei e nunca deu problemas. Sem instalar o quer que seja, retirei e voltei a meter o disco no Toshiba.


Demorou cerca de 5 minutos, mas iniciou o Windows, instalou tudo o que é de hardware. No entanto precisou de ser reiniciado. Vou experimentar fazer agora um update à BIOS e ver se fica a funcar.

Vou dando noticias dos meus "experimentos". Obrigado a todos até agora o/
 
Bem, ficou a trabalhar bem, mas tive de tirar a pilha mesmo. Tive um contratempo, tendo em conta que a pilha é soldada aos pinos da board. vou hoje solda-la novamente.

Resolução para este problema mesmo é fazer RESET à BIOS e rezar para que os controladores fiquem operacionais. Obrigado pela ajuda.


BTW: sorry pelo double post.
 
Fica uma dica.

Todos os ficheiros do Windows 7 são copiados para o disco até ao 1º reboot e não são instalados controladores (fora controladores padrão). Logo, a melhor solução seria instalares parte do windows numa maquina (até ao 1º reboot), desmontar o disco e coloca-lo na maquina problemática e ai terminar a instalação. Deste modo tens uma instalação mais limpa.

Foi assim que instalei o Windows 7 no meu toshiba portege m200 que não tem drive de CD/DVD e não faz boot por USB (seja pen, hdd ou CD/DVD)
 
Back
Topo