Flash, trigger e acessórios

matavelhos

Power Member
Eu nunca parti para a aquisição de um flash porque achava que ia complicar ainda mais a parte técnica da fotografia. Era mais uma coisa para controlar/definir/ter em conta, e isso iria ser demasiado avassalador para a fotografia. A verdade é que tenho andado a experimentar certas coisas em casa, e a ver alguns vídeos e chego à conclusão que se quero ter melhores e bons resultados numa situação de pouca luz e controlada (tipo estúdio) tenho que partir para a aquisição de iluminação.

Queria começar com algo simples, não tenho qualquer experiência com iluminação, vi alguns vídeos de fotógrafos que atingem resultados excepcionais com apenas uma luz (flash fora da câmara), uma softbox e um refletor. Basicamente inspirando-me nestes vídeo -

Basicamente queria começar por aí, e teria que partir para a aquisição de um flash, um trigger, uma softbox.
Neste momento selecionei algumas coisas na amazon, e queria algumas opiniões de quem já passou por isto.

Penso que nesta parte não há muita ciência. Um suporte para por o flash (acho que o consigo por em cima do meu tripé). Uma softbox em forma de guarda-chuva que encaixa no suporte, refletores, e umas pinças para prender o tecido que usarei como background.




Flash e trigger… Sinceramente não sei para onde me virar. Pelo que li, dava jeito ter TTL para o flash assumir as definições da máquina e fazer tudo automático (coisa que este não tem). Eu tenho uma cânon 77d logo tem que ser compatível. Obviamente que não quero despender umas centenas nisto, nem pensar. Mas estou disposto a ir a uns 150€ por Todo o material.




  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
Basicamente o que diz no titulo do tópico. Flash, trigger, softbox, etc...

  1. POR QUANTO: 150
  2. PARA FAZER O QUE: Um mini estúdio para retratos e algumas coisas mais ou menos criativas. Experiemtar coisas
  3. PARA USAR ONDE: casa.
  4. COMO ÉS: aficionado
  5. JÁ TENS: cânon 77d, cânon 50mm 1.8 stm, 50-250 stm, 24mm stm
  6. COMO É A TUA "REDE": nada
  7. ONDE COMPRAR: qualquer sitio


Obrigado a quem dispenser o seu tempo a dar uma ajuda!
 
Se queres gastar pouco, podes começar por disparar o Flash por simpatia.

Eu comecei por disparar por simpatia (basicamente, o flash tem uma foto-célula que detecta a luz do flash pop up e dispara em simultâneo).

Neste caso, com 30€ fazes a festa (para o flash), e não precisas sequer do trigger.

Desvantagens:
-Tens que acertar a carga (vulgo potência) do flash manualmente, e tens que te deslocar ao mesmo cada vez que o queiras fazer;
-Tens que disparar o popup, mas se o colocares com pouca potência na máquina, não vai influênciar o assunto;
-Ter o Flash fora da camera posicionado de forma a receber a ordem do popup.

Para começares a dar uns toques, chega. pode ser mais trabalhoso, não tem TTL, mas é uma boa escola para perceberes o que tens que fazer. Não é tão complicado como parece.

Eu comecei com um flash mais completo, e depois comprei um Neweer TT560 (acho eu), que é mesmo básico. É um flash robusto, e totalmente manual. Dispara em modo de simpatia (que é o que interessa), e tem um controlo de carga. Nada mais, E chega bem, para te iniciares, uma vez que vais fazer tentativa erro. Também dispara em qualquer sapata, de qualquer marca (até na LX100), sendo que obviamente não há TTL, e és tu que controlas a carga.

Comecei com um flash mais completo, mas poderia ter começado pelo Neweer, se não quisesse gastar muito. Mais tarde, se quiseres evoluir mais, e ter 2 pontos de luz, já tens o mais barato, e compras algo mais completo, com TTL e outras comodidades. Para estúdio, um manual chega bem.

Com triggers (que também tenho, da Yongnuo), é naturalmente mais cómodo, controlas tudo sem saír do sítio, mas claro, os 150€ esgotam-se rapidamente.

Com um tripé normal, um suporte de sombrinha/flash, e uma sombrinha branca, já dá para brincares bastante. Estas coisas podes comprar *****, talvez compense em relação à amazon.
 
Do pouco que vi, sim os godox parecem que tem mais fama pelo menos. Mas são caros pá xuxu. O mais "barato" que vi, andava pelos 100€

Se queres gastar pouco, podes começar por disparar o Flash por simpatia.

Eu comecei por disparar por simpatia (basicamente, o flash tem uma foto-célula que detecta a luz do flash pop up e dispara em simultâneo).

Neste caso, com 30€ fazes a festa (para o flash), e não precisas sequer do trigger.

