1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

flash versus aparecer no google

Discussão em 'Web Development' iniciada por bequitas, 24 de Julho de 2008. (Respostas: 27; Visualizações: 2008)

1. ola! eu tenho um amigo a quem fizeram um site da empresa em flash, so que agora o lindo site nao aparece em nenhuma busca no google ou em qualquer outro motor de busca.

como eu sou meia "curiosa" em webdesign ele pediu-me para fazer com que a situação se resolva.

eu pensei em varias soluçoes mas queria a vossa opiniao:

- ao mudar o titulo do site ele pode aparecer nas buscas;

- a mais megalomana passar de flash para dreamweaver, mas ai eu ja nao sei fazer e se tiverem dicas razoaveis agradeço;

- no ficheiro flash todo o texto passar para notepad para ser carregado de forma independente e ai o motor de busca ja o reconhecer;

eu nao sei se algumas destas hipoteses resultam e agradeceria MUITO a vossa ajuda!

beijinhos, bequitas

2. Py_

Py_ Power Member

Que tal adicionar uma tag meta com as keywords que desejas??

3. hostmake

hostmake Power Member

impossível, flash é um objecto, que não necessita de refresh da página onde está, como tal, a única maneira de mudar o titulo é a meio do load da página, o que o google depois ignora.

Se importares texto de notepad para flash... não sei se resulta mais uma vez, e pela mesma razão, mas acho que agora o sistema melhorou, e eles já lêem (melhor) por dentro do flash, logo se conseguires usar ficheiros externos, que usem HTML, por exemplo, e venham com tags tipo H1, e H2, e etc... Talvez...

4. como referi sou so curiosa por isso a pergunta impoem-se!!!

o que é uma tag meta e como se faz?

5. Py_

Py_ Power Member

Aqui tens tudo que precisas de saber sobre a tag meta

O ficheiro flash tem que ser embutido num html ou assim para ser possível executá-lo... Seja cmo for, o código html deve existir para ser bem interpretado pelos browsers e o site não dar erro.

6. por favor sou mesmo leiga nisto por isso se simplificassem era mesmo fixe;)

o que sao tag tipo H1... ?

obrigado pelas vossas sabias respostas! nao percebo muito mas dao-me esperança!!!!

:)

7. iznougud

iznougud I quit My Job for Folding

Se ela so usar a tag de keywords o google pode deixar de indexar as paginas pois nao encontra informacao correspondente as keywords... Nao sei ate que ponto isso seria boa ideia

8. BytesBR

BytesBR Power Member

H1 são Headers vai de 1 até cinco, cada um menor, dá uma olhadinha pela internet buscando Tutoriais de HTML que você dá um resuminho para entender o básico, o Google mostra os mais acessados primeiro não?

9. Py_

Py_ Power Member

Pois, também não sei se será feito o indexamento na mesma mas é a melhor solução que consigo pensar neste momento.

10. mas se eu usar uma meta tag com a anexação do texto em notepad ai o google ja pode reconhecer e encontrar as varias keywords no texto!!

ou não???

obrigada mais uma vez a todos!!

11. HellSpider

HellSpider Power Member

o google não vai passar a indexar flash?
    tenho ideia que li isso em algum sitio, mas já não me lembro onde....

cumps

12. rpnetwork

rpnetwork Power Member

O melhor para ti e para os users e para o user é fazeres um site misto
    ve mais aqui

13. mauronacosta

mauronacosta Power Member

SEO para flash

Se o objectivo da empresa do teu amigo é apenas aparecer no Google para o nome da empresa então dar-lhe (ao site) um título com o nome da mesma e alguns links a apontar para o site deve ser suficiente para resolver o problema em algumas semanas.

Se o teu amigo pretende aparecer para termos de pesquisa associados à sua actividade, e estas têm um mínimo de competitividade, então aí terá alguns problemas já que sites em flash continuam a ser um problema para o SEO. O Google vai começar a indexar os conteúdos e links das páginas em flash (podes ler mais sobre isso em www.marketingdebusca.com/artigo/seo-flash/ ) mas é ainda uma incógnita a forma como o vai fazer e quanto tempo demora até que esta seja uma "operação de rotina".

Provavelmente não fará muito sentido o redesign do site do teu amigo; o que podes utilizar é uma técnica de substituição que permita substituir o conteúdo em flash por páginas estáticas para utilizadores que não têm o javascript ligado (o googlebot não o tem :) ).
    Aqui a questão é a de fidelidade: o site em html servido ao google deve ser uma cópia exacta das páginas em flash ou arrisca-te a ver o site banido do indíce do google. Será provavelmente uma solução imperfeita uma vez que os sites em flash raramente são feitos a pensar no Google e por isso o site estará em desvantagem...

Meta tags: podes usar a Meta description para sugerir o texto que o Google vai utilizar nos resultados; as Meta Keywords são história, podes dispensá-las :)

14. dinosaur

dinosaur Power Member

Bem, para começar podes mesmo esquecer as metatags.
    Depois se o que queres é apenas que o site seja indexado, sem interessar o seu ranking, o que tens a fazer é apenas submeter o teu site no Google Site Indexing.
    Se o que queres é que o site tenho um bom ranking e apareça o mais acima possível nas pesquisas, o que deves fazer é criar uma "cópia" exacta do conteúdo do site em html, sem prestar atenção ao design, e colocar um link na página html onde o flash movie está embedded, para a versão html. Podes mesmo até ocultar esse link, de forma a que não seja visivel ao utilizadores. Depois só tens que mudar o ROBOTS de forma a que não indexe a versão flash, mas unicamente a versão html.

Para criares a versão html, existe uma ferramenta muito boa desenvolvida pela Adobe e pelo Google, que faz isso automaticamente. É a mesma tecnologia que o Google usa desde o ínicio do mês para indexar o texto de ficheiros Flash.

Espero ter ajudado.
    Qualquer dúvida não esites em contactar.

15. bogos

bogos Power Member

Versão HTML gerada pela ferramenta usada pelo google? A ferramenta usada pelo Google não faz nada disso. O que a Adobe forneceu à YAHOO e à GOOGLE é uma versão do Flash Player que permite simular navegação dentro dos swfs e permite analisar os conteúdos 'visiveis' e estes é que serão indexados pelo motor, nada tem a ver com HTML.

A indexação do Google por este método encontra-se em standby no momento.

16. dinosaur

dinosaur Power Member

Desculpa mas não leste bem. Eu não disse que o Google usava essa ferramenta. O que eu disse foi que o google usava a mesma tecnologia que essa ferramenta usa, para navegar no ficheiro swf e extrair todo o conteúdo para um ficheiro html.

Espero ter-te elucidado.

17. bogos

bogos Power Member

Isto foi o que escreveste, além de que, a ferramenta não extrai o conteúdo para HTML, simplesmente cataloga a informação como estando presente dentro do swf, não gera HTML nenhum.

18. dinosaur

dinosaur Power Member

mais uma vez não me estou a fazer entender. é obvio que o bot que o google usa para indexar swf's não gera html nenhum. o que eu disse é que existe uma ferramenta criada para os developers que funciona de forma semelhante a esse bot do google só que gera um ficheiro html. Understood?

19. bogos

bogos Power Member

e que ferramenta é essa?

20. dinosaur

dinosaur Power Member

Macromedia Flash Search Engine Software Development Kit

edit: esse toolkit inclui a ferramenta que referi: swf2html

Partilhar esta Página