1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Flash externo. Quão importante?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Joao Tiago, 11 de Dezembro de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 1027)

  1. Joao Tiago

    Joao Tiago I quit My Job for Folding

    Sendo que qualquer um com uma SLR passa a vida a namorar acessórios para a equipar da melhor maneira a corresponder aos nossos desejos, eu também o faço. Mas agora entrei num dilema que é:

    Compro um flash externo ou uma lente mais luminosa?

    (possuo a 450D + 18-55 IS)

    Um grande obrigado desde já. :)
     
  2. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Depende do que queres fazer ... Explica-te :), porque um flash não é pau para toda a obra, senão não se vendiam lentes, só flashes ;)
     
  3. Joao Tiago

    Joao Tiago I quit My Job for Folding

    Eu gostava de ter um flash para fazer uns retratos e essas coisas todas. Se comprasse um flash era também para arranjar um daqueles receptores/emissores (acho que é isso) para o poder colocar em locais específicos a fazer de contra luz. Por exemplo, em Downhill.

    Mas também estava a pensar numa lente mais luminosa para aquelas zonas com maior arvoredo ou para ter um bom DOF em retrato.

    Fiz-me entender? :D
     
  4. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    É uma questão de prioridades. Depende muito do tipo de fotografia que vais fazer. Quando possível, uso flash externo _e_ lentes rápidas :) A utilidade do flash externo multiplica-se pelo número de lentes que tens, mas como neste caso só tens uma isso não é uma vantagem por ai além.

    No teu caso, como se trata de uma Canon, precisas ainda de comprar algum tipo de comando remoto para poder usar o flash fora da máquina. Caso contrário só aproveitas prai 1/5 do potencial do flash (no meu caso é menos de 1/20).

    O maior senão do flash é que é mais um trambolho e, sobretudo quando montado na máquina, tem um efeito bastante intimidador. Por isso se quiser andar com o mínimo possível de equipamento acabo sempre por andar com kit composto por máquina+uma lente rápida. Além disso há as situações em que não podes ou não dá jeito usar o flash, enquanto que a lente rápida rende sempre (quanto mais não seja "stopped-down")

    A questão não é tanto se compras flash "em vez de" uma lente rápida, mas sim se vais comprar o flash "antes de" uma (primeira) lente rápida, porque o flash mais do que um acessório é uma componente essencial em muitos tipos de fotografia.
     
  5. jamiro

    jamiro Moderador
    Staff Member

    Eu apostava por começar por meter uma lente melhor. O dinheiro que investes agora no flash é bastante. Troca de lente e flash para o que queres procura um flash antigo (que só funcione Manual) que encontras por ebay a grandes preços e com 1 trigger faz o que desejas (do contra-luz) ;)
     
  6. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    depende tb do teu estilo de fotografia, por exemplo a utilidade de um flash para paisagem nao tem nd a ver com retrato :)
     
  7. Joao Tiago

    Joao Tiago I quit My Job for Folding

    Lá está. Tenho de ver o que quero. Mas acho que apostar em vidro é vital, mas um flash externo faz falta em alguns momentos. E entrar no mercado de usados, que acham?
     

Partilhar esta Página