Desvantagens:

-Ter o Flash fora da camera posicionado de forma a receber a ordem do popup.

Posso chegar ao ponto de ser obrigado a posicionar o flash de uma forma muito especifica e não ser "fácil" de o fazer, certo? Passaste por algum desses problemas?

A newer tem alguns flashs bastante baratos, o que me deixa de pé atrás, por exemplo este kit não me parece mal

https://www.amazon.es/dp/B00OHFKWWU/ref=nosim?tag=zwame00-21

Tem algumas más reviews (não muitas, mas ainda são 18% negativas) o que me deixa um bocado de pé atrás.

Também já vi gente a falar mal dos Yongnuo, mas lá está, para começar não me sinto à vontade para gastar muito.

Vou ver também ***** :) obrigado!
 
Última edição:
Espreita isto, que encontrei por acaso:

https://www.amazon.es/dp/B01HO0GR46/ref=nosim?tag=zwame00-21

Olha, eu não usei muito o Neweer, comprei-o para disparar precisamente por simpatia, em conjunto com o SB800. Nunca me falhou, nos retratos do puto, sempre cumpriu na perfeição. É potente, e acho os materiais decentes, ou, se olharmos ao preço, muito decentes.

É uma possibilidade, meteres o flash em alguma posição que a foto-célula não detecte a luz do popup, ainda por cima numa potência fraca... Mas tanto o Neweer como o SB800 sempre funcionaram muito bem (inicialmente era assim que disparava o SB800 também). Os triggers vieram por uma questão de comodidade, e aceleração do processo, porque o puto era pequeno, e já era um filme mantê-lo quieto algum tempo, quanto mais estar com testes infinitos... com 2 luzes, e o diabo a 4. Mas para começares, e tendo em conta que queres gastar pouco, o Neweer parece-me um bom ponto de partida. Se evoluires, facilmente compras algo melhor mais tarde, e deixas esse para segunda luz, luz de recorte, preenchimento, etc... É uma coisa que de certeza te vai acontecer.

Investiga esse combo do link, vê feedback, vê se atende o que queres, e equaciona. Se o transmissor funcionar bem, resolves o problema da fotocélula poder não detectar o popup.

É básico (como o meu), não tem lcd, mas no fim de contas, os testes que vais fazer é aumentar a carga, ou diminuir... para teres a luz que queres.

Mais uma vez, numa vertente economicista como a que queres, serve perfeitamente.

Mas claro, vê outras opções. Ás vezes por pouco mais, compras algo melhor.
 
Sem entrar aqui em questões de marcas, se for para usar por simpatia, a Godox tbm têm opções mais baratas (mesmo assim quase o dobro). Não sei ao certo que vantagens poderá trazer este TT600 quando usado num ecossistema Godox face a um básico de outra marca
 
É assim, em termos de flash...eu tenho os Neewer TT560 e NW680. O primeiro é manual, e o outro tem TTL, zoom e etc.

A função TTL tem alturas em que uso e alturas em que não uso. O mais habitual é não usar. Se não estiver sempre no mesmo sítio, como por exemplo, quando ando no exterior ou assim, uso TTL. Se estiver, por exemplo, em casa, sempre na mesma divisão e com iluminação constante, passo tudo para manual, para ter garantida a consistência nas exposições.

Quer num caso, quer no outro, o modelo com TTL é o meu preferido porque, enquanto que o TT560 apenas permite regular a exposição de stops inteiros em stops inteiros, o NW680 permite regular a cada 1/3 de stop. Pronto, mas isto é uma coisa específica a estes modelos, e que ainda assim podia facilmente ser contornada regulando o diafragma da lente, pois 1/3 ou 2/3 de stop também não costumam fazer uma diferença radical em termos de profundidade de campo.

Depois tenho um kit de triggers destes: https://tropicalprice.com/product/B00CO2WP0U
Não fazem TTL nem transmitem informações de disparo, apenas dão o impulso para disparar e tenho que ir lá regular o flash manualmente, mas são a melhor coisa que comprei. Pelo preço, considero-os um no-brainer. Nunca disparei flash por simpatia, acho os triggers tão mais práticos que nem penso duas vezes em usá-los, até arrumo os flashes com eles lá encaixados. O uso mais frequente é para tirar fotos à minha sobrinha dentro de casa, enquanto ela anda por onde calha. Vou com a câmara e o flash na mão, pouso o flash em cima duma mesa ou outra coisa qualquer, aponto-o, e estou pronto a disparar.

Nunca senti falta de triggers com TTL. Geralmente não me custa nada ir lá mexer directamente, afinal é só carregar num ou dois botões, são coisas que se fazem em segundos. Evidentemente que isto depende dos locais em que se vai fotografar, mas assumindo que vais estar dentro de casa, presumo que nunca tenhas que te movimentar muito, e que as condições de iluminação também não irão variar o suficiente para justificar usar TTL.
 
