Flutuações nos valores do VCore

|revolver|

Power Member
Apercebi-me de uma discrepância entre os valores da BIOS e os valores lidos no Speedfan:

Na BIOS - 1.70 (voltagem escolhida)

Leitura no Speedfan (com o SPi a correr) - Os valores flutuam entre os 1.71 e 1.81.

Com a voltagem em Auto na BIOS, os valores variam entre os 1.55 e 1.63, mas se opto por seleccionar os 1.65 na BIOS para estabilizar os valores, o sistema nem arranca.

As leituras do Speedfan são credíveis?
 
Nenhuma leitura obtida por software pode ser levada a 100% de credibilidade. Já existem várias threads a falarem sobre tensões de alimentação dos pc´s.

A que devia ser mais exacta, deveria ser a leitura na Bios.. mas mesmo assim.. há sempre descrepancia com a realidade.. mais numas boards do que noutras.

Nada como usares um multimetro para tirares as tuas conclusões.. mas como é a tensão da Vcore, vai ser muito complicado conseguires obter a leitura dessa tensão com o multimetro.

1 abraço
 
boas

isto foi o meu vcore durante um teste de stress





se em carga essa fonte andar aos "pulinhos" pode ser causa de instabilidade

tens outra fonte possas testar?


cumps
 
Bom, o meu problema não são as flutuações, estas boards são mesmo assim...se calhar expliquei-me mal.

Em carga o vcore também se mantém estável. O que não entendo é a diferença entre o valor seleccionado na BIOS (p.e. 1.70) e as leituras do speedfan: picos de 1.81.

Steelballz: Para obteres 1.57 de vcore em stress, que valor seleccionaste na BIOS?
 
Atenção que os valores da BIOS como o do Smartfan/speedfan/MBM... e afins são uma grande tanga....

Para terem uma noção.

***** BIOS selencionei 1,70v --->>> Medido com um multimetro 1,69v / 1,70v --->>> Smartfan 1,64

Vcore BIOS selencionei 1,50v + 110% (1,50+10:100=1,65V) --->>> Medido com um multimetro 1,65V --->>> Smartfan 1,60

Vdimm BIOS selencionei 2,70v --->>> Medido com um multimetro 2,8v --->>> Smartfan 2,7V

O ideal será mesmo tirar medidas com um multimetro.... com esta brincadeira reparei que tanto o vcore como o vchp7 são muito precisos :002: Só o vdimm é que ficou a destoar :D

Se poderes vai ao AKI e por 10€ compras um brinquedos destes :D

See u dudes.

Noosphere
 
NoOsPhErE disse:
Atenção que os valores da BIOS como o do Smartfan/speedfan/MBM... e afins são uma grande tanga....

Para terem uma noção.

***** BIOS selencionei 1,70v --->>> Medido com um multimetro 1,69v / 1,70v --->>> Smartfan 1,64

Vcore BIOS selencionei 1,50v + 110% (1,50+10:100=1,65V) --->>> Medido com um multimetro 1,65V --->>> Smartfan 1,60

Vdimm BIOS selencionei 2,70v --->>> Medido com um multimetro 2,8v --->>> Smartfan 2,7V

O ideal será mesmo tirar medidas com um multimetro.... com esta brincadeira reparei que tanto o vcore como o vchp7 são muito precisos :002: Só o vdimm é que ficou a destoar :D

Se poderes vai ao AKI e por 10€ compras um brinquedos destes :D

See u dudes.

Noosphere

Não será mal pensado, não senhor.
 
Back
Topo