1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

flashar bios da grafica no acer 5930g

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por curtido, 28 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 34; Visualizações: 1781)

1. curtido

curtido Power Member

Ola pessoal,
    eu qero fazer um overclock da minha grafica mas parece que a bios nao deixa e entao eu quero flasha-la..ja criei uma nova bios com o NiBiTor.v4.6 e sei que e preciso o nvFlash para flash ! so que tenho que fazer um boot e nao sei mais q, essa parte foi a que nao entendi, alguem me pdoe ajudar por favor ?
    obrigado

2. Sadistic

Sadistic Power Member

Boas!

Para tornares uma pen usb bootable, saca o programa HP USB Disk Format Tool e instala-o, depois saca os ficheiros de arranque do win98 ou millennium....Abres o Hp Format Tool e escolhes o local/pasta onde esta os ficheiros de arranque do win.
    Tens aqui o tutorial:
    http://www.bay-wolf.com/usbmemstick.htm

Depois metes os ficheiros do nvflash e o (----).rom dentro da pen...

Por fim basta ires à bios da motherboard e mudar para arrancar atraves de usb e isso vai te para a drive c:

Se quiseres fazer uma copia da Bios da gráfica, escreves : nvflash -b (o que quiseres).rom (Penso que é -b, mas não tenho a certeza...já não me lembro :])

Para fazeres o flash à bios...escreves na raiz c: nvflash (o nome que escolheste).rom...se não der escreve: nvflash -6 (o nome que escolheste).rom !

Espero ter ajudado

PS: Certifica-te que fizeste bem o rom com o nibitor, usa sempre a bateria posta + corrente eletrica...não te assustes com os apitos que isso faz com o speaker, pois é normal.. e so depois de finalizares tudo é que desligas o portátil e voltas a ligar

Última edição: 28 de Fevereiro de 2009
  3. curtido

curtido Power Member

ok obrigado vou experimentar :D
    abraço

4. curtido

curtido Power Member

Sadistic sera que me podes ajudar a fazer uma rom ? e que eu flashei com a que fiz e nao correu la muito bem e ainda bem que fiz uma copia de segurança da original..e que entrou no windows e nao dava a imagem..so tinha pixeis c cores todos marados :x sabes que pode se ter passado ?
    cumps

5. Sadistic

Sadistic Power Member

Poderá ser artefactos....a gráfica não está a aceitar os valores que estabeleceste, a unica maneira é ires testando valores lentamente até encontrares o core e memoria adequados e que sejam estáveis..aumenta de 5 a 5 mhz

Qual é a gráfica e quais os valores base?

6. curtido

curtido Power Member

9600mGT 512 DDR3 |500-core 800 memory 1250-shader|

7. Sadistic

Sadistic Power Member

Quais foram os valores que colocaste no nibitor?

8. curtido

curtido Power Member

600-core 1400-shader 850-memory | achas q sao mt altos ? eu tive a ve em foruns pessoal c o mesmo portatil e tinham posto valores maiores penso..por isso e que nao percebo :x

9. Sadistic

Sadistic Power Member

Não me parecem altos...como fizeste com o nibitor? alteraste que valores(2d//3d//Extra)?
    O programa identificou logo a gráfica?

10. curtido

curtido Power Member

alterei os 3d e os extra..pus igual nos 2 sera que foi por causa disso ? nao detectou logo tive que ir a tools -> read bios

11. Sadistic

Sadistic Power Member

Olha experimenta o Nibitor 4.8, que é a ultima versão para ver se detecta logo...se não detectar tens que fazer o scan para obter a bios como já fizeste anteriormente, e deverá aparecer qualquer coisa como unknown device 06XX ou qualquer coisa do género, existe uma parte em que escolhes geforce 8 series se bem me lembro. Depois disto vais ao "advance qualquer coisa" e tens lá um sitio onde deverá ter o número 06xx...altera para 0609 por exemplo ou outra coisa qualquer e faz rescan bios e deverá aparecer te os valores correctos do core e memoria.

Altera os valors do "Extra" (ex: 600 core // 850 mem)
    Voltas ao "Advance qualquer coisa" e colocas outra vez o valor 06xx correcto ou seja o inicial, para confirmares usa o GPU-Z onde diz "device id" e fazes novamente "rescan bios" e deverás reparar que a bola amarela passa novamente a verde e do depois disto fazer save rom... e flasha a bios

PS: não alteres os valores do 3d, so o extra....Claro está que so usufruiras do overclock com o cabo de eletrecidade ligado, até porque com a bateria posta se fizesses o overclock estarias a danificar a bateria tambem devido ao calor gerado.
    Depois diz como foi

Cumprimentos

12. curtido

curtido Power Member

tentei outra vez antes de ler a tua resposta e 1 tentei fazer 'nvflash.exe (rom).rom' e aparece esta mensagem de erro:warming: Firmware image PCI Subsystem ID (10DE.0567) does not match adapter PCI subsystem ID (1025.013F)
    Error: PCI subsystem ID mismatch
    dps tentei como tu disses-te 'nvflash -6 (rom).rom nao da o erro deixa continuar mas aparece a mesma o 'warming' o que achas que e ?
    obrigado desde ja, cumps

13. Sadistic

Sadistic Power Member

Qual é a versão do nvflash que estás a usar?

verifica com o gpu-z se o id da bios é este 0567

ps: onde eu escrevi 06Xx pode ser 05XX, isso depende de gráfica para gráfica

edit= o id é o mais importante, verifica sempre se o que aparece no GPu-Z e o que escreves no nibitor antes de gravar são iguais... se for faz com "nvflash -6" que o programa dá um erro de missmacth id, mas não tem problema....

14. curtido

curtido Power Member

vou tentar como disses-te mas so uma coisa nao tive de escolher nada sobre a serie da grafica como mencionaste "existe uma parte em que escolhes geforce 8 series se bem me lembro" e dps de por os valores do extra e fazer o rescan a bolinha continua em amarela :x nao e normal certo ?

15. curtido

curtido Power Member

o id e o 10DE.0649 isto e o que aparece no gpu-z o que nem coincide com nnh daqeles ids lol esquece, isso e o id e o erro que referi em cima tem a ver com o subsystem id !

16. Sadistic

Sadistic Power Member

percebeste mais ou menos? a bola tem que ficar verde...o "device id" que aparece no GPU-Z na parte "...-05XX ou ...-06XX" tem que coincidir com o "device id" do "adv.info" do nibitor...

edit= de resto e fazeres como já expliquei em cima...

17. curtido

curtido Power Member

[​IMG] ve sff é mais facil assim :)

18. Sadistic

Sadistic Power Member

O subvender id e por ai deixa estar os que aparecem logo de inicio, o unico que modificas e so mesmo o device id...se foi so isso que alteraste tudo bem....não te esqueças de verificar se o core e a memoria estão em ordem....manda me os screens dos clockrates tambem para ver...

19. curtido

curtido Power Member

[​IMG] desculpa mas nao percebi o que esta mal para estar a bolinha amarela..eu nao mexi em nada no ad.info so fiz rescan..mas alguma coisa esta mal certo ? dscp la estar aqui a chatear tanto mas queria mesmo fazer isto agora !

20. Sadistic

Sadistic Power Member

Está tudo correcto...faz o flash, em principio tudo deverá funcionar bem...os valores estão todos correctos

Partilhar esta Página