Flash + Trigger

leatavsan

Power Member
Boa noite,

Há 2/3 dias uns familiares pediram-me para fotografar as suas Bodas de Ouro que vão acontecer no próximo dia 6 de outubro (falta apenas 1 semana).
Expliquei que não tenho prática neste tipo de coisas nem sei bem como vai ser. No entanto como o casal apenas quer umas fotos para recordação e a qualidade delas não é a prioridade, não tive como dizer que não o fazia.
Como não os quero desapontar e quero dar o meu melhor, penso que o ideal será adquirir um flash com um difusor.

Neste momento o equipamento que possuo é uma Canon 750D + 18-55mm + 55-250mm. Ou seja, não tenho nenhuma lente muito brilhante e neste momento não dá para comprar uma por questões monetárias...

o que é que aconselham até uns 75€? não queria mesmo esticar mais do que isso, pois apenas o irei usar em eventos familiares e pouco mais.

Se possível queria um flash com HSS e que desse para usar sem estar ligado à máquina e sem um disparador que tem que ser comprado à parte. Se isto não for possível não faz mal!


Desde já obrigado a todos!!
 
Vê modelos da yungnuo. Por 60 tens flash potente mas manual. Com ttl tens de dar mais algum. Mas sendo uma coisa pontual e só para família não é má opção. Se for ambientes controlados é fácil controlar tens de usar definições em manual. Mas tipo numa igreja testas ISO 800 para teres luz ambiente, velocidade 60 ou mais dependendo se usas zoom e abertura no máximo e flash meia potência ou menos para reciclar depressa. Objectivo é teres luz ambiente sem se notar o flash em tudo o que é foto. Podes apontar diretamente ou para o ar dependendo do sitio. Se quiseres com ttl escolhe o modelo que já tens, por norma precisas de usar compensação de flash para mais ou menos na maioria das vezes :)
Basicamente tens 4 dias úteis que sexta é feriado. [emoji14]
 
Hmm, da experiência que tenho tido em eventos nos últimos tempos...esquece o difusor. Vai aumentar-te os tempos de reciclagem, com essa lente.
Se for só para interiores e puderes rebater no tecto: maravilha, estás safo, é sempre a andar. Com um bocadinho de sorte até consegues fixar a potência do flash e nunca mais lhe mexes.


Se não puderes rebater no tecto...Na melhor, usas o white card incorporado no flash (que também é um difusor, afinal de contas), e mesmo assim é provável que em muitas alturas uses flash directo. A usar aberturas tipo f/5.6 no escuro o flash precisa sempre de alguma potência, e se a luz estiver a passar por um difusor, mais potência é necessária. Quanto maior for esse difusor, mais forte vai ter que ser cada flashada.

Se possível queria um flash com HSS
Só precisas de HSS se planeares disparar em pleno dia e não quiseres fechar o diafragma da lente. Caso contrário, não deves ter necessidade de disparar a mais de 1/200. E uns filtros ND também fazem o mesmo. O HSS coloca-te mais exigência na câmara e no flash (eu depois de comprar a 80D descobri que o HSS da 1200D era uma porcaria).

e que desse para usar sem estar ligado à máquina e sem um disparador que tem que ser comprado à parte
Isto só te dá jeito se ficares o evento todo no mesmo sítio. A partir do momento em que tenhas que te mover uns metros, o flash tem que ir contigo. O mais prático acaba por ser usá-lo na câmara mesmo.


Eu tenho um Neewer NW680. É TTL e tem HSS. É bem barato (o meu custou quase 40 euros numa flash sale da Amazon). O que posso dizer dele é que funciona mais ou menos. O TTL às vezes parece trocar-se um bocado, mas felizmente é sempre para menos, por isso só tenho que recuperar em post.
Não dispara por wireless, mas pode ser disparado com ajuda do flash interno (em slave, como fazem todos), ou com triggers. Também comprei triggers da Neewer, mas atenção que os kits de triggers mais baratos normalmente não fazem TTL, e é o caso dos meus (mais uma vez, acaba por ser mais prático andar com o flash montado na câmara, ao menos aí tudo funciona).

Por mais uns euros, e talvez ainda dentro do teu orçamento, deves conseguir algum Yongnuo. Fazem o mesmo...apenas tenho esperanças que a parte do TTL funcione melhor do que no meu.

