Flashar Board (MSI k8n neo4 platinum sli)

zecarrera

Power Member
Boas,

Depois de fazer uma disquete de arranque para poder ir ao MS-DOS para flashar a BIOS, escrevo "c:" para ir á unidade C: onde estão os ficheiros para actualizar a BIOS e aparece o seguinte erro "invalid drive specification".

Uso windows xp pro sp2, com 2 satas...

Cumps
 
Última edição:
Tens duas hipoteses. A tua BIOS não apresenta os discos SATA como IDE's normais e logo o DOS não os reconhece ou os HD's estão em NTFS e o DOS não os pode ler.

Mal perguntando, pq não meteste os ficheiros da BIOS na disquete como seria de esperar?
 
Escreve "mount c C:\" e depois escreve "c:\" se nao tiver na c:\

Já escrevi isso e é igual.


Tens duas hipoteses. A tua BIOS não apresenta os discos SATA como IDE's normais e logo o DOS não os reconhece ou os HD's estão em NTFS e o DOS não os pode ler.

Mal perguntando, pq não meteste os ficheiros da BIOS na disquete como seria de esperar?

Não meti os ficheiros numa disquete por causa disto

"WARNING!!!!!
DON'T FLASH FROM A FLOPPY DISK!!!!
DON'T FLASH WHEN YOUR SYSTEM IS RUNNING FINE!!!!
DON'T FLASH IF YOU DON'T KNOW WHAT YOU ARE DOING!!!!"

É o que diz no manual...

só me falta este passo... e é quando me dá o erro...

7. When you get the A:\ prompt, type the following sequence:
C: <enter>
cd\test <enter>
C:\test> amifl827 BIOS file
(to save or not to save old BIOS is the user’s decision)

Cumps
 
Se a ASROCK assim o diz, quem sou eu para os contrariar. Tendo em conta a qualidade das boards não me admirava que tivessem o unico flasher do mundo que não funciona de disquette...

Em CD não podes meter o ficheio pq isso implica os drivers do CDROM e o MSCDEX (ou semelhante), e isso não é de todo aconselhavel para flashar BIOS... Os drivers DOS de NTFS é a mesma situação.

Aparentemente a ASROCK alem de não querer que o pessoal flashe a BIOS a partir de disquette impõe que se tenham partições em FAT. Sai-me com cada uma...
 
Não, não é a board da sig, é uma MSI k8n neo4 platinum SLI...

Agora não sei como resolver isto, era para por um x2 na board mas tenho de actualizar e assim nada feito...

Cumps
 
Não, não é a board da sig, é uma MSI k8n neo4 platinum SLI...

Agora não sei como resolver isto, era para por um x2 na board mas tenho de actualizar e assim nada feito...

Cumps

Então é preciso uma diskete de arranque que suporte NTFS para se poder aceder ao disco, eu tinha isso já há muito tempo, era o NTFSDOS, até está aqui no forum http://www.techzonept.com/showthread.php?t=2010 mas os links já não funcionam mas agora encontrei melhor: http://www.ntfs.com/boot-disk.htm
e também existe uma solução rapida da microsoft: http://support.microsoft.com/kb/305595
 
Boas outra vez...

Agora já quase consigo lol... fui ao live update da msi e arranjaram me uns ficheiros para por numa disquete com tudo já prontinho para flashar a BIOS... aquilo acho que é um emulador, ou assim parecido, do DOS que trás os ficheiros para flashar... insiro a disquete, faz o boot... depois diz para desativar a "BIOS Protection" o que também diz que se a BIOS estiver em default essa opcção está desativa... é que nem encontrei essa opcção... depois carrego para continuar e aparece um erro que diz que não é compativel com "AFU"... lol

Se alguem me poder ajudar... se alguem tiver uma MSI k8n neo4 Platinum sli e a actualizou...

Cumps
 
Já experimentas-te o "Active@ NTFS Reader Bootable Floppy Creator" que está no link http://www.ntfs.com/boot-disk.htm?

Eu ainda não usei mas pelo que diz lá cria uma disquete de arranque ou Pen USB com suporte para NTFS. Assim depois de arrancar pela disquete já podias aceder ao C: que tem NTFS.

A minha board é ASUS e no site dizem para meter o programa e o ficheiro da BIOS actualizada na disquete de arranque, e faz-se tudo atravez da disquete, não é preciso ir ao disco.

Não sei porque a ti dizem:
"WARNING!!!!!
DON'T FLASH FROM A FLOPPY DISK!!!!
Se a ASUS recomenda exactamente o contrario. :)

Se isso do NTFS Reader Bootable Floppy Creator falhar a solução é criares uma disquete de arranque com RAMDRIVE (a do Windows ME tinha) e metes os ficheiros para actualizar a BIOS na RAMDRIVE (http://pt.wikipedia.org/wiki/RAM_drive#Exemplos_de_Cria.C3.A7.C3.A3o_de_RAM_Drives).
Se não couberem na disquete podes mete-los num (CD ou DVD)RW e depois copia-los porque a disquete de arranque do Windows ME também tinha o MSCDEX.
 
a MSI tem sempre !! sempre utilitários para flashar a partir do windows...!!!!

é como faço.. e resulta sempre bem...

aconselho-te a experimentar ir á página deles e tirar o winflash...
 
Kursk, a ASUS tambem... e 30% das vezes dá barraca. Aliás, se leres os posts de "doom'n'gloom" quanto a flashes falhados a partir do Windows a ideia que fica é que se falhar estás entalado. E falhar tem muitos significados quando feito a partir do Windows.

A razão principal de se fazer flash a partir de DOS é porque garante que tens o minimo dos minimos possivéis de coisas a correr, e consequentemente, a interferir.

Com um OS multitarefa nunca sabes o que vai decidir correr e o que faz. Torna as tarefas delicadas muito mais delicadas...
 
Back
Topo