O NW680 parece um flash com boas specs. TTL-II (ainda não sei as diferenças entre as várias versões), high speed sync. Parece ser algo já melhorzito e o preço não é elevado. O trigger simples e barato também. Não me parece uma má escolha.

De resto algum conselho relativamente ao que coloquei na lista ou por onde poderei/deverei começar?
 
Um problema que tive com flashes low cost foi o facto de o Yongnuo YN-568EX apenas dar para utilizar em manual com lentes de marcas terceiras numa Nikon D5200. Com a Sigma e Tamron, ele não funcionava em auto. Com a Nikon 35mm já funcionava sem problemas. Nunca pesquisei sobre o assunto porque para o tipo de foto que fazia, safava-me bem em manual.

Pode ser ou não relevante na tua escolha e pode valer a pena pesquisar sobre este tipo de problemas (ou não).
 
hmmm nunca tinha lido algo sobre isso, também só tenho lentes cânon por isso não deve ser problemático.

Algum tamanho que deva considerar na aquisição do guarda-chuva - softbox? Estava a pensar nos 130cm, parece-me um bom meio termo.
 
Aqueles triggers dão para qualquer marca, uma vez que apenas usam o pino central para dar o impulso de disparo.

Acerca dos reflectores, podes também ver aqueles kits redondos que têm uma côr dum lado e outra do outro, e depois saco em côr diferente. Aquilo é prático por ficares logo com 3 ou 4 cores num só disco. Tenho ideia que até a Neewer tem um conjunto desses, mas deve ser mais caro do que esses individuais.

Quanto às sombrinhas, eu mais depressa optava pelas totalmente brancas, não reflectoras, penso que para arrancar sejam uma melhor ideia.

Dois flashes baratuxos com ou sem TTL, triggers para dois flashes, duas sombrinhas, um tripé barato, e os suportes. Seria esse o meu kit (e não é porque não tenho espaço para isso em casa). Eu consideraria os reflectores como secundários, mas isto sou eu.

E quanto à dúvida levantada sobre TTL com lentes 3rd party, YMMV, e eu não tenho muita experiência no assunto porque só tenho um flash TTL e uma lente 3rd party, mas tenho ideia que esse é um assunto mais do mundo Nikon do que Canon.
 
Aqueles triggers dão para qualquer marca, uma vez que apenas usam o pino central para dar o impulso de disparo.

Acerca dos reflectores, podes também ver aqueles kits redondos que têm uma côr dum lado e outra do outro, e depois saco em côr diferente. Aquilo é prático por ficares logo com 3 ou 4 cores num só disco. Tenho ideia que até a Neewer tem um conjunto desses, mas deve ser mais caro do que esses individuais.

Quanto às sombrinhas, eu mais depressa optava pelas totalmente brancas, não reflectoras, penso que para arrancar sejam uma melhor ideia.

Dois flashes baratuxos com ou sem TTL, triggers para dois flashes, duas sombrinhas, um tripé barato, e os suportes. Seria esse o meu kit (e não é porque não tenho espaço para isso em casa). Eu consideraria os reflectores como secundários, mas isto sou eu.

E quanto à dúvida levantada sobre TTL com lentes 3rd party, YMMV, e eu não tenho muita experiência no assunto porque só tenho um flash TTL e uma lente 3rd party, mas tenho ideia que esse é um assunto mais do mundo Nikon do que Canon.

M4ndr4ke, as sombrinhas brancas são melhores que aquelas cromadas? Qual é a diferença fundamental entre elas (se souberes)?
 
Eu também não tenho muito espaço em casa, vou ter que tentar arranjar. Isto também não vai ser para estar sempre montado, daí andar à procura de pouca coisa com que posso ir fazendo algumas coisas engraçadas. O objectivo não é criar um full studio, pois não tenho espaço para tal.

Quanto às sombrinhas, tens as reflectoras (sem difusor à frente) e as que têm difusor. Penso que a luz que irá incidir no modelo, será menos dura no segundo caso.
 
Eu também não tenho muito espaço em casa, vou ter que tentar arranjar. Isto também não vai ser para estar sempre montado, daí andar à procura de pouca coisa com que posso ir fazendo algumas coisas engraçadas. O objectivo não é criar um full studio, pois não tenho espaço para tal.

Quanto às sombrinhas, tens as reflectoras (sem difusor à frente) e as que têm difusor. Penso que a luz que irá incidir no modelo, será menos dura no segundo caso.
E tens ainda as brancas, que funcionam mais ou menos como a Soft box, no que a difundir a luz diz respeito. A sombrinha branca, vai tornar a luz mais suave, e não tão direcionavel como a soft box / sombrinha cromada. Estas deixam vazar menos luz para os lados, tornando mais direcional.
 
