1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fluxo?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Lee, 9 de Julho de 2003. (Respostas: 6; Visualizações: 760)

1. Lee

Lee Power Member

Tenho uma bomba SICCE EXTREMA 2500l/h e a minha pergunta é se a meter num recepiente muito pequeno vou estar a atrofiar a bomba certo? Se a entrada de agua estiver muito perto da parede do recipiente vou estar consequentemente a forçar a bomba n?

2. SuBzEr0

SuBzEr0 [email protected] Member

boas, segundo os varios testes que vi ai na net, entre uma bomba de 1000L/h e uma de 2000 L/h n havia diferença absolutamente nenhuma em termos de temperaturas. desconheço o sistema que queres montar, n sei se precisas de tanta pontencia. eu ainda tou muito verde em wc, mas tou a fazer uns testezitos por aqui :D do que me deu a parecer das experiencias que para aqui fiz é que se tiveres a bomba submersa num espaço reduzido vai afectar um pouco a performance(ainda por cima kom a bomba de furo ke deves ter :D), por isso, se n consegues arranjar um recepiente de maiores dimensões, n ponhas a bomba submersa e deixas de ter esse problema.

já agora, por curiosidade, onde arranjaste a bomba, kt dste por ela, e ke barulho é que um bicho dexes faz? :P

[]´s

3. Lee

Lee Power Member

Por acaso o bicho n faz muito barulho e n posso ter a bomba externa porque ela n tem adaptacao para isso....

Custou-me aprox. 70euros

Ja tive o systema montado e tinha 32C full load

4. frickazoide

frickazoide Power Member

o problema de muitas bombas é que elas sao na sua maioria (principalmente as bombas de aquario) bombas de caudal e nao bombas de pressao (pois estas sao muito caras), ou seja uma bomba de caudal quanto maior for os tubos maior será o seu fluxo de água resumindo este tipo de bombas nao sao muito boas para o WC a meu ver, porque os blocos e todo o circuito restringe o fluxo de agua e a bomba perde o seu rendimento. Pelo o contrário uma bomba de pressao como o nome indica quanto maior for a pressao mais ela trabalha de forma a manter o fluxo de água constante.
    Falo disto porque existe uma grande discussao em volta desta questão das bombas, e como todas as bombas de aquario sao bombas de caudal, estas nao têm o fluxo num sistema de WC tal como o fabricante anuncia.

Espero ter me explicado bem, se eu estiver enganado comentem á vontade

5. Twikhor

Twikhor Power Member

Aliás é por isso que quando se usa, por exemplo, uma Eheim 1046 num sistema de watercooling o fluxo teórico que é de 300 l/h passa, na prática, a 100 l/h... isto devido ao sistema que restringe o fluxo sobretudo se tiverem tubos com um diâmetro pequeno (6mm, 8mm).

E o facto de a bomba estar em esforço permanente para tentar obter um fluxo de 300 l/h pode provocar folgas no eixo e a longo prazo avarias.

Isto é uma suposição minha, corrijam-me se estiver errado :)

Última edição: 14 de Julho de 2003
  6. SuBzEr0

segundo a temperatura ke das,32º em full load esta bom, no entanto desconheço o restante sistema que tens (por muito boa ke a bomba possa ser o restante e mt importante)
    se n consegues adaptar isso aconxelhavate a fazeres, ou mandares fazer, um recipiente para pores a bomba, algo grande, bem adaptado à bomba ke tens, pk meteres isso dentro de algo pekeno a meu ver e má ideia.:rolleyes:

7. SuBzEr0

"uma Eheim 1046 num sistema de watercooling o fluxo teórico que é de 300 l/h passa, na prática, a 100 l/h... isto devido ao sistema que restringe o fluxo sobretudo se tiverem tubos com um diâmetro pequeno (6mm, 8mm).

E o facto de a bomba estar em esforço permanente para tentar obter um fluxo de 300 l/h pode provocar folgas no eixo e a longo prazo avarias."

segundo o ke korre as eheim sao de ferro :P
    claro que ao fazer passar a água por tubos de pequenas dimensões vai fazer com que a bomba fique um pouco em esforço, porem isso e normal, já é testado de fabrica para assim o ser, se n, logicamente, as entradas e saidas seriam maiores para a bomba n ficar em esforço. se uma bomba tem saida de 1/2 polegada e pk pode ser usada kom tubos de meia polegada.
    mas e a água estar restringida a tubos de pekenas dimensoes ke vai dar mais performance ao wc, uma x ke fazes passar a agua mais rapido por todo o sistema.

Partilhar esta Página