Flash externo. Quão importante?

Joao Tiago

I quit My Job for Folding
Sendo que qualquer um com uma SLR passa a vida a namorar acessórios para a equipar da melhor maneira a corresponder aos nossos desejos, eu também o faço. Mas agora entrei num dilema que é:

Compro um flash externo ou uma lente mais luminosa?

(possuo a 450D + 18-55 IS)

Um grande obrigado desde já. :)
 
Sendo que qualquer um com uma SLR passa a vida a namorar acessórios para a equipar da melhor maneira a corresponder aos nossos desejos, eu também o faço. Mas agora entrei num dilema que é:

Compro um flash externo ou uma lente mais luminosa?

(possuo a 450D + 18-55 IS)

Um grande obrigado desde já. :)

Depende do que queres fazer ... Explica-te :), porque um flash não é pau para toda a obra, senão não se vendiam lentes, só flashes ;)
 
Eu gostava de ter um flash para fazer uns retratos e essas coisas todas. Se comprasse um flash era também para arranjar um daqueles receptores/emissores (acho que é isso) para o poder colocar em locais específicos a fazer de contra luz. Por exemplo, em Downhill.

Mas também estava a pensar numa lente mais luminosa para aquelas zonas com maior arvoredo ou para ter um bom DOF em retrato.

Fiz-me entender? :D
 
É uma questão de prioridades. Depende muito do tipo de fotografia que vais fazer. Quando possível, uso flash externo _e_ lentes rápidas :) A utilidade do flash externo multiplica-se pelo número de lentes que tens, mas como neste caso só tens uma isso não é uma vantagem por ai além.

No teu caso, como se trata de uma Canon, precisas ainda de comprar algum tipo de comando remoto para poder usar o flash fora da máquina. Caso contrário só aproveitas prai 1/5 do potencial do flash (no meu caso é menos de 1/20).

O maior senão do flash é que é mais um trambolho e, sobretudo quando montado na máquina, tem um efeito bastante intimidador. Por isso se quiser andar com o mínimo possível de equipamento acabo sempre por andar com kit composto por máquina+uma lente rápida. Além disso há as situações em que não podes ou não dá jeito usar o flash, enquanto que a lente rápida rende sempre (quanto mais não seja "stopped-down")

A questão não é tanto se compras flash "em vez de" uma lente rápida, mas sim se vais comprar o flash "antes de" uma (primeira) lente rápida, porque o flash mais do que um acessório é uma componente essencial em muitos tipos de fotografia.
 
Eu apostava por começar por meter uma lente melhor. O dinheiro que investes agora no flash é bastante. Troca de lente e flash para o que queres procura um flash antigo (que só funcione Manual) que encontras por ebay a grandes preços e com 1 trigger faz o que desejas (do contra-luz) ;)
 
Lá está. Tenho de ver o que quero. Mas acho que apostar em vidro é vital, mas um flash externo faz falta em alguns momentos. E entrar no mercado de usados, que acham?
 
Back
Topo