1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Folder com pass

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por joaobb, 8 de Janeiro de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 1269)

1. joaobb

joaobb Power Member

Boas!
    É possivel colocar uma password numa pasta para que ninguem tenha acesso a ela, senão eu?
    Tentei no no menu "get info" da pasta mas so consigo fazer lock, dp tem la umas opções de permissões mas não funca la muito bem, isto td no mac osx 10.4.8.

Se me poderem ajudar, agradecia...

Cumprs

2. kidloco

kidloco Power Member

Há um truque que é fazeres uma imagem (regravável) com password dessa pasta.

ps: quando chegar a casa meto aqui pics pra perceberes como é.

Última edição: 8 de Janeiro de 2007
  3. OldMan

OldMan Power Member

ja agora, se alguem souber fazer isso em win agradecia

4. kidloco

kidloco Power Member

Isto é o sub-fórum de mac... faz mais sentido pedires isso no local apropriado.

ps: já ensino a fazer no mac... vou jantar agora :)

5. OldMan

OldMan Power Member

tou interessado em qualquer SO, era mais numa "já que tas com a mao na massa" mas eu espero pra ver.
    em win era mais uma curiosidade

6. kidloco

kidloco Power Member

Esta solução não é perfeita, mas é a que eu uso.

1º abrem o Disk Utility que se encontra na pasta Utilities (Maçã+shift+u no Finder)
    [​IMG][​IMG]

2º Criam uma Blank disk image

3º Opções para a vossa Imagem
    Save as: nome da imagem
    Where: local onde gravar
    Size: tamanho máximo da imagem (quer tenha ou não dados, a imagem irá sempre ocupar este espaço)
    Encryption: só há uma opção
    Format: metemos Read/Write disk image

4º carregam em OK e aparece uma box pra inserirem a password da imagem (Atenção: não adicionem ao keychain senão qualquer pessoa abre a imagem)

5º a criar a imagem

6º voilá, imagem criada e montada no desktop

7º arrastam agora uns ficheiros lá para dentro et voilá, temos uma pasta com password

8º podem agora dar-lhe um look mais "catita" ... carregam no imagem criada (dmg) e fazem Get Info (Maçã+i) e mudem-lhe o icone e tirem-lhe a extensão

9º já se parece com alguma coisa :)

Não foi complicado pois não ? :)

quando tentarem abrir a imagem, vai aparecer esta caixa pra inserirmos a password que escolheram

depois é só apagar/adicionar ficheiros e fazer eject da imagem

Última edição: 9 de Janeiro de 2007
  7. ajax

ajax Banido

Qual é o problema da solução? É à borla, funciona e é simples. :D

Mas no OS X se protegeres os teus ficheiros com as permissões só o administrador ou alguém que comprometa a segurança (ou tenha acesso físico) da/à máquina podem ler os ficheiros.

Podes usar a solução do kidloco ou usar um programeta que faz o mesmo e do mesmo modo mas a pagar. Um deles é muito funcional mas não me ocorre o nome dele.

8. kidloco

kidloco Power Member

Esta só tem o incoveniente (para algumas pessoas) de reservar logo o espaço (em disco) da imagem.

Para mim até que é bom, visto criar imagens de 4GB (dvd) e quando estão cheias pego nelas e gravo-as pra um dvd.

9. voodum

voodum Power Member

por exemplo se for uma pasta de fotos posso ir adicionando(fotos) sempre q eu quiser?

10. kidloco

kidloco Power Member

Sim... quando chegar ao limite da imagem é que só tens duas opções:

- gravas e depois crias outra imagem (ou aproveitas a já criada)

ou

- crias uma imagem maior

11. OldMan

OldMan Power Member

isso dos 4GB e' bem jogado!
    vou ver se nao cometo o mesmo erro que cometi neste de comecar a encher isto de lixo e agora se for a gravar para dvds fico aqui umas boas horas

12. Sox

Sox Power Member

Boa explicação kidloco! Desta não sabia... gostei!

13. abc

abc [email protected] Member

Há uns quantos programas que fazem o que queres. O LameSecure e o Crypt por exemplo. Vê no versiontracker.

14. OldMan

OldMan Power Member

nao sei se vai dar jeito a mais alguem, mas acho que nao vale a pena criar outro topico para isto.

tem aqui o link para "proteger" uma pasta no win.
    o que isto faz e' deixar o utilizador que fizer isso ter controlo da pasta, mas os restantes users so vao saber que existem la ficheiros, mas nao conseguem abrir. isto a mim ja resolve o problema

15. abuso

abuso Power Member

@kidloco: No ponto 8 como mudo o icone da imagem?

16. joaobb

joaobb Power Member

Muito obrigado pela ajuda, bem visto nunca tinha pensado nisso.

Thanks,

João

17. kidloco

kidloco Power Member

18. abuso

abuso Power Member

muito obrigado...

Partilhar esta Página