Flashes para Canon

Rui Marto

Power Member
Bem, talvez tenha chegado a altura de comprar o meu próprio flash. Estive a comparar alguns, mas queria a opinião de mais pessoas, não vá estar a escapar-me algum pormenor.

As opções são:

Canon 430EX II
- GN 43m
- Zoom 24-105mm c/Auto-zoom
- High Speed Sync
- Optimização de WB
- Detecção do tipo de sensor (FF ou APS)
- Tempo de recarga de 0.1 a 2s (AA Ni-MH)
- Canon E-TTL II wireless slave
- Tilt / Swivel 180º
- 233€ (c/ taxas e Portes)

Metz 48 AF-1
- GN 48m
- Zoom 24-105mm c/Auto-zoom
- High Speed Sync
- Luz de modelação
- Detecção do tipo de sensor (FF ou APS)
- Tempo de recarga de 0.1 a 3.5s (AA Ni-MH)
- Canon E-TTL II wireless slave
- Reflector incorporado
- Tilt / Swivel 270º
- Updates de firmware por USB
- 191€ (c/ taxas e portes)

Metz 58 AF-1 (EISA Award, Plus X Award, Digital Photo Award, ***** 1º Award, Photo Praxis Award)
- GN 58m
- Zoom 24-105mm c/Auto-zoom
- High Speed Sync
- Luz de modelação
- Detecção do tipo de sensor (FF ou APS)
- Tempo de recarga de 0.1 a 5s (AA Ni-MH)
- Canon E-TTL II wireless Master/Controller/Slave
- Reflector incorporado
- Tilt / Swivel 270º
- AF Assist Multi-Zona
- Updates de firmware por USB
- 312€ (c/ taxas e portes)

Sigma 530 DG Super
- GN 53m
- Zoom 24-105mm c/Auto-zoom
- High Speed Sync
- Luz de modelação
- Tempo de recarga de 4s (AA Ni-MH)
- Canon E-TTL II wireless Master/Slave
- Tilt / Swivel 180º
- 249€ (c/ taxas e portes)

Sigma 530 DG ST
- GN 53m
- Zoom 24-105mm c/Auto-zoom
- Tempo de recarga de 4s (AA Ni-MH)
- Tilt / Swivel 180º
- 177€ (c/ taxas e portes)

Estou mais inclinado para os Metz, dada a sua qualidade/preço, mas não sei se o 430EX II não tem alguma coisa que o torne preferível (li algures que o E-TTL II funciona melhor que no Metz 48). O Metz 58 é mais caro, mas é o topo de gama e não sei se não valerá a pena, quer pela sua potência, quer pela sua capacidade de ser master. Os Sigma não me parecem valer a pena.
 
Última edição:
Tenho um Metz 54 Mz 4i que comprei no ebay por 220 já com portes, e tem funcionado muito bem, com a vantagem de ter o reflector frontal para fazer o "fill in" e de poder funcionar com todas as marcas de SLR mediante adaptador proprio.
 
Boa Rui! Também ando a ver se aposto num flash, e estava virado para o 430EX II. Esse preço que colocaste é com IVA ou sem IVA?

Já agora, com uma 40D é possível usar os flashes fora do hot-shoe sem um acessório adicional? Lembro-me que na D80 isso era possível...
 
Tenho um Metz 54 Mz 4i que comprei no ebay por 220 já com portes, e tem funcionado muito bem, com a vantagem de ter o reflector frontal para fazer o "fill in" e de poder funcionar com todas as marcas de SLR mediante adaptador proprio.

Obrigado pela sugestão, mas esse está fora de questão. Os que trocam a sapata, não são 100% compatíveis com o wireless E-TTL, nem trabalham em conjunto com flashes da Canon.

Boa Rui! Também ando a ver se aposto num flash, e estava virado para o 430EX II. Esse preço que colocaste é com IVA ou sem IVA?

Já agora, com uma 40D é possível usar os flashes fora do hot-shoe sem um acessório adicional? Lembro-me que na D80 isso era possível...

Os preços são com IVA (ou pelo menos não vi indicação em contrário).

