1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

float linguagem C

Discussão em 'Programação' iniciada por Marrafeiro, 11 de Novembro de 2018. (Respostas: 6; Visualizações: 263)

1. Marrafeiro

Marrafeiro Power Member

Boa noite,

Estou aqui com uma duvida, quando pedem ao utilizador para inserir um valor, como por exemplo dinheiro.
    faço o pedido como float e tenho o setlocale como portugues (sendo assim obrigatorio o uso da virgula), se o utilizador mesmo assim insere um ponto o programa crasha. Como posso dar a volta a isso?

2. wowmiguelfcp

wowmiguelfcp Power Member

Ora boas :)

Alguns pontos que acho que devo referir:

- No sistema internacional, o ponto '.' separa a parte inteira da parte decimal, enquanto que a vírgula ',' separa de 3 em 3 casas inteiras. Devias habituar-te a isto, mas isso é apenas a minha recomendação.

- Uma possível solução para isso seria usares excepções, mas no entanto visto que ainda deves estar nos inícios não te recomendo ires por aí

Por isso, na minha opinião, o que deverias fazer era trabalhar mesmo com o '.'

Cumprimentos

3. Meados

Meados Power Member

@wowmiguelfcp

Excepções em C?

@Marrafeiro

Podes tentar ler primeiro o input para uma string, depois tentas fazer o parsing da string para um float como esta pessoa sugere:
    https://stackoverflow.com/a/78565

Verifica se tens algum erro consultando a variável errno, se tiveres pedes ao utilizador para reintroduzir o valor, caso contrário podes usar o float lido.

4. wowmiguelfcp

C++

5. Meados

Meados Power Member

6. wowmiguelfcp

Yep falha minha, não li bem o título do tópico. Pensei que era C/C++.

7. Marrafeiro

Marrafeiro Power Member

Penso que toda a gente percebeu mal a pergunta.
    Eu sei que o sistema internacional é usado o ‘.’ E que em Portugal é a ‘,’. Mas como toda a gente sabe o utilizar pode muito bem inserir um ‘.’ Em vez de uma virgula no programa e crashar aquilo tudo. Mas ja resolvi o problema.

Resolvi da seguinte forma, caso alguem tenha mais essa duvida.

While(scanf(“%f”,&variavel)!=1){
    fflush(stdin) }

E ja esta resolvido, se for inserido um ‘.’ Volta a pedir um valor.

Nao sou bem bem iniciado, ja nao programo é a bastante tempo e agora basicamente estou a recordar

Partilhar esta Página