M4ndr4ke, as sombrinhas brancas são melhores que aquelas cromadas? Qual é a diferença fundamental entre elas (se souberes)?
Não são melhores, são diferentes. Como na maior parte das coisas que envolvem fotografia, é difícil dizer que A é melhor do que B, porque o mais habitual é que aquilo que é melhor para uns não seja necessariamente o melhor para outros. Eu até aprecio bastante o trabalho de alguns fotógrafos que usam luz dura/directa, por exemplo.
Entretanto o @Lyp já disse e muito bem: as sombrinhas brancas fornecem uma luz mais difusa e, por isso, que considero mais fácil de usar quando se está a começar na iluminação artificial. Elas usam-se também na direcção oposta à das reflectoras, ou seja, nas sombrinhas brancas dispara-se através delas. E podem ser usadas a distâncias muito curtas.
As sombrinhas reflectoras fornecem uma luz menos difusa, mais direccionada (quando comparadas com as brancas), e usam-se apontando com o lado de dentro, que é o lado reflector, isto é, como se fossem um guarda-chuva.

Quanto às sombrinhas, eu mais depressa optava pelas totalmente brancas, não reflectoras, penso que para arrancar sejam uma melhor ideia.
Ou uma de cada, por exemplo.
 
Já comprei o material quase todo, ficou a faltar o flash e o trigger. Vem é tudo da china. Ficou a 40€. Com o flash e o trigger, não deve chegar a 120€. Vamos lá ver o tempo que vai demorar a chegar e como é que eu me vou desenrascar com isso.
 
Não são melhores, são diferentes. Como na maior parte das coisas que envolvem fotografia, é difícil dizer que A é melhor do que B, porque o mais habitual é que aquilo que é melhor para uns não seja necessariamente o melhor para outros. Eu até aprecio bastante o trabalho de alguns fotógrafos que usam luz dura/directa, por exemplo.
Entretanto o @Lyp já disse e muito bem: as sombrinhas brancas fornecem uma luz mais difusa e, por isso, que considero mais fácil de usar quando se está a começar na iluminação artificial. Elas usam-se também na direcção oposta à das reflectoras, ou seja, nas sombrinhas brancas dispara-se através delas. E podem ser usadas a distâncias muito curtas.
As sombrinhas reflectoras fornecem uma luz menos difusa, mais direccionada (quando comparadas com as brancas), e usam-se apontando com o lado de dentro, que é o lado reflector, isto é, como se fossem um guarda-chuva.

Ou uma de cada, por exemplo.

Foi o que imaginei pois quando andei a brincar com o flash usando um pano/guardanapo a lua.era mais.difuda, ou seja, espalhava se mais enquando que utilizando foil de cozinha, aquela cena para embrulhar sandes e isso por exemplo, a luz tornava se mais dura e direcionada.

Aquilo que referias acima modo de disparo, ou seja:
'Elas usam-se também na direcção oposta à das reflectoras, ou seja' e 'usam-se apontando com o lado de dentro'.

Podes explicar por outras palavras?

Será que é tipo as sombrinhas brancas metes a cabeça do flash por onde sai a luz apontada para fora e a cromada metes a cabeça do flash apontada para dentro contra a cena cromada.

É isso?
 
Não vi ninguém referir mas existem três tipos de sombrinha, a prateada e branca, sendo que esta ultima existe de duas formas, translúcida e opaca.

A sombrinha branca opaca usa-se como a prateada, a diferença no resultado são sombras ligeiramente mais suaves e com menos contraste.

Na sombrinha translúcida como já disseram usa-se a parte de fora da mesma apontada ao sujeito, a luz fica muito mais soft, porém é o método menos eficiente para quem não tiver flash com muita potencia e precisar dessa potencia. Elas não são eficientes porque uma parte da luz é refletida para o lado oposto ao que se está a fotografar, o que faz com que em comparação ás outras duas sombrinhas se tenha de subir a potencia do flash para compensar essa perda de luz.

Alguém falou entre sombrinha e softbox, para mim se só fosse possível ter uma escolhia a softbox, é muito mais versátil. Nota se espaço para guardar a softbox é um problema, também existem softbox com o sistema de abertura das sombrinha, só sem de remover e colocar o difusor principal cada vez que se usa.
 
Aproveitando o tópico...

Tendo eu o Flash yongnuo 560 IV e yongnuo 600ex RT II para a Canon, que trigger me recomendam?

Já agora se me puderem dizer um sítio onde comprar o tripé + adaptador para o flash a um bom preço, agradecia.
 
Back
Topo