Não. Flash fora do hotshoe só tendo outro flash a servir de controlador, comprando um emissor wireless (Canon ST2 acho eu), ou pondo so flashes a disparar por simpatia (quando detectam que outro flash disparou, neste caso seria o flash incorporado da máquina).

Quanto ao 430EX II, não sei que vantagens tem. Ainda não li um comparativo directo com o Metz 48. Mas o Metz 58 ganhou vários prémios, e salvo em certos aspectos, muitos consideram-no tão bom ou melhor quanto o 580EX II. Não sei se o mesmo não se passa entre o 48 e o 430.
 
Última edição:
Onde é que arranjaste o preço do flash da canon, para ver se consigo arranjá-lo sem IVA? Da Digiwowo consigo por esse preço, mas já sem o VAT.
 
Esquece. É o preço sem impostos. Tinha visto no GoiBuy mas deve ser um site de Andorra ou coisa assim, visto que não tem impostos nos preços.
 
O 430EX II também tem luz de modelação, ainda que para lá chegar é preciso andar com o manual atrás ou saber de cor qual é a CF que lhe está associado.
Também tem uma espécie de difusor que é um bocadinho de plástico que desce para a frente dele - nunca usei.

Tenho ideia que o metz58 e o canon não são sequer da mesma gama, ainda que a diferença de preços seja menor para o canon da gama acima, comparando o canon com o metz48 eu preferi o canon.

Sempre te decidiste para estes flashes? :P
 
O 430EX II também tem luz de modelação, ainda que para lá chegar é preciso andar com o manual atrás ou saber de cor qual é a CF que lhe está associado.
Também tem uma espécie de difusor que é um bocadinho de plástico que desce para a frente dele - nunca usei.

Tenho ideia que o metz58 e o canon não são sequer da mesma gama, ainda que a diferença de preços seja menor para o canon da gama acima, comparando o canon com o metz48 eu preferi o canon.

Sempre te decidiste para estes flashes? :P

Não, propósitos diferentes. Montei a lightbox, mas cheguei à conclusão de que detesto luz continua. Homem que é homem usa flash. E como não quero andar sempre a pedir flashes emprestados, vai de comprar um. ;)
O estúdio, por enquanto, e dado os requisitos, acho que seja preferível alugar quando for preciso. Acho que só compensa o meu próprio se começar a ter trabalhos e num certo volume. Mas até lá.... lol

Em relação aos flashes, não, o Metz 58 não é da mesma gama. É concorrente do 580EX II e é tido como sendo quase tão bom, melhor em alguns aspectos e muito mais "bang for the buck". Além disso funciona como master e é compatível com o sistema wireless da Canon. Pode ser usado como master ou slave, com os 430EX II e 580EX II.
Só está nesta lista porque pronto... "Ah e tal, mais um pouco e compra-se melhor." em relação ao 430EX II (o 580EX II já é demasiado caro).

O canon 430 EX II está a venda a 200€ onde?

Na Goibuy, mas já vi que falta-lhe o IVA.
 
Na altura que comprei o meu tinha mesmo que ir pelo mais barato porque tinha várias coisas a comprar, ainda pensei várias vezes ficar-me pelo 430EX I mas uma das coisas que me fez mudar de ideias foi o mount em metal do II, diz que os de plástico partem mais facilmente, e depois também tem tempos de recarga mais rápidos.
 
Pois, isso é uma coisa que não gosto nos metz. São muito bem construídos, mas o mount é plástico e tens que apertar aquela rosca. Os da Canon agora são "quick-lock" e de metal. Não parte, não desgasta...
E também não considero o 580EX II, primeiro porque não tenho grandes necessidades para um flash tão caro, depois porque a feature mais importante que ele tem, para mim, é funcionar como controlador.
O Metz 58, é como disse, só o considero porque sempre ficava já com um flash com capacidades de master e mais potente, por um preço mais em conta que o 580EX II.
Já agora, o 430EX II tem função tipo strobe ou lá como é, para se fazer disparo continuo a cenas rápidas?
 
Última edição:
Tem high-speed sync e second-curtain sync.