Mas seja qual for o flash, o mais importante de tudo é: treina com ele primeiro. Não vás para o evento sem nunca o ter usado. Luz a menos tu consegues recuperar, mas luz a mais proveniente dum flash...esquece.
 
na igreja não vai dar para apontar o flash para o tecto, depois é que irá haver um jantar, num espaço onde já posso rebater no tecto.

o HSS seria para umas brincadeiras noutras alturas assim como o facto de dar para usar o flash à distância, não é para este evento. Neste caso irei andar com o flash sempre em cima da máquina. Como estou a começar, será o mais fácil para mim

relativamente ao flash que falaste (o que tens), estive a ver uns reviews dele e não parece desapontar, e como é só para umas coisitas como esta que o vou usar, penso não ter necessidade de gastar mais.
se optar por um flash igual ao teu, não vale a pena comprar um difusor? aquele cartão é o suficiente? mesmo com luz direta?

edit
Basicamente tens 4 dias úteis que sexta é feriado. [emoji14]

obrigado!! já nem me lembrava eheh
 
Última edição:
Se tiveres longe directo não chateia, se tiveres perto usas o cartão para difundir e inclinas a cabeça ou usas uma potência mais fraca... Que deverá ser o mais fácil. Que levar com o flash directamente ninguém gosta [emoji14]
Não uses um ISO baixo que vai obrigar a mandar flashadas mais potentes e o fundo vai ficar escuro.
 
Pronto, quanto ao HSS não deposites muitas esperanças nele. Não sei até que ponto a 750D se porta bem.
Claro que é melhor do que uma 1200D, mas eu tive problemas de HSS na minha antiga câmara. Até pensei que o problema era do flash, depois pensei que era das pilhas e andei a trocar pilhas...mas a questão ficou resolvida foi quando comprei a 80D. Na outra o HSS fazia sempre sombras com as cortinas e a câmara não tinha opções de EFCS para me ajudar a contornar o problema. Mas com esta já nem precisei de fazer nada, foi sempre a andar.
Mas vou ser-te sincero, ainda só usei (usar mesmo) o HSS uma ou duas vezes, e só com as lentes mais luminosas. E ainda assim costumo preferir usar um filtro ND, acho mais simples.


Não é a questão de o white card ser suficiente...tipo os resultados com o cartão até saem bem (tens umas 100 fotos ou mais no meu Flickr — repara nos ISO’s), mas ainda assim muitas vezes acabas a precisar do flash directo, se a distância for maiorzinha. Os difusores enfraquecem-te muito a potência, e tu vais estar a usar uma lente com um diafragma pequeno (o diafragma é o que mais te corta no alcance do flash). Ainda assim, o que uso mais habitualmente é flash com white card, e ponho a cabeça a 75° de inclinação.

A propósito, na igreja não dá para rebater no tecto, mas pode haver algum momento em que possas rebater numa parede (numa ou outra foto).

E, como disseram e muito bem, aumenta ao ISO. Isso vai iluminar os fundos, e vai fazer com que a potência de cada disparo diminua (e também te vai tirar margem para editar a exposição), para manteres os tempos de reciclagem curtos.
Regulas a exposição na câmara para o que te der +/- uns 2 stops subexposto (ou um pouco abaixo), e a seguir testas com o flash, porque ele vai dar-te o resto da luz necessária.

Uma coisa que também podes fazer e ajuda bastante é usar flash directo e aplicar compensação de exposição de flash a negativo, para lhe reduzir a potência. Isso dá a sensação de menos dureza na luz, mas também dá trabalho em post (até ando agora a editar uma sessão que fiz toda assim).

Fotografar com a sincronização na 2.ª cortina tambem é outra ideia, mas que resulta melhor com flash directo e quando os fundos são escuros, porque eles vão ficar com arrasto, e porque as flashadas vão ter que sair sempre fortes para congelarem o que está em primeiro plano (com luz rebatida tens mais dificuldades a congelar).

É...vê na Amazon de Espanha e usa o Express :P

Quanto ao meu Neewer, é só essa questão do TTL, que às vezes lembra-se e sai mais fraco. Mas gosto do flash, e pelo preço voltava a comprar.
 
Última edição:
Boas,

O flash até se portou bastante bem e fiquei com alguma fotos bem interessantes apesar de ainda estar "muito verde" no uso do flash.

Como tenho o bichinho da fotografia tenho também usado o flash para fotografar retratos durante o dia. Eu ajusto os settings da câmara para ficar com a exposição adequada para o fundo e depois uso o flash para iluminar a pessoa.
Tenho um colega meu no trabalho que por acaso é também dado com a fotografia e me emprestou um trigger, mas o dele não tem HSS (o máximo que faz é 1/200 ou 1/250) e muitas das vezes acabo por ter utilizar o flash montado na máquina por causa disso, o que faz com que por vezes a iluminação não fique como eu pretendo.

Queria por isso comprar um que tivesse HSS. Tenho dois modelos em vista: o Godox X1C e o YONGNUO YN622C
Estas são as opções mais em conta que vi, sendo que estou mais inclinado para o godox.

Queria saber da malta mais experiente neste ramo qual seria a melhor opção para mim e se há eventualmente outras opções.

obrigado!
 
Back
Topo