1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fogo de artificio

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por kryo, 29 de Dezembro de 2008. (Respostas: 38; Visualizações: 1931)

1. kryo

kryo Power Member

pois, agora que se aproxima o ano novo, lots and lots of fireworks!

que dicas, conselhos, etc, é que o pessoal tem para se fotografar as corzinhas giras do fogo de artificio, que as camaras municipais tanto se esforçam por organizar?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

COMO FOTOGRAFAR FOGO DE ARTÍFICIO
    Requisitos:
    • Tripé
    • Disparador de cabo
    • Exposição prolongada (na ordem dos 2 ~ 10 segundos)
    • Local sem luz envolvente (preferencialmente no cimo de um edificio)
    • ISO baixo (100, 50, 25 ISO - de notar, quanto mais baixo o ISO maior terá que ser a exposição)
    • Foco manual no infinito (caso contrário o foco automático pode focar incorrectamente, ou muito lentamente)

Links utéis:

Última edição: 30 de Dezembro de 2008
  2. xtr3me

xtr3me Power Member

Tripé, remote shutter, domínio do BULB, aberturas médias/baixas (f/8~f/20) e depois depende, mas acho que uma wide funciona melhor. ;)

3. cardosoaac

cardosoaac Power Member

depende um pouco da máquina que tiveres: mas regra geral é aus~encias de fontes de luz de perto da câmara, aberturas pequenas F8 ou menos, +- 4 segundos de exposição mas se tiveres bulb melhor porque podes apanhar vários disparos, quanto á angular 35mm acho que chega! E tripé ou outro apoio, claro...

4. kryo

kryo Power Member

adolfo, pesquisar eu sei, e esse senhor que escreveu o pdf, é meu professor...
    apenas estava a tentar iniciar uma discussão para partilha de ideias, já que ultimamente abundam os tópicos de flame wars, com sonys de buede megapixeis à mistura..

5. adolfo dias

adolfo dias Power Member

então, está ai alguma ajuda para quem n sabe
    eu sei que tu sabes pesquisar, mas se quiseres retiro os links

6. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Ok...também pensei que fosse o pedido de uma opinião!

7. Poeta rural

Poeta rural Power Member

Bem visto...partilha de ideias!
    Embora possam pensar que não, mas ainda há gente que vem a este fórum com o intuito de aprender alguma coisa sobre fotografia. É o meu caso. Mas ultimamente, o que mais tenho visto são comentários off-topic e "pseudo guerras" sobre assuntos sem o minimo de interesse que não servem senão para queimar tópicos interessantes ou não, mas que foram lançados com boa vontade e que correspondem a dúvidas ou interesses pessoais de membros.
    Este tópico é de facto interessante, pelo menos para mim.
    Peço desculpa, se eu próprio estou a entrar em off-topic mas tinha de dizer isto antes que descambe tb este interessante tópico.

8. kryo

kryo Power Member

@adolfo, peace bro. mas realmente, fui um bocado estúpido na maneira como me dirigi a ti. sorry 'bout that. e não, não é necessário retirares os links, aliás, eu vou colocá-los no primeiro post lolol

@poeta rural, foi precisamente com este espirito e nesta onda que me lembrei de abrir o tópico.

mas pronto, agora que está mais esclarecido o intuito do tópico, e dicas? hum?

9. adolfo dias

adolfo dias Power Member

10. Warlord

Warlord [email protected] Member

por acaso ainda n apanhei fogo de artificio c dslr, tenho varios da minha a540 e a70, e geralmente iso o mais baixo e modo tv de alguns segundos (nao tinha bulb).

nao so kerem apanhar o ceu nao se esquecam de colocar a makina em MF e por em infinito senao ela vai ficar ali a andar pra frente e para tras a procura de foco :P

o WB e um bocado tricky se kiserem inserir alguma arquitectura na foto

11. kryo

kryo Power Member

pois é, esqueci-me do foco manual lol.
    caso contrário o autofoco até se passa!

btw, acho que me vou agarrar a uma garrafa de jack daniels e ficar no terraço do meu prédio a fotografar o fogo de artificio.. bah de passagem..

12. arkannis

arkannis Power Member

Com esse material todo é facil... Vamos la por isto mais interessante.
    Como conseguir fotografias de fogo de artificio minimamente engraçadas, sem disparador por cabo, nem tripé? Apenas com uma canon com uma 18-55IS lá montada :D

13. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

No porto, no São João, usei 2 a 3 segundos de média. Com Remote shutter por wireless nessa altura na Nikon. Com situações de vento, quais são os melhores settings? Alguem sabe informar?

Obg

14. Drekas

Drekas [email protected] Member

O disparador de cabo é para não abanar com a maquina ? :P
    Wireless Remote Nikon FTW :D

Ui, sem tripé ? Em ambientes tão escuros ou sobes o ISO ou tens tripé xD
    Não tens mesmo muito por onde te mexer.

15. Warlord

precisas sempre apoiar a makina em algum sitio, e de preferencia usar o temporizador.

16. kryo

kryo Power Member

ISO mais alto que puderes, maior abertura possível, IS, olhar direitinho para cima, deixar de respirar, pôr temporizador 2 segundos.

should be enough. lol

17. Warlord

o problema e k mm assim nao vai conseguir efeito de fogo de artificio

18. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

Esqueceram-se de algo importante.. Se é a 450, ele que ligue o mirror lockup, para remover os tremores iniciais..

Já agora.. Homem, vai a uma fnac. Por 15 euros compra um tripé. Vale a pena, e por outros 10€ compra o cabo para a 450D. VAle a pena, se puderes, pq depois passas o resto do ano a reclamar contigo próprio..

19. arkannis

arkannis Power Member

eheh. A máquina é uma 1000D dá para fazer o mirror lockup sim. Mas as fotos com uma velocidade +- baixa, digamos 1/6 por exemplo, não conseguem ficar interessantes? A luz emitida pelo fogo de artificio não é suficiente para se ver com estas velocidades?

Estou-me a lembrar aqui de um exemplo: eu para fotografar a minha lareira, para ficar com uma exposição normal e equilibrada preciso de usar velocidades na ordem dos 1/6, mas se tirar a 1/250 para aí (ainda sao uns bons stops de diferença :D ) consigo uma fotografia completamente diferente, mas interessante na mesma, pois ficam as chamas "congeladas" e não se vê paus nem tijolo nem coisa nenhuma. Só a chama.

Sei perfeitamente que nao vou conseguir aquele efeito de fotografia de postal com os rastos todos mt luminosos, mas não será possivel obter algo alternativo e interessante?

Eu estou aqui a falar, mas provavelmente nem vou fotografar coisa nenhuma, apenas achei que seria interessante discutir se não é possivel obter resultados diferentes, com condições diferentes.

Partilhar esta Página