Translation... lol Eu sei o que isso é, mas como se traduz em termos práticos? É que eu sei muito pouco da utilização deste tipo de flashes, sempre usei de estúdio ou manuais arcaicos.

Imagina que quero fotografar uma bola no momento em que chapa dentro de água, numa lightbox. Como faço?
 
No clube de fotografia da Uni há um tipo com alguma experiência de estúdio. Ele fez uns tutoriais onde mostrou um esquema básico de luz com 3 flashes. Uma luz pro background, uma para o cabelo e a luz principal.
Um era disparado por um sync cord e os outros tinham optical slave triggers (baratinhos).
Acho boa ideia comprares um flash muito bom e o Metz parece porreiro. Podes também comprar flashes antigos (para slaves) muito baratos, com uns gels de borla e uns reflectores que se podem sempre arranjar DIY, não fica muito dificil arranjares um setup bem mais evoluído que um só flash. O problema e que tens de ajustar manualmente, por isso há um tempo de setup inicial mais longo...
Eu diria que se consegue dois flashes (Vivitar tinha dois modelos muito bons) e triggers por ai £50.
O clube tinha backdrop e umbrella e reflector, que são coisas que ainda custam...
Para fazer triggering de flashes modernos isto parece ser o mais usado pelos pros:
Pocket wizards
AlienBees
 
Translation... lol Eu sei o que isso é, mas como se traduz em termos práticos? É que eu sei muito pouco da utilização deste tipo de flashes, sempre usei de estúdio ou manuais arcaicos.

Imagina que quero fotografar uma bola no momento em que chapa dentro de água, numa lightbox. Como faço?

Eu também não tenho muita experiência mas pelo que percebo o high-speed sync é usado para velocidades mais altas do que a velocidade a que a máquina consegue fazer sync com o flash. Assim enquanto a o espelho se está a mover ele vai disparando várias vezes de maneira a cobrir a área total do sensor, já que não vai haver nenhuma altura em que o sensor fica completamente exposto.
Creio que já tentei experimentar isto e não deu resultado, não sei porque.

O second-curtain sync diz que serve para disparos mais lentos e o flash dispara instantes antes de o shutter fechar. Assim o objecto a fotografar vai ficar com um arrasto e no fim fica com uma imagem clara do objecto por levar com o flash.



Quanto à bola, creio que podias usar o flash em manual e escolhias uma 1/8 da potência ou um 1/4 até... e bastava usares a máquina em burst mode que o flash deve acompanhar, dependendo do tipo de bateria/pilhas que estiverem a alimentar o flash e dos seus tempos de recarga também. Mas o truque está mesmo em não usar o flash em potência máxima e tentar posicionar o mais próximo possível do objecto.
 
Ha sempre a via DIY para quem gosta de electrónica (não e muito para mim...) ou então muita paciência...

Yah, mas disseram-me que há uns flashes com funções próprias para fazer isso. E a ideia com que fiquei é que com essa função, metes a máquina em disparo continuo e o flash acompanha. Não será o "Stroboscopic flash"?

OldMan, :p Eu sei o que é o HSS e o 2º curtain. O que eu queria saber era como é que aplicavas isso à minha ideia de fotografar algo rápido em disparo continuo, como a bola a cair no exemplo que dei.
 
Última edição:
OldMan, :p Eu sei o que é o HSS e o 2º curtain. O que eu queria saber era como é que aplicavas isso à minha ideia de fotografar algo rápido em disparo continuo, como a bola a cair no exemplo que dei.

Então não tenho muito mais a dizer, viste o último parágrafo? Era assim que eu fazia.
Aquelas fotos que fiz com gotas de água foi com flash on-camera e a 1/200s. Ia tirando apenas uma foto, não usava burst porque estava com o timer activo que na altura ainda não tinha comando :D
Mas acho que para além daquela hipótese do laser, esta maneira faz o que queres.

Agora em fotos de skate por exemplo se calhar já se usa o high-speed... não sei.
 
Hm.... Então fiquei intrigado. E o que será o stroboscopic flash?

BTW, começo a ficar mais inclinado para o 430EX II. Parece que o Metz 48 não suporta todos os pontos de focagem, na luz de assistência.
 
Back
Topo