1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Artigo Flashar Placa Gráfica Morta

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias' iniciada por atlante, 30 de Maio de 2006. (Respostas: 23; Visualizações: 6692)

1. atlante

atlante Power Member

Boas ppl, acabou a operacao e o paciente sobreviveu.

Na semana passada um flash da BIOS da minha 6600GT AGP correu mal, nem avisou bad checksum nem nada.

Vou relatar a operacao para quem necessitar, há sempre um dia :)

1- Como a Gráfica nao responde nao faz nada, nao dá para arrancar o PC

2- Arranja-se uma gráfica PCI, pode ser numa lixeira, de um amigo ou no museu lá de casa. (No meu caso arranjei uma Hercules PCI numa lixeira)

3- Arrancar o PC com a gráfica PCI, na BIOS mudei para PCI o Primary Graphic Adaptor

4- Como a minha placa é Nvidia utilizei o Programa Nvflash, criei um a disquette de arranque com Nvflash, cwsdpmi e uma BIOS do site do fabricante da gráfica.

5- Arrancar com o sistema pela disquette de arranque, correr "nvflash biosnew.rom"

6- Voilá, basta mudar os cabos e o paciente resuscita...

Bons flashes

2. callinas

callinas Banido

Nunca me passou pela cabeça tal coisa, a morte de um grafica.... Ai esta uma verdadeira solução

3. blueangelman

blueangelman 1st Folding then Sex

e isso dá com uma nvidia mx64ddr?:D

acho que no teu caso correu bem..mas nao deve ser assim tao linear quanto isso.:)

4. LeeMan

LeeMan Power Member

Esse truque já tem barbas...:)

5. atlante

atlante Power Member

Epá... eu nao estou a ensinar nada novo !!! Mas muita gente nao sabe como pode fazer...

Se flashares mal uma placa, qualquer que ela seja, tens que utilizar outra para a flashar de novo bem.
    Como tens o Slot ocupado duh
    Usa uma velha placa PCI

PS: mx64ddr essa é uma AGP 4x

6. callinas

callinas Banido

Tem barbas, mas nunca me ocorreria essa solução...

7. Cabalo

Cabalo Power Member

já usei isso há uns anos para safar uma 9800pro AGP. e deu!
    pode ter barbas, mas ele referiu uma vez mais o truque e pelo que já li na thread, pelo menos uma pessoa já aprendeu, logo já valeu a pena o post.

8. LeeMan

LeeMan Power Member

Digo q tem barbas pq isso faz-se desde que existem placas AGP ou seja mais de 10 anos.

9. blueangelman

blueangelman 1st Folding then Sex

mas isto aplica se somente a placas flashadas?

é que a mx64ddr morreu mesmo...nunca fiz flash a gráfica nenhuma..nem oc.:)

10. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Também nao se faz milagres :p se morreu, morreu :D isto é so pra problemas de flash... :)
    by the way, bom topico.
    abraço

11. Viva!
    Eh pah, ainda bem que abriram este tópico pq eu tinha umas dúvidas a esse respeito.

Há uns tempos tive um problema com uma A8N-E e morreram-me algumas gráficas na mão, mas não apresentavam aspecto de queimadas. Fiquei com uma delas, que me morreu pela segunda vez após RMA, uma X300 PCI-E que comprei para fazer experiência. A minha pergunta é a seguinte... poderá ter sido a BIOS da placa que foi ao ar e por isso é que ela não arranca com o PC? Tive uma PCI antiga ligada e a board não reconhece a PCI-E... valerá a pena tentar flashá-la? Se sim, qual o programa para flashar a ATI?

12. Partzy

Partzy Power Member

E fazes tudo isso através do Windows? Basta mudar na BIOS k não arrancavas com a 6600GT e sim arrancarias com a Hercules? Como funciona isso?

No passo 4, o NvFlash é um programa k vem no CD da board? cwsdpmi é o k? A BIOS à kual te referes é a da 6600GT e pode-se ir buscar ao site do fabricante? Copias dp essa bios para a placa?

No passo 5... Arrancar com o sistema pela disquete de arranque? Qual diskete? Onde a fizes-t?

No passo 6... Quais cabos?

Já tinha ouvido falar disto mas por acaso não fazia ideia de como se faria.....

Cumps

13. Cabalo

Cabalo Power Member

o procedimento que ele descreveu serve para safar gráficas cujo o flash de uma bios nova tenha corrido mal e corrompido aquilo.
    no entanto, já soube de um caso pelo menos, em que a gráfica ressuscitou com um re-flash como aqui é explicado, e não tinha levado flash nenhum antes. Como isto aconteceu é que já não sei, mas a única explicação que encontro é a rom da grafica se ter corrompido. não imagino é como isso possa ter acontecido.

14. nielsky

nielsky Power Member

Sim

Na bios escolhes o tipo de gráfica visto que a bios vai reconhecer 2 graficas (1 PCI e outra AGP ou PCI-X )

Disquete de arranque criada com o NvFlash

Cabo do Monitor

ja agora aconselhava-te a ler os passos com calma.
    pk está tudo bem explicito.

15. kaxias

kaxias Power Member

Muito bem, parabens pela reanimacao

16. Comigo não funciona!

O meu caso é o seguinte!
    Tenho GeForceFX 5200, nela eu troquei as strips, de: 10e2,0322,0000,0322 para: 10e2,02a0,0000,02a0!

Depois disso ela apagou... E simplesmente não funciona mais!

Tentei colocar uma Trident 9222PCI para tentar o esquema, mas não funciona!

17. atlante

atlante Power Member

Entraste na BIOS e puseste PCI como default graphic adaptor?

Tens a BIOS da tua placa AGP em default?

cumps

18. Cabalo

Cabalo Power Member

se não tiveres imagem para chegar à bios, o que é de esperar, reset CMOS, que assume sempre a gráfica PCI para o boot.

19. marco_simao

marco_simao Power Member

Eu foi uma 5500. Esses straps tão mal. 10DE é o código da nvidia.
    No meu caso seria 10de 0326 0000 0000.
    O problema é que o nvflash usa esses straps para saber com o que está a mexer. E sem eles nada feito.

Alguem sabe como os alterar, ou conece outro programa para flashar, tipo o uniflash.

20. Zhand

Zhand Banido

Bom tópico, já sei mais umas coisitas novas ;) lol...

Thanks atlante, se a minha gráfica morrer, já sei o que fazer lol...

Cumps

Partilhar esta Página