1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Flash Nikon sb600 em modo wireless?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por SecurityRed, 20 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 4; Visualizações: 2060)

1. SecurityRed

SecurityRed Power Member

Tenho uma Nikon D80 com o flash Nikon sb600, tenho lido que o flash dá para funcionar com a D80 em modo wireless, tenho tentado mas sem sucesso, alguém poderá dizer quais os passos que tenho que efectuar.

2. ruimoura

ruimoura Power Member

Vais ao menu, e na parte de controlos de flash tens uma opção que é "Controlo de Flash incorporado" (ou algo do género). Entras, e depois escolhes a opção "Modo de Comando". Lá dentro escolhes as opções que queres. No Modo do flash incorporado meto "--" (desligado) e depois no "Grupo A" escolhes o modo de operação do flash externo (TTL, M, AA) e na "Comp" controlas, dependendo do modo escolhido, ou a compensação ou a potência do flash. Podes também escolher o canal, mas deixo isso no default.

Depois no SB-600 tens que escolher o modo wireless (suponho que saibas como se faz) e tens que escolher o canal e o grupo que puseste na máquina.

Ah, e tens que levantar o flash da máquina, pois é este que controla o SB-600 ;)

3. mundano

mundano Power Member

Eu não sei se a D80 é diferente, mas a D70 só controla um grupo de flashes e na máquina não dá para escolher qual é o grupo e o canal usado...

Assim, para que a coisa funcione, meto a D70 no modo comander, e o flash no modo TTL remote, a usar o Canal 3, Grupo A... Não me perguntem porque tem que ser estes settings, mas é assim que funciona.

Pode-se também usar o flash no modo SU-20 (salvo erro) e este dispara no modo slave sempre que o flash da máquina disparar. Assim tem que se configurar no modo manual a podencia do flash da máquina e do SB600, mas permite usar ambos os flashes com as D70/D80.. Na D200/D300 dá para usar o flah da maquina e o remoto no modo TTL..

Última edição: 20 de Fevereiro de 2009
  4. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

A diferença é que a D80 dá para controlar dois grupos (A e B) e escolher o canal (a D70 só suporta o grupo A no canal 3). Além disso, o flash incorporado continua a ser ajustável (na D70 fica praticamente desligado).

Mais info na página 96 do manual (em português) da D80.

Última edição: 20 de Fevereiro de 2009
  5. helius

helius Power Member

já está tudo dito :) mas aconselho-te a leres os manuais quer da câmara quer do flash pois vem tudo lá explicado.. não havia necessidade de vires abrir uma thread.. ;)

cumps

Partilhar esta Página